sms api_nvoip
Livia Nonato

Livia Nonato

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on reddit
Share on email

SMS API: por que usar?

Você sabe o que é o SMS API? Essa é mais uma das facilidades da tecnologia. Com essa aplicação, você automatiza o disparo de mensagens de texto integrando dois sistemas. Quer saber mais sobre isso? Então o texto de hoje foi feito para você.

API é um termo conhecido e comum aos profissionais da área de tecnologia. Embora a maioria das pessoas não saibam, as integrações estão no dia a dia virtual.

Sabe aplicativos populares como WhatsApp, Facebook e Ifood? Então, todos eles oferecem a possibilidade de integração entre sites, apps e sistemas por meio de uma API.

A prática de integrar sistemas está se tornando cada vez mais comum no mundo digital.

E isso se explica pela melhoria de desempenho de tarefas operacionais, além da implementação de mais recursos na sua plataforma.

Sendo assim, os seus colaboradores passam a ter mais tempo para se dedicarem a outras atividades, sem abrir mão da eficácia de processos “burocráticos”.

E aí, quer entender melhor o que é o SMS API e em que tipo de empresa é interessante essa integração? Continue a leitura do texto.

Benefícios do envio de SMS

O envio de mensagens de textos facilita a comunicação com os clientes de forma a fidelizar, informar e até mesmo prospectá-los para compra de outros produtos.

Não à toa, tem sido um serviço muito adotado entre empresas, independente do segmento.

Essa ferramenta tem um custo bem menor que outras estratégias de mídias para marketing, vendas e cobranças.

Na Nvoip, por exemplo, o custo fixo é de R$0,08 por SMS enviado, sem franquia mínima e sem mensalidades.

As empresas podem utilizar as mensagens curtas para disparos em massa ou personalizados, de acordo com a finalidade do envio. 

Esse canal pode te auxiliar nas demandas comerciais, por meio do envio de mensagens comerciais, avisos e informes ao consumidor.

Do mesmo modo, o SMS também pode ser usado para fazer uma atualização de cadastro, notificar sobre novos produtos e promoções, entre outros.

Outra perspectiva de uso, é o envio de SMS corporativo para comunicação interna da sua empresa. 

Estes e outros benefícios da estratégia comprovam como o envio de SMS pode ser um diferencial de mercado.

Ótimo né? Você ainda pode aproveitar muito mais as funcionalidades de um sistema de envio mensagens de texto integrando esse recurso a outros sistemas por meio de uma API de SMS.

Ainda não sabe ou quer relembrar como você pode potencializar o envio de SMS com a API? Prossiga a leitura que vamos te mostrar os detalhes. 

O que é API?

A sigla API significa Interface de Programação de Aplicação. Na origem do termo em inglês corresponde a Application Programming Interface.

De forma simples, é um conjunto de instruções de programação que integra dois sistemas.

E como funciona isso? Basicamente, a integração cria um elo entre um sistema e o outro. 

Essa integração conecta aplicações de ambos os sistemas, sendo assim, oferece mais praticidade e simplifica algumas atividades da sua empresa.

Principalmente porque ao fazer uma integração de API os operadores da sua empresa continuaram a usar um sistema que já estão familiarizados.

Mas com um diferencial: um recurso a mais dentro de uma mesma plataforma.

No mesmo sentido, a integração também apresenta outros benefícios essenciais para melhorar a operacionalidade do seu sistema digital e aplicativo.

Como, por exemplo, a segurança de dados, autenticação de informações dos clientes e facilidades na troca de informações de programação entre os sistemas. 

Tendo em vista o que é e alguns dos benefícios de aderir ao envio de SMS como estratégia na sua empresa, saiba agora em detalhes exatamente o que é uma SMS API e como ela vai ser eficiente para a sua empresa. 

Vamos lá?

Telefonia virtual

API de telefonia

Uma API de telefonia pode executar diversas funções, ela permite a personalização do seu PABX, integrando-o a outros sistemas.

Assim é possível aumentar a produtividade, otimizar o consumo e melhorar a qualidade do atendimento ao seu cliente.

Algumas funcionalidades da telefonia podem ser automatizadas através de uma SMS API com a inserção de um botão diretamente em seu site ou aplicativo – o que chamamos de click to call.

Esse é um recurso que permite, literalmente, que o usuário tenha uma ação de contato e interação com a sua empresa.

Essa é uma das funcionalidade possíveis com a integração de sistemas com uma API de telefonia.

Você pode realizar ligações automáticas com discagens preditivas, por exemplo. Além disso, pode-se gerar dados de análise ao integrar com um CRM.

Ou seja, você passa a contar com serviços de voz (que pode gerar mais conversões no seu site ou aplicativo) e SMS (que pode te ajudar com mais segurança na autenticação, além do marketing e vendas).

Agora, conheça as características da SMS API, siga a leitura do artigo.

API de SMS

Entendo estes conceitos básicos de forma individual, será mais fácil compreender, de verdade, como se dá o funcionamento de uma SMS API.

Simplificando, você fará o disparo de SMS dentro de um sistema integrado pela API, de forma individual ou coletiva. 

A integração SMS API para o envio de mensagens da sua plataforma digital traz algumas vantagens ao funcionamento operacional e estratégico do seu negócio.

São elas:

  • A SMS API possibilita o envio de mensagens dentro do sistema próprio da sua empresa, ou seja, você não precisa ficar migrando de um site para outro para fazer uma ação;
  • também possibilita o recebimento de SMS dos seus contatos no sistema da sua empresa;
  • permite o gerenciamento das informações de todos os seus envios de SMS, que poderão ser analisados nos relatórios;
  • além de tudo isso, é possível acompanhar o status do SMS, ou seja, se ele foi entregue ou não. 

A API de SMS pode ser utilizada, ainda, para melhorar o relacionamento da sua empresa com o cliente de forma otimizada.

Isso pode ser feito principalmente por meio de avisos, suporte e respostas aos consumidores – e no respaldo das atividades comerciais.

Por exemplo, com o envio de lembretes, notificações de cobrança, envio de código de barras e links para pagamento.

Sendo assim, essas diferentes funcionalidades tornam o seu negócio mais prático, eficiente e benéfico à você e os seus clientes na troca de dados e informações.

Se você quer entender mais sobre a SMS API, você também tem a opção de assistir a nossa série de integrações no YouTube.

Olha só o episódio de estreia:

Como funciona a API de SMS e Voz da Nvoip  

Na Nvoip fornecemos uma API de comunicação integrada totalmente gratuita e com integrações nativas.

Ao usar o código de programação, o sistema de integração com às soluções de voz e SMS da nossa API se conecta ao seu aplicativo, software ou plataforma automaticamente.

Além de oferecer essa possibilidade de integração aos sistemas de Voz e SMS, a Nvoip libera alguns módulos a mais como o torpedo de voz, relatórios e insigths para um melhor gerenciamento. 

Com a nossa API, o cliente não precisa desenvolver uma solução onde cria o script para disparar os SMS com áudio.

Ele precisa apenas integrar seu sistema e ter a funcionalidade pronta para o disparo de torpedo de voz. 

Com a API de comunicação da Nvoip é possível desenvolver aplicativos que usam voz e SMS para melhorar a sua empresa ou para criar novos produtos.

E o melhor é que criamos uma SMS API compatível com qualquer linguagem. Desse modo, o seu desenvolvedor pode optar por Python, PHP, Java, Ruby e etc.

Além disso, você não paga nada para testar e usar os códigos – que estão disponíveis no Github. O único investimento financeiro necessário é o pagamento por ligação e SMS que você fizer/enviar.

Nesse sentido, podemos listar as principais vantagens da API de SMS da Nvoip:

1. Análise de dados e métricas

É possível realizar a integração SMS API direta com o seu CRM, possibilitando a análise de dados das ligações.

Assim, você pode avaliar a sua equipe de atendimento tanto em qualidade como produtividade. 

Através deste serviço você consegue verificar quais os horários que as ligações são recebidas, o tempo de cada uma, o período de espera até ser atendido e muito mais.

Com esses dados em mãos, é possível criar métricas de qualidade para a satisfação do cliente, bem como objetivos e metas para seu time.

Essas informações também podem ser muito úteis para a sua equipe de vendas, pois é possível analisar o melhor horário para ligar para as pessoas e quais gatilhos dão mais certo. 

Não possui um sistema de CRM?

Aqui na Nvoip, temos parceria com a Pipedrive, então, se você é nosso cliente, possui 50% de desconto no primeiro ano, além de 30 dias de teste grátis.

Assim, você usufrui de todas as vantagens do nosso sistema VoIP junto com o CRM da Pipedrive!

2. Lembretes para os clientes

Uma função muito interessante desse serviço é a capacidade de criar lembretes para os seus clientes.

Você pode enviar torpedos de voz com alertas de confirmação de pagamento ou, ainda, uma mudança que está acontecendo – ou aconteceu – no software

Lugares que necessitam de marcação de atendimento também se utilizam muito desse serviço, uma vez que é possível lembrar a pessoa do horário em que será atendida.

E ainda pedir a confirmação ou executar o cancelamento de um atendimento.

Em qualquer que seja a área de atuação da empresa, manter a comunicação alinhada com o cliente é um critério de satisfação.

Então, se você quer ter um atendimento qualificado como ótimo, tenha atenção aos lembretes e avisos que farão toda a diferença.

Seja para tarefas cotidianas, como o envio de protocolo e links nas mensagens de texto ou em casos especiais, por exemplo, para as campanhas de Black Friday, natal e etc.

Se a data for sazonal é fundamental que o envio da campanha pela sua API SMS já esteja planejado; e se você ainda não tem essa prática é hora de “correr atrás do prejuízo” e se diferenciar frente aos concorrentes de mercado.

3. Controle do fluxo de chamadas

Outra função da API de telefonia com SMS e Voz é o controle do fluxo de chamadas.

Você pode realizar a definição de parâmetros em seu CRM, inclusive integrando-o com uma URA, para gerenciar e direcionar as chamadas telefônicas. 

Tanto os direcionando para filas de espera personalizada, onde a sua atendente virtual vai coletar as primeiras informações do lead ou cliente, e depois o encaminhar ao atendente físico.

Mas, na prática, qual é a importância disso?

Por exemplo, é possível pedir para o cliente digitar o CPF e, a partir do status em que ele se encontra no sistema, automaticamente vai ser feito o seu direcionamento para o departamento que melhor irá suprir suas necessidades.

E, ainda, caso esteja em falta com o pagamento, pode ser transferido para o setor comercial.

Bem legal, né?

Essas são apenas algumas das muitas funcionalidades que uma SMS API pode trazer ao ser agregada ao seu sistema.

Palavras como resultado, otimização de tempo e qualidade podem resumir a forma como ela pode melhorar o seu serviço.

Considerações

Viu só como a SMS API vai fazer a diferença no seu negócio? Então, não perde a chance e teste essa aplicação no seu site, aplicativo ou software.

Com o avanço da tecnologia, surgiram as soluções em nuvem. Nesse cenário que surgiu a telefonia digital.

Sabe o que é isso? Basicamente é o recurso que permite que você faça ligações pela internet com alta performance e excelente custo-benefício.

A SMS API é uma dessas soluções correlatas à telefonia digital.

E aí, quer saber mais sobre esse sistema e seus benefícios? Fale agora mesmo com um dos nossos consultores e tire suas dúvidas.

Para que você conheça a plataforma e tenha um primeiro contato com a telefonia digital, a Nvoip te oferece uma hora de ligações grátis, basta se cadastrar no painel.

Espero que você tenha curtido esse conteúdo, continue acompanhando o nosso blog.

Até a próxima!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email