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Conheça o futuro do marketing digital: o ZMOT

Sempre que pensamos no marketing digital, inúmeras ideias de estratégias pipocam em nossa mente. Afinal, o que não falta são ferramentas que te ajudem a construir um bom marketing na internet.

Contudo, não é sempre que tais estratégias conseguem surtir o efeito desejado e prometido em nossas empresas, e isso tem uma explicação simples.

Muito mais do que o produto ou serviço que você ofereça, o foco principal de qualquer marca deve ser sempre o seu cliente, porque sem ele você não é nada. Mas, por vezes, as estratégias de marketing acabam se esquecendo desse detalhe essencial.

Por esse motivo, decidimos introduzir você a uma ideia que se baseia inteiramente no consumidor e que funciona tanto como uma estratégia de gestão individualmente, como pode ser usada em parceria com inúmeras outras, potencializando seus resultados.

Estamos falando do ZMOT!

O Zero Moment of Truth, ou Momento Zero da Verdade, funciona como um guia que te dará o passo a passo de como os clientes agem e compram, de modo que você possa influenciá-los facilmente.

O ZMOT é a nova estratégia que veio para ficar e que está revolucionando as empresas que a usam! Não perca essa chance e venha conosco entender tudo o que precisa sobre o tema.

O que é o ZMOT?

Afirmo com certeza que o modo como você compra se alterou bastante nas últimas décadas, e especialmente nos últimos anos.

Se até pouco tempo atrás pensar que drones entregavam suas compras direto na varanda da sua casa era loucura, hoje é uma realidade já adotada por empresas como iFood e Mercadolíder.

Do mesmo modo, podemos pensar como temos a capacidade de comprar o que quisermos, de um chaveiro à uma casa, com apenas alguns cliques em nosso celular.

Ou seja, a forma como compramos mudou e muito, do mesmo modo o comportamento do consumidor acompanhou essas novas diretrizes.

Assim, surge o ZMOT como um dos momentos da verdade que organizam a jornada de compra. Preocupado com a pré-venda, ele irá se dedicar a entender os movimentos que os clientes fazem antes de tomarem sua decisão de compra.

De maneira mais simples, o Momento Zero da Verdade é aquele período no qual exploramos a internet a fim de descobrir se vamos ou não comprar algo.

Por mais que esse movimento de pesquisa prévia a compra sempre tenha existido, ele ganha novos patamares com o ZMOT, de modo que o marketing digital veja muitas oportunidades nele.

Descoberto pelo Google em parceria com a Shopper Sciences, esse momento da verdade se estrutura em 4 pilares, que nada mais são do que comportamentos recorrentes do público. Ao entender esses pilares, você será capaz de moldá-los para convencer o cliente a consumir.

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Assim, caso queira saber mais sobre como o ZMOT se desenvolveu, outros momentos da verdade e sua aplicação, leia esse conteúdo que separamos para você!

E sem mais delongas, vamos ao detalhamento de cada um dos pilares do ZMOT!

Ranqueamento orgânico em mecanismos de busca

Estar presente nas plataformas de busca, como o Google, deixou de ser uma opção para se tornar passo crucial do desenvolvimento de uma empresa. 

Por mais que isso não seja novidade alguma, o que poucos sabem é que não basta apenas estar presente, é preciso ser bem ranqueado para que chegue até os seus clientes.

Isso porque, de acordo com dados da Smart Insights, apenas os 3 primeiros links ranqueados em tais mecanismos têm pleno acesso dos consumidores.

De forma prática, se você não estiver entre uma destas posições, as chances de o cliente querer iniciar a jornada de consumo com a sua empresa são baixíssimas.

Em dados todos sabemos que o 1º colocado fica com 34% dos acessos, enquanto o 2º já cai para apenas 17%. O terceiro colocado fica com 11% e assim por diante os valores despencam cada vez mais, se tornando nulos no site de número 15 no ranqueamento.

Para que não seja prejudicado por esse comportamento recorrente do ZMOT, invista em estratégias de ranqueamento com SEO e Marketing de Conteúdo. Deste modo conseguirá ganhar algumas posições a mais e aparecer para o público!

Tabelas e listas comparativas

Assim como nós, os clientes também ficam indecisos na hora de comprar e não há nada pior que isso para eles.

É comum que um consumidor desista de uma compra simplesmente por estar em dúvida de qual escolher. Assim, é seu dever evitar essa fuga oferecendo tabelas e listas comparativas para ajudá-lo em sua decisão.

Além de serem excelentes para ajudar o cliente na jornada de compra, as tabelas de comparação também contribuem para a CX e usabilidade do seu site!

Avaliações on-line

O terceiro pilar do ZMOT é aquele que irá tratar da decisão final da compra. É mais do que normal que peçamos a opinião de pessoas próximas antes de fazer uma compra.

Contudo, no meio digital isso se expande de modo que passamos a confiar na opinião de desconhecidos em sites e fóruns como o Reclame Aqui.

Segundo dados da Bright Local, esse movimento de busca por avaliações é recorrente em cerca de 95% dos consumidores, os quais só comprarão caso os reviews fiquem entre 4 e 5 estrelas.

Desse modo, é essencial manter uma boa reputação para que o cliente se decida por comprar e não abandone a ideia de consumo em um estágio tão avançado da pré compra.

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Cupons de desconto

Pensando que tudo ocorreu bem até agora e que o cliente decidiu que sim, ele vai comprar o que deseja, é hora de começar a explorar os preços. 

O que torna você mais atrativo que os concorrentes nesse quesito?

Pode até ser que ele tenha acessado seu site, visto suas tabelas de comparação e encontrado boas avaliações sobre a sua marca, se o concorrente oferecer uma vantagem maior ele não irá hesitar em te abandonar.

Por isso, ofereça essas vantagens, seja em forma de cupons de desconto, bônus, brindes ou o que for! Os clientes se atraem por essas valorizações e com certeza fecharão negócio com a sua empresa.

Assim, podemos ver o Momento Zero da Verdade como uma estratégia simples mas muito efetiva!

Por não ser conhecido por muitas empresas, é certo que ao utilizá-lo você sairá em disparada à frente da concorrência. Então não perca a chance e implemente o ZMOT agora mesmo na sua empresa!

Conteúdo elaborado pela equipe do ZMOT.

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