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Como utilizar o VoIP em sua pesquisa de satisfação

A pesquisa de satisfação é amplamente utilizada por empresas que buscam crescimento e melhoria em seu atendimento, produto e/ou serviço. Receber esse tipo de feedback de seus clientes é muito importante. É a melhor forma de alcançar excelência e se destacar no mercado.

O VoIP oferece recursos que podem maximizar sua pesquisa de satisfação e apresentar métricas precisas e necessárias para a melhoria de seu negócio. Você sabe como isso é possível? Pois continue lendo esse artigo que hoje vamos te dar algumas dicas de como o VoIP pode ser a ferramenta certa para sua empresa alcançar ótimos resultados.

Está preparado? Se ajeite na cadeira e boa leitura!

Para que serve a pesquisa de satisfação?

Uma empresa não se mantém sem seus clientes. Isso é um fato bastante óbvio, não é mesmo? Manter um negócio funcionando bem, requer muito cuidado e atenção ao que o seu público precisa; qual a dor desse cliente? O que ele busca? 

Se você não pensar nesses pontos e desenvolver seus produtos ou serviços a partir desses questionamentos, provavelmente você não se encaixa bem no mercado competitivo. A satisfação do cliente é o que move o mundo dos negócios.

E como saber o que seu cliente está pensando sobre sua empresa? Qual a visão que ela tem sobre a sua marca? Será que seu produto atende às expectativas? Existe lugar no mercado para expandir seus negócios?

São muitos os questionamentos mas todos podem ser facilmente solucionados apenas aplicando uma pesquisa de satisfação. Através da pesquisa, seu negócio consegue melhorar pontos fracos e potencializar pontos fortes.

Se seu negócio tem avaliações ruins de seu atendimento de call center, por exemplo, é a hora de providenciar treinamentos para a sua equipe para dar mais qualidade a esse setor. Se seu produto tem uma ótima avaliação de seus clientes, é o momento de você pensar em expandir sua linha de produtos, talvez. Ou mesmo expandir seu negócio territorialmente se o sucesso do produto for grande.

Todas essas informações tão necessárias ao desenvolvimento de sua empresa, você consegue aplicando simples questionários ao seu consumidor. A pesquisa de satisfação é uma ferramenta versátil e pode ajudar sua empresa a decolar no mercado.

Como o VoIP ajuda sua pesquisa de satisfação?

Por ser uma telefonia virtual, ou seja, que funciona por meios digitais através da internet, o VoIP (voz sobre protocolo de internet) transmite a voz por IP. Transformando áudios analógicos em dados digitais. 

Mas, além disso, o VoIP oferece vantagens sobre a telefonia convencional que o tornam indispensável às empresas que pretendem continuar crescendo e se destacando. Uma dessas vantagens é a facilidade de se integrar a sistemas que vão te ajudar a criar a estratégia perfeita para ter uma pesquisa de satisfação eficiente. 

Vamos ver mais sobre esses benefícios.

1. Dados em tempo real

Por ser uma tecnologia difundida pela internet, o VoIP coleta dados importantes em tempo real. Você não precisa ficar buscando e juntando os dados de suas pesquisas em lugares distintos para pode avaliá-los.

Com o VoIP, assim que o cliente responde à sua pesquisa de satisfação, os dados já estão todos em sua tela à disposição de seus analistas. São relatórios completos com todas as informações necessárias para esse processo. E isso dá mais agilidade à criação de estratégias de melhorias para a sua empresa.

2. Integração de sistemas

Complementando o item acima, essa facilidade em obter dados de sua pesquisa de satisfação em tempo real, é possível devido à tecnologia VoIP oferecer integração entre sistemas.

O CEO da Nvoip, Leandro Campos, explica que a integração dos sistemas é uma forma eficiente de trabalhar e ter resultados para a sua empresa. A integração ocorre normalmente por meio de um ERP (Enterprise Resource Planning, ou planejamento de recursos da empresa).

O que possibilita agregar dados de diversos departamentos, ou até mesmo de algo mais complexo, como a tecnologia M2M (machine to machine, ou máquina a máquina). 

É a ideia da telemetria, sistema usado para que os equipamentos consigam se comunicar, mas que agora é usado nos dispositivos móveis. Assim, sua empresa pode ter acesso a diferentes dados em tempo real, como logística, produção, estoques etc. 

E é justamente assim que sua empresa consegue melhorar o atendimento e o desenvolvimento de todos os setores. Legal, né? Tem mais!

3. Automatização da pesquisa de satisfação

Já entendemos que seu empreendimento precisa medir o grau de satisfação de seus clientes. Mas outro fator indispensável a qualquer negócio é otimizar seu tempo. Nada melhor para desafogar sua equipe de call center e economizar recursos do que a automação.

Automatizando sua pesquisa de satisfação, você consegue distribuí-la de forma eficaz aos seus clientes e ainda poupa um tempo valioso de seus colaboradores nesse processo. Sem precisar realizar ligações posteriores ou alongar chamadas com clientes para aplicar o questionário, com a automação, você dispara de uma vez só vários torpedos de voz para propagar sua pesquisa.

São muitas as ferramentas para automatizar a pesquisa de satisfação. Na Nvoip, plataforma de Voz, SMS e API, você consegue toda a rapidez e facilidade para potencializar sua rotina. Se precisa enviar pesquisa de satisfação, basta acessar o painel e inserir seu texto para gravar o áudio de seu questionário.

Elabore sua pesquisa hoje mesmo

Agora que você já viu como o VoIP ajuda sua empresa a obter todas as informações de sua pesquisa de maneira ágil, já está na hora de colocar a mão na massa! Lembre-se sempre que pesquisas de satisfação precisam ser eficazes. Então procure ser bastante conciso no momento de elaborá-la.

Assim como seu negócio precisa otimizar o tempo, os clientes também não se interessam em responder um questionário extenso que possa atrapalhar sua rotina. Estruture bem com sua equipe quais são as perguntas chave que farão diferença para melhorar sua empresa.

Tente sempre apresentar o mínimo de questões ao consumidor e que elas sejam com respostas simples como “sim” ou “não”; ou “tecle 1 para satisfeito” e “tecle 2 para não satisfeito”.

Lembre-se sempre de ser objetivo e colha dados fundamentais para que sua marca seja reconhecida por excelência. Não pare nunca de evoluir!

Gostou do artigo e quer saber como utilizar o VoIP em sua empresa? Aqui a gente te ajuda! Na Nvoip temos os melhores colaboradores prontos para atendê-lo e solucionar suas dúvidas. Fale agora mesmo com um de nossos consultores e tenha em sua empresa o melhor em telefonia digital.

Alessandra Oliveira

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