Alessandra Oliveira

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5 vantagens do VoIP sobre o PABX físico

O PABX físico vem caindo gradualmente em desuso à medida que novas tecnologias vão surgindo. Hoje, existem recursos que são extremamente valiosos para o atendimento de uma empresa e que não é possível integrá-los ao seu PABX físico.

Você pode ter construído uma equipe de atendimento excelente em sua empresa e se orgulhar muito disso. Porém, se os sistemas utilizados em seu negócio não oferecem aos seus colaboradores e clientes uma rede capaz de ajudar a atender a sua demanda, é como jogar fora todo potencial que vocês poderiam alcançar.

Se está pensando em se atualizar, dar uma cara nova ao seu sistema de atendimento, desafogar linhas e ter uma ótima qualidade em chamadas; a sua solução é o VoIP! Esse sistema de telefonia virtual que é utilizado por muitas empresas e call centers que buscam dar o melhor em atendimento para se destacarem no mercado.

Se você ainda não conhece as vantagens que o VoIP pode agregar ao seu negócio, continue a leitura que vamos te dar 5 motivos para mudar sua telefonia hoje mesmo! Vamos lá!

Como funciona o PABX?

O PABX, do termo inglês “Private Automatic Branch Exchange”, que em português seria algo como troca automática de ramais privados, tem exatamente essa função descritiva. É um dispositivo que foi desenvolvido para distribuir linhas telefônicas para diversos ramais e sua finalidade é ligar diferentes telefones a uma linha externa.

É o sistema de PABX que gerencia as ligações recebidas e realizadas por sua empresa. É através ele que torna-se possível encaminhar uma ligação a um setor específico, colocar ligação em espera, falar entre ramais etc.

Os tipos de PABX

Existem alguns tipos diferentes de PABX. Os que funcionam por linhas telefônicas convencionais e os que utilizam a telefonia virtual, o VoIP.

No caso do PABX físico ou PABX analógico, ele recebe linhas convencionais por intermédio de empresas de telefonia fixa e seus ramais não oferecem recursos avançados. É um sistema que necessita de manutenções periódicas e suporte técnico qualificado. 

Além disso o suporte deve ser físico, ou seja, é necessário que um profissional se desloque até sua empresa no caso de existir algum problema.

Entre as funções desse sistema, estão:

  • gestão das ligações internas e externas;
  • chamada em espera;
  • identificador de chamadas;
  • bloqueio de ligações a cobrar.

Evoluindo um pouco, temos o PABX digital que é parecido com o PABX analógico mas com aplicações mais modernas. Funciona melhor com linhas digitais de operadoras que fornecem o sistema em fibra ótica ou até mesmo o VoIP. Dando às ligações uma melhor qualidade e sem os ruídos de uma telefonia convencional.

Assim como o PABX físico, o PABX digital requer uma manutenção periódica e especializada para garantir o bom funcionamento. Ele apresenta as mesmas funcionalidades, acrescidas de:

  • discagens diretas para ramais (DDR);
  • entroncamento digital — interconexão entre centrais telefônicas por intermédio de recursos digitais de transmissão — e conexão a linhas fixas;
  • ligações simultâneas de um mesmo número.
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Já com o PABX híbrido, assim como a nomenclatura, é um sistema que torna possível integrar as qualidades do PABX analógico e do digital, utilizando cada um de acordo com a necessidade. Portanto, as suas funcionalidades são as do PABX analógico e a do PABX digital. Em momentos de transição esse PABX pode ser uma boa opção. 

E agora vamos falar dos PABX que são os principais motivos deste artigo, aqueles que utilizam a telefonia VoIP. Então vamos dedicar os próximos blocos para falar sobre eles. 

O PABX e a tecnologia VoIP

A telefonia VoIP ganhou o mercado por ser uma tecnologia que permite que suas ligações sejam realizadas e recebidas através da internet. Dessa forma, ao transformar a voz (analógica) em dados digitais transmitidos virtualmente, você tem múltiplas possibilidades de acrescentar recursos à sua telefonia.

O PABX IP possui uma rede integrada em uma única interface, o que torna sua instalação e utilização mais simples e rápida. O PABX IP funciona somente com linhas de operadoras VoIP. O PABX Cloud é um tipo de PABX muito similar ao PABX IP. Porém, as informações coletadas não são armazenadas em um hardware e sim, em um software nas nuvens. 

E quais as vantagens desses PABX que utilizam VoIP, sobre os PABX com outro tipo de telefonia?

1. URA

O carro chefe do PABX virtual, certamente é a Unidade de Resposta Audível, a URA. Esse recurso permite, através de gravações de áudio, atender automaticamente suas chamadas e encaminhá-las ao setor correspondente.

Com a URA, sua empresa assume um ar mais profissional, oferecendo um atendimento virtual com menu interativo, fila de espera e disponibilizando informações importantes ao seu consumidor. Uma maneira eficiente de desafogar suas linhas telefônicas com pouca interferência humana, agilizando processos e otimizando o tempo de sua equipe.

Saiba tudo sobre URA clicando aqui.

2. Ligações gratuitas entre ramais

Sua empresa possui filial e a comunicação entre ela e a matriz é intensa? Não pague nada por isso! Com o VoIP você consegue conectar os sistemas e é capaz de interligar as suas sedes independente da localidade em que elas estejam. Além disso, com o número virtual, mesmo que sua filial esteja em outra cidade, sua empresa pode ter um único número.

3. Integração de sistemas

O VoIP possibilita que seu PABX integre-se a outros sistemas que são capazes de ajudar sua equipe de atendimento de qualquer departamento. De maneira simples, você pode unir sua telefonia a uma plataforma de CRM, por exemplo, e ter em tempo real todos os dados do cliente disponíveis na tela de seu colaborador.

Isso agiliza o processo de atendimento, e deixa o cliente satisfeito sem ter que responder às mesmas perguntas ou relatar todo o seu problema diversas vezes.

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Claro que existem outros sistemas que você pode integrar ao seu PABX virtual e tirar proveito dos inúmeros recursos disponíveis. Uma pesquisa rápida no Google e você consegue identificar quais softwares ajudam melhor ao tipo de segmento de sua empresa.

4. Economia

VoIP já é sinônimo de economia. Ter uma telefonia virtual, permite que ao contratar o serviço com operadoras VoIP, você perceba instantaneamente como as taxas são mais baixas. E você paga de acordo com o que você usa.

Além de ter taxas mais baixas que a telefonia convencional, nos itens citados acima sobre as vantagens desse sistema, você pode reconhecer como o VoIP abre caminho para economia de outras formas.

Com a URA você não precisa de um atendente específico para encaminhar suas chamadas. Com o VoIP e número virtual, você possui um único número para suas filiais e matriz e ainda pode ligar gratuitamente entre elas através dos sistemas conectados. 

Você integra sua telefonia a diversos sistemas que otimizam o tempo de suas chamadas, desafogando seus colaboradores e tirando a necessidade de aumentar a equipe para suprir a demanda.

5. Manutenção remota

Se está com algum problema e precisa de manutenção, nada de esperar por horas um técnico comparecer à porta da sua empresa. Com o VoIP tudo é resolvido de maneira remota, na hora em que você precisar. Sem perder um tempo precioso de seu negócio.

A telefonia virtual ainda oferece outros muitos recursos úteis como gravação de ligação, coleta de dados em tempo real, relatórios detalhados de suas chamadas etc. São mais vantagens que você pode usufruir e elevar o nível de atendimento de sua empresa. 

Se você quer saber mais sobre o VoIP, aqui no blog temos muitos artigos que podem te ajudar a conhecer mais sobre essa tecnologia fantástica. E se você quer saber como implementá-la em seu negócio, fale com um de nossos colaboradores. A Nvoip está pronta para ajudar sua empresa a decolar!

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