Lisandra Queiroga

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Qual a velocidade de internet ideal para VoIP?

As ligações telefônicas ainda são o principal canal para a comunicação entre cliente e empresa. Devido a sua importância e com os avanços da tecnologia em comunicação, muitas empresas estão migrando para o sistema VoIP. Afinal, o serviço oferece muitas vantagens. Se você é uma dessas pessoas que está pensando em mudar, deve se atentar na velocidade de Internet ideal para VoIP.

Neste artigo, vamos mostrar os principais requisitos de internet que você vai precisar para ter uma boa qualidade no VoIP. 

Como a velocidade da Internet afeta seu negócio 

Você já deve ter percebido que, quando faz muita coisa ao mesmo tempo pela internet, como assistir vídeos e baixar arquivos – a velocidade começar a cair.  

Como a telefonia VoIP é uma tecnologia que transmite sinais de áudio por meio da internet, seu uso está diretamente associado à conexão online. E quando você usa o VoIP, tem que enviar e receber informações na mesma proporção. 

Assim, sua voz tem que ser enviada para a internet bem como a voz da pessoa com quem você está falando precisa ser recebida da internet. Por isso, é necessário ter a mesma velocidade no envio e recebimento (download e upload).

Então, se sua internet falha durante uma ligação, você percebe o problema no mesmo instante, com um picotamento, eco, robotização de voz e até o famoso delay, caso os pacotes estejam ficando presos pelo limitador de banda de seu link e enviados com atraso. 

Isso pode causar prejuízos ao seu negócio, que depende da comunicação em tempo real. E sabemos que uma experiência ruim numa ligação pode ter impacto negativo sobre sua marca. 

Por isso, antes de contratar VoIP, é importante determinar qual a largura de banda necessária para suportar seu sistema de telefonia VoIP. 

O que é largura de banda? 

A velocidade da sua Internet, também conhecida por “largura de banda”, é a velocidade que você tem direito de usar para enviar e receber dados através do acesso fornecido por seu provedor. 

Em outras palavras, largura de banda é à taxa em que os dados são enviados ou transferidos através de uma conexão sem fio ou com fio. 

Para entender melhor o conceito, vamos a um exemplo. Pense nisso como se fosse um encanamento. Largura de banda é semelhante à largura do tubo que transporta a água (dados). Quanto maior o tubo ou maior sua largura, maior a quantidade de água (dados) que pode fluir através dele em um determinado período de tempo. Dessa forma ficou mais claro, certo?!

Então, se você quiser garantir que as coisas funcionem sem problemas, certifique-se de ter um serviço de Internet que oferece largura de banda suficiente para gerenciar suas chamadas VoIP. 

Por que a largura de banda é importante para velocidade de internet? 

Sistemas de telefonia VoIP encaminham chamadas através da Internet. Assim, como os telefones VoIP dependem do serviço de Internet, é imprescindível escolher um serviço que ofereça maior quantidade de largura de banda.  

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Caso contrário, você pode enfrentar problemas de chamadas de má qualidade, atrasos ou até ligações que caem com frequência. 

Como calcular a velocidade de Internet ideal para VoIP na sua empresa? 

A velocidade de Internet  ideal para VoIP depende do volume de chamadas que você faz e recebe. Para efeitos de cálculo, o melhor é considerar o seu volume de chamadas de pico e verificar se o seu serviço de Internet é o suficiente durante as horas mais movimentadas. 

Também é importante considerar suas outras atividades online. A navegação na web e o acesso aos e-mails não tem muito impacto. Mas as chamadas de vídeo, streaming e transferência de arquivos grandes podem consumir de 3 a 20 vezes o requisito de largura de banda de uma chamada de áudio. Portanto, é importante que você leve isso em consideração para determinar a velocidade de Internet. 

Você não precisa ser um especialista para testar se sua conexão está pronta para lidar com um serviço VoIP. Mesmo assim é importante ter uma boa referência sobre a melhor qualidade que você precisa. 

Quantos Mbps preciso contratar? 

Para quem realiza muitas ligações através do VoIP, o ideal é que para cada 16 agentes, seja usado um link convencional de 30 Mbps de download e 3 Mbps de upload ou um link dedicado de 1 Mbps. Dessa forma o atendimento pode ser feito até o final e você não corre o risco de sofrer com falhas na conectividade e qualidade da ligação. 

A importância da estabilidade 

Mas velocidade não é tudo. Uma outra característica relevante para o desempenho do VoIP é a estabilidade do link, ou seja, sua capacidade de fazer a troca de dados sem perda de informação ou picos de indisponibilidade. 

Isso é ainda mais importante quando o funcionário está em contato com o cliente. Afinal, uma ligação que cai no meio de um atendimento prejudica a conversão e deixa uma imagem ruim do serviço para o público. 

Nesse caso, um link dedicado pode favorecer o negócio — uma conexão exclusiva de internet que não precisa, portanto, ser compartilhada com outros clientes, como acontece na contratação de link compartilhado. 

A importância de contar com um bom fornecedor de VoIP 

Escolher um fornecedor de qualidade é muito importante no momento da implementação, utilização e manutenção da tecnologia VoIP. A escolha do parceiro errado pode trazer experiências indesejadas e frustração. Não é incomum encontrar usuários que acreditam que a tecnologia não funciona. E essa crença errônea poderia ter sido evitada se a escolha do fornecedor tivesse sido adequada. 

Felizmente, quem não é preparado dificilmente permanece em um mercado tão exigente quanto este. 

Então, que tal contar com a assistência de uma empresa preparada hoje mesmo? Entre em contato conosco para conhecer melhor os serviços de VoIP oferecidos pela Nvoip. Para contratar basta acessar a nossa página de planos e escolher o que melhor te atende. 

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