Categorias: BlogVoIP

Voip grátis x Voip pago: você conhece a diferença?

5.0
12

A telefonia Voip é indispensável para as empresas que dependem da telefonia. Enquanto a versão tradicional do serviço telefônico é cara e pouco abrangente, o Voip oferece expansão dos recursos, grande qualidade e resultados especiais. Contudo, essa não é a única diferença, já que é possível lidar com Voip grátis ou pago.

As duas possibilidades da tecnologia de voz sobre IP trazem desafios e benefícios distintos. Portanto, é preciso fazer uma avaliação criteriosa para escolher a alternativa mais adequada às suas necessidades.

A seguir, veja quais são as distinções entre o Voip grátis e o pago e descubra qual é a melhor escolha para o seu estabelecimento.

Afinal, como funciona o Voip grátis?

Como o nome já deixa claro, a versão gratuita não envolve custos para realizar as principais atividades. Completar uma ligação simples, por exemplo, é algo que sai de graça independentemente da distância ou do tempo de duração.

O não pagamento é mais que econômico: é bastante prático. Não é preciso contratar serviços específicos ou fazer uma análise financeira. Para empreendimentos que não têm certeza sobre o recurso, é uma ótima forma de testá-lo e conhecer seus resultados.

Além de tudo, o Voip grátis aparece de duas formas principais. Uma delas é por meio de aplicativos, como o WhatsApp. Com eles, as ligações acontecem sem custos, desde que haja uma conexão à internet.

Também é possível obter a gratuidade em algumas empresas que oferecem testes gratuitos ou chamadas grátis por determinado tempo. Para melhorar, existe a possibilidade de ganhar minutos ao adquirir certos pacotes.

Por outro lado, uma das desvantagens é a simplificação excessiva. Quando é necessário apenas fazer uma ligação simples, o serviço sem pagamento parece ideal. Contudo, analisar informações de maneira aprofundada deixa de ser possível.

No caso dos aplicativos, há um problema ainda maior: a limitação. As chamadas só poderão ser feitas para quem também tiver o programa e acesso à internet, o que diminui a conveniência para potenciais clientes.

E o Voip pago?

Apesar de, inicialmente, o Voip grátis parecer a melhor escolha, a versão paga tem vários outros benefícios que precisam ser avaliados. Ainda que seja necessário fazer um investimento, a oportunidade é muito mais barata do que a telefonia convencional. Ao migrar inteiramente para o serviço de voz sobre IP, os custos em médio e longo prazo se tornam menores.

Outra questão é que a versão paga oferece recursos mais complexos. Em um cenário em que é preciso entregar resultados e ser competitivo, trata-se de algo que faz toda a diferença.

Dependendo da modalidade contratada e da empresa fornecedora, há diversas funções que influenciam os efeitos. Sistemas robustos oferecem, por exemplo, ligações internacionais com tarifas especiais, serviço de 0800, integração com outros recursos e até mesmo uso da tecnologia quando não há internet.

Do ponto de vista das análises, há a gravação das chamadas, a elaboração de relatórios e a geração de insights poderosos. Isso permite saber como foi um atendimento ou como os funcionários têm usado os minutos de ligações.

Já quanto à integração, é possível unir o sistema de telefonia a um CRM. A cada chamada para os clientes, os agentes saberão com quem falam e quais são suas necessidades ou preferências. Na hora de fazer uma oferta ou realizar um atendimento, a atuação se torna personalizada e é vista de forma positiva.

Além disso, há maior confiabilidade. Quando você opta por um Voip pago, seus dados estão mais protegidos do que quando você usa um aplicativo. De forma semelhante, há garantias quanto à estabilidade, ao funcionamento e ao suporte.

A qualidade das chamadas, inclusive, é fundamental para o interlocutor. Uma ligação clara, sem interrupções e com bom volume, por exemplo, será mais bem recebida. Na hora de vender, cobrar ou solucionar problemas, o consumidor terá uma experiência diferenciada.

Acima de tudo, uma escolha por um Voip pago amplia a qualidade do recurso. Mesmo que ele exija um investimento inicial, a economia em longo prazo gera um excelente retorno.

O Voip gratuito é melhor?

Nem sempre. É verdade que a versão livre de pagamentos é atrativa justamente porque soa muito econômica e é, de fato, prática. Contudo, é preciso ponderar sobre as necessidades do empreendimento.

Se a limitação for um problema para a empresa, talvez a escolha não valha a pena. Apesar de ser gratuita, ela mudará a forma como os funcionários trabalham, o que exige um período de adaptação. Caso não seja capaz de trazer os resultados esperados, haverá apenas uma perda de produtividade, sem efeitos positivos obtidos.

Também é preciso pensar na necessidade de relatórios e análises. Se conhecer o resultado do uso da ferramenta é crucial para o negócio, não dá para abrir mão de uma versão paga em curto e médio prazo. Dessa forma, é possível ter todos os dados necessários para tomar as decisões relevantes para o estabelecimento.

Como aproveitar os benefícios de ambas?

Como as duas versões têm pontos positivos, dá para usufruir de ambas ao fazer as escolhas adequadas. A melhor maneira de agir é recorrer a uma empresa de qualidade e com boas ofertas, inclusive de forma gratuita.

Ao encontrar um serviço Voip com teste ou minutos gratuitos, por exemplo, é possível fazer simulações para verificar a qualidade. A partir desse momento inicial, dá para definir qual é a possibilidade que se encaixa na sua realidade e que, portanto, deve ser contratada.

Também é válido pensar em empresas que oferecem minutos gratuitos de acordo com o plano escolhido. Além de todos os benefícios e da economia gerada, a tecnologia contribuirá para diminuir ainda mais os gastos com essa parte fundamental do negócio.

Como o Voip pago funciona como um investimento, é importante pensar nos benefícios de contratação de cada possibilidade. Não escolha apenas a empresa mais barata, mas sim aquela que atende às exigências com elevado nível de atuação. Como consequência, os efeitos desse tipo de telefonia serão muito bem aproveitados.

As diferenças entre o Voip grátis e o pago vão além do preço. Elas também dizem respeito à qualidade e, por isso, é fundamental saber qual escolher para aproveitar os benefícios corretamente.

Está à procura de um serviço robusto e que caiba no bolso? Entre em contato com a Nvoip e fale com um de nossos especialistas.

Compartilhar

Este site utiliza cookies.