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WhatsApp Business: Quais as vantagens para a empresa?

Se você ainda não utiliza o WhatsApp Business no seu negócio, pode estar perdendo oportunidades de melhorar o seu atendimento e gerar mais vendas. Entenda porque você precisa adotar essa estratégia na sua empresa, independente do tamanho ou segmento.

O seu concorrente, provavelmente, já está usando essa estratégia! 

Você sabe quais os canais de comunicação os clientes mais gostam de utilizar? Se não sabe, então é uma boa hora de começar a se preocupar com isso. Mesmo que a maioria das pessoas ainda prefiram utilizar o bom e velho telefone, existe um recurso que vem ganhando destaque. O WhatsApp Business é uma excelente ferramenta para você que possui um pequeno negócio e quer deixar sua marca com um ar mais profissional.

Não só pela praticidade e usualidade esse é o aplicativo que pode ajudar sua empresa a alcançar mais clientes.

De uma forma simples, você consegue atingir seu público alvo e ainda captar leads. E além, claro, de você poder utilizar seu número VoIP para ter o WhatsApp Business.

Então, quer saber mais sobre as vantagens dessa importante ferramenta? Vem com a gente que vamos te explicar!

O que é o WhatsApp Business?

Criado com o intuito de facilitar a vida do pequeno empresário e estabelecer uma comunicação rápida entre ele e seu cliente, o WhatsApp Business já é um dos aplicativos mais usados no meio empresarial.

E isso porque ele é um grande auxílio na hora de deixar o atendimento com um pouco mais de ar profissional.

É indiscutível a importância que ferramentas muito difundidas como o WhatsApp têm para o seu negócio. E o sucesso do relacionamento com o cliente também é sobre estar disponível em meios digitais de fácil acesso.

Com o aplicativo você possui algumas vantagens bem eficazes como chatbots e automatizações. E ainda pode disponibilizar informações úteis sobre o seu negócio. E isso facilita ainda mais a vida de seu consumidor. 

Em seu perfil podem constar a descrição da sua empresa, localização, qual o ramo dela e links para seu site, redes sociais e e-mail. 

Quando utilizar o aplicativo?

E como saber se sua empresa deve ou não utilizar o WhatsApp Business? Essa é uma pergunta que requer um estudo estratégico. Se o seu negócio é voltado para o público que está sempre com o celular na mão, então, você deve saber que está no caminho certo.

Se seu cliente tem pressa de ser atendido e nenhuma paciência para ligar para a sua empresa, ele vai amar ter a opção de ser previamente respondido pelo aplicativo.

Você deve ter em mente qual a função real que você quer dar ao WhatsApp Business em sua empresa. Se ele vai funcionar como um atendimento completo sanando dúvidas e atendendo pedidos.

Ou, então, se ele fará um pré-atendimento e encaminhará seu cliente ao canal mais indicado para ter suas solicitações respondidas.

Principais vantagens do WhatsApp Business

Um fenômeno entre os aplicativos, o WhatsApp é uma das principais formas de se comunicar no Brasil. A versão profissional dele veio para se beneficiar desse sucesso e, assim, ser destaque para o mercado.

Porém, nem só de fama se mantém um aplicativo, ele precisa ter recursos úteis que tragam vantagens para quem usa.

E nós vamos ver algumas dessas vantagens agora, nos próximos tópicos. Então vamos lá.

1. Facilidade de comunicação

Claro que a maior vantagem é a facilidade que o aplicativo proporciona. Assim como a sua versão original, o business é vantajoso pois facilita a comunicação entre cliente e empresa.

E como já estão todos familiarizados com a ferramenta, assim fica fácil de ser utilizado também como canal de comunicação empresarial.

Todos buscam os caminhos mais simples, e o WhatsApp Business com certeza é uma excelente forma de comunicação nesse sentido.

2. Aproxima cliente e empresa

Estamos na Era do cliente. Então, tudo é feito pensando-se em como agradá-lo mais. E criar uma comunicação que faça com que ele se sinta próximo de sua marca também é uma ótima estratégia. E essa é uma das vantagens que o WhatsApp Business proporciona.

Ter salvo direto em seu aparelho celular um canal direto com a empresa em que você é cliente, te dá um status a mais.

A importância desse pequeno processo, é algo imensurável. Vai bem além das métricas o sentimento de mais que ‘comprar algo da empresa’, é o fazer parte e se incluir na rede da marca que você consome.

3. Deixa sua marca em evidência

Como já dissemos, o simples e o prático andam juntos quando o assunto é agradar o cliente. E se você está seguindo todos os passos para que isso funcione, possivelmente sua marca vai se tornar destaque.

Um canal de atendimento direto faz com que sua marca atraia mais clientes interessados em se relacionar com uma empresa que os atende rapidamente.

Dica: coloque em seu site um botão que tenha um link direto para o WhatsApp Business e, assim, inicie o bate-papo com seu cliente mais rápido.

4. Destaque de informações

Outra vantagem do aplicativo é manter informações úteis ao cliente de maneira bem acessível. Você pode disponibilizar o perfil de sua empresa informando seu local, horário de funcionamento, e-mail e segmento do seu negócio.

Você ainda pode criar um catálogo e enviar ao cliente informações sobre produtos e serviços com fotos, valores e links de cada produto.

5. Agilidade de resposta

E ainda programe seu WhatsApp Business para enviar respostas rápidas que agilizam bastante a comunicação. E, assim, seu cliente não vai ficar esperando sem saber quando será respondido.

Esses comandos possibilitam que você salve e reutilize mensagens para responder a perguntas frequentes.

WhatsApp Business API

Recentemente a Meta, empresa provedora do Whatsapp, anunciou a liberação do acesso ao Whatsapp Business API de forma gratuita. Com essa mudança, qualquer empresa pode usar a API do Whatsapp para integrar soluções, como sistemas de telefonia, Chat, Bot, CRM’s, Help Desk, entre outros.

Essa mudança trouxe muitas dúvidas, tanto para quem utiliza os recursos do WhatsApp Business, como para as empresas que utilizam serviços alternativos de comunicação integradas ao WhatsApp Web. 

Com isso, várias questões surgiram, como o valor e o modelo de cobrança, como usar o WhatsApp Business API, como é feita a liberação com a Meta, entre outros pontos.

Para ajudar a sua empresa a entender todos esses pontos, vamos explicar cada detalhe para que você possa ter a melhor experiência com a solução.

O que é o WhatsApp Business API?

A diferença da API para o WhatsApp Business convencional está nas funcionalidades e na abrangência. Enquanto o tradicional traz a possibilidade de utilizar 4 usuários na mesma conta, o WhatsApp Business API possibilita a expansão desse número, além de permitir automatizações, integrações com qualquer sistema, uso de ChatBots, e afins.

É indiscutível a importância que ferramentas muito difundidas como o WhatsApp têm para o seu negócio. E o sucesso do relacionamento com o cliente também é sobre estar disponível em meios digitais de fácil acesso.

Além de disponibilizar informações úteis sobre o seu negócio com o WhatsApp Business, com o uso da API você pode fazer diversas integrações com seus sistemas para melhorar e aumentar ainda mais a eficácia da sua operação de atendimento, evitar as filas de espera e conversar com várias pessoas ao mesmo tempo. Tudo fica centralizado e facilita a gestão das informações.

Principais Vantagens do WhatsApp Business API

A implementação da API do WhatsApp Business, traz consigo uma série de fatores muito vantajosos que possibilitam a aprimoração do seu modelo de comunicação e do seu negócio.

Ter um alcance maior, deixar sua marca em evidência, ampliar as possibilidades dos modos de comunicação, são algumas das vantagens que a plataforma oferece.

O WhatsApp Business API abre espaço para integração com outras plataformas de comunicação, como ferramentas de atendimento ao cliente, vendas, gestão de leads, telefonia, chatbot, entre outros.

Esse tipo de funcionalidade facilita todo o processo de comunicação com seus clientes, uma vez que unifica tudo em apenas uma plataforma, proporciona a simplificação do gerenciamento das atividades, e possibilita o contato com várias pessoas ao mesmo tempo, sem necessidade de uma fila de espera.

Um canal de atendimento direto e integrado com outras soluções, como a API do WhatsApp, faz com que sua marca proporcione uma experiência mais alinhada às expectativas do cliente. Isso pode ajudar a atrair mais clientes interessados em se relacionar com a sua empresa.

Criar uma comunicação que faça com que o cliente se sinta próximo de sua marca também é uma ótima estratégia.

Quando você integra a comunicação do seu cliente com as informações do seu CRM, utilizando o WhatsApp Business API, consegue acompanhar o histórico de relacionamento dele com a empresa e isso gera mais valor tanto para o seu time de atendimento quanto para o próprio cliente!

Quando utilizar o WhatsApp Business API?

Se o seu negócio está com uma alta demanda de clientes, e urge a necessidade de uma organização maior, ágil e prática, fazer uma integração com suas plataformas de comunicação facilita o gerenciamento de todos esses processos, e a API do WhatsApp Business é a solução perfeita para esse caso.

A alternativa de utilizar uma plataforma tão consolidada como o WhatsApp em integração com os seus sistemas, ajuda muito em todos os processos de comunicação da sua empresa.

Pois, ter controle sobre as atividades, fazer relatórios sobre os atendimentos, gerenciar como os processos estão sendo executados, são processos fundamentais que contribuem para o crescimento e aprimoramento de todos seus processos de atendimento ao público.

Você deve ter em mente qual a função real que você quer dar ao WhatsApp Business API em sua empresa. Será para atendimento ao cliente? Suporte? Vendas? Com o WhatsApp API você pode colocar todos esses setores da sua empresa em contato direto com o cliente!

Quanto custa para utilizar o WhatsApp Business API?

A praticidade do WhatsApp tornou a ferramenta um dos principais canais de contato com os clientes, por isso muitas empresas ficaram preocupadas com a mudança no modelo de uso do WhatsApp Business e no novo modelo de cobrança/precificação.

Conforme dito anteriormente, o valor de cada conversa segue o preço padrão cobrado pelo WhatsApp. Após as 1000 conversas gratuitas. As conversas contarão com os seguintes valores: 

Conversas iniciadas (Seguindo o padrão HSM), custarão USD$0.05 pela “janela” aberta por 24 horas, após esse período, caso a conversa não seja finalizada, o valor de uma nova conversa será cobrado.

Quando o cliente entra em contato, a “janela” de 24 horas de conversa com o cliente terá um custo de USD$0.03.

Com a mudança no processo de cobranças, fica claro que ter um atendimento mais ágil e prático gera economia nos processos de comunicação, uma vez que a cobrança passa a ser feita pelo número de conversas, e não pelas mensagens enviadas. E ter tudo isso de forma integrada, é uma forma de agilizar todo o atendimento

É importante informar que a conversão de dólar para real varia de acordo com o preço do dólar no Brasil. Vamos exemplificar conforme a cotação do dólar em 15/08/2022.

Conversas IniciadasValor em DólarValor em Real – 15/08/22
1000 conversas iniciadasU$0.00R$0,00
1200 conversas iniciadasU$10.00R$50,94
2000 conversas iniciadasU$50.00R$254,69
3000 conversas iniciadasU$100.00R$509,39
Conversas RecebidasValor em DólarValor em Real – 15/08/22
1000 conversas recebidasU$0.00R$0,00
1200 conversas recebidasU$6.00R$30,56
2000 conversas recebidasU$30.00R$152,82
3000 conversas recebidasU$60.00R$305,63

Por fim, com a liberação pública da API pela Meta, as empresas que realizam essa integração da API com as plataformas de comunicação, fazem seus próprios modelos de cobrança, além dos valores já definidos pelo Facebook. 

Portanto, cada parceiro pode seguir um modelo de precificação diverso, que pode ser feito por usuário, por mensagem ou por pacotes de conversas.

Mensagens HSM no WhatsApp Business API

Além de receber contato direto do seu cliente, você pode também iniciar uma conversa! Para isso, você deve seguir um modelo HSM (High Structured Message), é um modelo de mensagem que segue uma estrutura específica aprovada pela Meta (empresa responsável pelo Facebook/WhatsApp).

Após o envio da mensagem, o cliente tem 24 horas para responder, caso ele responda dentro desse período, a conversa pode seguir pelo tempo que for necessário.

O uso das mensagens no formato HSM deve ser feito tanto pelos ChatBots quanto por humanos.

O não uso do template HSM aprovado pela Meta pode acarretar no banimento da conta do WhatsApp Business e do seu número, pois pode ser considerada spam ou mensagem de envio indevido.

Como criar um template HSM no WhatsApp Business API?

Sabemos que para iniciar conversas com clientes ou para enviar mensagens, precisamos montar mensagens (templates) HSM – mensagens HSM focadas em vendas e promoções serão rejeitadas pelo WhatsApp – então vamos às regras que deverão ser respeitadas durante a criação dos templates:

  • O template deve conter apenas texto composto por letras, caracteres especiais, emojis ou dígitos. Não sendo permitidos o anexo de imagens, áudios ou vídeos.
  • Deve ter no máximo 1024 caracteres.
  • O nome do template deve ser composto apenas por letras minúsculas, números e underline (_). Exemplo: envio_fatura.

Como se adaptar às novas mudanças da plataforma?

É muito importante ter um bom gerenciamento de tempo, dos processos, e dos próprios clientes. Agilidade e atenção durante todo o processo de atendimento é fundamental!

Conseguindo aliar todos esses fatores durante a conversa com seu cliente, gera inúmeros benefícios: Cliente satisfeito por conta do atendimento atencioso e rápido, e economia para a empresa por não precisar pagar por duas ou mais janelas para atender a mesma pessoa!

Dito isso, a possibilidade de integrações com a mesma plataforma de comunicação, soluciona e facilita a resolução de todos esses problemas de adaptação das novas mudanças do WhatsApp Business API!

Mas para ajudar mais ainda, vamos dar algumas dicas práticas de como agir nesse processo:

  • Tenha em mente o perfil do seu cliente! Sabendo com quem você está lidando, você consegue adaptar a sua maneira de se comunicar e tornar seu atendimento ainda mais preciso.
  • Adote medidas para aprimorar seu gerenciamento de tempo.
  • Personalize um chatbot eficiente! Muitas vezes o próprio cliente vai conseguir ter a demanda resolvida utilizando as funcionalidades do bot!

Qual a diferença entre contratar um WhatsApp BSP ou fazer a integração direta?

Para começar, primeiro vamos explicar o que é WhatsApp BSP (Business Solution Providers). 

As BSP são empresas autorizadas pela Meta a vender o WhatsApp Business API e possuem modelo próprio de negócio. Essas empresas providenciam uma plataforma própria que pode ser integrada com o WhatsApp Business API. Até maio de 2022, apenas quatro empresas no Brasil eram autorizadas a comercializar a API oficial.

Entretanto, recentemente o WhatsApp disponibilizou sua API publicamente e surgiu a possibilidade de qualquer empresa de tecnologia realizar uma integração direta com a plataforma. Isso acabou com a dependência das empresas de contratarem uma BSP para ter acesso ao serviço oficial do WhatsApp Business API.

Além de ter democratizado o acesso à API oficial, possibilitou diversas empresas realizarem a integração, o que gera também mais economia com a contratação do serviço, uma vez que o modelo de cobrança foi padronizado pela Meta, conforme demonstrado na tabela de cobranças anteriormente.

Por fim, fazer a integração com a API Oficial é um grande benefício para seu negócio. Recentemente a Meta passou a tomar providências drásticas em relação ao uso dos aplicativos não oficiais da plataforma, como o WhatsApp GB e a API não oficial.

API não oficial do WhatsApp Business

Por contarem com alguns recursos que a API Oficial e o WhatsApp não possuem, muitas empresas acabam optando por utilizar plataformas não oficiais por acreditarem estar em vantagem e tendo economia nos gastos.

Para começar, em 2020 entrou em vigor no Brasil a lei geral de proteção de dados (LGPD – Lei n° 13.709), e com isso, as plataformas de comunicação precisaram passar por uma série de adequações para continuar atuando no país. 

Desse modo, apenas a versão oficial da API do WhatsApp Business preenche os requisitos preestabelecidos pela lei.

A API oficial verifica seu número, e dá o selo de verificação. Isso gera muita credibilidade para sua empresa, pois o cliente sente muito mais confiança e segurança fazendo negócio com uma empresa oficial e verificada.

Além disso, quando um número ganha o selo de verificação do WhatsApp Business API, ele passa a poder ser integrado com diversas outras plataformas, chatbots, e com isso expande ainda mais o processo de comunicação do seu negócio.

WhatsApp GB

O WhatsApp GB é uma versão alternativa do aplicativo de mensagens original. Ele conta com recursos adicionais que se diferem do WhatsApp convencional, e por esse motivo muitas pessoas optam por utilizar o aplicativo.

Entretanto, em março de 2022 a Meta começou a banir temporariamente os usuários, e caso persistam em utilizar a versão alternativa, podem ter o número bloqueado e a conta permanentemente banida da plataforma de mensagens.

A medida foi tomada, pois, segundo nota emitida pelo próprio WhatsApp – “Os aplicativos não compatíveis (como o WhatsApp Plus, GB WhatsApp e outros apps que dizem transferir suas conversas entre aparelhos diferentes) são versões modificadas do WhatsApp. Eles foram desenvolvidos por terceiros e violam os Termos de Serviço do WhatsApp.

O WhatsApp não é compatível com esses aplicativos porque não podemos validar as medidas de segurança implementadas por eles.” 

O aplicativo tem uma série de riscos ao ser baixado, como liberação dos seus dados pessoais, quebra da criptografia de ponta a ponta e acesso aos contatos.

Portanto, a forma mais segura é utilizar a versão oficial, que conta com diversas ferramentas de proteção de dados, e está de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados.  

O que não muda com a API do Whatsapp Business

Se o WhatsApp Business não funcionava para a sua empresa, provavelmente também não vai conseguir utilizar a API. Para utilizá-la, a empresa deve seguir alguns pré-requisitos, e se enquadrar nos critérios estabelecidos pela Meta.

As regras têm por objetivo prevenir o mau uso da plataforma e evitar envios de mensagens consideradas como spam, ou fraudes, visando garantir a segurança dos clientes e o prestígio das empresas que utilizam a ferramenta.

Contudo, a API mantém as mesmas funcionalidades que o WhatsApp Business já possuía, com a única diferença de expandir o número de usuários para atendimento, e permitir novas integrações com outras plataformas de comunicação.

Considerações

Além de tudo isso, nós fazemos a integração do WhatsApp Business API gratuitamente para você! Você pode integrá-lo com nosso chat, e usar todos esses recursos de comunicação em apenas uma plataforma!

Então, se você quer utilizar o WhatsApp Business API e não sabe como, a gente te explica! 

Basta entrar em contato com nossa equipe de atendimento que estaremos prontos para lhe atender!

Alessandra Oliveira

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