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Virtual call: saiba os benefícios

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A virtual call, ou ligação virtual, é um canal de comunicação muito eficiente, sobretudo para empresas que querem trocar informações de forma rápida. Seja com o cliente, fornecedores, ou até mesmo para demandas internas. Saiba mais sobre isso no texto de hoje.

Esse canal faz parte de uma boa estratégia omnichannel, além de também integrar a versão mais recente e efetiva dos serviços de atendimento, conhecido como SAC 4.0.

Investir em novas tecnologias é essencial para se destacar frente à concorrência e sempre apresentar um serviço de qualidade para todos os clientes. 

A seguir, vamos te apresentar todas as considerações a respeito da virtual call e os benefícios que são agregados por esse canal. Acompanhe.

O que é virtual call?

A virtual call, ou apenas ligação virtual, é um ponto de contato que pode ser usado na comunicação pessoal ou empresarial.

Este tipo de ligação pode auxiliar bastante na implementação de uma operação automatizada e funcional.

Sendo assim, a característica de uma virtual call é o uso da internet como meio para a troca de informações pelo telefone.

VoIP é a tecnologia que permite que a virtual call.

De forma técnica, o que ocorre é a conversão da voz analógica em sinais digitais, permitindo que seus usuários recebam e realizem ligações através da internet.

Além disso, dependendo da plataforma que você usa, ainda terá como benefício complementar a melhoria na gestão do atendimento.

Por exemplo, o gestor tem acesso a um histórico completo, gravação das chamadas para consulta e inteligência de dados da equipe e do cliente.

E sabemos que, hoje, os dados são essenciais para a correta gestão de um negócio, principalmente no processo de atendimento.

Por essas e outras, as ligações online estão se tornando cada vez mais comuns. Mas pouca gente sabe qual a tecnologia que faz essa “mágica” acontecer…

Como solução corporativa, a ligação virtual permite que os consumidores tenham acesso a um atendimento ágil e eficiente.

Esse tipo de ligação é muito útil para call centers em nuvem, por exemplo.

Casos de uso

Também é muito válido destacar o quanto esse tipo de chamada tem sido relevante no contexto de trabalho em home office e/ou híbrido.

Para as empresas e colaboradores que já não seguem o modelo “tradicional” de trabalho, foi uma forma de manter esse canal de atendimento em pleno funcionamento.

Além de, claro, ter mais independência na hora de escolher o aparelho para fazer a ligação. Já que uma virtual call pode ser feita pelo computador, celular, tablet e, até mesmo, pelo telefone fixo.

Ter essa facilidade para executar tarefas do dia a dia, principalmente no que diz respeito a um atendimento ao cliente é fundamental.

Outro diferencial desse tipo de chamada em empresas é o baixo custo.

Com um sistema de telefonia virtual você só precisa utilizar um pacote de internet (seja móvel ou wi-fi). Sem depender de toda uma estrutura física para isso ou assistência técnica presencial.

Todo a configuração pode ser feita de maneira remota e rápida, o que também foi um ponto positivo na mudança abrupta para o trabalho remoto em 2020.

Aparelhos e apps para fazer chamadas online

Bom, também é importante deixar registrado todas as alternativas que você tem na hora de fazer uma virtual call.

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Basicamente, existem duas formas de realizar ligações pela internet: usando um aparelho específico ou aplicativo.

Um aparelho VoIP é um equipamento que permite emular um telefone convencional, com base em softwares de interface semelhantes ao telefone comum, mas que estão ligados na rede de computadores.

A exemplo desses aparelhos temos:

Além destes, você também pode usar os aplicativos (de celular ou no desktop), para realizar ligações usando dados de internet:

6 benefícios de uma virtual call

1. Melhor qualidade nas chamadas

Quando estamos falando de telefonia digital profissional (ou seja, com o serviço voltado à outras empresas), as rotas de saída das ligações são de alta performance, o que assegura a qualidade da chamada.

Para atender as exigência do mercado B2B, todo o serviço ofertado por operadoras de VoIP é diferenciado. Então, se você busca por estabilidade para a comunicação do seu negócio, é fundamental investir em uma empresa VoIP séria.

O modelo de VoIP grátis é mais recomendado ao uso pessoal, porém, no fim das contas, o ideal é o formato que atenda as especificidades do seu empreendimento, certo?

Sendo assim, análise com calma e cuidado, de modo a garantir o ROI esperado.

2. Mais controle e segurança

Controle e segurança são aspectos essenciais para o funcionamento de um call center.

Por isso, quando uma central de atendimento tradicional passa a usar o sistema de telefonia online, todo o processo operacional, que é o responsável pela coleta de informações e triagem do cliente, pode ser automatizado.

Com isso, você tem um ganho de produtividade em atividades burocráticas, além de centralizar as informações em um mesmo ambiente.

Desse modo, o benefício é duplo: os seus agentes terão mais tempo para se dedicar ao cliente (que é o protagonista do sucesso da sua empresa) e os consumidores terão um atendimento mais ágil.

Você também sabe que as informações de atendimento serão imparciais e podem ser consultadas a todo tempo. Com isso, o gestor consegue melhorar a abordagem (ou pitch) da equipe e melhorar resultados.

Ainda pode se prevenir em alguns inconvenientes, como processos judiciais e análise das partes. Ou seja, com as gravações de chamada, você tem muito mais do que um mero registro.

A dica é: não deixe dados valiosos “empoeirando” no seu sistema sem que tenha feito, ao menos, uma consulta.

3. Reduz custos com estrutura

Com um virtual call não é preciso investir em equipamentos e seus periféricos para ter uma estrutura de atendimento. Afinal de contas, como mencionamos, todo o processo de implementação é realizado via internet.

Com esse tipo de ligação, através de sistemas pré-pagos e livres de fidelidade que a Nvoip oferece, você consegue suprir as necessidades da sua empresa sem gastar com altas tarifas de ligação.

Além disso, o VoIP consegue reduzir o custo ao oferecer a contratação de vários ramais para um mesmo número, ligações gratuitas entre ramais internos, tarifação adequada ao perfil de consumo do cliente.

Saiba que antes de contratar um sistema capaz de transformar sua central de atendimento com a virtual call, é extremamente importante que você conheça a sua demanda de telefonia e tenha um bom acesso à internet.

Assim, fica mais fácil contratar um plano que gere satisfação e reduza ainda mais os seus custos operacionais.

4. Maior produtividade

Quando você implementa um serviço de atendimento automático no seu ambiente organizacional, imediatamente, a produtividade da sua equipe aumenta.

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O atendimento automático é um serviço correlato, que pode ser usado em conjunto com as ligações virtuais. No contexto da telefonia, você consegue ter uma URA para fazer o autoatendimento telefônico.

Além disso, você pode acompanhar a evolução e o desenvolvimento do seu time de atendentes, dando feedbacks mais detalhados e em posse de relatórios.

E esse é o tema do próximo item, siga a leitura.

5. Relatórios de acompanhamento

Com uma virtual call, todas as conversas realizadas nos canais de comunicação das empresas ficam armazenadas nos servidores da plataforma da sua operadora de telefonia.

Dessa forma, setores que usam os dados de atendimento e prospecção para alimentar estratégias e ações importantes (como é o caso de equipes de marketing), têm fácil acesso as informações.

Desse modo, você consegue melhorar o desempenho de campanhas, alcançando o seu público-alvo com mais assertividade.

A exemplo disso, temos o departamento de marketing, vendas, suporte ao cliente e customer service.   

Com isso, você tem um grande registro para consulta, que pode te ajudar, inclusive, na hora de tomar alguma decisão para o crescimento da empresa e melhorias na gestão.

6. Aumenta a confiança do cliente

Em síntese, a virtual call te oferta mais segurança na hora que seus clientes precisam compartilhar dados importantes como: RG, CPF, CNPJ e CNH.

Sabendo que as informações são respaldadas pelo registro, feito seguindo à Legislação da área e usado só para fins lícitos, pode passar mais confiança para os seus clientes.

Sobretudo porque estamos vivendo na era dos dados, todo cuidado é pouco.

Além disso, contar com uma plataforma digital de telefonia promove mais um canal de atendimento ao cliente, dando mais pluralidade para os meios de comunicação.

Bacana, né? 

Boas práticas

Ao longo deste texto, falamos os principais benefícios de uma virtual call.

Vale a pena ressaltar, antes de terminarmos esse assunto, que existe uma consequência muito interessante quando analisamos tudo que falamos até aqui: a experiência do cliente.

A experiência do cliente refere-se ao conjunto de percepções que ele tem ao manter qualquer tipo de relacionamento com a sua empresa. 

Portanto, com o uso das ferramentas corretas, uma equipe capacitada e um produto de qualidade, sem dúvidas você vai melhorar a jornada do cliente, oferecendo uma ótima experiência em todo o processo.

Considerações

Então, agora você já sabe o que é e como funciona um atendimento de virtual call, certo? 

Não é à toa que grandes empresas como a Nubank, por exemplo, tem seu trabalho voltado exclusivamente ao atendimento e resolução das principais demandas dos seus usuários, oferecendo um atendimento telefônico de excelência. 

A integração dos seus pontos de contato é essencial, com isso, a sua estratégia de atendimento fica muito mais robusta.

Então, se você quer saber mais sobre os planos e condições de uma telefonia digital, entre em contato com um dos nossos consultores e tire suas dúvidas. 

O sistema VoIP é hoje um dos melhores investimentos para você que quer expandir seu negócio e oferecer vantagens aos clientes.

Na Nvoip, você tem R$5 de créditos para testar a plataforma, basta se cadastrar no painel.

Curtiu esse conteúdo? Então continue acompanhando o nosso blog.

Até a próxima!

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