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Venda consultiva: você seria um bom consultor?

Você já ouviu dizer que conselho não se dá, se vende? Pois é, podemos entender que a venda consultiva dá bons conselhos aos clientes. Quer entender melhor? 

O termo vendas consultivas surgiu na década de 70 no livro Consultative Selling escrito por Mack Hanan. Esse livro descreve a atuação do vendedor como um consultor expert. Ou seja, o vendedor é alguém que conhece bem o que vende e, ao descobrir as necessidades do cliente sabe bem como atendê-lo. 

Ele tem o papel de descobrir através de perguntas, quais são as necessidades do lead. Através das respostar que obtêm, ele indica o melhor produto ou serviço para resolver aquela dor específica.

E é exatamente por isso que o vendedor consegue criar valor para o cliente.

Ao doar informações estratégicas, sua equipe de vendas vai se posicionar como alguém que busca ajudar o cliente, melhorando o relacionamento entre eles.

Dessa forma, podemos entender que o Spin Selling é um aprimoramento da Venda Consultiva para quem realiza vendas complexas.

Você pode ler mais sobre no artigo que indicamos. Mas se você quer é saber como fazer vendas consultivas, continue a leitura!

Identificando o perfil

Esse é o primeiro passo para começar uma venda consultiva. Você já percebeu como é difícil estabelecer uma comunicação com o interlocutor quando não se tem nenhuma informação sobre ele? É muito mais fácil conversar quando já conhecemos alguém há algum tempo, não é? 

O mesmo acontece nas vendas. O vendedor precisa sondar antes de começar a bombardear o lead com perguntas.

Você ficaria confortável em responder várias perguntas e engajar em uma conversa com uma pessoa estranha? Provavelmente não, ainda mais se forem vendas B2B. 

Então é preciso quebrar o gelo, como a gente gosta de dizer. Somente assim você consegue criar uma conexão real com o cliente.

Seja interessado e curioso

Quando alguém parece honestamente preocupado com algum problema que estamos enfrentando, nos sentimos mais à vontade e confiantes para abrir o jogo. 

O mesmo acontece nessa situação. Você já sabe que aquele lead está com algum problema. Principalmente se ele chegou até você pelo Inbound.

Portanto, mostre que você está interessado em entender melhor a necessidade dele e que está disposto a ajudar. 

Caso essa etapa seja pulada, o vendedor corre o risco de oferecer uma solução que não é atraente para o lead e isso pode fazer com que ele desista da compra. 

Lembre-se: na venda consultiva o vendedor atua como um consultor. Ele não deve empurrar nenhuma venda para o cliente.

E a falta de interesse e curiosidade pelos desejos e necessidades do lead podem causar impressão de que o vendedor está apenas preocupado em terminar logo com a venda.

Portanto, pergunte e deixe o seu contato falar!

Quer saber quais são as técnicas que melhoram a atenção com seu cliente e te ajuda a melhorar o atendimento, que consequentemente aumenta o número de clientes prospectados? Pois bem, temos um artigo sobre funil de vendas que pode te ajudar.

Personalize

Nem sempre podemos encaixar uma situação em uma solução geral. Na verdade, quase nunca. Portanto, é preciso mostrar que você realmente entendeu a dor do seu cliente.

É possível mostrar isso ao voltar perguntas para ele. Mas ações dizem mais do que palavras. Então monte uma proposta personalizada ou mostre como você pode oferecer uma solução para aquele lead.

Isso fará com que ele se sinta especial e estreite ainda mais a relação com você. 

E lembre-se de sempre consultar o lead. Pode ser que aquele projeto faça sentido para você e não para ele. Portanto pergunte, consulte. 

E caso surja um novo fator no meio do caminho, adapte a solução a fim de atender mais adequadamente as necessidades atuais do futuro cliente.

Saiba driblar objeções com empatia

Pode acontecer do seu contato contestar a solução que você sugeriu. Isso costuma acontecer quando o lead ainda não está no fundo de funil.

Nesse caso é preciso alinhar a estratégia com a equipe de marketing, pois as informações divulgadas devem condizer com os serviços/ produtos vendidos.

Mas esse é apenas um dos motivos. As objeções podem acontecer por diversos motivos. O importante é entender qual é o problema através da simpatia e da empatia.

Isso faz com que o vendedor aja de maneira ética e respeitosa, pois se põe no lugar do cliente.

Agora que você já sabe o perfil desse tipo de vendedor, vamos te contar a importância dessa prática para o desenvolvimento das empresas, ok?

Venda consultiva: você seria um bom consultor?

A venda consultiva é a união de duas habilidades: vender e dar consultorias.

Dessa forma, você consegue melhorar a experiência do seu cliente e, consequentemente, o seu desempenho do seu negócio no mercado.

Por se tratar de uma prática que tem como objetivo interagir de forma mais assertiva com o  público-alvo, a venda consultiva é capaz de promover bons resultados para sua empresa.

Você sabia que mesmo tendo várias formas (gratuitas e pagas) de promover sua, o feedback positivo de um cliente para o outro ainda é a forma mais importante?

Pois bem, imagine que ao oferecer uma venda consultiva ao seu público, sua equipe de atendimento pode estar proporcionando uma experiência e um serviço que ele ainda não teve. 

Imaginou?

Então, agora se coloque no lugar desse cliente, e pense como seria mais fácil  receber esse tipo de atenção. 

Agora você já sabe como essa prática pode otimizar e muito a capacidade e o desempenho das empresas. 

Considerações

Então, você acha que tem o perfil certo para fazer uma venda consultiva? ou que melhorar seu conhecimento sobre operações de vendas?

Então, se suas respostas foram sim, basta continuar acompanhando nosso blog e ficar por dentro dos principais assuntos sobre esse tema. 

Por fim, continue expandindo seu conhecimento e se preparando para o mercado. 

Até a proxima!

Lívia Amorim

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