Livia Nonato

Livia Nonato

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on reddit
Share on email

VoIP: O que é verdade e o que é mito – parte 2

A tecnologia VoIP já está no dia a dia de todos. Você provavelmente já fez uso dela por meio de aplicativos e talvez não saiba. Contratar uma operadora VoIP traz inúmeros benefícios para a sua empresa. Mas também há muitas dúvidas e informações incorretas que precisam ser verificadas quando o assunto é telefonia VoIP.

Adotar a telefonia VoIP em empresas é uma crescente no mercado. E essa movimentação não é aleatória. A busca por economia, qualidade e eficiência são fatores muito relevantes na hora de sair do convencional para a telefonia em nuvem. 

O espaço de trabalho foi modificado. Esta nova logística das empresas, que estão operando em home office, intensificou a necessidade de boas soluções em comunicação.

Pensando nisso, optar pelo VoIP é contribuir diretamente nesse cenário. Além de resolver muitos problemas de telefonia e produtividade do seu negócio.

E então, ficou curioso para saber ainda mais sobre o VoIP? Continue a leitura. 

O que é VoIP?

Primeiro precisamos definir o que é essa tecnologia. Voz sobre IP, ou simplesmente VoIP, é uma tecnologia de transmissão da voz por protocolo de internet. Facilitando ainda mais, são sinais de áudio analógicos convertidos em sinais digitais e transmitidos pela internet. 

VoIP é uma solução que modernizou a telefonia. Por meio dela é possível se comunicar com os seus clientes, colaboradores e parceiros dentro e fora do país com eficiência. Dessa forma, implementá-la ao seu empreendimento é um investimento bastante lucrativo. 

O que é mito e o que é verdade sobre VoIP

Buscar informações corretas, em sites com credibilidade, é a forma de assegurar que você está contratando um bom serviço para a sua empresa. Assim, pensando nisso, listamos alguns itens de dúvidas sobre a temática. Conheça agora alguns mitos e verdades sobre o VoIP, e porquê é uma solução que vai alavancar os seus negócios. 

1. Telefonia em nuvem é mais cara que a convencional?

Mito. Fazer uso da telefonia VoIP gera redução de custos e agrega recursos à sua empresa. Comparada ao convencional, o VoIP economiza em até 70% dos seus gastos com telefonia.

Isso ocorre porque a instalação é facilitada, não há necessidade de manutenção constante. Além do suporte que pode ser feito remotamente, o que é uma grande vantagem para o isolamento e o trabalho em home office.    

Outra informação que comprova o custo-benefício, é o fato de saber exatamente o quanto foi gasto em cada ligação. Então, você terá o controle financeiro do quanto a sua empresa gasta com as chamadas, o tempo médio de algum atendimento ou solução de problemas, por exemplo.  

2. A qualidade da ligação é ruim 

Mito. Um critério muito importante na hora de escolher serviços VoIP é saber qual a rota é utilizada pela empresa. Muitas pessoas tem o primeiro contato com a telefonia em nuvem por meio de aplicativos como WhatsApp, Skype e Messenger. Nesses aplicativos a qualidade da chamada é ruim porque utiliza a pior rota para os dados, a GSM. 

Você deve gostar também:  CTI e CRM: como eles podem melhorar a produtividade do seu time de vendas?

Entender as diferenças entre as rotas é fundamental. Operadoras VoIP competentes utilizam as melhores rotas para oferecer o seu serviço. Dessa maneira, a qualidade da ligação é garantida. Portanto, o som das chamadas é ótimo, também não acontecem falhas de áudio. 

A Nvoip, por exemplo, só oferece ligações com as rotas CLI e ITX. Ambas são rotas de interconexões de extrema qualidade. Ou seja, sem ruídos, chiados e queda das chamadas. 

Outro requisito importante para o bom funcionamento do VoIP, é a internet. A principal característica dessa tecnologia é ser digital. Então, é recomendável ter bom sinal de internet ou, dependendo do seu caso, ter uma internet dedicada.   

3. O VoIP se adapta às necessidades da sua empresa 

Verdade. A escalabilidade é uma das grandes vantagens do VoIP. Então, pense comigo, a sua empresa cresceu e precisa de mais ramais de telefonia. Você logo pensa que aumentará o gasto, certo? Usando um PABX em nuvem, ou com uma URA, com operação de VoIP você pode ter mais números conectados sem ter um aumento grande no financeiro. 

Assim, toda a sua comunicação é via internet. Seus dados e a telefonia é feita em nuvem, o que reduz gastos com estrutura física. Além de proporcionar acesso rápido às suas informações de telefonia e comunicação. Também dará mais segurança aos dados da sua empresa.

Pense em outro caso, sua empresa reduz o quadro de funcionário e precisa de menos números de telefone. Sendo assim, você continuará a pagar apenas pela tarifa e telefones que estiver usando. Pela mesma alternativa, com o VoIP, a telefonia irá se adequar à sua empresa.

4. VoIP é viável apenas para grandes empresas

Mito. Hoje as soluções em VoIP estão muito além das grandes organizações. Então, independente do tamanho da sua empresa, a telefonia em nuvem vai gerar redução de gastos e melhorar o seu atendimento. Também poderá contratar planos de acordo com a sua necessidade. Ou seja, pensar em VoIP é uma alternativa abrangente.

5. Você pode usar o VoIP em vários dispositivos

Verdade. Mais uma das vantagens do VoIP é ser compatível com múltiplos aparelhos. Assim, com a telefonia VoIP, você e sua equipe podem atender e realizar chamadas com o dispositivo que acharem melhor (ou mais fácil).

Softphone, tablet, computador e telefone fixo podem ser utilizados para operar com números VoIP e seus recursos. 

Esse é um grande benefício para home office. Assim, você pode se comunicar com a sua equipe pelo dispositivo que for mais fácil e estiver ao alcance no momento.

Essa fato também dá maior mobilidade a comunicação da sua empresa, pois você pode realizar chamadas independente do local, basta ter sinal de internet.

Você deve gostar também:  Prefixos e Sufixos da telefonia brasileira: como funcionam?

6. VoIP não realiza ligação para 0800 e 4003

Mito. Não são todas as operadoras VoIP que oferecem essa possibilidade. Mas a grande maioria, sim. Então, com um número de operadoras VoIP, a única limitação são chamadas de emergência. 

A dica é pesquise sempre. Tanto os serviços ofertados, como as tarifas e planos. E assim, conhecer o mercado e quais os benefícios vai trazer para o seu negócio é indispensável. Portanto, a telefonia em nuvem cumpre a maioria das funcionalidades da convencional e ainda expande seus recursos.

E então, gostou desse conteúdo? Aproveite e veja aqui a parte 1 sobre verdades e mitos da tecnologia.

Continue ligado nos artigos do blog da Nvoip. Até a próxima.

número virtual
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email