Nvoip - Plataforma de Telefonia VoIP
  • English
Como calcular o ticket médio?
Lívia Amorim

Lívia Amorim

Ticket Médio: aumente hoje o seu faturamento

Ticket Médio: aumente hoje o seu faturamento
5 (100%) 4 votos

Você com certeza já ouviu falar, e muito, sobre ticket médio não é mesmo? Mas, infelizmente, muitas pessoas conhecem esse termo, mas não o compreendem muito bem. Será que você é uma dessas pessoas? Vamos ver quanto você sabe sobre esse assunto e se você está preparado para montar uma equipe de vendas de sucesso.

O Ticket Médio é o valor total das vendas de um determinado período dividido pelo número total de clientes que compraram. A partir desse cálculo, sabe-se qual é a quantia média que cada cliente investe na sua empresa.

Como calcular o ticket médio?

Existem duas maneiras de calcular essa métrica financeira: Pela divisão do faturamento bruto pelo volume de vendas ou pela divisão do total de vendas em reais pelo número de clientes. Ou seja:

1 – Faturamento bruto / volume de vendas

2 – Total de vendas em reais / número de clientes.

Ambas são fórmulas bem simples. Mas, para não ocorrer nenhuma confusão, vamos analisar passo a passo o que precisa ser feito. E o primeiro deles, é garantir que entendemos bem o que é cada elemento da fórmula.

  • Faturamento bruto: Esse é o valor total faturado pelo seu negócio, sem nenhum desconto.
  • Volume de vendas: Trata-se do valor de bens e/ou serviços vendidos em um determinado período de tempo.

Com essas duas informações já é possível calcular o valor do ticket médio.

Mas se você decidir fazer o cálculo através da segunda fórmula, tudo bem. As informações que você precisa reunir são um pouco diferentes, mas o resultado é o mesmo.

  • Total de vendas em reais
  • Número de clientes que adquiriram produtos/ serviços em um determinado período.

Obs: É importante verificar se as duas variáveis da fórmula estão sendo analisadas no mesmo período de tempo.

Com essas informações em mãos é possível calcular o ticket médio. Simples, não é?

Vamos ver um exemplo?

Imagine que neste mês a sua empresa vendeu R$23.000,00 em serviços e produtos para um total de 230 clientes. Assim, dividindo o total de vendas pelo número de clientes, chega-se ao valor de R$ 100,00

Esse é o valor do seu ticket médio. Portanto, cada cliente da sua base gastou uma média de R$ 100,00 nesse período. Dependendo do seu negócio e do valor de cada produto, é possível interpretar se este valor está abaixo do esperado ou não.

Mas o ideal é sempre fazer esse valor aumentar não é mesmo? E é isso que nós vamos ver agora! Continue com a gente e aprenda a aumentar o seu ticket médio!

Aumentando o meu ticket médio

Você deve saber que o Mc Donalds tem uma prática muito comum de oferecer lanches maiores ao fim da compra por alguns centavos. É o caso das batatas grandes que são vendidas por R$0,50 a mais. Esse valor é irrisório para quem fez uma compra no valor de R$25,00, por exemplo. Assim, a grande maioria das pessoas tende a aceitar e pagar os R$ 0,50.

Estratégias

Agora imagine essa prática de Upsell do Mc Donalds na visão macro da empresa. Se uma única filial tiver sucesso nessa prática com 300 clientes em um dia, serão 9.000 clientes no mês, consequentemente, R$4.500,00 no fim de 30 dias. Agora multiplique esse valor pelo total de filiais em todo o mundo e você terá uma noção do poder que uma batata grande em cada venda pode ter para aumentar o Ticket Médio.

Então, a partir desse exemplo, podemos chegar à conclusão que o upsell é uma das técnicas mais funcionais para aumentar o seu faturamento.

Alguns vendedores conseguem aplicar essa estratégia naturalmente. Outros, porém precisam ser guiados nesse processo. Portanto, é interessante que a empresa faça um estudo dos seus produtos e serviços.

Ao mapeá-los, é possível perceber em quais situações existe a possibilidade de oferecer um produto mais sofisticado e completo para o cliente. Ainda é possível descobrir quais são os serviços e produtos completares que podem ser oferecidos em um Cross selling.

Time de vendedores

É preciso que os vendedores não tenham medo de arriscar em oferecer produtos mais completos a fim de aumentar o valor total das vendas. Nesse vídeo, o coach e consultor empresarial Sérgio Ricardo Rocha afirma que em muitas pesquisas os consumidores afirmaram que não compram produtos mais caros e mais completos apenas porque não souberam deles. 

Portanto, é preciso ter uma equipe com olhar treinado para aproveitar todas as oportunidades de oferecer produtos exclusivos, mais completos e, consequentemente, mais caros. É necessário arriscar e contar com uma equipe que não tenha medo de arriscar. Quando a oferta é feita no momento certo, ou seja, quando a venda já está garantida, a probabilidade de sucesso só aumenta.

Equilibrando a equipe

Sempre terá um vendedor que estará no primeiro lugar no valor total de vendas e um que se encontrará na última posição. Isso é normal. O importante é observar qual a distância entre eles. Quanto menor for essa distância maior será o desempenho da sua equipe.

Se o ticket médio de um vendedor está 3 vezes mais alto do que os dos outros vendedores, é um indicador de performance e de que a equipe precisa ser alinhada. Portanto, é hora de aprender uns com os outros.

Dicas

Caso seja diagnosticado que um vendedor está performando bem melhor que os outros, uma dica é trocar ideias para descobrir o que ele faz de diferente para que possa ser repetido e escalonado. Afinal, qual vendedor não quer vender mais e se sentir capacitado? Essa é a maior motivação para um vendedor e uma equipe.

O sucesso do primeiro vendedor pode se dar por vários motivos: Pode ser a maneira com que ele está abordando os clientes ou os produtos que ele oferece. Talvez ele esteja fazendo um spin selling. E, ainda, se no seu negócio é possível que o cliente escolha a forma de pagamento, isso afetará o ticket médio de cada vendedor.

Imagine que ele fecha uma quantidade muito alta de vendas e que a maioria delas são realizadas com uma entrada algumas parcelas. Assim, o ticket médio será sempre alto desde que o vendedor mantenha a sua performance. Afinal, tendência é que a quantidade de vendas se mantenha a mesma ou até aumente. Adicionados a isso, existe o valor das vendas dos meses anteriores, as quais foram parceladas. Consequentemente, isso faz com o ticket médio aumente.

Portanto, o ticket médio não é somente a sua performance no mês, mas também o seu passado.

Agora você está pronto para aumentar o seu faturamento médio! Siga nossas redes sociais e acompanhe nossas dicas para o seu negócio!