Alessandra Oliveira

Alessandra Oliveira

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on reddit
Share on email

VoIP: O que é verdade e o que é mito

A telefonia em nuvem vem se destacando cada vez mais no cenário empresarial. Mais empresas têm investido na tecnologia VoIP para levar seu negócio a um outro patamar. E isso porque o VoIP permite que, além de mais qualidade em suas ligações, sua empresa reduza gastos e adicione ferramentas e recursos.

E, mesmo que essa tecnologia hoje esteja sendo bem mais difundida no mercado, ainda há muitos rumores que impedem empresários de aderirem a ela. Por isso, na hora de pesquisar prós e contras sobre o VoIP é bom você procurar boas fontes. A internet é uma ótima ferramenta de pesquisa mas encontramos muita informação errada também.

Então, das coisas que ouvimos falar sobre o VoIP, o que será que é verdade e o que é mito? Hoje trouxemos alguns pontos que são dúvidas de muitos clientes e vamos te contar se é ou não é verdade.

O que é a tecnologia VoIP?

O VoIP ou, Voice over IP, é a tecnologia que permite a transmissão de voz através de protocolos de internet. Ele funciona transformando sinais de áudio em dados digitais que são transferidos em tempo real. Ou seja, uma ligação feita pela internet.

Com ele, sua empresa consegue implantar diversos recursos que podem auxiliar e melhorar a experiência do seu cliente e facilitar a vida da sua equipe de atendimento. E isso é possível porque o sistema de telefonia virtual oferece vantagens indispensáveis para o seu negócio.

Entre as muitas vantagens deste sistema, destacam-se a ótima qualidade em ligações (digital) e a economia gerada. Com a tecnologia VoIP, sua empresa consegue reduzir em até 70% os custos que você teria com uma telefonia comum. E estamos falando de taxas, manutenção, aparelhagem etc.

Dito isto vamos ao que interessa:

O que é mito e o que é verdade sobre o VoIP

Mesmo sendo referência como solução de comunicação, o VoIP ainda não está presente em todas as empresas. E isso se dá, principalmente, por conta da falta de informação ou de informações incorretas espalhadas por aí.

Agora vamos ver e entender algumas verdades e alguns mitos sobre a telefonia em nuvem.

1. Mito: O VoIP tem qualidade de ligações inferior à da telefonia convencional

Muito pelo contrário. O VoIP é uma telefonia que tem seus dados digitalizados e transmitidos através da internet. E isso é o que confere a ele o status de melhor telefonia. Rápido, prático e sem ruídos, a telefonia em nuvem garante à sua empresa mais qualidade na hora de atender seus clientes.

Como dito, o sistema de telefonia VoIP utiliza a internet, o que faz com que as ligações sejam muito mais constantes e sofram menos com interferências e ruídos. As chamadas são completamente claras gerando uma comunicação objetiva e sem espaço para falhas ou incompreensões.

Você deve gostar também:  Customer Success: A importância da profissão

Este mito, de que o VoIP entrega ligações com qualidade inferior, existe muito pelo fato de que, antigamente, não possuíamos boas redes de sinal de internet no país. Era tudo bastante precário. Então isso prejudicava muito a qualidade das chamadas. 

Portanto, garanta que seus colaboradores tenham acesso a uma boa internet para que sua empresa continue oferecendo excelência em qualidade.

2. Verdade: O VoIP funciona sem uma linha de telefone fixo

Agora vamos para essa que é uma das melhores vantagens que o VoIP proporciona à sua empresa: o número virtual. Ele se destaca por poder ser utilizado em diversos dispositivos utilizando um único número. 

O número virtual é um número de telefone vinculado a uma linha SIP (Session Initiation Protocol). É um número normal em que você realiza e recebe chamadas do mesmo modo que ocorre com um número convencional. 

O que o diferencia é que ele recebe as chamadas e/ou pode roteá-las para um número específico do usuário. Isso sem a necessidade de estar vinculado a uma linha telefônica comum. 

3. Mito: o VoIP é um serviço caro

Mesmo sendo algo inovador e uma tecnologia relativamente nova, o VoIP não é mais caro que a telefonia convencional. Na verdade acaba sendo o contrário disso. Como disse a alguns tópicos acima, a telefonia em nuvem pode reduzir seus gastos em até 70%.

Isso porque você tem tarifas reduzidas, manutenção remota, automatização de recursos e um investimento relativamente baixo com aparelhos para utilizar o sistema. A telefonia VoIP promove ainda uma economia considerável pelo fato de que as ligações realizadas entre telefones IP, geralmente, são gratuitas. 

Se sua empresa possui filial e a comunicação entre ela e a matriz é intensa, por exemplo, não se preocupe com tarifas. Com o VoIP você consegue conectar os sistemas e é capaz de interligar as suas sedes. E independe da localidade em que elas estejam, tornando todas as suas ligações internas (entre filiais) gratuitas.

E esse mito de ser um serviço mais caro, existe porque o VoIP agrega muitos recursos e ferramentas ao seu sistema. Porém, você não paga nada a mais por isso. Quando você contrata o VoIP pela Nvoip, por exemplo, você paga apenas pelos seus créditos. 

Você tem controle sobre seus gastos pois os serviços VoIP são, em sua maioria, pré-pagos. Portanto, você antecipa seus gastos e escolhe o plano de acordo com o que sua empresa precisa. E caso você não utilize todo o crédito que pagou em um mês, você não os perde, eles acumulam para o próximo período.

4. Verdade: Com o VoIP você atende ligações do trabalho em casa

Essa é outra vantagem maravilhosa de ter telefonia em nuvem: a mobilidade. Com o VoIP o mundo todo pode ser seu escritório. Se você possui uma rotina ativa, precisa estar em locais diferentes o tempo todo para fazer seu negócio funcionar, opera em home office ou está sempre em eventos com certeza essa é a melhor vantagem que você pode usufruir.

Você deve gostar também:  Conheça as vantagens de ter um número virtual

Você pode utilizá-lo através de um aparelho celular, por exemplo, para atender suas ligações de onde você estiver. Nada de ficar preso a um local físico! Atenda às ligações de sua empresa de qualquer lugar do mundo e sem pagar nada a mais por isso. 

Você mantém o número de sua empresa e atende as chamadas de seus clientes diretamente de seu smartphone, tablet, notebook, softphone ou qualquer outro dispositivo com todos os serviços padrões de uma telefonia VoIP.

Com o plano VoIP as vantagens de mobilidade estão incluídas e você não paga nada a mais por isso. E ainda consegue utilizar recursos importantes como gravação de chamadas, relatórios em tempo real, ramais telefônicos, atendimento automático, API etc. 

Gostou dessa seleção de verdades e mitos sobre o VoIP? Fique ligado que traremos mais conteúdos como esse. E se você quer conhecer mais sobre a tecnologia, continue navegando por nosso blog ou fale com um colaborador Nvoip. Até a próxima!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email