Nvoip - Plataforma de Telefonia VoIP
  • English
Ter um time de sucesso em sua startup é igual sucesso para a empresa
Livia Amorim

Livia Amorim

Tenha um time startup de sucesso

Tenha um time startup de sucesso
5 (100%) 1 voto

O quanto um time é importante no sucesso de um negócio? Na sua opinião, ter um time startup de sucesso é essencial para o crescimento da sua empresa? Hoje, vamos mostrar como é importante ter pessoas talentosas ao seu lado e quais características são valiosas para alcançar o sucesso. E quais são essas características?

Todas essas são perguntas pertinentes e relevantes para qualquer empreendedor, mas suas respostas são ainda mais urgentes quando se trata de uma startup. Então, você não precisa mais procurar as respostas, porque hoje trazemos todas elas para você. 

Escolhas certas

Não há dúvidas que ter um sócio é muito importante. Mas essa é uma grande decisão que deve ser tomada com cautela. Muitos acreditam que escolher um sócio pode ser o primeiro desafio de uma startup. Porém, de acordo com uma pesquisa da Startup Farm, que estudou o motivo da mortalidade de startups, 74% das startups brasileiras fecham as portas em até 5 anos. Um dos principais motivos apontados pelo estudo diz respeito à conflitos entre sócios e desalinho entre proposta de valor e interesse de mercado.

Essencialmente, esses são dois pontos chave para o bom desempenho de um negócio. Por isso, pensando em como ajudar a sua startup à crescer, temos dois artigos referentes à parceiros de negócio e proposta de valor.

E como você deve imaginar, a relevância de ter uma equipe alinhada também não fica atrás. Esse também é um dos segredos para ter uma equipe de sucesso e alavancar o seu negócio. Quer saber mais? Continue a leitura!

Escolhendo os melhores

Conheça agora algumas das principais características que são de alto valor para um time startup de sucesso.

Visão e cultura

Antes de qualquer coisa, é importante que a empresa já tenha estabelecido seus objetivos, missão, valores e visão. Afinal, eles definirão a cultura da empresa. Consequentemente, encontrar pessoas que estão em comunhão com esses aspectos é talvez um dos principais desafios e conquistas. Afinal, é possível aprimorar e ensinar praticamente qualquer coisa, mas mudar a visão e os hábitos de alguém é muito mais complicado. Escolher alguém que não compartilhe dos mesmos fundamentos do que a empresa pode resultar em insatisfação pessoal e profissional, além de poder gerar dificuldades de relacionamento entre os colaboradores e, consequentemente, diminuir a produtividade.

Habilidades

Mas se por um lado, é importante buscar características coincidentes, por outro é interessante achar complementos para as habilidades que lhe faltam. Ter um time capaz de contribuir com habilidades e pontos de vistas complementares, tem se mostrado como sucesso para muitas colaborações. Além disso, contar com a ajuda de pessoas mais experientes, principalmente no começo, pode ajudar a startup dar um salto.

Sua solução

Outro aspecto que não pode ser desconsiderado: escolha pessoas que acreditam na solução que seu negócio tem a oferecer ao mercado. Somente assim, essas pessoas se dedicarão de verdade ao negócio e passarão confiança e credibilidade aos outros colaboradores e ao seu cliente. Sendo assim, sempre que houver uma adversidades essa pessoa não se deixará abalar ou desistirá no primeiro desafio. Isso nos leva as outras características que podem ser muito importantes.

Resiliência e persistência

Essas características são essenciais para qualquer área da vida. Mas quando se trata de uma startup, é possível que grandes obstáculos sejam encontrados. Afinal, uma startup é:

“Uma empresa emergente que tem como objetivo desenvolver um modelo de negócio escalável, repetível, em condições de extrema incerteza.”

Essas condições de incerteza podem gerar adversidades, mas pessoas resilientes e persistentes sabem lidar com frustrações e aprendem com elas. E por falar em aprender, vamos à próxima característica.

Aprendizado

As startups são ambientes de grandes aprendizados e criatividade. Por isso, é essencial contar com pessoas que são pró-ativas e curiosas. Dessa forma, é possível garantir que elas estarão dispostas à troca de conhecimento e que valorizam o crescimento profissional e não somente benefícios materiais. É através dessas pessoas que será possível construir um dos bens mais importantes na atualidade para qualquer empresa: o capital intelectual. Esse é o diferencial dos grandes negócios e será do seu.

Autonomia

A autonomia é extremamente importante em um ambiente de startup. As mudanças são constantes e acontecem rapidamente. É preciso que os seus colaboradores saibam “se virar”, mas que além de autonomia sejam responsáveis. Afinal, um time startup de sucesso é enxuto, mas deve ser eficiente e o melhor para o seu negócio. Ainda mais quando se tratar do seu time base.

Portanto, resumindo, podemos dizer que as pessoas de um time startup de sucesso possuem as seguintes características:

  • Têm objetivos e visão alinhados com o do negócio
  • Apresentam habilidades complementares
  • Acreditam na solução da empresa
  • São resilientes e persistentes
  • São curiosas e adoram aprender
  • São pró-ativas e responsáveis

Agora você já sabe quais são as características de um time de sucesso, não é mesmo? Essas características são essenciais para um time startup. Portanto, é aconselhável que cada admissão seja feita de maneira consciente e responsável. Assim, o turnover não será uma preocupação. O próximo passo é aprender como fazer a retenção dos talentos contratados. Sorte sua que temos um material especialmente sobre esse assunto. Clique aqui e continue expandindo seu conhecimento!