SMS de cobrança
Lisandra Queiroga

Lisandra Queiroga

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SMS de cobrança: diminua a inadimplência

Em um período econômico desafiador no país, é importante ter em mente que é essencial investir em ferramentas certas. Usar SMS na gestão de cobrança sem dúvidas é uma ferramente que vale investimento. 

Há algum tempo o SMS foi substituído pelo WhatsApp para conversas pessoais. Mas no mundo empresarial essa ferramenta ainda é muito útil. Avisos, lembranças e cobranças enviadas por esse canal são comumente usadas e se mostram muito eficientes.  

Nesse artigo vamos explicar como usar o SMS na gestão de cobrança, e como este serviço pode ser efetivo e ainda ter um baixo custo para sua empresa. Siga a leitura e descubra mais sobre o tema!

Por que usar SMS na gestão de cobrança? 

Esse é um questionamento comum e que tem uma resposta direta e simples: esse canal se mostra eficiente para tentar reverter a inadimplência e manter a competitividade do negócio.  

Além disso o uso do SMS para cobrança é uma alternativa eficiente e de baixo custo. Com esse canal você consegue atingir o cliente com maior assertividade e retorno. 

A ferramenta oferece soluções eficientes para substituir a notificação por meios como o telemarketing, o envio de correspondências e e-mails. Além de reduzir os custos, o envio de SMS na gestão de cobrança torna possível uma comunicação mais rápida e eficiente com o cliente. 

SMS de cobrança é eficiente? 

Sim! Como já mencionado antes, a comunicação através desse canal se mostra eficaz pelo fato de que a maioria das pessoas vive de olho no celular. Assim verificam as mensagens de texto constantemente. Por isso, a comunicação via SMS é muito estratégica. Principalmente quando comparada a ligações, e-mails e correspondências.

Além disso, por meio desse contato direto, o cliente fica menos exposto, e consequentemente, menos constrangido durante a abordagem. Dessa maneira diversos transtornos, inclusive jurídicos, são evitados. 

O SMS na gestão de cobrança também possibilita o envio de mensagens programadas. Assim o agendamento pode ser feito nos dias e horários mais convenientes para abordar o cliente. 

Para garantir um contato com maior chance de sucesso, é importante personalizar o SMS de cobrança para cada consumidor. Ou seja, analisar e identificar a melhor hora e a melhor abordagem para cada perfil de cliente. 

Tipos de SMS de cobrança mais comuns 

Existem diversos tipos de mensagens de cobrança via SMS. É importante conhecê-las para usá-las da forma correta. Elas obedecem a uma determinada ordem de precedência.

Mensagem preventiva 

A primeira mensagem que deve ser enviada aos consumidores é o SMS de cobrança preventiva. Ele avisa o cliente sobre a chegada da data de vencimento do boleto, para prevenir atrasos e inadimplência. 

Mensagem para coordenar ações 

Em seguida são enviadas as mensagens de texto com o código de barras do boleto ou orientações para o pagamento imediato.  

Avisos de providências legais 

Por último, em caso de não pagamento, informe ao consumidor a possibilidade de inclusão do nome do cliente em Entidades de Proteção ao Crédito. Neste caso, a empresa deve avisar com antecedência, oferecendo alternativas de regularização. 

A lei permite cobrança por SMS? 

Ao se tratar de cobranças, todo cuidado é pouco. O artigo 71 do Código de Defesa do Consumidor (CDC) rege que: “é crime coagir, ameaçar, constranger e fazer afirmações falsas para intimidar o cliente em débito, ou ainda perturbá-lo em seu local de trabalho, descanso ou lazer em caso de cobrança de dívida”. 

Portanto, tendo em vista o direito do consumidor, é importante estabelecer uma abordagem adequada. Isso significa que, se a empresa perturbar o cliente no trabalho ou em casa — ou informar a terceiros sobre a sua situação de inadimplência — o caso pode se tornar jurídico. 

Assim, a empresa pode cobrar a dívida. Mas essa cobrança deve ser feita com alguns cuidados: em horário comercial e o assunto só pode ser tratado diretamente com o inadimplente. 

É importante ficar atento ao fato de que o envio de SMS só pode ser feito com a autorização prévia do cliente. Por isso é preciso seguir as regras do Opt Out, garantindo que o cliente possa parar de receber as mensagens quando desejar. 

Cuidados com a estratégia de cobrança via SMS 

Uma vez enviada, a mensagem não pode ser apagada, sofrer modificações nem permite explicações sobre seu conteúdo. Por isso, alguns cuidados são essenciais na maneira como se comunicar com o cliente

  • Mensagem de confirmação: o envio de uma mensagem confirmando a titularidade do número pode garantir a assertividade da informação e também evitar constrangimentos para o cliente; 
  • Conteúdo simples e objetivo: por seu caráter ágil, uma mensagem de texto não pode ter informações complexas e longas. Por isso escreva apenas o necessário; 
  • Cordialidade e bom senso: ainda que seja uma cobrança, a mensagem deve ser respeitosa e amigável, demonstrando claro interesse na solução do caso e na manutenção do relacionamento com o cliente.

Vantagens da cobrança por SMS 

O SMS é uma ótima opção para substituir ligações, garantindo uma redução nos gastos da área financeira. Além disso possibilita mais assertividade e instantaneidade no processo de cobrança. Essas são apenas algumas vantagens dessa ferramenta. Listamos algumas outras: 

Economia: Custo cerca de 96% mais barato do que mandar uma cobrança via carta ou gastar com ligações; 

Entrega certeira: Entrega diretamente para o cliente, e a empresa ainda tem a certeza de que o inadimplente vai receber a notificação; 

Discreto: Comunicação menos invasiva, já que evita constrangimentos na hora da abordagem; 

Maior retorno: Taxa de retorno de 20% a 30% maior nas renegociações de dívidas; 

Facilidade de pagamento: Facilidade na hora de receber, pois é possível copiar o código de barras da fatura e colar em um aplicativo de internet banking do celular para efetuar o pagamento. O envio de links para o acesso à fatura completa também possível; 

Alto índice de retorno: Com uma abordagem menos formal, o SMS é mais bem recebido pelos clientes. 

Considerações finais

Infelizmente a inadimplência é uma realidade que muitas empresas não escapam. Mas saber lidar com esse fator pode ser uma grande vantagem estratégica. Ao enviar SMS de cobrança de forma profissional, a empresa pode não somente recuperar o valor devido como também manter um cliente que pode recomendar e fidelizar.

Espero que as dicas desse texto tenham contribuído para que inadimplência do seu negócio diminua, e assim alavanque resultados e crescimento. Para saber mais sobre gestão de cobranças leia nosso artigo sobre o tema clicando aqui.

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