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Lisandra Queiroga

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Vantagens do PABX Virtual nos negócios

Para as empresas seguirem competitivas no mercado, é imprescindível prestar um atendimento de qualidade a seus clientes. Além disso, também é fundamental otimizar os recursos financeiros disponíveis. Essas duas coisas se aliam com o PABX Virtual.  

Esse sistema operacional oferece uma solução de telefonia digital com qualidade e eficiência. Neste artigo, vamos falar sobre o tema e mostrar como o PABX Virtual pode trazer diversas vantagens e contribuir para melhorias em seus negócios. Acompanhe! 

O que é PABX e como ele funciona?

PABX é a abreviação do termo inglês “Private Automatic Branch Exchange”. Em livre tradução para o português significa “troca automática de ramais privados”.   

Ainda assim está abstrato? Nós explicamos. Ele é um dispositivo que foi desenvolvido para distribuir linhas telefônicas para diversos ramais. Sua finalidade é ligar diferentes telefones a uma linha externa. Ou seja, é um dispositivo que permite a comunicação interna (entre ramais) e também torna a comunicação externa (comunicação por linhas telefônicas fixas) mais eficiente e fácil. O PABX é largamente utilizado em Call Centers.  

Quando a empresa vai crescendo, vários funcionários e colaboradores vão precisando usar o telefone ao mesmo tempo. Nessa situação é indicada a implantação de uma central telefônica. Porque ela elimina a demanda de ter inúmeras linhas fornecidas por empresas de telefonia e isso gera uma diminuição de custos.   

Além disso, uma central telefônica fornece gerenciamento telefônico com muitas funcionalidades e comunicação entre ramais. Implementar esses recursos sem um PABX seria bastante complexo. Isso porque o sistema funciona da seguinte forma: otimiza a comunicação, pois todos — ou a maioria — dos colaboradores podem ter um ramal exclusivo sem aumentar os custos fixos da empresa.  

Os ramais agilizam os atendimentos telefônicos e ajudam a elevar a produtividade da equipe. Explicado o que é PABX vamos então ao tipo virtual. 

PABX Virtual 

O PABX Virtual, que também pode ser chamado de PABX Cloud, é um tipo de PABX que armazena informações em um software nas nuvens. Por ser virtual, sua instalação e manutenção são mais simples e rápidas que um PABX tradicional, além de propiciar atualizações constantes de tecnologia e serviços.  

O serviço é baseado em Voz sobre IP (VoIP) e independe de aparelhos telefônicos convencionais. Pode operar exclusivamente com recursos de áudio de um computador ou com equipamentos específicos para PABX Virtual.  

Vantagens do PABX Virtual para o seu negócio 

Pela facilidade de instalação e eficiência descritas nos tópicos anteriores, não é difícil concluir que o PABX Virtual pode trazer várias vantagens para a empresa que adota o sistema. Conheça os principais benefícios: 

Economia 

Por ser virtual, a instalação e a manutenção do PABX custam menos que o tradicional. O sistema traz uma economia significativa para a sua empresa com a média de 80% de redução de custos, além da comunicação gratuita entre ramais. 

Ainda, como funciona por meio do VoIP, o custo das ligações é muito inferior às tarifas tradicionais. Além de não precisar comprar o equipamento de PABX físico, se preocupar com energia elétrica e redundância e espaço físico para mantê-lo. 

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Mobilidade 

Com um PABX Virtual, os ramais de sua empresa não precisam estar fisicamente no mesmo local. Desde que tenha acesso à Internet, e o Softphone instalado em seu computador ou celular, o usuário pode se conectar ao PABX e estar disponível, fazendo e recebendo chamadas como se estivesse na empresa.  

Isso facilita muito a vida de pessoas que viajam, trabalham em home office, ou simplesmente precisam atender chamadas em qualquer lugar. 

Mais controle e visibilidade 

O PABX Virtual permite que a administração de seu serviço seja acessada online e dá aceso a uma série de dados conforme suas necessidades: 

  • extrato detalhado de chamadas feitas e recebidas; 
  • relatórios de chamadas recebidas, atendidas e abandonadas; 
  • tempo de espera e tempo de atendimento; 
  • acesso às gravações das chamadas; 
  • incluir ou remover ramais no plano. 

Maior segurança 

O PABX em nuvem usa serviços de voz e de dados e todos os seus processos são gerenciados com muito mais segurança. Seu sistema permite gravar chamadas e implementar uma resposta de atendimento automático para televendas. Tudo de forma extremamente segura. 

Maior produtividade 

Com o servidor na nuvem o funcionário pode se conectar de forma remota de qualquer lugar que ele estiver, através de uma conexão de internet. Basta informar o IP, a senha e o ramal e enviar ao gestor o relatório de produtividade. 

Além disso, é possível também mensurar qual está sendo o custo gasto em cada ligação, o que ajuda a medir a produtividade dos colaboradores. 

Integração do sistema 

Poder integrar o sistema de chamadas, mensagens e internet, principalmente para empresas de call center, é fundamental. Dessa forma todas as informações são concentradas em um único banco de dados que fica armazenado na nuvem. 

Isso simplifica o trabalho dos profissionais, uma vez que todo o histórico do cliente fica concentrado em uma mesma base, otimizando assim, o seu tempo e contribuindo para um atendimento mais ágil e eficiente. 

Mais praticidade 

Um bom sistema de PABX Virtual pode tornar o dia a dia da sua empresa muito mais prático devido a uma série de vantagens que ele proporciona. Por exemplo, você não precisa mais se preocupar em programar uma série de recursos que no sistema convencional precisaria. 

Além disso, este novo sistema via VoIP permite que você realize muito mais personalizações de forma prática, como a instalação de uma URA (Unidade de Resposta Automática) muito mais precisa e funcional. 

Mais funcionalidades 

As vantagens PABX Virtual são muitas. Entre elas, você tem funcionalidades muito mais abrangentes. 

Você, por exemplo, pode facilmente programar atendimentos, encaminhamentos e demais funções que, no sistema convencional, só seria possível através de configurações específicas e, muitas vezes, através de um módulo extra, ou seja, mediante mais gastos. 

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Mais atenção com seus clientes 

Claro, acima de tudo, você pode trabalhar com mais atenção com seus clientes. Um bom atendimento é vital para o relacionamento com os clientes de sua empresa. E fazer isso de forma profissional, segura e transparente é fundamental. 

O PABX Virtual é vantajoso, pois consegue manter um alto padrão de atendimento, com objetividade, custos reduzidos, recursos tecnológicos e uma ótima experiência de atendimento. 

Agora que você já conhece as vantagens do PABX Virtual, compartilhe esse artigo em suas redes sociais para que seus colegas de trabalho também possam saber mais sobre essa solução que ajuda a reduzir custos.

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