Vendas: 0800 878 3122 | Suporte:
  • English

Integração de sistemas: por que usar na sua empresa?

integração de sistemas

A integração de sistemas é uma solução tecnológica muito importante para empresas que buscam por processos mais eficazes. 

Se você ficou curioso, então o texto de hoje foi feito para você.

Com algumas ferramentas, você atinge melhores resultados e tem um aumento na performance da sua empresa.

É nesse cenário que surge a integração de sistemas. Essa pode ser a solução que você está procurando – e, pode ter certeza, que faz toda a diferença no cenário econômico atual.

Além disso, ela é uma opção muito presente para soluções digitais, uma vez que há inúmeras possibilidades que integram seu sistema de telefonia VoIP com plataformas de gestão e controle, por exemplo.

Dito isso, neste artigo você vai entender como a integração de sistemas pode impactar os seus resultados.

Listamos os dez principais motivos para adotar essa solução na sua empresa. Nos acompanhe e saiba quais são, vamos lá?

O que é integração de sistemas?

A integração de sistemas é a união de programas e softwares digitais distintos em uma única plataforma, de forma automatizada. 

Por exemplo, você consegue fazer toda a gestão e controle do estoque da sua loja online, programar e analisar pagamento, e até mesmo otimizar o atendimento ao cliente por meio de sistemas integrados.

Ou seja, você une dados e informações importantes em um mesmo “ambiente”, com acesso amigável. 

Caso seja uma integração feita para operacionalizar uma tarefa ou atividade, como é comum com CRM e ERPs, o seu sistema passa a ser mais eficaz.

Mas como isso acontece?!

Com uma integração entre sistemas, você pode colocar os dados operacionais na plataforma de gestão e, imediatamente, todas as informações ficam acessíveis a todos os seus colaboradores.

Além disso, os sistemas integrados contribuem diretamente para a organização do seu negócio, oferecendo uma administração mais efetiva.

E, pensando nos colaboradores, os dados também possibilitam que eles desenvolvam o perfil analítico nos processos em que estão inseridos.

Pensando nisso tudo, a integração de sistemas demonstra ser uma ótima solução para o mercado ao oferecer facilidade para comunicação interna das empresas. 

Ao implementar esse tipo de prática no seu negócio, será mais fácil ter bons resultados e melhora na performance

Portanto, é importante te dizer qual a melhor situação para recorrer a uma integração de sistemas.

Qual a urgência de um sistema integrado?

Em geral, a integração de sistemas é necessária nos seguintes contextos: 

  1. Para aumentar a produtividade;
  2. Quando quiser melhorar a qualidade do atendimento e reputação da marca com cliente;
  3. Se quiser atualizar, trocar ou adquirir novas tecnologias e sistemas;
  4. Se for pensa em oferecer novos canais de atendimento;
  5. Para inserir as mesmas informações em plataformas diferentes.

Se você sentiu que seu negocio se enquadra em alguma dessas opções, é sinal de que a integração de sistemas é o processo que falta para melhorar seus rendimentos.

10 motivos para fazer a integração dos sistemas

Nesse tópico, vamos te apresentar os 10 principais motivos para realizar a integração de sistemas da sua empresa. Confira:

1. Facilidade na gestão

A integração de sistemas é muito importante para facilitar a rotina de trabalho. E essa facilidade pode ser vista em vários momentos.

Veja um exemplo: imagine que uma grande empresa está com alto volume de mercadoria no estoque, ou seja, causando um grande prejuízo.

Agora, pense que os gestores dessa mesma empresa já identificaram o principal motivo do problema. Eles descobriram que a falta de alinhamento entre os departamentos de produção e de vendas está provocando encalhe de estoque.

Nesse cenário, é preciso agir e promover melhorias antes que o problema seja ainda maior.  

Você deve gostar também:  Como o provedor pode influenciar a qualidade da sua internet?

E é exatamente isso que uma integração de sistema vai proporcionar para sua empresa: facilidade para gerir todos os departamentos internos.

Vale ressaltar que o controle inteligente é fundamental para evitar a falta de produtos ou excesso de mercadorias sem giro, e ainda contribuir na redução de custos. 

2. Aumento na produtividade da equipe

O aumento na produtividade dos seus colaboradores é uma das principais vantagens da integração de sistemas.

A maior eficácia dos colaboradores é uma consequência do uso das ferramentas operacionais corretas, junto com o desenvolvimento profissional da equipe.

Além de aumentar a produtividade, você cria um ambiente de trabalho mais prazeroso para os seus colaboradores.

3. Novos recursos

A ideia prática da integração de sistemas é proporcionar ao seu negócio uma maior facilidade, integrando as ferramentas necessárias para a sua gestão.

Isso permite que empresas possam trabalhar com diferentes sistemas que conversem entre si, de tal forma que cada equipe tenha à disposição várias soluções tecnológicas. 

4. Experiência do cliente

A integração de sistemas oferece um maior controle das métricas, mostrando como o atendimento da sua equipe está funcionando.

Isso ocorre porque é muito mais fácil controlar informações sobre como estão sendo feitos os procedimentos de atendimento pela sua equipe.

Dessa forma, é possível inferir estratégias e ações mais assertivas para melhorar a experiência do cliente com o produto ou serviço ofertado.

Portanto, você tem acesso aos dados operacionais, que podem te dar insights valiosos.

Tudo isso através da coleta de feedbacks externos e análise de todo o material, se você souber usar essa informações, pode melhorar significativamente o desempenho do seu produto no mercado.

5. Mais integração entre os setores

A integração de sistemas promove um ambiente corporativo com mais interatividade, que é indispensável para empresas que possuem um grande número de funcionários.

Se esse for o seu caso, é preciso considerar uma integração de sistemas para ontem.

É importante destacar que a priorização de serviços é feita conforme as necessidades das empresas. Então, é preciso analisar o seu cenário e saber como aplicar a integração de sistemas em benefício dos setores.

Quando você consegue priorizar processos e ainda integrar a comunicação interna, é possível que a sua empresa gere um aumento importante na sua receita mensal, pois você passa a atender melhor os clientes e cumpre com algumas demandas de mercado.

E sabemos que o consumidor está cada vez mais exigente, sendo assim, conseguir manter a sua cartela comercial satisfeita é muito importante.

Cliente satisfeito é sinônimo de saúde financeira, por isso dê atenção especial a integração entre os setores e as ferramentas que te auxiliam no processo.

Por fim, quando uma instituição passa a ter serviços integrados, os departamentos internos conseguem ter um alinhamento muito mais preciso e eficaz.

6. Diminui a quantidade de erros 

Assim como é importante seguir a máxima “entender para atender”, também é necessário ter eficiência nos seus processos – sejam eles de atendimento, logística e etc.

De certa maneira, problemas que são provenientes da falta de comunicação interna são solucionados a partir de uma integração de sistemas.

Mas como assim? Com uma integração bem feita, você evita gargalos operacionais e tem mais facilidade para identificar erros; com isso, fica mais fácil preveni-los, certo?!

7. Reduzir custos

Quando você consegue eliminar problemas operacionais é provável que a empresa tenha uma redução de custos. Pode parecer algo infundado, porém você já parou para calcular o quão custoso são as falhas de rotina?!

Pois é, muitas empreendedores conseguem aprimorar seus fluxos de caixa a partir da implementação de sistemas integrados. Em pouco tempo, eles passam a ter um melhor desempenho operacional e mais controle financeiro.

8. Diferencial competitivo 

O diferencial competitivo é um ponto essencial para empresas que querem se destacar no mercado e aumentar o engajamento da sua marca.

Nesse sentido, com o uso da integração de sistemas em ambientes corporativos, o potencial competitivo do negócio aumenta em tempo hábil.

9. Gestão inteligente 

A integração de sistemas fortalece a gestão inteligente da sua empresa, uma vez que possibilita maior capacidade analítica e controle sobre quais ações deverão ser tomadas. 

Você deve gostar também:  Ferramentas para seu time comercial se destacar

Esse diferencial não diz respeito apenas as competências técnicas que um gestor deve ter, também te ajudará na conquista de credibilidade da marca. Tudo isso, de fato, é o resultado de um conjunto de ações, boas ferramentas e práticas corretas.  

Dessa maneira, para a sua gestão inteligente funcionar plenamente é preciso ter em mente que ações comuns, como o preço baixo e atendimento personalizado, são fundamentais.

Essas são características básicas de um sistema de gestão integrada.

Portanto, você agora sabe que a integração de sistemas também vai te ajudar com o Business Intelligence do seu negócio. Combine os elementos corretos e tenha uma gestão muito mais assertiva.

10. Controle total 

A última razão para a implementação da integração de sistemas é o controle dos processos. Com uma integração de atendimento, por exemplo, o gestor vai ter controle total da empresa em uma única plataforma, de forma prática e eficiente.

A integração de sistemas facilita na hora de tomar decisões e desenvolver ainda mais a experiência e a fidelização dos seus consumidores. 

PABX virtual_script_de_atendimento

Importância da integração de sistemas

Muitas empresas adotam diferentes sistemas na hora de melhorar o trabalho interno dos colaboradores.

Sendo assim, é comum que os diferentes setores dentro de uma instituição tenham dados correlacionados uns com os outros.

Até aqui, tudo bem né?

Mas seria mais fácil e mais assertivo ter acesso a esse tipo de informação em um só lugar, não é mesmo? De forma simples, esse é um dos principais benefícios de uma integração de sistema.

Estamos vivendo em um contexto onde os consumidores exigem muito mais do que um simples produto funcional. Dadas essas circunstâncias, fazer a integração de sistemas é trazer para o seu negócio a realidade da era digital e as transformações tecnológicas. 

E se o seu negócio ainda não aplica essa tecnologia, está na hora de agir, ok?!

Saiba o que é API e como vai ser útil a sua empresa em termos de atendimento e gestão. Acompanhe.

API

Você sabe o que é API? Essa é sigla de Interface de Programação de Aplicação. Na origem do termo em inglês corresponde a Application Programming Interface.

De forma simples, é um conjunto de instruções de programação que integra dois sistemas.

E como funciona isso? Basicamente, a integração cria um elo entre um sistema e o outro. Essa integração conecta aplicações de ambos os sistemas.

Ou seja, literalmente é um sinônimo para integração de sistemas, mas com um nome mais TEC.

Entre as soluções de atendimento de uma API, podemos citar algumas bem populares como por exemplo: o WhatsApp API, API de SMS,  e API de telefonia

Com uma integração de atendimento, você consegue acelerar os procedimentos realizados pelo seu time comercial, financeiro, de CS e muito mais. A facilidade de fazer e receber ligações direto do seu CRM, por exemplo, é uma das aplicações de uma API de telefonia.

Interessante, né?! Com integrações desse tipo, os seus colaboradores terão mais agilidade e uma ferramenta muito mais prática e inteligente para trabalhar.

Considerações

Viu só como a integração de sistemas pode ajudar a alavancar os resultados da sua empresa?

Discutimos vários conceitos ao longo deste artigo que demonstram a importância de ter atenção às boas práticas do mercado após o surgimento de novas ferramentas tecnológicas.

Analisando pela ótica da experiência do cliente, facilmente a sua empresa vai entrar em alto nível competitivo.

Então, caso ainda tenha ficado alguma dúvida sobre as vantagens de um sistema integrado, entre em contato com um dos nossos consultores.

Espero que você tenha curtido esse conteúdo. Continue acompanhando o nosso blog.

Vejo você na próxima, abraços!

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com