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Vendas conversacionais: porque utilizar chatbots no seu negócio

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Se engana quem pensa que vender online é tarefa fácil. Quem compra pela internet, espera ser atendido com rapidez e qualidade. Mas como atender a todos diante de uma alta demanda de mensagens? As vendas conversacionais podem te ajudar. Entenda melhor no decorrer deste artigo.

Antes de tudo, as vendas conversacionais são aquelas feitas por meio de aplicativos de mensagem, como por exemplo: Facebook, WhatsApp ou chat. O uso dessas ferramentas quebram as barreiras físicas de uma boa comunicação. 

Com o mundo cada vez mais digital, estar presente nas redes sociais passa a ser uma necessidade para as empresas. Isto porque hoje, grande parte do público está na internet.

Desde o início da pandemia, as vendas online aumentaram.

De acordo com uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), comparado com 2019, as vendas em e-commerces cresceram 68%.

Diante dessa nova realidade, foi preciso se adaptar e muitas vezes recorrer a tecnologia e ferramentas para automatizar o processo de atendimento. É aí que entram os chatbots.

Vendas conversacionais por chatbots

Como o próprio nome já diz, um chatbot é um bate-papo feito por um robô. Ou seja, um software programado para dialogar com os clientes. 

Por meio da inteligência artificial é possível cadastrar mensagens rápidas, de acordo com as necessidades do seu cliente e do seu negócio. Além disso, você consegue atender vários clientes de forma simultânea e instantânea.

Sendo assim, caso um cliente tenha alguma dúvida simples sobre a sua empresa, um chatbot poderá facilmente respondê-lo. Se for necessário, a solicitação pode ser transferida para um atendente humano. É o que chamamos de atendimento híbrido.

Este tipo de ferramenta também faz com que o seu negócio funcione 24 horas por dia, 7 dias por semana. 

Vamos supor que um cliente entre em contato com a sua empresa após o horário de trabalho, ou até mesmo num feriado. Talvez ele teria que esperar até o dia seguinte para ser atendido.

Nesse caso, você pode programar o seu chatbot para oferecer este primeiro atendimento de forma imediata e responder algumas perguntas sobre a empresa. Dessa forma, o seu cliente ficará mais satisfeito.

Benefícios de utilizar chatbots

De acordo com uma pesquisa da IBM, 99% dos entrevistados disseram ter um aumento na satisfação do cliente, como resultado do uso de chatbots.

Otimizar o seu tempo de resposta é uma das principais vantagens de utilizar chatbots. Além disso, o software também contribui para economia de tempo e aumento do desempenho da sua equipe.

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Confira mais benefícios abaixo:

1 – Agilidade no atendimento

Como já falamos antes, os chatbots podem atender 2 ou mais clientes ao mesmo tempo. Ou seja, os seus leads não precisam esperar por atendimento, nem enfrentar filas.

2 – Atendimento personalizado

Com as vendas conversacionais é possível criar diálogos reais e personalizados que contribuem para manter uma conexão entre o público e a marca. Ou seja, você pode adequar a ferramenta com a linguagem do seu negócio.

E que tal colocar emojis ou figurinhas? Estes são recursos contribuem para personalizar o atendimento. Mas cuidado, todo excesso pode ser prejudicial. 

Dessa forma, ao atender de forma humanizada, você irá oferecer uma boa experiência de compra aos seus clientes.

3 – Redução nos custos

Deixar uma pessoa responsável para responder a todos os clientes gastaria muito tempo e recursos. Empresas que utilizam chatbots, podem reduzir em até 30% os custos do relacionamento com o cliente. É o que mostra o estudo da IBM

Isto acontece porque ao automatizar o processo de atendimento, você pode trabalhar com uma equipe reduzida. Dessa forma, o seu cliente só terá atendimento humano, caso seja necessário.

Vendas conversacionais na prática

Imagine só, ter que gastar várias horas por dia, enviando catálogo para os clientes, formas de pagamento, entre outros. Haja tempo, não é mesmo?

Um chatbot pode enviar essas informações, interagir com os clientes, realizar pesquisas de satisfação e muito mais.

O software é uma ferramenta valiosa para as empresas e pode ser usado nos canais de comunicação do seu negócio. Para melhorar ainda mais o seu atendimento, utilize o chatbot com uma plataforma de atendimento como a da Poli

Essa é uma estratégia para alcançar ainda mais clientes utilizando as redes sociais. Ou seja, é estar presente onde o seu lead está. Mas para que isso seja feito de forma assertiva é preciso conhecer melhor seu público. 

Sabe aquele cliente que ao esperar para ser atendido, acaba enviando mensagem em dois canais diferentes?

Ao utilizar uma plataforma de atendimento, todos os canais de comunicação da sua empresa são unificados. Ou seja, quando um cliente entrar em contato pelo Facebook, chat ou WhatsApp, as mensagens estarão reunidas em um só lugar. 

Com isso, você irá oferecer uma experiência única e singular aos seus clientes. Além de evitar que a informação fique dispersa e um canal vire rival do outro.

Para conhecer mais benefícios de uma plataforma de atendimento para empresas, confira esse post da Poli: 4 motivos para ter uma plataforma de atendimento.

Realize pesquisas de satisfação

Ter um feedback dos clientes é essencial para saber como está o funcionamento da empresa, produtos e serviços, ou até mesmo um atendimento específico. 

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Os chatbots conseguem realizar essa pesquisa de satisfação, de forma simples e rápida, após um atendimento ou compra. 

As pesquisas contribuem para coletar dados importantes dos clientes, além de ser uma estratégia para gestão da empresa. Isto porque por meio dela é possível elaborar novas estratégias que irão valorizar ainda mais a jornada de compra do seu público. 

A ferramenta é essencial para fidelizar os clientes e a marca. Além de contribuir para elaborar ações para otimizar e tornar eficaz os processos da empresa.

Agora você já sabe o que são vendas conversacionais, chatbots e a importância de utilizar essa estratégia na sua empresa.

Até a próxima!

Esse Guest Post foi escrito em parceria com a Poli, uma empresa de tecnologia que vem revolucionando a forma como as empresas se comunicam com os clientes.

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