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Conheça os 7 principais tipos de chat para site WordPress

Um chat para site WordPress é uma ferramenta eficaz para impulsionar o relacionamento entre empresas e clientes. Além disso, é uma forma de resolver problemas com maior proatividade e eficiência, o que influencia a tomada de decisão dos consumidores e sua visão da empresa. Ou seja, é um recurso necessário.

Você provavelmente já sabe dos benefícios de usar um CMS como o WordPress para construir sites. Também já conhece a importância de ter um endereço para alavancar o seu negócio. É preciso entender agora como continuar melhorando o seu site, blog e loja virtual com alguns recursos necessários para aprimorar a experiência do usuário. Um deles é o chat virtual.

Aliás, outro dos grandes benefícios de contar com o WP é justamente a facilidade que a plataforma oferece para quem deseja incrementar suas páginas web.

Nesse sentido, é fácil encontrar, por exemplo, modelos de chat para site WordPress que se encaixam na sua necessidade e também em suas condições de investimento. 

Para avançar nesse tema, é imprescindível entender a relevância desse tipo de recurso e o que uma boa ferramenta de comunicação instantânea deve apresentar. Então, é necessário aprofundar e descobrir as melhores opções de plugins para essa função. Nos tópicos abaixo, desenvolvemos esses três assuntos.

Você verá:

  • Como um chat no meu site pode beneficiar seu negócio?
  • O que um bom chat para WordPress precisa ter?
  • Quais são os principais tipos de chat para site WordPress?

Como um chat no meu site pode beneficiar seu negócio?

Vamos começar com a importância de um bom chat, explanando os seus benefícios de maneira clara.

Um dos principais pontos que evidenciam a necessidade de um chat é a rapidez para resolução de problemas e dúvidas, o que contribui ativamente com a decisão de compra e fidelização do consumidor. Isso se encaixa não somente para sites de e-commerce, como também para blogs.

Afinal, esse canal é uma forma prática e direta de comunicação, ideal para momentos em que o cliente está com uma dúvida decisiva para a escolha final. Naquele instante, ao conversar com as pessoas, as empresas conseguem esclarecer o tema e até mesmo convencê-las a tomar a decisão conscientemente e de modo seguro. 

A interação em tempo real dá a sensação de que alguém está realmente dedicando o tempo para um problema do cliente.

Inclusive, segundo o eMarketer, 30% mais pessoas compram depois de ter acessado um chat. Nas lojas virtuais, essa forma de interação ajuda a reduzir abandono de carrinho.

Já nos blogs, permite comunicação direta acerca de algum assunto ou tópico abordado, de modo a educar a persona e possibilitar a qualificação dela, para mais perto do final do funil de vendas.

Ou seja, podemos também mencionar aumento de conversão, por conta dessa clareza e eliminação de objeções em tempo real.

Como atendentes de chat estão disponíveis em 24/7, inclusive com algumas ferramentas adicionais de chatbot para complementar, é possível estender essa assistência para gerar consistência e estabilidade no relacionamento.

Ademais, é um fator decisivo para a experiência do usuário. 79% das pessoas preferem a interação em tempo real justamente por conta da rapidez de resposta, o que contrapõe outros métodos tradicionais de atendimento que são conhecidos por proporcionar uma experiência insatisfatória e lenta.

Além da velocidade, os chats são mais ágeis para chegar à solução do problema, com suporte a outros recursos que facilitam tudo isso.

Vale mencionar o design e o uso de recursos visuais que ajudam a oferecer esse upgrade na UX.

É possível se adequar exatamente às necessidades de cada usuário, de modo a prover para eles a capacidade de escolher ativamente onde quer ser atendido com a mesma qualidade em diferentes canais. 

Para blogs, podemos ressaltar também o fato de que os chats permitem o monitoramento dos clientes, com a coleta de dados relevantes sobre eles. Ademais, representa vantagem competitiva e um diferencial, já que a maioria dos blogs não aposta nessa estratégia.

número virtual

O que um bom chat para WordPress precisa ter?

Nesta seção, vamos apresentar requisitos para que um chat para site WordPress seja considerado bom atualmente.

Em primeiro lugar, é interessante contar com um design responsivo, para que os usuários consigam acessar comandos e digitar normalmente em qualquer dispositivo.

Atualmente, isso é obrigatório para a UX. É importante também que haja suporte para mensagens offline, de forma a permitir contato mesmo quando a conexão está instável.

Outros recursos fundamentais são: ferramentas analíticas, customização do visual, backup das mensagens, suporte para múltiplas linguagens, atendimento de múltiplos usuários ao mesmo tempo, compartilhamento de áudio e vídeo, entre outros.

Quais são os principais tipos de chat para WordPress?

Agora, veremos 7 opções de plugins que você pode instalar para obter a funcionalidade de chat em seu WordPress e otimizar a sua estratégia de Marketing Digital.

1. WP-Live Chat

Essa é uma opção mais simples, mas com alguns recursos interessantes. Trata-se de um plugin gratuito. A grande vantagem é a facilidade de uso: não necessita de criação de conta, só de instalação e ativação do plugin no WP. Os usuários conseguem responder as mensagens diretamente do dashboard.

Você consegue customização do design do chat, dados analíticos e gestão mobile das mensagens, número ilimitado de operadores, enquetes e formulários, respostas automáticas, entre outras.

2. Jivochat

Uma das mais poderosas ferramentas para esse fim atualmente, o Jivochat permite integrar diversos tipos de canais de comunicação, no site, em redes sociais e em email também. Todos esses meios são gerenciados por uma única central, o que facilita o trabalho dos atendentes da empresa.

Depois de instalar o plugin oficial e adquirir a versão por 39 reais, o administrador já tem acesso aos diversos recursos do app, como transferência de conversas entre os atendentes, CRM que monitora os usuários, velocidade de carregamento, tradução em tempo real, corretor ortográfico, entre tantos outros.

Gestão mobile, criptografia SSL e histórico de conversas são alguns dos recursos da versão gratuita.

3. Zendesk

Para começar no Zendesk, outra das opções mais famosas, o gerenciador precisa criar uma conta e sincronizá-la com o WordPress para, então, gerenciar as mensagens e requisições no dashboard do site.

É preciso atentar para o fato de que existe uma versão gratuita e uma paga, por 14 dólares mensais por atendente. A gratuita oferece chats e atendentes restritos.

Na opção paga, o administrador possui a capacidade de mudar o design do chat, bem como obter tradução das mensagens e transferências entre atendentes e departamentos.

4. Tidio

Tendo até 3 operadores de chat, sua conta do Tidio pode ser gratuita, sem problemas. Para mais que isso, você terá que configurar uma versão paga, desembolsando a partir de 18 dólares mensais nos planos.

Um dos grandes benefícios dessa opção é a facilidade de iniciação: sem instalações, só com sincronização a partir de um botão.

Permite administração pelo site e por mobile na versão paga, bem como integração com uma lista de CRMs e sistemas de marketing. 

5. LiveChat

Para acessar as funcionalidades desse plugin, é preciso instalar e ativar o sistema, assim como criar conta no site do LiveChat. Nesse endereço, você será capaz de controlar e responder as mensagens.

A versão paga começa por 19 dólares por atendente, com chats ilimitados, ferramentas analíticas e integrações com as mais usadas soluções de marketing.

6. TawkTo

A ferramenta TawkTo é sempre grátis e oferece um modelo de design customizável, com mudanças em cores, fontes, tamanhos, posições e muito mais.

Além disso, possibilita configurar o tempo de aparição do chat para os usuários, de modo a tornar a apresentação amigável. 

7. PureChat

Também com uma restrição para três operadores, o PureChat oferece uma série de recursos úteis e interessantes para a versão gratuita. Para começar, é só instalar e ativar no WP.

Permite controle em dispositivos móveis, mensagens offline e meios para coletar dados de usuários, além de dashboards robustos e personalização do widget. Existe também a versão paga, mais completa, por 79 dólares por mês cobrados anualmente. 

No mercado atualmente, você pode encontrar dezenas de boas opções de chat para site WordPress, que vão ajudar a sua empresa no oferecimento de uma opção rápida e segura de comunicação com seus clientes.

Agora que você conheceu as opções de plugins mais importantes, pode começar a desenvolver essa funcionalidade em suas páginas web.

Desse modo, conseguirá otimizar as conversões e o relacionamento com os consumidores.

Gostou de aprender mais sobre chat para site WordPress? Então, entenda outra estratégia para aumentar conversões: os CTAs estratégicos.

Texto produzido por Rock Content.

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