Time fechando um negócio em coworking.
Lívia Amorim

Lívia Amorim

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Você sabe o que é coworking? Conheça 6 vantagens de um coworking!

As pessoas estão cada vez mais conectadas e partilhando ideias. Por que então, não aplicar isso ao trabalho? Se você é um freelancer, tem uma startup, cansou do home office ou quer um incentivo e novas oportunidades saiba agora o que é coworking!

O que é coworking?

Diretamente falando, coworking é uma nova forma de trabalho que vem se popularizando no Brasil e no mundo. Nesse modelo de trabalho, profissionais de várias áreas dividem o ambiente uns com os outros e contribuem com criatividade, interatividade e troca de informações que levam a um crescimento conjunto e rápido.

Portanto, se você trabalha como freelancer, por exemplo, pode fazer vários contatos e conseguir grandes oportunidades. Ao mesmo tempo, se você tem uma startup, pode conseguir parcerias para alavancar o seu negócio e até mesmo, conseguir potenciais investidores que podem te ajudar a crescer e escalar. Além de que o pequeno empreendedor e o freelancer podem trocar experiências e serviços.

Claro, você também pode ser muito produtivo, principalmente se você é motivado por pessoas. Então, se todos estão trabalhando em suas mesas a tentação de descansar, parar toda hora para um cafezinho pode diminuir consideravelmente. Com um home office esses impulsos são muito mais difíceis de controlar.

Portanto, coworking é um olhar diferente para o ambiente de trabalho que reúne pessoas em busca de um ambiente inspirador e motivador.

De onde surgiu essa ideia?

O termo coworking surgiu em 1999. E em 2005, Brad Neuberg, um engenheiro de software, colocou a ideia em prática junto com seus amigos. Eles abriram um espaço chamado Hat Factory em São Francisco, EUA. Com isso, vários profissionais puderam trabalhar juntos e compartilhar experiências.

No Brasil, O Impact Hub inaugurou a tendência. Em 2007, Henrique Bussacos iniciou em São Paulo junto com o amigo Pablo Handl. Em 2010, surgiu o BeesOffice no Rio. Hoje em dia já são mais de 6 mil espaços de coworking espalhados pelo mundo.

O interesse pelo tema cresce constantemente, de acordo com o Google trends. Hoje em dia, há vários livros publicados e muitos artigos e vídeos,

Vantagens e Desvantagens

Como tudo na vida tem dois lados com o coworking não é muito diferente. Apesar de ser muito vantajoso, é possível que algumas características sejam desvantajosas. Por isso, listamos as principais vantagens e desvantagens de se juntar a um coworking.

Vantagens

1. Sem necessidade de investimentos

Como acontece com uma startup, home office, ou escritório convencional, é preciso ter um investimento pessoal. Nesse caso, tudo o que você precisa pensar é em levar seus pertences pessoais para trabalhar. Toda a estrutura do ambiente já está pronta e você não tem nenhum gasto com isso.

2. Nada de preocupação com manutenção e gerenciamento

Da mesma forma que é não necessário despender tempo nem dinheiro com investimentos iniciais, você também não precisa se preocupar com a manutenção. Nada de lista de compras, contas de água e luz, preocupação com telefonia, internet ou com higiene e funcionalidade do espaço. Você deve se preocupar apenas em manter o ambiente limpo, o que convenhamos, não é mais que obrigação para uma boa convivência, certo?

3. Chega de burocracias

Você não precisa se preocupar em alugar o espaço com uma imobiliária que, com certeza, vai precisar de vários documentos, assinaturas e comprovantes. Em geral, es espaços fornecem opções com fidelidade ou não. Basta você agendar uma visita. E, geralmente, se gostar, já pode começar a trabalhar no mesmo dia.

4. Foco e produtividade

Dessa forma, no coworking, o que você precisa é apenas focar no seu serviço. Por isso, a produtividade só tende a crescer, ainda mais porque você sabe que está investindo para ter um ambiente propício para seu desempenho.

5. Empurrãozinho no networking

No ambiente de coworking você vai estar em contato com diversas pessoas de diferentes personalidades e diferentes áreas de atuação. Nada melhor para criar contatos relevantes para aumentar o seu networking. Novas oportunidades batem à porta! Você pode também aproveitar o tempo que você gastava com burocracias para criar vínculos na hora do cafezinho.

6. A opção de escolha

No coworking, você pode escolher se vai todos os dias ou que horas chega e quando sai. Os administradores só precisam estar a parte. Havendo o agendamento, o espaço vai estar reservado pra você! Então, se estiver chovendo você pode ficar tomando um chocolate quente no conforto do seu home office! Além de tudo, você pode escolher qual coworking lhe agrada mais. Quem sabe não tem um pertinho da sua casa? Veja no fim desse artigo uma lista com alguns coworkings nas principais cidades do país.

Desvantagens

1. Dificuldade de concentração

Se você encontra dificuldades para concentrar, saiba que é provável que você escute algumas conversas ao seu lado. Principalmente se aquelas pessoas precisam se comunicar para trabalhar. Uma possível solução é escutar música, se você consegue se concentrar assim. Ou mesmo, aproveitar da flexibilidade que o coworking oferece e ir em horários diferentes ou sentar mais afastado dessas pessoas.

2. Organização

Caso você tenha optado por agendar algumas horas no coworking é preciso saber aproveitá-las da melhor forma possível. Isso exige um certo planejamento e organização.

3. Ergonomia

Com relação aos aparatos básicos você já sabe que não vai precisar se preocupar. Mas seus pertences pessoais são responsabilidade sua. Portanto, é possível guardá-los em armários, mas em muitos casos é preciso que você os carregue sempre. Porém, esse é um inconveniente simples de ser resolvido: Armazenamento na nuvem!

Lista de coworkings

Caso você tenha ficado interessado em agendar uma visita a um coworking, veja essa lista com os principais em São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR), Belo Horizonte e Juiz de Fora (MG). Clique nos links e verifique os planos e os serviços diretamente nos sites!

Nesse site você pode verificar uma lista nacional.

E então, entendeu o que é coworking? Que tal ajudar mais pessoas a conhecerem as vantagens dessa forma de trabalho? Compartilhe esse post no facebook e propague essa ideia!

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn