Alessandra Oliveira

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5 vantagens do VoIP para o seu home office

Em tempos de pandemia, estamos todos preocupados com nossa segurança e o bem estar de colaboradores e clientes. Alguns negócios conseguem operar remotamente sem prejudicar sua rotina.

Outros precisam se reformular para seguir essa linha. E grande parte dessas empresas se mantém em home office com a ajuda da tecnologia VoIP.

Se sua empresa ainda utiliza uma telefonia convencional, provavelmente estar em home office tem dificultado muito a sua vida. Além de estar pagando uma conta alta no final do mês, sustentar um call center dessa maneira não é nada fácil.

Por isso, se seu negócio precisa funcionar remotamente, a solução é a telefonia VoIP.

Hoje nós vamos apresentar a você 5 dicas de como essa tecnologia pode ajudar sua empresa a operar em home office.

E até o final da leitura você vai entender como é vantajoso mudar seu sistema de telefonia. Vamos lá!

O que é home office?

O home office é um modo de trabalho remoto. E embora a tradução literal implique que o trabalho seja executado de casa, não significa que o colaborador esteja de fato em seu domicílio.

Alguns optam por trabalharem em cafés que disponibilizam também o serviço de internet, por exemplo.

Atualmente, o home office deixou de ser um projeto futuro de várias empresas que já cogitavam a possibilidade de operar desse modo e tornou-se indispensável para que seus negócios não parassem devido a pandemia do novo coronavírus Covid-19.

O home office, que já estava atrelado à ideia de qualidade de vida, hoje significa segurança aos trabalhadores e produção eficaz às empresas. Unindo princípios básicos para o bom funcionamento do seu negócio, esse é um modelo operacional que merece o seu investimento.

O que é a telefonia VoIP?

Se você utiliza a telefonia convencional, você deve estar acostumado com um cabeamento bem complexo.

Para que todos os telefones da sua empresa funcionem precisa que tenha bastante fio envolvido nesse processo, não é verdade? O VoIP ou Voz sobre Protocolo de internet, transforma suas chamadas em dados virtuais que são transferidos pela internet. Sem fios.

É uma maneira eficiente de realizar suas ligações, sem a dor de cabeça das muitas manutenções que temos que nos preocupar em realizar ao usarmos a telefonia comum.

Explicando melhor, o VoIP é uma tecnologia que permite a transmissão de voz por IP, os protocolos de internet. 

Isso significa que ele transforma os sinais de áudio analógicos, ou seja, a sua voz de uma chamada, em dados digitais. E esses dados digitais são transferidos através da Internet.

Dando um exemplo prático de como funciona é só você pensar nas chamadas que costuma fazer através de aplicativos populares como o WhatsApp, Skype, Facebook Messenger e etc.

E agora, está ficando mais claro o motivo do VoIP se encaixar tão bem em seu home office? Vamos então às vias de fato e lhe apresentar os 5 motivos que fazem do VoIP a opção mais assertiva para o seu home office.

1. Mobilidade para a sua empresa

Já vamos iniciar nossa lista com o que há de mais importante no VoIP para o seu home office: a mobilidade! O VoIP permite que você utilize o sistema de qualquer lugar em que esteja, desde que possua acesso à internet.

Na Nvoip, por exemplo, você pode utilizá-lo por computadores, telefones celular, telefones IP, telefones fixo ou direcionar para o seu PABX.

Desse modo, basta você fornecer à sua equipe em home office, os meios para que executem suas tarefas de onde estiverem, em segurança.

E aí você pode estar se perguntando: mas como eu vou fornecer ao meu cliente um número para ligar para a empresa, se cada colaborador está em um local? A resposta é o nosso próximo tópico!

2. Número virtual único

Essa é mais uma vantagem fantástica que o VoIP pode oferecer à sua empresa que precisa operar em home office: o número virtual único.

O número virtual é um número de telefone vinculado a uma linha SIP (Session Initiation Protocol). É um número com funções comuns em que você recebe chamadas do mesmo modo que com um número convencional. 

Mas, claro, com algumas vantagens que vão além do que você conhece sobre telefonia.

O que o difere é que ele recebe chamadas ou pode roteá-las para um número específico do usuário. Isso sem a necessidade de estar vinculado a uma linha telefônica comum.

As chamadas para esse número são tratadas remotamente e encaminhadas de acordo com regras definidas pelo usuário. 

Ou seja, você pode manter um único número e atendê-lo de locais diferentes simultaneamente. Seus colaboradores em home office poderão, de suas casas, atender ligações destinadas à sua empresa. Não é o máximo? 

Ter um único número vinculado aos dispositivos dos operadores de sua empresa parece algo muito bom. Mas imagino que agora a sua preocupação é sobre ter que alterar seu número, já conhecido por seus clientes, da telefonia convencional para o do VoIP.

E é aí que entramos no próximo tópico. Siga a leitura.

3. Portabilidade de seu número fixo

Não precisa se preocupar, o VoIP permite que você faça a portabilidade do seu número fixo.

Dessa maneira você pode continuar recebendo suas ligações sem precisar alterar o seu número, já conhecido pelos consumidores, e nem ter a dor de cabeça de pensar em mudá-lo nas especificações de seus produtos ou mídias já divulgadas. Imagina quanto trabalho você teria!

A tecnologia permite que a portabilidade seja realizada de maneira simples, prática e rápida. O processo é totalmente seguro e preserva todas as informações particulares da organização, sem qualquer interferência.

Em pouco tempo, as ligações podem ser retomadas e o negócio não perde tempo e nem realiza gastos desnecessários com chamadas enquanto aguarda a portabilidade.

Em relação a outras soluções, inclusive, esta é a que apresenta um tempo menor de implementação e espera.

E na Nvoip, de acordo com a sua região, fazer a portabilidade de seu número é sem custos. Seu home office já tem tudo para funcionar perfeitamente. Mas ainda temos mais vantagens para apresentar a você nos próximos tópicos.

4. Integração a outros sistemas

Por ser uma tecnologia que utiliza a internet, o VoIP pode se integrar a diversos sistemas muito úteis para a sua empresa em home office ou não. Isso se dá através de uma API, Application Programming Interface ou Interface de Programação de Aplicação. 

A API é um conjunto de instruções que possibilitam a integração entre dois sistemas. O mais usual é conectar o VoIP a uma plataforma de CRM – Customer Relationship Management.

Traduzido para ‘gestão de relacionamento com o cliente’, esse é um sistema que envolve estratégias, práticas de negócio e tecnologias voltadas para o relacionamento com o cliente.

Quando seu operador recebe uma ligação, o sistema consulta o histórico do número em questão e apresenta dados importantes como preferências do cliente, últimas solicitações, faturas pendentes e etc.

E isso facilita muito o seu trabalho em home office. Mesmo distante do local físico de sua empresa, seus atendentes têm todos os dados do consumidor disponíveis em sua tela. 

Claro que o CRM foi apenas um exemplo. O VoIP se integra com muitos outros softwares. A API da Nvoip é compatível com qualquer linguagem e se integra facilmente a diversos sistemas. 

E agora que já te mostramos essas vantagens você deve querer saber qual o custo disso tudo. E aí vem a surpresa do nosso último tópico.

5. Mais economia para a sua empresa

Chegamos até aqui e guardamos o melhor para o final: a economia. Quando o assunto é número virtual VoIP, uma vantagem expressiva é mesmo a redução de custos. E não se trata da economia de um valor apenas sazonal. Estamos falando de uma economia mensal de até 70%. 

Ou seja, o VoIP é uma excelente iniciativa para empresas que estão em home office e realmente precisam diminuir gastos o quanto antes sem se arriscarem em perder qualidade de atendimento.

Essa redução é possível porque a solução aposta em protocolos de rede que alteram o sinal de voz analógico para digital, como explicamos no começo do artigo. Assim, ele é transmitido para o receptor com tarifas moderadas e muito mais em conta do que as que são cobradas por ligações locais. 

As chamadas DDD e DDI ficam mais acessíveis e, por este motivo, podem ser realizadas com mais frequência e em qualquer horário desejado. 

O VoIP ainda possui inúmeras outras vantagens como qualidade e otimização de ligações, possibilidade de aumento de produtividade e etc. Aqui no blog temos mais artigos sobre esses assuntos.

E aí, está convencido que seu home office só tem a ganhar utilizando a telefonia VoIP? 

Se estiver precisando de ajuda é só entrar em contato com um de nossos colaboradores que a Nvoip está preparada para oferecer a você o melhor serviço VoIP do Brasil!

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