Em tempos de pandemia, estamos todos preocupados com nossa segurança e o bem estar de colaboradores e clientes. Alguns negócios conseguem operar remotamente sem prejudicar sua rotina. Outros precisam se reformular para seguir essa linha. E grande parte dessas empresas se mantém em home office com a ajuda da tecnologia VoIP.
Se sua empresa ainda utiliza uma telefonia convencional, provavelmente estar em home office tem dificultado muito a sua vida. Além de estar pagando uma conta alta no final do mês, sustentar um call center dessa maneira não é nada fácil. Por isso, se seu negócio precisa funcionar remotamente, a solução é a telefonia VoIP.
Hoje nós vamos apresentar a você 5 dicas de como essa tecnologia pode ajudar sua empresa a operar em home office. E até o final da leitura você vai entender como é vantajoso mudar seu sistema de telefonia. Vamos lá!
O que é home office?
O home office é um modo de trabalho remoto. E embora a tradução literal implique que o trabalho seja executado de casa, não significa que o colaborador esteja de fato em seu domicílio. Alguns optam por trabalharem em cafés que disponibilizam também o serviço de internet, por exemplo.
Atualmente, o home office deixou de ser um projeto futuro de várias empresas que já cogitavam a possibilidade de operar desse modo e tornou-se indispensável para que seus negócios não parassem devido a pandemia do novo coronavírus Covid-19.
O home office, que já estava atrelado à ideia de qualidade de vida, hoje significa segurança aos trabalhadores e produção eficaz às empresas. Unindo princípios básicos para o bom funcionamento do seu negócio, esse é um modelo operacional que merece o seu investimento.
O que é a telefonia VoIP?
Se você utiliza a telefonia convencional, você deve estar acostumado com um cabeamento bem complexo. Para que todos os telefones da sua empresa funcionem precisa que tenha bastante fio envolvido nesse processo, não é verdade? O VoIP ou Voz sobre Protocolo de internet, transforma suas chamadas em dados virtuais que são transferidos pela internet. Sem fios.
É uma maneira eficiente de realizar suas ligações, sem a dor de cabeça das muitas manutenções que temos que nos preocupar em realizar ao usarmos a telefonia comum. Explicando melhor, o VoIP é uma tecnologia que permite a transmissão de voz por IP, os protocolos de internet.
Isso significa que ele transforma os sinais de áudio analógicos, ou seja, a sua voz de uma chamada, em dados digitais. E esses dados digitais são transferidos através da Internet. Dando um exemplo prático de como funciona é só você pensar nas chamadas que costuma fazer através de aplicativos populares como o WhatsApp, Skype, Facebook Messenger e etc.
E agora, está ficando mais claro o motivo do VoIP se encaixar tão bem em seu home office? Vamos então às vias de fato e lhe apresentar os 5 motivos que fazem do VoIP a opção mais assertiva para o seu home office.
1. Mobilidade para a sua empresa
Já vamos iniciar nossa lista com o que há de mais importante no VoIP para o seu home office: a mobilidade! O VoIP permite que você utilize o sistema de qualquer lugar em que esteja, desde que possua acesso à internet.
Na Nvoip, por exemplo, você pode utilizá-lo por computadores, telefones celular, telefones IP, telefones fixo ou direcionar para o seu PABX. Desse modo, basta você fornecer à sua equipe em home office, os meios para que executem suas tarefas de onde estiverem, em segurança.
E aí você pode estar se perguntando: mas como eu vou fornecer ao meu cliente um número para ligar para a empresa, se cada colaborador está em um local? A resposta é o nosso próximo tópico!
2. Número virtual único
Essa é mais uma vantagem fantástica que o VoIP pode oferecer à sua empresa que precisa operar em home office: o número virtual único. O número virtual é um número de telefone vinculado a uma linha SIP (Session Initiation Protocol). É um número com funções comuns em que você faz e recebe chamadas do mesmo modo que com um número convencional.
Mas, claro, com algumas vantagens que vão além do que você conhece sobre telefonia.
O que o difere é que ele recebe chamadas ou pode roteá-las para um número específico do usuário. Isso sem a necessidade de estar vinculado a uma linha telefônica comum. As chamadas para esse número são tratadas remotamente e encaminhadas de acordo com regras definidas pelo usuário.
Ou seja, você pode manter um único número e atendê-lo de locais diferentes simultaneamente. Seus colaboradores em home office poderão, de suas casas, atender ligações destinadas à sua empresa. Não é o máximo?
Ter um único número vinculado aos dispositivos dos operadores de sua empresa parece algo muito bom. Mas imagino que agora a sua preocupação é sobre ter que alterar seu número, já conhecido por seus clientes, da telefonia convencional para o do VoIP. E é aí que entramos no próximo tópico.
3. Portabilidade de seu número fixo
Não precisa se preocupar, o VoIP permite que você faça a portabilidade do seu número fixo. Dessa maneira você pode continuar recebendo suas ligações sem precisar alterar o seu número, já conhecido pelos consumidores, e nem ter a dor de cabeça de pensar em mudá-lo nas especificações de seus produtos ou mídias já divulgadas. Imagina quanto trabalho você teria!
A tecnologia permite que a portabilidade seja realizada de maneira simples, prática e rápida. O processo é totalmente seguro e preserva todas as informações particulares da organização, sem qualquer interferência.
Em pouco tempo, as ligações podem ser retomadas e o negócio não perde tempo e nem realiza gastos desnecessários com chamadas enquanto aguarda a portabilidade. Em relação a outras soluções, inclusive, esta é a que apresenta um tempo menor de implementação e espera.
E na Nvoip, de acordo com a sua região, fazer a portabilidade de seu número é sem custos. Seu home office já tem tudo para funcionar perfeitamente. Mas ainda temos mais vantagens para apresentar a você nos próximos tópicos.
4. Integração a outros sistemas
Por ser uma tecnologia que utiliza a internet, o VoIP pode se integrar a diversos sistemas muito úteis para a sua empresa em home office ou não. Isso se dá através de uma API, Application Programming Interface ou Interface de Programação de Aplicação.
A API é um conjunto de instruções que possibilitam a integração entre dois sistemas. O mais usual é conectar o VoIP a uma plataforma de CRM – Customer Relationship Management. Traduzido para ‘gestão de relacionamento com o cliente’, esse é um sistema que envolve estratégias, práticas de negócio e tecnologias voltadas para o relacionamento com o cliente.
Quando seu operador recebe uma ligação, o sistema consulta o histórico do número em questão e apresenta dados importantes como preferências do cliente, últimas solicitações, faturas pendentes e etc. E isso facilita muito o seu trabalho em home office. Mesmo distante do local físico de sua empresa, seus atendentes têm todos os dados do consumidor disponíveis em sua tela.
Claro que o CRM foi apenas um exemplo. O VoIP se integra com muitos outros softwares. A API da Nvoip é compatível com qualquer linguagem e se integra facilmente a diversos sistemas.
E agora que já te mostramos essas vantagens você deve querer saber qual o custo disso tudo. E aí vem a surpresa do nosso último tópico.
5. Mais economia para a sua empresa
Chegamos até aqui e guardamos o melhor para o final: a economia. Quando o assunto é número virtual VoIP, uma vantagem expressiva é mesmo a redução de custos. E não se trata da economia de um valor apenas sazonal. Estamos falando de uma economia mensal de até 70%.
Ou seja, o VoIP é uma excelente iniciativa para empresas que estão em home office e realmente precisam diminuir gastos o quanto antes sem se arriscarem em perder qualidade de atendimento.
Essa redução é possível porque a solução aposta em protocolos de rede que alteram o sinal de voz analógico para digital, como explicamos no começo do artigo. Assim, ele é transmitido para o receptor com tarifas moderadas e muito mais em conta do que as que são cobradas por ligações locais.
As chamadas DDD e DDI ficam mais acessíveis e, por este motivo, podem ser realizadas com mais frequência e em qualquer horário desejado.
O VoIP ainda possui inúmeras outras vantagens como qualidade e otimização de ligações, possibilidade de aumento de produtividade e etc. Aqui no blog temos mais artigos sobre esses assuntos.
E aí, está convencido que seu home office só tem a ganhar utilizando a telefonia VoIP?
Se estiver precisando de ajuda é só entrar em contato com um de nossos colaboradores que a Nvoip está preparada para oferecer a você o melhor serviço VoIP do Brasil!