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Você sabe o que é URA?

Você já deve ter ligado para alguma empresa e ter sido atendido por uma gravação automatizada, não é? Muitas pessoas dizem que é um robô, mas a nomenclatura utilizada é URA. Mas, se não é um robô, o que a URA é?

Se você está se fazendo essa pergunta, então, você está no lugar certo! Hoje nós vamos lhe explicar mais sobre esse recurso tão importante da tecnologia VoIP e como ela garante que sua empresa conquiste bons resultados. Preparado? então, vamos nessa!!

O que é o VoIP?

Para começarmos a explicar o que é a URA, temos que dar um pequenino passo para trás e entendermos o que é a tecnologia VoIP.

O VoIP é uma tecnologia que oferece muitos recursos que otimizam os processos de comunicação de seu negócio. Investir em uma infraestrutura mais moderna, contribui para que sua equipe de atendimento funcione melhor. Ao implementar a telefonia VoIP, procure também por boas redes para garantir a qualidade de suas ligações, porque ela é uma tecnologia que transforma dados analógicos em dados digitais transmitidos através da internet.

Para entender melhor, ela funciona da mesma maneira que uma ligação via Skype ou WhatsApp, porém com mais qualidade e recursos.

Além de tudo, a telefonia VoIP promove uma economia considerável pelo fato de que ligações realizadas entre telefones IP, geralmente, são gratuitas. E as ligações para redes públicas têm custos menores se comparadas às taxas da telefonia convencional.

O que é a URA?

Enfim falemos da Unidade de Resposta Audível, ou simplesmente URA. Esse sistema extremamente útil, é responsável por controlar o fluxo de ligações da sua empresa. E essa não é sua única característica. Entre muitas funcionalidades, a URA destaca-se pelo atendimento automático, pela interatividade através dos menus e a eficácia por encaminhar ligações para as filas de atendimentos específicas.

Ou seja, ela atende o cliente com uma saudação previamente gravada, oferece um menu interativo (exemplo: disque 1 para falar com departamento comercial) e encaminha a ligação para o ramal correto. E tudo isso podendo atender mais de uma ligação simultaneamente, o que faz com que o telefone de sua empresa nunca dê sinal de ocupado.

É um combo completo de facilidades que faz com que sua equipe de atendimento consiga otimizar seu trabalho. Sem precisar parar o que está fazendo para realizar o primeiro contato com o cliente, entender o que ele precisa e encaminhar para o setor responsável, seu colaborador pode ficar em paz! A URA faz tudo isso por ele.

URA reversa

Você pode se deparar ainda com o termo URA reversa e não entender bem do que se trata. Mas é seu dia de sorte, pois estamos aqui para te explicar! A URA reversa nada mais é que um sistema de URA que realiza ligações ao invés de atendê-las. Você também pode encontrá-la com a nomenclatura de torpedo de voz.

Com disparos automatizados, a URA reversa leva a segmentos específicos de clientes, lembretes, ofertas, notificações e convites. E ainda oferece o menu interativo para que o cliente possa entrar em contato com um colaborador, ou saber mais sobre a mensagem recebida.

É uma boa estratégia para atingir, por exemplo, clientes em débito. Você fornece a informação da fatura em aberto e dá a oportunidade dele falar diretamente com o setor responsável para negociar ou quitar a dívida.

Gravando mensagem para URA

O que você precisa saber sobre gravar as mensagens que vão tocar em sua URA é que quanto mais simples, melhor. Tente sempre ser objetivo para que não haja dúvidas sobre qual caminho do menu interativo o cliente deve seguir. E quanto menos opções, também é ótimo, além de uma boa estratégia. Assim, você não polui seu sistema e não cansa quem liga para sua empresa.

Capriche na sua saudação, escolha sempre o tom mais humanizado para gravar suas mensagens. Também tire um tempo para deixar suas gravações com a cara da sua marca.

Construindo menu interativo

Assim como a gravação, o menu interativo precisa de cuidado ao ser construído. É ele quem vai ditar o andamento da chamada, e, quando mal feito, leva à confusão e frustração de quem tenta fala com sua empresa. Então, fique atento, e pense sempre no caminho mais rápido para a satisfação do cliente.

Ofereça opções assertivas para falar diretamente com um atendente mas também mantenha opções em que se possa obter informações sempre precisar pelo atendimento humano. Algumas pessoas preferem assim, vamos democratizar o atendimento ao cliente!

Quais as principais vantagens da URA?

A Unidade de Resposta Audível é um recurso valioso sob a posse de quem sabe realmente fazê-la funcionar. Muitas empresas grandes a utilizam para enrolar o cliente e fazê-lo desistir da ligação. E é por isso que muitas vezes ela não é vista com bons olhos. Mas a URA é dessas ferramentas que fazem qualquer negócio ter sucesso apenas com boas práticas de uso.

E, claro, se você focar nas vantagens, vai perceber que é um dos melhores investimentos da sua empresa. E podemos enumerar algumas de acordo com o que já explicamos:

1. Atendimento ágil

Estar sempre disponível ao seu cliente é um diferencial, sem dúvidas. E você pode ter isso utilizando o atendimento simultâneo da URA. Quem não quer ser atendido assim que realiza a chamada? Sua empresa recebe mais de uma ligação ao mesmo tempo e seu telefone não dá sinal de ocupado.

Além de ser prontamente atendido, ainda é direcionado ao setor correto, de acordo com a escolha do menu interativo. Muito mais rápido e eficiente para quem liga e quem atende.

2. Fornece informações úteis

Ter em mãos uma ferramenta que reproduz áudios para seus clientes, possui mais uma grande vantagem. Você pode se adiantar e entregar informações previamente gravadas a quem liga para a sua empresa. Se existe uma demanda alta para perguntar sobre um procedimento padrão de sua empresa, porque já não ter uma gravação em sua URA para fornecer essa informação?

Um modo muito eficiente de não formar filas de atendimento desnecessárias em seu sistema e também para desafogar sua equipe de atendimento.

3. Cria oportunidades para a sua empresa

Da mesma forma que você pode fornecer informações através das gravações da URA, você pode criar oportunidades também. Enquanto seu cliente espera ser atendido, informe a ele sobre produtos, promoções e serviços disponíveis em sua empresa. Ele pode ter ligado para obter uma informação e acabar se interessando por alguma outra coisa nesse percurso.

A URA 2.0 da Nvoip

Na Nvoip começou uma Nova Era da telefonia em nuvem! Agora nós desenvolvemos melhorias e temos uma versão 2.0 da nossa URA. Com todas as vantagens e recursos de uma URA padrão, a URA Nvoip possui tudo o que você precisa para profissionalizar o atendimento da sua empresa. E, mais que isso, pensando em ajudar pequenas empresas a alavancarem seu negócio, hoje, a Nvoip disponibiliza – para quem contrata nossos números virtuais – a URA 2.0 gratuitamente para até três usuários.

Não é maravilhoso? Se você gostou deste recurso de automação de atendimento e quer ter a nossa URA em sua empresa, entre em contato com nosso time de atendimento e garanta já a sua!

Alessandra Oliveira

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