Telefonia na nuvem: o que é e quais são as suas vantagens?

telefonia na nuvem

Os recursos na nuvem estão cada vez mais comuns no nosso dia a dia, como, por exemplo, uma ligação feita através do WhatsApp ou ainda uma simples verificação de saldo no aplicativo do banco.

O cloud computing, ou computação na nuvem, é uma tecnologia que usa integralmente a estrutura já existente da Internet, sem custos adicionais de equipamentos para quem utiliza.

Desse modo, reduz os custos e amplia o acesso por meio da rede mundial de computadores, tornando-se uma grande aliada das empresas. É por esses motivos que utilizar a telefonia na nuvem está cada vez mais em alta.

Quer saber mais vantagens, entre outras informações importantes sobre o assunto? Continue a leitura para conferir!

Telefonia na nuvem: o que é?

A telefonia na nuvem é um serviço oferecido por empresas de tecnologia, que transfere toda sua rede de telefonia para a Internet.

Como utiliza a Internet já instalada na empresa, não necessita de nenhuma outra estrutura, como aparelhos de PABX, cabeamentos ou ainda manutenção de hardware e periféricos.

Também pode ser chamada de VoIP Voice Over Internet Protocol (Voz sobre IP).

Quais são as vantagens?

Redução de custos

A principal vantagem do VoIP é garantir um serviço de qualidade com custo baixo. Ao utilizar a Internet, não são cobrados valores por chamadas de longa distância ou taxas, de acordo com horário de utilização.

Custos adicionais com gravações de ligações ou comunicação entre filiais também não existem.

Dessa maneira, com o uso de uma telefonia em nuvem você possui tarifas fixas e o preço sai bem mais em conta, até para ligações internacionais.

Além disso, é possível ter um maior controle de gastos, pois você paga antecipadamente pelos créditos que serão utilizados para realizar as ligações.

Mobilidade

É possível acessar o sistema de telefonia na nuvem por meio de qualquer dispositivo com internet.

Isso facilita a criação de home office, acesso a relatórios de chamadas ou até mesmo a mudança de localidade da empresa, uma vez que o número adquirido permanece o mesmo após a transição.

Integração

Além das tarifas mais baixas, a telefonia em nuvem oferece a possibilidade de otimizar ainda mais seu call center, com o uso de outros recursos.

Após a contratação de uma operadora digital você integra serviços como API de SMS, URA e outros recursos que podem agilizar e muito a gestão de atendimento da sua empresa.

É possível conectar a telefonia na nuvem aos sistemas já utilizados pela empresa, como o CRM, bancos de dados e HelpDesk. A integração vai além, pois as filiais ao redor do mundo também podem acessar o mesmo sistema na nuvem.

Você deve gostar também:  O que é turnover e como evitá-lo

Desse modo, facilita o compartilhamento de informações e reduz o tempo com tarefas repetitivas — como encaminhar vários e-mails. Além disso, a integração permite armazenar dados das ligações efetuadas e discagem rápida com apenas um clique.

E caso você tenha interesse em saber um pouco mais sobre essas possibilidades, acesse nosso blog ou fale com um dos nossos colaboradores, contamos com equipe extremamente equipada e bons conteúdos para oferecer o melhor atendimento. 

Flexível

Conforme os negócios crescem, a utilização da telefonia também. Por causa disso, o volume de chamadas pode aumentar, sendo necessário a inclusão de novos usuários ou ramais de atendimento.

E todas essas mudanças o VoIP consegue acomodar facilmente, sem necessidade de implementar estruturas novas na sua empresa. Além disso, assim como você pode aumentar, é possível também reduzir sua utilização.

Maior qualidade na voz 

A qualidade da ligação feita por uma telefonia na nuvem depende apenas de uma rede estável de internet.

Por isso, é possível garantir uma boa qualidade de voz durante uma ligação, de acordo com a qualidade que a rede web chega até você, ok?

Essa afirmação já não é possível quando o assunto é a transmissão da rede analógica, uma vez que o cabeamento dessa rede pode causar interferências e ruídos durante a comunicação, e isso ocorre de acordo com a qualidade e o estado do fio.

Instalação mais fácil

Um ponto relacionado com a redução de custo é que para contratar uma operadora digital que oferece telefonia em nuvem, seu esforço financeiro será pequeno. 

Para implementar um sistema de telefonia em nuvem basta ter um aparelho telefônico comum ou um computador com acesso a rede de internet.

Dessa forma, esse tipo de tecnologia não requer grandes sacrifícios para ser usado e conta com a mobilidade de uso, uma vez que com um aparelho móvel você pode fazer ligação em qualquer ambiente que tenha acesso a internet.

Como implementar?

Para implementar a solução é simples! O serviço é feito pela empresa contratada e é ela que deve se preocupar com todos os detalhes. Porém, existem algumas informações interessantes a se saber antes de contratar a empresa ideal:

  • o conceito da operadora no mercado;
  • a rota de telefonia que a operadora usa;
  • qualidade do suporte oferecido;
  • velocidade da sua Internet.
Telefonia virtual

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com