Leandro Campos

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Saiba das 8 principais tendências de VoIP para 2020

O VoIP está se popularizando cada vez mais. E com isso sua evolução fica cada dia mais rápida. Nesse contexto novidades e tendências de VoIP sempre aparecem para modernizar e facilitar a vida de empresas e pessoas que usam essa tecnologia. 

Elas impactam os negócios e trazem benefícios. É por isso que essas tendências se tornam necessidades. Afinal de contas, mudam as empresas, o mundo e a forma de atuação de diversos empreendimentos. 

Se você é um empreendedor também precisa ficar de olho nessas novas tendências. Quer saber quais são elas? Acompanhe! 

Bem-vindo ao VoIP

Embarcar no novo é, e vai continuar sendo, praticamente inevitável em 2020 e nos próximos anos. Obviamente vão ter aqueles apegados ao velho, disfarçado de tradicional. Acomodados por conforto e conveniência. 

Mas já faz parte da realidade empresarial que mais e mais empresas estejam aderindo ao sistema VoIP. Afinal, ele apresenta diversas vantagens além de unir qualidade e baixo custo. Já a telefonia convencional se torna cada vez mais ultrapassada por falta de características como versatilidade, mobilidade e acessibilidade.  

Tendências de VoIP

5G 

A internet tem se tornado cada vez mais necessária, popular e rápida. Em 2020 não poderia se esperar menos. A tecnologia celular do 5G vem com tudo. Dentre várias, essa é uma das mais populares tendências de VoIP. E ela chega para os usuários como uma internet móvel muito rápida e a um custo menor.  

As vantagens específicas do 5G incluem velocidades cem vezes mais rápidas que o 4G, baixa latência e a capacidade de fazer negócios em qualquer lugar que tenha conexão à Internet.  

A desvantagem? Sua adoção pode levar algum tempo, pois requer novo hardware. O 5G certamente vai mudar o jogo à medida que se tornar mais uma opção convencional em 2020 e além.

Get mobile

Os dispositivos móveis permitem que as empresas e seus funcionários tenham interações mais personalizadas com seus clientes. Quem não gosta de receber mensagens de texto em vez de atender uma ligação? A resposta – empresas que não conseguem acompanhar as conversas entre funcionários e clientes.  

Atualmente, os dispositivos móveis emitidos pela empresa carecem de muitos recursos de VoIP que são padrão até no serviço mais básico. Recursos integrais, como gerenciamento de identificação de chamadas , gravação de chamadas e integrações de CRM, são importantes para a maioria das empresas e estão ausentes no setor. Em 2020, vemos essas questões sendo abordadas e disponibilizadas ao público. 

Sistemas integrados

A integração dos sistemas é uma forma eficiente de trabalhar e ter resultados para a empresa. Isso pode ocorrer por meio de um ERP (Enterprise Resource Planning, ou planejamento de recursos da empresa), que possibilita agregar dados de diversos departamentos, ou até mesmo de algo mais complexo, como a tecnologia M2M (machine to machine, ou máquina a máquina). 

É a ideia da telemetria, sistema usado para que os equipamentos consigam se comunicar, mas que agora é usado nos dispositivos móveis. Assim, sua empresa pode ter acesso a diferentes dados em tempo real, como logística, produção, estoques etc. 

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A consequência é um suporte confiável, seguro e constante. O que aumenta as chances de identificar oportunidades e criar parcerias. 

Trabalho remoto

Trabalho remoto é uma das tendências de VoIP que vem muito forte. A cada dia mais e mais pessoas estão mudando do escritório tradicional para o remoto. Há apenas uma década, trabalhar em casa ou em trânsito teria sido impossível para a maioria. Mas à medida que a acessibilidade à Internet aumenta e a capacidade de VoIP se expande, o escritório móvel se tornou um “local” legítimo para fazer negócios.  

Devido à acessibilidade dos recursos do aplicativo VoIP, bem como dos dispositivos móveis com interfaces VoIP nativas, esperamos ver um crescimento generalizado no número de empresas que saltam do escritório tradicional para o escritório móvel em 2020.  

Teleconferências, videoconferências e SMS as mensagens são apenas alguns dos muitos recursos que mantêm as pessoas conectadas, apesar da distância física. 

Inteligência Artificial

A inteligência artificial deixou de ser o futuro há algum tempo e é, e está, cada dia mais presente. Vamos encarar! Essa é mais uma das tendências de VoIP para 2020.  

Nesse mundo, recursos de inteligência artificial como a URA estão aumentando em popularidade e prevalência. E esses auxiliares virtuais podem, em muitos casos, fazer exatamente o que um ser humano real faz, com bastante eficiência e sem o custo extra do trabalho.  

Mas isso não é tudo que a inteligência artificial pode fazer. De fato, a IA baseada em nuvem também é eficaz na análise de dados de chamadas e interações com clientes com uma precisão incrível, que só pode beneficiar as empresas à medida que elas se esforçam para melhorar.  

Como resultado, prevemos que o serviço VoIP vai se tornar cada vez mais dependente da IA. Especialmente à medida que seus recursos e funcionalidades se expandirem. 

Tecnologias disruptivas 

Em mais uma das tendências de VoIP temos as tecnologias disruptivas. Essas tecnologias são aquelas que ultrapassam a inovação e rompem com um modelo estabelecido para impor uma tecnologia nova e que vai dominar o mercado.

Ultimamente elas estão passando de idéias disruptivas a ferramentas fundamentais para os negócios. Em 2020 veremos essas e outras tecnologias direcionar a forma como os negócios vão ser feitos e os produtos consumidos.

Para uma empresa, essas tecnologias disruptivas permitem aumentar o engajamento e a satisfação dos clientes. Além disso, é possível implantar novos modelos de negócios, que privilegiem a automatização de tarefas. 

Chatbots

A última (mas não menos importante) das nossas tendências VoIP é o chatboot. O serviço ao cliente é uma área onde a Transformação Digital está se impondo, para melhor ou pior, a um ritmo galopante. 

O Gartner prevê que uma pessoa vai ter mais conversas com bots do que com seu cônjuge até 2020.

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A ferramenta tem se popularizado a cada dia por entregar diversos benefícios às empresas. Sua implementação impulsiona a construção de um bom relacionamento com cliente, pois ela não age de forma impessoal e consegue conversar com naturalidade e precisão.

Por fim espero que esse conteúdo sobre as tendências de VoIP em 2020 tenha contribuído para agregar valor e conhecimento ao seu negócio. Que tal continuar lendo artigos para alavancar os resultados da sua empresa? Clique aqui e leia sobre os itens necessários para migrar para o VoIP.

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