Nvoip - Melhor VoIP do Brasil
  • English
mulher usando sistema de telefonia voip
Leandro Campos

Leandro Campos

Por que sua empresa precisa usar um sistema de telefonia voip?

Por que sua empresa precisa usar um sistema de telefonia voip?
5 (100%) 7 votos

Muitas empresas tem adotado algum sistema de telefonia VoIP ultimamente, e os motivos para isso são vários. O principal deles é a redução de custos que essa tecnologia proporciona, já que, em tempos de crise, o fator econômico pesa mais nas decisões de gestores e diretores.

É possível chegar a 70% de redução dos gastos com telefonia usando essa tecnologia, tanto nas contas quanto em manutenção das linhas.

Porém, o que mais um sistema de telefonia VoIP pode fazer pela sua empresa? Estamos falando de uma solução permanente para uma série de questões que sua companhia enfrenta diariamente. Ficou curioso em saber mais sobre o assunto? Então, continue com a gente e boa leitura!

Telefonia VoIP: o que é e como funciona?

O sistema VoIP é baseado na tecnologia de Cloud Computing, ou Computação em Nuvem. Essa inovação permite utilizar serviços e ferramentas de computador por meio da nuvem, ou seja, a Internet.

Então, quando falamos em telefonia em nuvem ou VoIP, isso quer dizer uma telefonia que se apropria da estrutura da Internet para fornecer seus serviços, que são chamadas de voz e vídeo.

O VoIP — que significa, literalmente, Voz sobre IP — funciona por meio da conexão com a rede mundial de computadores e utiliza alguns dispositivos para isso. Veja!

  • Aplicativos: são programas usados em tablets e smartphones com acesso à Internet e que possuem versões para os sistemas operacionais Android e iOS, e para computadores.
  • ATA: é a sigla para Adaptador de Telefone Analógico, um dispositivo que se conecta ao telefone comum e à Internet ao mesmo tempo, transformando a voz do usuário em sinais digitais.
  • Softphone: é um software que simula um telefone e realiza a chamada no dispositivo onde está instalado — computador, notebook, tablet ou smartphone.
  • Telefone IP: é um aparelho específico para VoIP. É conectado à rede de Internet e oferece opções vantajosas para empresas, como o uso de headsets, gravação de ligações, transferência e identificador de chamadas.
  • PABX IP: assemelha-se ao PABX analógico, porém, possui vantagens que somente a telefonia VoIP traz, como ramais ilimitados, conexão com computadores e fácil flexibilização de estrutura.

É importante ressaltar que, para utilizar aplicativos VoIP, como o WhastApp e o Skype, é necessário que os participantes das chamadas tenham cadastro nesses softwares e conexão com a Internet, seja móvel ou fixa.

Porém, para os demais meios de acesso — ATA, softphone, telefone IP e PABX IP —, é somente quem faz as ligações que precisa estar conectado à rede de Internet.

Quais os benefícios do sistema de telefonia VoIP?

Preparamos uma lista com as principais vantagens obtidas por uma empresa ao utilizar a telefonia VoIP. Acompanhe!

1. Redução de custos

Como já dissemos acima, essa é a principal vantagem que leva as empresas a procurarem por uma operadora de telefonia VoIP.

A redução dos gastos com o telefone já pode ser sentida a partir do primeiro mês após a implantação dessa tecnologia. Os preços das ligações e as tarifas praticadas na telefonia em nuvem são muito mais vantajosas do que na telefonia tradicional.

Outro ponto importante na redução de custos é com relação à manutenção que qualquer infraestrutura precisa em uma empresa.

Com a telefonia cabeada, precisamos ficar atentos para o estado das linhas e fios utilizados, além de possíveis reparos ou substituição dos terminais telefônicos de cada departamento que os possui. Esse tipo de demanda não existe quando se usa um sistema de telefonia VoIP.

A manutenção do VoIP se resume a atualizações de sistema, que são realizadas por meio da Internet e pela própria operadora que fornece o serviço.

O cliente se preocupa somente em pagar um único valor, que é a mensalidade do serviço, deixando demais responsabilidades de apoio e suporte nas mãos de quem é especialista nessa área, ou seja, a própria fornecedora de telefonia.

2. Maior capacidade de atendimento

Esse é o segundo benefício que as empresas querem quando contratam um sistema de telefonia VoIP.

O motivo é bem simples: depois de reduzir custos, você tem capital suficiente para expandir seu negócio. Mesmo que o atendimento de pessoas não seja o foco principal da sua organização, é importante contar com serviços de qualidade na frente da empresa.

A telefonia em nuvem é muito flexível, no que diz respeito a seu uso. É possível ampliar os pontos de atendimento na sua companhia apenas em alguns segundos, bem como também é possível reduzi-los. Assim, é garantido que você gaste apenas o que está utilizando, além de ter total controle sobre o crescimento da sua empresa.

3. Integração com outros sistemas

É muito comum que as empresas utilizem algum software para desenvolver suas rotinas administrativas, comerciais e de atendimento, como um CRM.

E o sistema de telefonia VoIP consegue se integrar facilmente a qualquer um deles. Isso facilita muito o trabalho que depende de setores diferentes da sua companhia, tornando a troca de informações entre as áreas mais produtiva.

Além disso, recursos de um PABX Cloud, como a URA (Unidade de Resposta Audível) — permitem a personalização do seu atendimento, com a possibilidade de gravar facilmente saudação e despedida das ligações.

Os líderes de equipe também possuem suporte na gestão de pessoas, podendo receber relatórios com indicadores importantes, como tempo médio de atendimento, tempo médio de espera na fila e lista de chamadas recebidas ou realizadas.

4. Aproximação de filiais

Ao utilizar um sistema de telefonia VoIP, sua empresa não pagará mais pelas ligações entre suas sucursais.

Isso porque é possível cadastrar um número único para todas as filiais e distribuir os ramais de atendimento para cada uma, mesmo estando em localidades diferentes. Dessa forma, todas as ligações realizadas entre as filiais saem de graça.

5. Mais mobilidade no atendimento

Depois de integrar seu sistema telefônico aos softwares utilizados na empresa, seus colaboradores gastarão menos tempo realizando tarefas, como alimentação de banco de dados, e isso tornará o atendimento mais dinâmico e ágil.

Outro ponto positivo é a capacidade que seu time terá em atender clientes e fornecedores em qualquer lugar.

É possível reduzir pontos de atendimento dentro da sua empresa e montar alguns home offices, pois, embora estejam em casa, seus colaboradores utilizarão o mesmo sistema da empresa para realizar as chamadas de negócio.

As reuniões a longa distância ou aquelas feitas em viagens da empresa também ganham benefícios com o sistema VoIP, reduzindo custos com as chamadas, inclusive DDI, e possibilitando o acesso de sistemas.

Independentemente da situação, estando em crise ou não, os sistemas de telefonia VoIP são a melhor escolha para sua empresa. Utilizar essa tecnologia em nuvem traz benefícios irresistíveis a qualquer gestor, além de ampliar a capacidade de fazer negócios, ao mesmo tempo em a companhia prioriza a relação com o cliente.

Agora que você sabe tudo o que a telefonia VoIP pode fazer pela sua empresa, entre em contato com a equipe da Nvoip. Estamos esperando por você!