Janyne Gomes

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Track rastreamento: como usar nas suas ligações

A tecnologia revolucionou o modo como todos nós consumimos. Por causa disso, estar no ambiente virtual é essencial para qualquer empresa, mas nada adianta se você não consegue mensurar o retorno dos investimentos de marketing online da sua marca, e é para isso que existe o track rastreamento.

O track rastreamento, também conhecido como call tracking, vai te ajudar a distinguir qual dos conteúdos digitais que você disponibiliza para o seu público está dando mais resultados.

Ou seja, o track rastreamento ajuda você a identificar qual dos seus investimentos traz mais leads para o seu negócio.

Quer saber mais sobre como funciona o track rastreamento? Continue a leitura.

O que é track rastreamento?

O track rastreamento é uma ferramenta utilizada para rastrear e monitorar as ligações que sua empresa atende de leads virtuais.

Ou seja, é uma forma de mensurar quantas chamadas sua central telefônica recebe a partir de anúncios ou conteúdos disponíveis na internet sobre a sua marca.

Com o track rastreamento, é possível saber em que anúncio específico o seu consumidor clicou para telefonar para sua empresa.

Dessa forma, você pode metrificar de que canal ou mídia individual estão vindo as ligações dos seus leads virtuais, seja Facebook, Google ou até mesmo uma campanha offline, por exemplo.

Em outras palavras, essa ferramenta vai mostrar qual campanha originou a ligação de cada consumidor.

A partir disso, fica mais fácil entender que estratégias de marketing fazem mais sucesso e quais canais de comunicação geram mais chamadas.

Mas como isso é possível?

O track rastreamento funciona da seguinte maneira: o sistema da ferramenta gera um número virtual diferente para cada campanha, a partir de uma linha principal de telefonia.

Cada anúncio e conteúdo recebe um número de telefone diferente, usando uma máscara. Máscara é a capacidade de camuflar sua linha principal criando uma combinação diferente de números telefônicos.

O lead liga para o número presente no anúncio que encontrou na internet. No entanto, cada anúncio tem um número “mascarado”, e é isso que gera o registro de uma campanha específica no sistema.

A partir disso, independente da campanha em que clicou, o lead é redirecionado de forma automática pelo sistema do track rastreamento para o número principal da sua empresa, onde vai ser atendido normalmente.

Com a realização da ligação, o sistema do track rastreamento armazena todas as informações de quem originou a ligação automaticamente.

Os dados ficam armazenados na plataforma e podem ser acessados a qualquer momento.

Assim, dependendo da combinação de números de telefone disponibilizadas pelo track rastreamento que o consumidor discar, você consegue saber qual campanha específica trouxe aquele lead até sua marca.

A plataforma trabalha de maneira automatizada. Tudo que você precisa fazer é diferenciar as campanhas que estão circulando, e o sistema disponibilizará um número específico para cada uma delas.

Mas por que é importante saber qual das campanhas de marketing estão fazendo mais sucesso entre seu público?

E como isso vai ajudar sua empresa a gerar mais lucro?

Vamos responder essas perguntas a seguir, então continue a leitura!

Como utilizar o track rastreamento na prática?

Esse tópico tem objetivo de exemplificar como essa ferramenta funciona no cotidiano do ambiente empresarial.

Toda empresa precisa de uma estratégia de marketing para possibilitar que as pessoas conheçam seus serviços e produtos.

Com esse objetivo, sua equipe de Marketing vai produzir conteúdo para ser gerado em mídias pagas e escolher os canais de circulação.

Vamos supor que a equipe da sua empresa escolheu rodar anúncios nas redes Facebook e Linkedin, deixando números diferentes disponíveis em cada uma delas graças ao track rastreamento.

A partir desses anúncios, os leads que se interessarem por sua empresa vão começar a telefonar para o seu atendimento.

Os dois números diferentes são encaminhados para o número principal da empresa e caem no setor de vendas normalmente.

No entanto, depois de um determinado período de tempo, por causa dos números diferentes, você consegue metrificar em qual canal a campanha gerou mais ligações para o seu atendimento.

Do mesmo jeito, é possível utilizar essa funcionalidade para analisar o desempenho de anúncios diferentes no mesmo canal.

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Dessa forma, fica muito mais fácil entender quais campanhas e canais de comunicação vão ajudar sua empresa a ter melhores resultados e, consequentemente, lucrar mais.

Qual a importância do track rastreamento?

O track rastreamento é uma forma de mensurar e recolher informações para a equipe de marketing, vendas e gestão.

Com os diversos meios de comunicação e contato entre cliente e empresa que a tecnologia proporcionou, fica difícil avaliar qual canal incentivou o lead na compra do produto.

Já existem diversas métricas e sistemas que acompanham a jornada do consumidor quando ele realiza uma compra completamente online.

No entanto, mensurar a experiência com a marca fica um pouco mais difícil quando o lead chega pelo telefone.

Isso acontece porque é mais complicado saber por onde ele teve acesso ao número, e o que o incentivou a comprar.

Um lead pode até mesmo transitar por canais diferentes antes de decidir realizar a compra, já que a internet também proporciona essa facilidade na jornada do cliente.

Nesse sentido, todos os possíveis dados de contato do público com a sua marca são importantes para obter um marketing de sucesso.

Um marketing eficaz vai ajudar sua empresa a se destacar da concorrência e criar um relacionamento mais próximo com seu público-alvo.

O track rastreamento vai verificar os resultados do seu marketing digital e entender melhor os gatilhos mentais que incentivam seu público à compra.

Ainda não está convencido sobre a importância dessa plataforma? Então vamos te convencer com dados!

Dados sobre lead telefônico na internet

Hoje, pouquíssimas pessoas telefonam para uma empresa em busca de um produto ou serviço sem ter pesquisado na internet sobre o assunto antes.

A evolução dos meios de comunicação transformou a compra, e as empresas que não se adaptam a esse novo padrão acabam perdendo uma boa quantidade de consumidores.

O Google, uma das maiores multinacionais de serviços online da atualidade, divulgou dados afirmando que cerca de 70% das pessoas que utilizam sua ferramenta fazem uma ligação para empresas a partir de seus smartphones.

Ou seja, 70% dos usuários do Google realizam ligações para centrais de atendimento diretamente da ferramenta de busca da plataforma. Só o Google Ads impulsiona mais de 40 milhões de chamadas ao mês.

Com esses dados, é possível imaginar que muitos dos seus leads telefônicos venham pela ferramenta de busca do Google.

Mas como saber isso com certeza?

É aí que entra o track rastreamento. Ele vai te ajudar a metrificar quantas pessoas estão sendo influenciadas pelos seus anúncios nos variados canais de comunicação.

Graças a ele, você vai conseguir saber exatamente quantos leads telefônicos vieram do seu anúncio pelo Google, por exemplo.

Com esses dados, você tem acesso à informações como: qual canal faz mais sucesso entre o público, qual campanha é mais popular, qual a taxa de conversão de cada conteúdo digital e muito mais.

Dados sobre a capacidade de conversão

Pesquisas da empresa norte-americana de consultoria de marketing, Bia/Kelsey, apontam que são convertidas 57% das ligações telefônicas realizadas por smartphone, a partir de buscas online.

Já os dados de conversão de buscas feitas em desktops são apenas 7%.

Ou seja, o lead que chega pela ligação telefônica tem capacidade de conversão quinze vezes maior do que o lead que permanece na rede.

Os consumidores que telefonam geralmente têm mais urgência em adquirir o produto ou serviço, ou precisam de uma informação imediata.

Isso porque o contato por telefone transmite praticidade e credibilidade.

Por isso, é importante instigar seu público a realizar ligações para sua central, e o track rastreamento vai te ajudar a identificar qual das suas campanhas faz isso com maior eficácia.

número virtual

Benefícios do track rastreamento

Um sistema de track rastreamento de qualidade fornece métricas detalhadas sobre o volume de chamadas recebidas divididas por hora, localidade e a mídia que originou a ligação.

Ou seja, essa plataforma transforma chamadas em informações favoráveis para o aumento da capacidade de vendas do seu negócio.

Mas as utilidades de aderir um track rastreamento nas ligações da sua empresa não param por aí!

Essa ferramenta vai ajudar seus colaboradores a montar técnicas de venda cada vez mais eficazes e direcioná-las para o público certo.

Melhore a imagem da sua marca

Já mostramos a você que, graças ao track rastreamento, é possível entender quais canais e campanhas estão com a melhor performance em relação aos seus consumidores.

E, a partir desses dados, otimizar os melhores anúncios e tirar de circulação aqueles que não dão resultados.

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Essa vantagem também te ajuda a metrificar quais são as estratégias de marketing mais eficientes. Ou seja, que atraem mais o seu público.

A partir disso, fica muito mais fácil entender o perfil do seu consumidor, e otimizar cada vez mais suas campanhas.

Tendo essas informações sobre seus leads, você vai entender melhor como seu público enxerga sua empresa e, a partir disso, trabalhar para melhorar cada vez mais a imagem da sua marca.

Nesse sentido, você pode utilizar os dados do track rastreamento para vários segmentos. Desde focar mais em canais distintos, até oferecer treinamentos para a equipe de atendimento especializados no perfil do seu público.

Ou seja, graças a essa plataforma, você pode deixar a comunicação da sua marca cada vez mais instigante para o tipo de consumidor que ela atrai.

Ao obter dados que mostram que os anúncios mais acessados estão em vídeo, por exemplo, você consegue assumir que esse é o formato de mídia que mais conquista leads.

A partir disso, é possível focar em estratégias de marketing específicas nesse formato, com objetivo de atrair ainda mais pessoas com a mesma mentalidade do seu público-alvo.

Ou seja, fica mais fácil compreender as vontades do seu consumidor e otimizar a imagem da sua marca de acordo com o que ele busca.

Economize mais

O track rastreamento também vai ajudar você a economizar mais nos seus custos.

Isso porque, graças a essa plataforma, você vai conseguir saber com facilidade quais das suas campanhas são um sucesso e quais não geram retorno.

O track rastreamento te ajuda a entender melhor o desempenho do seu marketing e atendimento, de acordo com as ligações recebidas pela empresa.

Isso dá a sua marca um maior controle de resultados dos anúncios. Com essas informações, você pode retirar as campanhas que não tem rendimento muito mais rápido.

Ou seja, sua empresa vai deixar de gastar com campanhas que oferecem pouco retorno, podendo direcionar o dinheiro para outras atividades com objetivo de gerar mais lucros.

Dessa forma, você diminui o indicador CAC (Custo de aquisição de clientes). Essa métrica revela quanto cada lead custa para o seu negócio de acordo com os investimentos em anúncios e campanhas.

Assim, você consegue expandir a captação de novos leads de forma muito mais produtiva e econômica.

Grave chamadas

Os benefícios do track rastreamento não param por aí!

As plataformas de rastreamento geralmente oferecem a gravação de ligações entre suas funcionalidades.

A gravação de chamadas também é uma ótima forma de medir a qualidade do seu atendimento telefônico.

Afinal, não adianta perceber quais os anúncios mais influenciam seu lead a realizar uma chamada se você não sabe o que acontece depois que seus atendentes recebem a ligação.

Nesse sentido, é importante conhecer quais são as técnicas de venda por telefone que mais dão certo com seus consumidores, assim como enxergar quais atendentes precisam de mais treinamento.

Com a gravação, vai ficar mais fácil gerenciar o seu atendimento telefônico e verificar o desempenho dos seus colaboradores.

Da mesma forma, os próprios atendentes podem utilizar essa funcionalidade para aprimorar o próprio atendimento.

Seus colaboradores podem escutar as ligações novamente e perceber quais são as melhores abordagens de convencimento de acordo com cada cliente.

Assim, você vai aumentar a produtividade do seu time e suas vendas, já que a ferramenta vai te ajudar a distinguir as melhores estratégias de conversão do seu lead.

Track rastreamento e Nvoip

A Nvoip disponibiliza o serviço de track rastreamento e entrega os números virtuais que você precisa para diferenciar as campanhas.

Com isso, você consegue disponibilizar números diferentes, de até outros estados que você tem interesse, em redes diferentes.

Além disso, a Nvoip já oferece gratuitamente alguns recursos essenciais para o track rastreamento, como gravação de ligações, Click To Call e histórico de ligações.

Com o track rastreamento e a Nvoip, você vai ter total controle sobre suas estratégias de Marketing e ainda economizar em tarifas de ligação.

Para saber mais sobre as vantagens do serviço de telefonia VoIP, converse com um de nossos consultores agora mesmo!

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