tendências de 2021
Leandro Campos

Leandro Campos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on reddit
Share on email

Tendências: o que esperar para 2021?

Mais um ano se inicia. E, ao mesmo tempo, temos as novidades do mundo da tecnologia previstas para o período. Depois das mudanças surpreendentes de 2020, a adaptação é a palavra-chave para todo empreendedor. Nesse sentido, com a passagem do trabalho do escritório para o home office, o processo de implementação de soluções tecnológicas foi acelerado. Agora, olhando para a frente, vamos falar sobre as tendências de 2021. E o que podemos esperar desse novo momento.

Quer saber mais? Então confira abaixo as principais tendências tecnológicas para este ano. Continue a leitura do texto.

Tendências de 2021

Diferente do que muitos pensam, as tendências não são exatamente algo inédito. Aliás, a grande maioria dessas tecnologias já estão no mercado; passando por um período de expansão e de preparo de estrutura.

Essas tendências fazem parte da era da transformação digital. Ou seja, do processo ao qual empresas usam tecnologias digitais para solucionar problemas tradicionais. Inclusive, esse movimento foi viabilizado pelo maior acesso à internet. Também pela melhoria no sinal da rede móvel.

E é neste cenário que se desenvolvem as tendências que vamos falar a seguir. Como consequência desse processo, houve uma abertura para a criação de novos serviços e produtos com bom custo-benefício. Além da abertura de mercado para novos empreendimentos. Agora vamos ao tema de hoje, veja quais as tendências previstas para 2021.

1 – Tecnologia 5G

O sucessor do 4G já faz parte do dia a dia de muita gente. Mas a tendência é que se torne cada vez mais onipresente, passando a ser o padrão básico da internet.

Mais rapidez e qualidade na conexão, é isso que a rede 5G promete para os usuários. Essa tecnologia também é chamada de “Quinta Geração da internet móvel”. Sendo assim, essa é a forma de nomear as gerações evolutivas das redes móveis.

Dessa forma, cada geração é responsável aprimorar o padrão de tecnologia da internet móvel. Nesse sentido, a rede passa a entregar mais conectividade, velocidade, alcance e latência. E por tudo isso, o 5G vai transformar o nosso dia a dia. Além de, obviamente, a indústria e empresas.

Como consequência da velocidade de conexão, a tecnologia 5G também possibilita mais qualidade na transmissão e recepção de arquivos e dados. Assim, melhorando a interação do usuários com aplicativos, produtos e serviços. Aliás, será pela alta performance dessa rede que outras tendências poderão se desenvolver.

2 – Internet das Coisas (IoT)

Internet das Coisas é a tradução literal do termo inglês Internet of Things (IoT). Conforme a conectividade for ampliada pelo 5G, o crescimento de dispositivos e aparelhos com a tecnologia IoT será exponencial.

Especialistas indicam esta com a grande tendência de 2021. E não é à toa. Estamos cada vez mais conectados, fazendo uso de diversos aparelhos que se conectam a internet. Mas a tecnologia IoT vai além disso. O objetivo principal dessa tecnologia é a criação de uma grande rede de dispositivos ligados ao virtual.

Você deve gostar também:  Como efetuar ligações para a América do Sul

Sendo assim, é possível aplicar a IoT a diversos segmentos. Do lazer do dia a dia, a cidades inteligentes e aparelhos de saúde com comandos em tempo real. Essa tecnologia nos promete avanços incríveis.

3 – Inteligência artificial (IA)

A inteligência artificial já é uma tecnologia que faz parte da nossa realidade. Nesse sentido, essa é uma tendência que está sendo expandida para cada vez mais funções. E no sentido empresarial, geralmente é usada em processos operacionais. Mas também é muito importante para tomada de decisões estratégicas do seu negócio.

Parece algo distante? Mas não é. Pequenas, médias e grandes empresas estão adotando a inteligência artificial em seus processos. Principalmente no que diz respeito a otimização do atendimento e de campanhas de marketing. Além de ser aplicável à segurança e a coleta de dados.

4 – DataOps

A Ciência de Dados não para de crescer. Nesse sentido surge o DataOps. Essa é uma metodologia automatizada e aplicada a processos, usada por equipes analíticas e de dados. E tem por objetivo a melhoria da qualidade e a redução do tempo de ciclo da análise de dados.

Nesse sentido, não podemos dizer que o DataOps é propriamente uma tecnologia. Como funciona de maneira metodológica, foi desenvolvido com a finalidade de acelerar a entrega de dados. Assim, garante a qualidade e a segurança das informações. Tema importante em tempos de cibersegurança.

O DataOps segue os princípios da DevOps. Porém, aplicado a times de Big Data. Assim, essa metodologia consegue unificar fluxos de trabalho relacionados a análise de dados e pode significar considerável crescimento. Principalmente na capacidade de equipes extraírem valores de suas bases de dados. Vamos ver mais uma das tendências de 2021 abaixo, continue a leitura do texto.

5 – Contêineres em nuvem

Com o aperfeiçoamento da área de TI, surgiram novas tecnologias. Nesse sentido, temos os contêineres em nuvem. Sendo uma tecnologia que permite o desenvolvimento de um sistema operacional totalmente virtual, com os contêineres em nuvem ou cloud container, você não precisa de muito espaço de armazenamento.

Nesse sentido é possível executar e instalar aplicativos distribuídos em diferentes lugares. E, como consequência, você pode ficar tranquilo em criar soluções escaláveis. E aproveitar dos muitos benefícios da computação em nuvem. Na área da telefonia podemos mencionar o VoIP como um tecnologia descentralizada. Também que acompanha as necessidades de adaptação da sua empresa, com mais segurança e controle de dados.

6 – Tendências pós-pandemia

Uma grande preocupação dos empresários é como estarão os negócios em um momento pós-pandemia. Esse difícil período que ainda estamos vivendo trouxe transformações e também apontou para novos caminhos. Nesse sentido, podemos mencionar algumas das tendências já conhecidas que avaliamos como permanentes.

Você deve gostar também:  Campanhas de SMS: gere leads através delas

Moedas virtuais – O Bitcoin, por exemplo, atingiu um valor recorde durante a pandemia. E atingiu o percentual de crescimento de 170%, mesmo com as incertezas do mercado de ações. Sendo assim, essa é uma tendência para ficar de olho daqui para a frente.

SMS Marketing – Vimos nesses tempos a necessidade de estratégias abrangentes e acessíveis. Para isso, o SMS é um poderoso aliado. Da prospecção a construção do relacionamento com o cliente, o disparo de mensagens de texto oferece a garantia de leitura e alto índice de leitura do conteúdo. Assim, se bem elaborado pode ser o “Q” a mais da sua campanha de marketing;

Chatbots – Na onda da inteligência artificial e da automação, os chatbots vieram para ficar. O tempo de resposta e a eficiência em atendimento são fatores que fazem toda a diferença para uma empresa. Não fique para trás e esteja atento a essa tendência;

Home office – Muitas empresas enxergaram o valor do trabalho remoto quando precisaram se adaptar à ele. Hoje, muitas empresas resolveram, a partir desta experiência, implementar permanentemente o home office em suas rotinas. Outras, estão incorporando um sistema operacional híbrido, dividindo entre o trabalho presencial e remoto. Nesse sentido, junto às outras soluções tecnologias que viabilizam essa nova dinâmica do trabalho, você pode contar com o VoIP para auxiliar sua empresa, seja qualquer o modo que escolha operar. Sendo assim, essa é mais uma das tendências de 2021.

Marketing digital – As ferramentas disponíveis para o marketing estão se multiplicando. E isso ocorre justamente porque é uma estratégia que apresenta bons resultados.

Considerações finais

Agora que vimos as tendências previstas para 2021, você já pode começar a usar as tecnologias que vão ajudar o seu negócio a crescer. Então, não perca tempo. Tire suas dúvidas sobre a telefonia VoIP falando agora mesmo com um dos nossos consultores.

Continue acompanhando os conteúdos do blog da Nvoip.

número virtual
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email