VoIP do Brasil_Nvoip
Livia Nonato

Livia Nonato

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on reddit
Share on email

Conheça as vantagens do VoIP no Brasil

A telefonia VoIP não é uma novidade. Mas em nosso país ainda estamos vivendo uma fase de exploração da tecnologia. Quer saber mais sobre a história e o momento atual do VoIP no Brasil? Hoje vamos te explicar.

Voz sobre IP (Voice over Internet Protocol), ou simplesmente VoIP, é o recurso que permite que você faça chamadas telefônicas pela internet.

A adesão de empresas a telefonia VoIP no Brasil tem crescido cada dia mais. E vários fatores contribuem para isso.

O trabalho em home office, por exemplo, evidenciou a necessidade de empresas contarem com soluções adaptáveis as mudanças de cenário.

Então, ficou curioso? Continue a leitura que vamos te apresentar as vantagens do VoIP no Brasil e porque você deve implementar os recursos dessa tecnologia na sua empresa.

O que é o VoIP?

De forma técnica, as chamadas pela internet ocorrem por meio da tecnologia IP (Protocolo de Internet), que transforma os sinais de áudio analógico em sinais digitais.

Depois, esse sinais são transmitidos pela internet para completar a ligação. Ou seja, a sua chamada acontece normalmente, mas agora a sua telefonia é virtual.

O VoIP no Brasil é uma solução em telefonia mais econômica justamente pelo seu meio de funcionamento, a internet.

As empresas, hoje, enxergam o VoIP como uma tecnologia que facilita a comunicação corporativa e desburocratiza os processos da telefonia convencional.

Outros atributos também influenciaram o crescimento do VoIP no Brasil. Mas podemos destacar dois principais: as ligações de alta performance e o custo reduzido

Com a telefonia VoIP é possível se comunicar com os seus colaboradores, parceiros e clientes sem precisar de uma estrutura física, cabeamentos e um alto investimento.

Ou seja, com um sistema VoIP, você liga para qualquer pessoa que tenha um número de telefone – incluindo número locais, fixo, móvel, chamada de longa distância ou internacional.

Essas são algumas das razões que tem tornado a telefonia VoIP do Brasil um serviço muito mais interessante do que a telefonia convencional. 

Como usar a telefonia VoIP

Outro aspecto que é muito vantajoso para a sua empresa é a diversidade de opções para usar a telefonia VoIP no Brasil.

Então, para entender melhor, listamos os dispositivos que você encontra no mercado.

Assim, você poderá avaliar qual a melhor opção para a sua empresa. Veja abaixo.

Por meio de um telefone comum junto a um adaptador VoIP (ATA)

Usando um adaptador especial, você pode fazer chamadas VoIP de um telefone fixo “antigo” normalmente. Esses adaptadores se conectam a uma tomada de telefone na parede ou ao roteador, geralmente.

E, isso ocorre, por meio de gateway que são aparelhos intermediários que fazem a interconexão entre redes de computadores diferentes e são responsáveis por “traduzir” os protocolos IP.

O ATA também pode ser usado junto com um PABX analógico. Dessa forma, você não precisa mudar a estrutura da sua telefonia, se assim desejar, mas aproveita todos os benefícios do VoIP no Brasil.

Com um computador acessando o seu telefone virtual

O telefone virtual é um recurso VoIP que permite que você utilize o ramal da sua empresa por meio de um navegador web.

Aliás, esse recurso é chamado de WebPhone e é uma maneira bem prática de usar o VoIP, já que não é necessário nenhum outro mediador para realizar as chamadas.

Mas também é possível que você instale e baixe um aplicativo na sua máquina para fazer as suas ligações VoIP. Esse alternativa de uso da telefonia em nuvem integrado a apps é chamada de SoftPhone.

Com um celular ou tablet

Do mesmo modo, você também pode usar seu smartphone ou tablet para fazer chamadas de voz usando determinados aplicativos.

Ou seja, essa é mais uma opção para uso dos SoftPhones.

Dessa forma, você liga para os seus contatos normalmente e traz mais mobilidade para a comunicação da sua empresa.

Ótimo né? Mas não para por aí, ainda há modelos de telefones específicos para utilizar o VoIP no Brasil, vamos falar sobre eles no próximo item. Siga a leitura do texto.

Modelos de PABXs

Existem vários dispositivos PABX disponíveis, dos mais antigos e “tradicionais” ao modelo Cloud.

Essa evolução tecnológica do PABX acompanhou as novas demandas de mercado, oferecendo soluções para diversos problemas de telefonia e comunicação.

Se você quer ter um conhecimento mais completo sobre os tipos de PABX, veja esse post do nosso blog.

Você deve gostar também:  Entenda como o VoIP ajuda a sua agência de marketing

Agora vamos te apresentar alguns fatos importantes da história do VoIP que nos trouxeram até a telefonia 4.0.

Fatos marcantes na história do VoIP

A história do VoIP está diretamente relacionada com a globalização e a facilidade de acesso a comunicação.

Esse processo histórico transformou as noções de tempo e distâncias para todas as pessoas. E o principal agente disso foi a Internet.

A internet, além de conectar pessoas, abriu espaço para o surgimento de vários serviços virtuais.  

Nesse cenário, se desenvolveu a telefonia VoIP focada em solucionar os problemas empresarias. O VoIP foi criado justamente para ser uma alternativa mais barata e prática para as ligações de longa distância e internacionais.

Muitos empreendedores foram atraídos pela questão econômica. Com destaque para os valores das tarifas e diversas funcionalidades que esse tipo de tecnologia oferece com um baixo custo. 

Nesse sentido, no contexto histórico um momento importante foi o surgimento do primeiro aplicativo comercial de Voz sobre IP.

Chamado de Internet Phone, o aplicativo foi lançado em 1989, pela fornecedora de equipamentos de telecomunicação israelense VocalTec.

Ele era simples, permitindo apenas que um usuário chamasse outro. Sem a opção de vídeo chamadas.

Para que a ligação completasse, era preciso que os dois usuários usassem o mesmo aplicativo, além de ter um microfone e uma caixa de som.

Tempos depois, no ano de 1996, foram criados os recursos de correio de voz pela Internet. Possibilitando que as pessoas enviassem mensagens de voz através da Internet para um telefone de destino.

No mesmo ano, a empresa israelense VocalTec anunciou seu software em conjunto com o Microsoft NetMeeting.

Com essas mudanças dos desenvolvedores, a ideia de transferir dados por protocolos de internet começou a tornar atraente. Sobretudo, porque ajudaria as empresas a economizarem com telefonia.

Telefonia virtual

A expansão da internet e a telefonia VoIP do Brasil

Durante aquela década, os fabricantes de equipamentos telefônicos e especialistas em telecomunicações começaram a usar as recém-desenvolvidas tecnologias de transmissões digitais a seu benefício. 

Como a telefonia VoIP funciona transferindo informações através de pacotes baseados em IP, esse foi um atributo interessante devido a velocidade da comunicação.

A expansão da internet no exterior, fez com que, em 2003, o número de chamadas VoIP crescesse incrivelmente.

Passando de 1% para 25% de todas as chamadas de voz, somente nos EUA. Com isso a telefonia em nuvem se tornou parte do dia a dia de muitas pessoas em todo o mundo.

O VoIP no Brasil não foi uma unanimidade logo de cara. Principalmente porque não se oferecia, ainda, pacotes de internet com velocidade suficiente para suportar uma ligação de qualidade. 

Mas em 2006 a previsão já era de crescimento do VoIP no Brasil e na América Latina, como mostra essa notícia da época. 

Quando a internet teve mais alcance no país, o VoIP começou a se destacar.

Esse movimento ganhou força quando as casas e empresas contrataram internet banda larga e tiveram maior estabilidade nas redes. 

Ou seja, foi preciso criar uma infraestrutura digital capaz de suportar que empresas inteiras fossem geridas através do sistema de telefonia VoIP no Brasil. 

Atualmente, as chamadas atingem uma alta performance – sem ruídos ou quedas de sinal.

Tudo isso fez do VoIP é uma das tecnologias mais faladas no setor de comunicações. E essa não é uma afirmação aleatória.

Conheça alguns dos recursos da telefonia em nuvem abaixo.

Serviços da telefonia VoIP no Brasil

A telefonia em nuvem trouxe uma série de benefícios e inovações para a área das telecomunicações. Nesse sentido, agora as empresas podem contar com números virtuais para atender aos clientes de outra localidade do Brasil e do exterior.

Além disso, hoje também fazem parte dos serviços VoIP os números nacionais. Conhecidos, popularmente, como 0800 e 4003.

Veja agora as possibilidades da telefonia em nuvem para você dar um up na comunicação da sua empresa.

Números em todos os estados do país

número virtual é uma solução simples, descomplicada e prática para as empresas.

Esse é um serviço VoIP que vai te ajudar a construir um relacionamento da sua empresa com os clientes de regiões diferentes.

Contar com um número virtual dá mais visibilidade para a sua marca, ou seja, você está presente em áreas remotas. E pode converter esse atendimento remoto em novos clientes e mais vendas.

Conhecido também como DID, um número virtual é como se fosse um telefone fixo tradicional. Mas você não precisa de cabeamentos e uma estrutura física para usá-lo.

E isso porque ele funciona via internet. Sendo assim, pode ser usado em qualquer lugar, independente do DDD, basta ter acesso a uma rede 4G ou Wi-Fi.

Como funciona o número virtual (DID)

Então, vamos entender isso um pouco melhor, o número virtual é a veiculação de um número telefônico comum a uma linha VoIP. Para isso, você o associa a uma determinada localidade.

Você deve gostar também:  6 boas práticas para reduzir custos com telefonia na sua empresa

Assim, a sua empresa que tem sede no Rio de Janeiro (DDD 21), mas tem clientes em Manaus (DDD 92) pode ter um número virtual e receber as ligações do seus clientes normalmente.

A grande diferença é que essa ligação terá o custo de uma chamada local para o seu cliente. Mesmo que você atenda ao seu número virtual estando em São Paulo.

Sendo assim, é um recurso VoIP que acaba com as barreiras geográficas. E, ainda, gera economia para os seus clientes que não terão os encargos de uma chamada interurbana, por exemplo.

E se você pensou que essa era uma solução apenas para o território brasileiro está muito enganado.

O DID possibilita que você tenha um número virtual veiculado a países do mundo todo, só depende da área de cobertura da sua operadora VoIP. A Nvoip, por exemplo, está presente em 8000 localidades em mais de 70 países.

Criar um número virtual é uma solução que faz com que a sua marca seja vista e sua cartela de clientes seja ampliada. E, o melhor de tudo, com um ótimo custo-benefício para isso.

Número nacionais para dar mais acessibilidade ao seu negócio

Oferecer aos clientes a possibilidade de ligar para um número único sem pagar por isso, ou pagando uma taxa pequena, profissionaliza o seu canal de comunicação. Os números nacionais concedem mais credibilidade e abrangência ao seu negócio. 

Conhecidos como Número Único Nacional (NUN), o 0800 e o 4003 podem ser utilizados para atender todo o território nacional ou atender áreas específicas, como capitais e grandes centros.

E é este fator que faz com que as empresas escolham esses números para expandir os seus negócios por todo o país.

Com certeza você já precisou ligar para um número 0800. E também já recebeu algum contato com telefone de prefixo 4003, certo? Pois é, eles são mais comuns do que você imagina. E hoje não se restringem a grandes empresas, a telefonia VoIP no Brasil tem planos bem acessíveis.

Saiba mais sobre cada um deles abaixo.

1 – Número 0800 para os seus clientes não terem custos

O número 0800 é característico por ser do tipo “não-geográfico”. Ou seja, você não precisa de DDD para realizar a ligação, a principal vantagem do prefixo é a abrangência nacional e a gratuidade para os clientes.

Então, a grande diferença de uma empresa que contrata um 0800 é assumir integralmente o pagamento da ligação.

Portanto, não há custo para quem liga, independente do local, meio utilizado para a ligação (fixo ou móvel) e duração da chamada. 

Já para quem oferece o serviço, o custo da tarifa de ligação de telefones fixo e móvel é diferente. Sendo o minuto pago por ligações recebidas de telefones celulares mais caro.

2 – Número 4003 para os seus clientes pagarem menos

Com um objetivo semelhante, a sua empresa pode optar pelo número 4003.

Os números profissionais 4003 fazem parte a família dos prefixos 4000. Com este prefixo também não é necessário o uso de DDD no momento da discagem. 

O 4003 possibilita o recebimento de ligações de todo o país, mas não é um serviço de gratuidade aos clientes.

O prefixo tem como característica a manutenção de uma tarifa local dividida. Ou seja, paga em partes pela empresa que oferece o serviço e em parte por quem realiza a ligação.

Na ligação para 4003, o cliente paga um valor equivalente a uma chamada local, tarifada por minuto, independente do meio (telefone fixo ou móvel).

O custo para quem realiza a ligação é reduzido pois não cobra, por exemplo, pelo valor de uma ligação interurbana. Os custos adicionais são de responsabilidade da empresa que oferece o serviço.

Esse é um serviço interessante para empresas que estão crescendo, mas ainda não podem assumir todo o custo da telefonia.

Nesse caso, você consegue se aproximar dos seus clientes de todo o país, oferecendo um custo menor para fazer contato com a sua empresa.

Uma boa alternativa, né? A dica é: avalie as necessidades da sua empresa e faça a melhor escolha dentro das suas possibilidades.

Considerações

Viu só como o VoIP no Brasil agrega muitos benefícios a comunicação da sua empresa? Pois é, esse é um recurso que se torna cada vez mais viável para o mundo corporativo.

Além disso, com a tecnologia 5G cada vez mais próxima de se tornar uma realidade no Brasil, o VoIP parece ser mesmo o futuro da telefonia.

Então, quer saber mais sobre os planos e tarifas VoIP? Fale agora mesmo com um dos nossos consultores e tire as suas dúvidas.

Espero que você tenha curtido esse conteúdo. Continue acompanhando o blog da Nvoip.

Até a próxima.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email