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conheca os tipos de pabx e saiba qual e o melhor para sua empresa
Leandro Campos

Leandro Campos

Conheça os tipos de PABX e saiba qual é o melhor para sua empresa

Conheça os tipos de PABX e saiba qual é o melhor para sua empresa
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Ao contrário do que muitos pensam, escolher dentre os tipos de PABX disponíveis no mercado deve ser uma tarefa realizada com o mesmo afinco utilizado para definir a infraestrutura, a comunicação interna e a equipe de trabalho.

Isso porque, assim como esses outros fatores, a escolha pelo modelo de PABX pode ser determinante para vencer a concorrência e proporcionar um serviço de atendimento ao cliente com excelência.

Pensando nisso, no post de hoje, listamos os tipos de PABX existentes e as vantagens de cada um deles, para que você possa escolher qual é o melhor para sua empresa.

O PABX de forma geral

O PABX trata-se de uma central privada, rede interna de telefones, que se interliga como um grupo, não individualmente, a troncos de telefone.

Trocando em miúdos, é um dispositivo que funciona como uma central telefônica que permite a comunicação interna (entre ramais) e também torna a comunicação externa (comunicação por linhas telefônicas fixas) mais eficiente e fácil.

A sigla PABX corresponde às palavras Private Automatic Branch Exchange cuja tradução livre para o português é “Troca Automática de Ramais Privados”. Apesar de o conceito do PABX ser simples, há diferenças na maneira como funcionam os diferentes tipos, como veremos a seguir.

O PABX analógico

O PABX analógico é a versão mais tradicional desse sistema, ele opera por meio de empresas de telefonia fixa e não possui recursos avançados. No entanto, isso não desqualifica a tecnologia que, nesta versão, permite:

  • chamada em espera;
  • inclusão de senhas para os ramais;
  • bloqueio de ligações a cobrar;
  • realizar ligações entre ramais;
  • receber chamadas externas;
  • identificador de chamadas.

Em empresas que não prestam serviços muito elaborados essa tecnologia pode suprir as necessidades em comunicação interna e externa. Entretanto, é preciso ficar atento na hora de fazer essa escolha, pois a manutenção do PABX analógico pode sair um pouco mais cara.

O PABX digital

Diferente do anterior, o PABX digital funciona com linhas digitais que não são fornecidas por qualquer operadora de telefonia, apenas as maiores. É uma evolução do PABX analógico e, portanto, tem, além dos recursos e funcionalidades do analógico, alguns outros mais avançados e de melhor qualidade como:

  • a eliminação de ruídos;
  • o controle do volume da escuta;
  • discagens diretas para ramais (DDR);
  • interconexão entre centrais telefônicas por intermédio de entroncamento digital;
  • conexão a linhas fixas.

Vale ressalvar que a manutenção exige mão de obra qualificada, o que acaba por encarecer um pouco o serviço.

O PABX Híbrido

O PABX híbrido foi criado quando a VoIP se tornou uma ferramenta de negócios popular. Neste modelo de PABX, a tecnologia VoIP (Voz Sobre Protocolo de Internet) e as melhores funções do analógico e do digital são integrados.

Na prática, a hibridização significa que além das linhas convencionais, o PABX Híbrido, por meio dos números VoIP, indica qual é a rota mais barata para as chamadas, a cada ligação. Ou seja, é um sistema mais funcional.

Dentre as vantagens do PABX Híbrido está o fato de que grande parte do mercado de telefonia, no Brasil, ainda funciona com tecnologia analógica e, assim, os Híbridos auxiliam nessa transição. Ele permite que seja utilizada ora uma tecnologia, ora outra, de acordo com o tipo de chamada que será realizada.

Entretanto, seu custo é extremamente mais alto que o custo do PABX IP e o PABX Cloud, os quais conheceremos na sequência.

O PABX IP

O PABX IP funciona somente com linhas de operadoras VoIP — uma tecnologia que transforma sinais de áudio analógicos em dados digitais para serem transferidos através da Internet — que, como já vimos, têm tarifas mais baixas, tanto para chamadas de longa distância quanto para chamadas locais.

Porém, o PABX IP possui um custo de aquisição (do hardware) relativamente alto e também necessita de uma internet estável, preferencialmente dedicada, para manter os ramais externos. Além disso, ele pode ser alocado dentro da empresa em um servidor.

O PABX Cloud

O PABX Cloud geralmente tem as mesmas funcionalidades que o PABX IP, mas possui algumas diferenças vantajosas em relação a esse: ele é alocado em servidores em nuvens e tem um baixo custo inicial de investimento, já que não é preciso adquirir o hardware.

Essa modalidade é uma solução de telefonia digital. Além das vantagens do PABX convencional, já citadas, esse tipo possui recursos como:

  • automação do atendimento (mensagens, menus etc.) melhorando a experiência dos clientes;
  • personalização dos atendimentos de acordo com o horário de funcionamento da empresa;
  • gravação de todas as conversas que são recebidas ou realizadas na empresa e para a empresa;
  • monitoramento da qualidade do atendimento ao cliente e geração de relatórios de conversões;
  • chamada em espera que coloque os clientes em filas de atendimento, informando-os o tempo de espera;
  • desvio de chamadas (conhecido como siga-me) que quando acionado pode redirecionar as ligações para os colaboradores no celular ou em outro telefone, sempre que for necessário;
  • teleconferências que permitem reuniões de qualquer telefone.

Vale lembrar que o cloud não depende da internet para atender o cliente. Assim, se, por algum motivo, a internet da empresa ficar indisponível, ele pode direcionar para um celular, funcionalidade essa que o IP não possui.

As vantagens em escolher o PABX Cloud

Sem dúvida, o PABX Cloud eleva o atendimento ao cliente para outro nível. De forma geral, ao optar por utilizar esse sistema, sua empresa desfrutará das seguintes vantagens:

1. Economia nos gastos internos com telefone

É possível ligar para qualquer ramal (ligação interna), a qualquer momento e por quantas vezes for necessário, sem o custo adicional que é cobrado em linhas telefônicas convencionais.

2. Atendimento sem constrangimento

Ao realizar a transferência para um dos ramais (linhas internas), é possível programar uma mensagem da sua empresa ou então uma música ambiente para o cliente escutar. Diminuindo, assim, as chances de um cliente ouvir comentários ofensivos ou conversas internas. Além disso, a mensagem programada pode se tornar uma ferramenta de marketing.

3. Mais profissionalismo para sua empresa

O uso de um PABX Cloud adiciona a aparência de profissionalismo para sua organização. Ao colocar seus clientes em fila de atendimento, eliminar a opção de “dar ocupado” e ter uma mensagem profissional, os clientes perceberão que a empresa é responsável, séria e preparada para oferecer o melhor. Algo que é importante para a fidelização de clientes em um mundo tão competitivo.

4. Investimento duradouro

O investimento em um PABX Cloud começa com um custo quase zero e vai escalonando o sistema à medida que for necessário. Assim, por exemplo, uma empresa pode ir de 5 a 50 funcionários sem aumentar os custos de implantação do sistema ou diminuir de 50 para 20 funcionários e diminuir os custos. Ou seja, o PABX Cloud elimina a necessidade de troca do sistema.

5. Otimização da comunicação interna

O PABX pode contribuir diretamente nesse aspecto. As empresas têm um PABX sem custos adicionais, favorecendo a sinergia entre os colaboradores de uma forma mais articulada e eficaz.

Agora que você conhece os tipos de PABX e já escolheu qual é o melhor para sua empresa, entre em contato com a gente e veja quais são as opções de solução em PABX que oferecemos. Basta entrar em contato conosco!