Operadora VoIP
Livia Nonato

Livia Nonato

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on reddit
Share on email

Operadora VoIP: saiba o que é e quais os serviços

Antes de aderir a qualquer serviço é preciso conhecer muito bem a empresa. E com a telefonia não poderia ser diferente. Se você quer saber mais sobre o funcionamento de uma operadora VoIP, então esse texto foi feito para você.

Voz sobre IP, ou simplesmente VoIP, é uma tecnologia de telefonia que oferece uma grande redução de custos e mais flexibilidade para as empresas.

Mas para escolher a sua operadora VoIP é necessário olhar para o mercado.

Muito além do valor do serviço, para diferenciar uma empresa da outra é preciso que você faça uma análise comparativa bem elaborada.

Sendo assim, avaliar os serviços e os benefícios que serão agregados a sua empresa ajuda nessa difícil tarefa de escolher uma operadora VoIP.

E aí, ficou curioso? Hoje vamos te explicar a lógica por trás dos serviços oferecidos por uma operadora VoIP. Assim, você saberá se ela supri as demandas da sua empresa. Continue a leitura.

O que é uma operadora VoIP?

Primeiro, vamos a definição do que é essa tecnologia. VoIP é a sigla do termo Voz sobre IP (Voice over Internet Protocol).

Na prática, essa é a tecnologia que permite que você realize chamadas telefônicas pela internet.

Em uma linguagem mais técnica, o que ocorre é a conversão da voz analógica em dados digitais. Na sequência, esses dados são transmitidos pela internet.

Assim, a sua ligação completa normalmente, só que agora a sua telefonia é virtual.

Então, uma operadora VoIP, nada mais é, do que uma empresa que oferece serviços de comunicação de voz no ambiente virtual.

As provedoras profissionais de VoIP trabalham com as melhores rotas de saída, que são adequadas para a entrega de ligações de alta performance com um bom custo-benefício.

Ou seja, você não precisa se preocupar com ruídos ou oscilações de áudio durante a sua ligação VoIP.

Conheça os principais serviços que as operadoras de telefonia em nuvem ofertam, siga a leitura do artigo.

Serviços de uma operadora VoIP

Nem todos os serviços oferecidos por uma operadora VoIP podem ser importantes para a sua empresa.

Do mesmo modo que a operadora pode não oferecer o que você realmente precisa. Isso você só vai descobrir avaliando os serviços que ela disponibiliza.

Vamos falar sobre eles agora. Listamos os principais abaixo.

1 – Número virtual

De forma geral, as operadoras VoIP contam com números virtuais (DID). Basicamente, são eles que permitem romper a barreira geográfica do telefone fixo convencional.

E isso acontece porque você não depende mais de estrutura física e cabeamentos usar o seu ramal.

Ou seja, pode usá-lo no celular, computador, tablet, telefone IP e PABX. Tudo isso dá mais mobilidade para a sua telefonia empresarial.

Além disso, comprando um número virtual, você pode atender aos seus clientes de regiões remotas.

Ou seja, não importa se o seu escritório fica em São Paulo, você pode receber as chamadas dos seus consumidores do Pará.

A grande diferença é que essa ligação terá o custo de uma chamada local para o seu cliente. Mesmo que você atenda ao seu número virtual estando em São Paulo.

Ótimo né? Esse é um serviço bastante útil para empresas que querem dar mais visibilidade a marca.

2 – Número nacional

Muitas pessoas preferem ligar para empresas que oferecem ligações gratuitas ou com tarifa local. E isso é possível com os números nacionais.

Você deve gostar também:  Qual operadora VoIP usar na sua empresa?

As chamadas de um dos números nacionais VoIP têm um custo menor comparado a uma linha telefônica tradicional.

Contratar um dos prefixos nacionais – 0800 ou 4003 – projeta os seus produtos e serviços para todo o país. E ainda pode contribuir na qualidade do seu atendimento aos clientes, além de oportunizar novas vendas e a captação de leads. 

Os 0800 e 4003 são prefixos reconhecidos pela fácil memorização e também por estarem atrelados ao Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) de diversas empresas.

Embora ambos tenham a abrangência nacional, há características específicas para cada um deles.

Então, agora vamos falar sobre as diferenças dos Números Únicos Nacionais (NUN).

2.1 O prefixo 0800

Um número 0800 é do tipo não-geográfico. Ou seja, você não precisa discar um DDD na hora de fazer a ligação.

Mas, além disso, a principal particularidade dos números 0800 é o fato dos seus clientes não pagarem pela chamada.

Sendo assim, a sua empresa assume integralmente o custo das ligações recebidas pelos consumidores.

Essa é uma ótima opção para empresas que contam com um atendimento em larga escala ou que também precisem de um SAC estruturado.

E por que não ter um número nacional com uma operadora VoIP?

Com a expansão da internet e todos os seus aprimoramentos, realizar ligações pela internet é simples e muito mais vantajoso do que através da telefonia convencional.

E isso porque as tarifas são mais baixas em uma operadora VoIP. Além de você também poder receber ligações simultâneas no seu sistema de atendimento 0800.

E, do mesmo modo que os números virtuais te permitem escolher o aparelho que melhor se enquadra as suas necessidades, com um número nacional isso também é possível.

Com certeza o seu cliente vai ficar bastante satisfeito de ter um custo zero quando for ligar para a sua empresa. Então, fique de olho nesse serviço VoIP.

número virtual

2.2 Os números 4000

Os números de prefixo 4000 foram apresentados pela Embratel no começo dos anos 2000. Também são números do tipo não-geográfico, sendo assim, dispensam o uso de DDD.

A “família” dos prefixos 4000, disponibiliza os números 4003 e 4004.

Eles foram criados com o objetivo de complementar o 0800 em algumas localidades. Pois é, mas há uma particularidade importante.

Para os números de prefixo 4000 o custo da chamada é dividido entre as partes. Ou seja, você paga por uma parcela do valor da chamada e seu cliente paga pela outra.

Mas é importante destacar que os seus clientes sempre pagarão pelo valor de uma ligação local, ficando livre das tarifas mais altas das chamadas interurbanas, por exemplo.

3 – Outras funcionalidades para usar em conjunto com o VoIP

O VoIP é uma tecnologia que oferece muitos recursos que otimizam os processos de comunicação de seu negócio.

Investir em uma infraestrutura de telefonia mais moderna, contribui para o uso integrado de outras soluções tecnológicas.

As operadoras VoIP, geralmente, oferecem serviços correlatos aos números virtuais e nacionais. Por exemplo, a URA (Unidade de Resposta Audível), a URA Reversa, o PABX Cloud, as integrações de sistemas e etc.

A URA, por exemplo, funciona como uma central telefônica. Ou seja, fica responsável por fazer a gestão das chamadas da sua empresa.

Com o uso correto das mensagens gravadas e a segmentação de menus, o seu atendimento pode ser muito mais eficiente.

Quanto à organização, as filas de espera da URA também são automatizadas pelo comando do cliente, evitando que a chamada caia no ramal errado.

E para usar essa funcionalidade na sua operadora VoIP, pode optar pelo número virtual ou nacional.

Você deve gostar também:  Outbound marketing e outbound 2.0

Ambos permitem que você se comunique e faça a gestão das suas chamadas de atendimento. Dessa forma, sua telefonia passa a contar com uma estrutura definida. Ótimo né?!

Algumas operadoras VoIP oferecem em seus pacotes de serviços o PABX Cloud, que é um sistema que também fica responsável pela gestão do seu atendimento.

Esse modelo de PABX funciona utilizando a telefonia virtual, o que faz com que uma de suas principais vantagens sejam as tarifas mais baixas, tanto para as chamadas de longa distância quanto para as chamadas locais.

Então, no formato de serviço em nuvem você tem mais mobilidade, independente do modelo que escolher.

Os serviços da Nvoip como uma operadora VoIP

Agora que você já conhece alguns dos serviços oferecidos por uma operadora VoIP, vamos te apresentar quais os diferenciais da Nvoip nesse segmento.

De forma simples, somos também uma operadora VoIP. Mas a melhor forma de nos definir é como uma plataforma global de comunicação e telefonia. Ou seja, que trabalha com camadas de serviços relacionados a telefonia em nuvem.

A Nvoip foi criada com o objetivo de desburocratizar os serviços de telefonia. Tudo isso com soluções práticas, rápidas e automatizadas para a comunicação da sua empresa.

Como uma plataforma de telefonia 100% em nuvem que busca impactar empresas independente do tamanho, oferece planos pensados para os diferentes tipos de negócios.

Assim, você conta com a escalabilidade telefônica que precisa e com serviços que cabem no seu bolso.

Podemos citar como exemplo para esse cenário, a flexibilidade de aumentar ou reduzir os ramais conectados a sua URA Nvoip.

Aliás, falando em URA, clientes Nvoip podem optar por usar a URA free. Esse sistema conta com todas as funcionalidades de uma central telefônica cloud.

Depois de testar essa versão gratuita, você pode escolher um outro plano de URA para ter mais usuários conectados ao seu sistema, se assim desejar.

Sendo assim, você vai poder contar com todos os benefícios de um atendimento digital, a partir das tarifas mais baratas do seu número virtual ou nacional da Nvoip.

Também pode usar os sistemas e plataformas integradas a telefonia em nuvem, como falamos acima, por meio de integrações nativas na nossa API gratuita.

São bons exemplos dessa recurso o uso conjunto das ligações da sua linha Nvoip com CRMs, softwares de vendas, ERP e por aí vai.

E, ainda tem mais recursos, como o disparo de campanhas de SMS Marketing que também pode ser feito na plataforma da Nvoip.

Considerações

Viu só como uma operadora VoIP pode contribuir para a melhoria e o crescimento da sua empresa? Pois é, ter um sistema de telefonia em nuvem traz uma série de benefícios.

Então, se agora você quer testar esse serviço para ver se ele realmente se adequa às necessidades do seu negócio, a Nvoip te ajuda. Se cadastrando no nosso painel, você ganha R$5 de crédito para testar as soluções VoIP.

E se você ainda ficou com alguma dúvida sobre os planos e tarifas da Nvoip, pode falar agora mesmo com um dos nossos consultores.

Espero que você tenha curtido esse conteúdo. Continue acompanhando o nosso blog.

Até a próxima.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email