voz sobre ip
Leandro Campos

Leandro Campos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on reddit
Share on email

Voz sobre IP. Você sabe o que é?

Voz sobre IP é uma tecnologia que está inovando a telecomunicação. A cada dia surgem inovações que mudam constantemente nosso modo de viver. A maneira como nos comunicamos, pedimos comida, ouvimos música e vemos filmes são claros exemplos dessas recentes mudanças.

Com a telefonia não está sendo diferente. Está cada dia mais comum fazer e receber ligações através da internet. Essa tecnologia é chamada de Voz sobre IP, ou, simplesmente, VoIP.

De um modo resumido, voz sobre IP é a tecnologia que possibilita realizar e receber ligações por meio da internet. Se você ainda não usou, provavelmente já ouviu falar do VoIP. Ele está presente em diversos aplicativos, como WhatsApp, Skype e Messenger quando realizamos e recebemos ligações.

A História por trás da Voz sobre IP

A tecnologia VoIP, é, de certa forma, recente. Desde sua criação foi evoluindo e se modificando. Apesar de estar ganhando destaque no mercado brasileiro atualmente, o primeiro aplicativo comercial VoIP, chamado Internet Phone, foi lançado pela VocalTec Communications Inc., um fornecedor de equipamentos de telecomunicações israelense fundado em 1989.

O VoIP foi criado como alternativa para chamadas de longa distância e internacionais. Por conta da pouca velocidade de internet na época, a telefonia VoIP quase foi esquecida. Devido da pouca velocidade da internet, as ligações tinham uma qualidade ruim, com isso não eram viáveis.

Porém, com a disponibilidade e expansão da Internet banda larga, a voz sobre IP passou a ganhar mais espaço no início dos anos 2000 nos EUA.

A ideia do VoIP de transferir informações através de pacotes baseados em IP foi atraente pela sua velocidade, melhora na qualidade e menor custo, e com isso se tornou parte do dia a dia de muitas pessoas em todo o mundo.

No Brasil, pouco a pouco a tecnologia VoIP vai ganhando público. Com os diversos avanços como a popularização da internet de alta velocidade e o surgimento e disseminação do Wi-Fi, a integração de telefones, computadores, dispositivos móveis como smartphones e tablets, o Voip, cada vez mais, tem se tornado parte das empresas e da vida das pessoas, com o objetivo de melhorar e facilitar a comunicação.

Como o VoIP funciona?

A tecnologia de voz sobre IP transforma sinais de áudio analógicos, como em uma chamada normal, em dados digitais que podem ser transferidos através da Internet. A popularidade do VoIP está crescendo, principalmente porque essa tecnologia consegue oferecer qualidade e baixo custo.

Na prática, a transmissão pode ser feita de três formas: de um computador para outro, de um computador para um telefone convencional, ou ainda, para um sistema Voip. Para usar a tecnologia VoIP, é necessário apenas ter uma conta em um serviço VoIP e conexão de internet.

Vantagens do VoIP

Durante essa leitura você já percebeu que o VoIP chegou para facilitar a comunicação por meio de ligações pela internet. Mas essa tecnologia possibilita diversas outras vantagens. Enumeramos algumas delas:

1 – Custo do VoIP

Na tecnologia de voz sobre IP, os provedores normalmente oferecem taxas mais baixas, se comparadas as empresas de telefonia tradicionais, por ter relação direta com à Internet. O custo da chamada não depende da localização nem dos horários de utilização, diferente dos parâmetros usados na cobrança na telefonia fixa e móvel convencional.

2 – Escalabilidade VoIP

Escalabilidade pode ser definida por impulsionar a produção e/ou atividades da sua empresa, e significa fazê-lo com baixo investimento. O VoIP pode ser uma das maneiras de começar a escalabilidade de sua empresa. Quer saber mais sobre escalabilidade? Quer saber como escalar sua startup? Leia aqui.

3 – Recursos da Voz sobre IP

Encaminhamento de chamadas e bina, são operações simples com tecnologia de voz sobre IP, mas, que são recursos normalmente cobrados pela telefonia convencional;

A ativação de uma linha VoIP pode ser realizada em menos de 1 hora, sem sair de casa ou do trabalho. E ainda as ligações por VoIP são mais seguras, pois são criptografadas e podem ser gravadas. O que torna praticamente impossível que as informações sejam extraviadas;
A rotina de sua empresa pode ser muito mais produtiva, já que, sem se preocupar com o aumento de gastos, o colaborador pode ser mais efetivo em seu atendimento e ganhar mais clientes. Além disso, o uso do VoIP é ainda mais comum quando quer se comunicar a nível internacional, pois as ligações saem bem mais em conta.

4 – Mobilidade

Com a internet cada vez mais rápida nos dispositivos móveis, está cada dia mais viável usar o VoIP onde quer que você esteja. Essa tecnologia possibilita a integração ao seu celular por meio de aplicativos instalados no aparelho, garantindo que o seu ramal esteja sempre com você, para que não perca nenhum chamado.

5 – Controle

Em algumas plataformas de voz sobre IP é possível escolher entre diversos planos e ter controle sobre o quanto você está disposto a gastar. E mais: ter acesso a relatórios com informações detalhadas sobre cada uma de suas ligações, e às suas gravações.

Desvantagens da Voz sobre IP

Mas, como nem tudo são flores, algumas desvantagens podem ser identificadas usando a tecnologia de voz sobre IP. Vamos conhê-las.

1 – Internet

A qualidade das ligações realizadas com tecnologia VoIP é ligada à estabilidade da conexão da internet. Por isso, se o pacote de dados contratado tem boa velocidade e franquia suficiente, a qualidade das ligações por VoIP provavelmente vai ser excelente. Caso contrário, não é possível garantir a qualidade.

2- Energia Elétrica

Ao contrário da telefonia convencional, a tecnologia de voz sobre IP dependente da energia elétrica, já que ele usa o seu computador ou um telefone IP para funcionar. Com isso, quando sua empresa passar por uma instabilidade no fornecimento de energia elétrica, seus ramais não vão funcionar. Mas se você estiver usando VoIP do seu celular, vai conseguir usar até a bateria acabar.

3 – Cobertura

Aos poucos a cobertura de voz sobre IP vai se expandindo, mas em algumas regiões, principalmente cidades do interior, essa tecnologia ainda não chegou. Apesar disso, diversas empresas hoje buscam fornecer soluções para estes problemas. O próprio crescimento do mercado, vai fazer com que novas soluções sejam implantadas em toda a rede, possibilitando acabar com esses problemas.

Enfim, como vimos, a voz sobre IP está cada dia mais em alta no mercado, principalmente por aliar qualidade e baixo custo. O sistema de voz sobre IP pode ajudar na economia e trazer uma comunicação mais moderna e flexível para sua empresa. Com essas informações, esperamos que você consiga embasar melhor a decisão de implementar a tecnologia VoIP em seus negócios!

Gostou deste post? Classifique com 5 estrelas! Agora que já sabe o que é voz sobre IP, aproveite para ler sobre práticas definitivas para reduzir a conta de telefone na sua empresa e faça com que seu negócio cresça cada vez mais.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email