Nos dias de hoje as inovações são inúmeras. E em alguns momentos realmente nos perdemos nelas. No mundo dos negócios não é diferente. Muitas vezes por medo de arriscar no novo, muitos empreendedores acabam se acomodando e não experimentam recursos que podem melhorar a rotina da empresa. Logo essa é a razão desse artigo: mostrar os motivos para usar o tronco SIP, uma tecnologia que pode melhorar muito o funcionamento do seu call center.
A primeira vista o tronco SIP já é bem conhecido no ramo de call center. Mas diversos empresários não sabem muito bem o que ele significa ou não conhecem todos os seus benefícios. Portanto, nesse artigo vamos esclarecer essas e outras dúvidas sobre tronco SIP.
O que é tronco SIP?
Primeiramente SIP significa Session Initiation Protocol (Protocolo de Início de Sessão). A tecnologia primordial para originar o sinal entre o comando de comunicação entre mídias diversas. O termo se origina de SIP Trunk, uma conexão que utiliza o SIP para estabelecer a troca de dados entre a matriz do cliente com o provedor da operadora VoIP.
Desse modo ela atua como peça essencial para sinalização e controle de comunicações multimídia. Ou seja, o tronco SIP funciona basicamente da mesma forma que uma linha telefônica tradicional. O seu diferencial está em eliminar a necessidade de fios físicos, pois todas as chamadas são realizadas via internet pela tecnologia VoIP.
Assim ele oferece mobilidade e garante que todas as ligações, recebidas e realizadas, usem a linha virtual fornecidas pelo provedor por trás do tronco SIP. Além disso essa é uma tecnologia de comunicação com múltiplos recursos, alto nível de segurança e qualidade excelente.
Principais benefícios de um tronco sip
Agora que você já sabe o que é o tronco SIP e como ele funciona, vamos as vantagens desse sistema.
1 – Pague apenas o que usar e quando precisar
Definitivamente ficar isento de burocracias é tudo o que queremos hoje em dia. Quem entende isso sai na frente. E essa uma das vantagens do sistema tronco SIP. Nesse sistema só se paga pelo que consome com o pagamento pré-pago, livre de multas e sem fidelidade.
Além disso você garante um serviço de qualidade com custo baixo. Por essa tecnologia utilizar a Internet, não são cobrados valores da mesma forma da telefonia convencional, como chamadas baseadas na distância, ou taxas de acordo com horário de utilização.
Com isso a diferença de custos entre as ligações é bastante significativa. Recursos como gravações de ligações ou comunicação entre filiais também não são cobrados.
Bem como a possibilidade de planejar melhor as finanças, e poder ter total controle de seus gastos. Além disso, na Nvoip, você pode gerar relatórios com informações detalhadas sobre cada ligação, e ter acesso às gravações das chamadas. Tudo isso através de um painel inteligente com acesso ilimitado, sempre a seu dispor.
2 – Escalabilidade
Com um sistema com tronco SIP existe a possibilidade de aumentar e diminuir o número de ramais com facilidade, sempre que for necessário. Ou seja, escalar sua empresa ficou bem mais fácil. E nada melhor do que sistemas que acompanham o seu crescimento.
Afinal não importa se você quer acrescentar serviços ou diminuir. Independente da mudança não existe burocracia para mudar de planos.
3 – Voz e dados protegidos por um provedor de rede confiável
Com o tronco SIP as ligações são transformadas em dados, e transmitidos via IP. Isso faz com que a ligação seja muito mais segura. Dessa forma o IP pode se transformar em dados codificados já que todos os sistemas de Voip possuem a capacidade de criptografar essas chamadas.
4 – Ligações sem interrupção com um tráfego de voz eficiente
Ao contrário das ligações convencionais, como o sistema tronco SIP utiliza a internet, as ligações são muito mais constantes e tendem a sofrer menos com interferências e ruídos. As ligações são completamente audíveis, claras, sem ruídos, gerando uma comunicação objetiva e sem espaço para falhas ou incompreensões.
5 – Mobilidade
O tronco SIP também oferta uma maior mobilidade, ou seja, você pode usar sua linha telefônica em qualquer dispositivo com internet. E também em qualquer lugar, tanto em instalações da sua empresa, quanto fora dela, por meio de um celular ou tablet.
Outro ponto importante é que o sistema VoIP precisa de uma estrutura simples para funcionar com perfeição. Computadores com boa conexão de internet, já são suficientes. Com isso, além de não ter a necessidade de grandes investimentos de compra de equipamentos, também torna sua manutenção muito mais barata.
Consequentemente isso facilita a criação de home offices, acesso a relatórios de chamadas ou até mesmo a mudança de localidade da empresa. Uma vez que o seu número continua o mesmo depois da transição.
Por que o Tronco SIP é a melhor opção para seu call center
A princípio você já calculou seus gastos com TI só para manter as linhas telefônicas tradicionais? Com um tronco SIP ocorre a eliminação dessa despesa. Sob o mesmo ponto de vista, se pergunte se ter um sistema de comunicação unificado e tecnológico traria benefícios para o seu negócio.
Logo, se sua resposta for positiva não precisa ter dúvidas de qual decisão tomar. O tronco SIP é a melhor opção para o seu negócio! Pare de gastar seu dinheiro com algo ultrapassado e invista em algo rentável. Tenha um tronco SIP em sua empresa!
Como migrar para telefonia em nuvem?
Agora você já sabe das principais vantagens e o porquê o tronco SIP é a melhor opção para seu call center. Vamos então mostrar como fazer essa migração.
Para migrar para a telefonia em nuvem é simples! O serviço é feito pela empresa contratada, na maioria das vezes por telefone, e é ela que deve se preocupar com todos os detalhes. Mas, existem algumas informações interessantes que devem ser investigadas antes de contratar a empresa ideal:
- o conceito da operadora no mercado;
- a rota de telefonia que a operadora usa;
- qualidade do suporte oferecido;
- velocidade da sua Internet.
Agora você está ciente dos principais benefícios e melhorias relacionados a comunicação que vai ter ao remover linhas de telefone físicas mais antigas, e ter o tronco SIP em seu call center. Saiba também sobre a importância da gestão financeira na sua empresa.