Livia Nonato

Livia Nonato

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on reddit
Share on email

Você sabe o que é a tecnologia VoIP?

O mundo está sempre se transformando. O que já é conhecido passa a ser aprimorado. Simultaneamente, novas tecnologias vão surgindo. Com a telefonia não poderia ser diferente. Das centrais telefônicas à ligações virtuais, as telecomunicações se reinventaram com o tempo. Hoje, com o alcance e qualidade da internet, a tecnologia VoIP se apresenta como a solução mais eficiente quando pensamos em comunicação empresarial aliada a economia.

Com certeza você já teve contato com o VoIP, mas talvez não saiba que fez uso dessa tecnologia.

Cada vez mais surgem aplicativos que usam o VoIP para realizar chamadas. Pioneiro, o Skype, em 2003, introduziu as ligações de voz pela internet como recurso ao seu aplicativo.

Os contemporâneos WhatsApp, Messenger e Zoom apareceram com a mesma finalidade anos depois. 

Viu só como você já conhecia chamadas pela internet? O que muita gente não conhece é o funcionamento da tecnologia que permite essas ligações. E é isso que vamos te explicar hoje. Então, continue a leitura do texto. 

O que é a tecnologia VoIP?

Voz sobre IP (Voice over Internet Protocol), ou simplesmente VoIP, é um recurso para realizar chamadas telefônicas por meio da internet.

De forma técnica, isso ocorre pelo uso da tecnologia IP (Protocolo de Internet) que transforma os sinais de áudio analógico em sinais digitais. Assim, esse sinais são transmitidos pela internet para completar a ligação.

O VoIP é uma solução em telefonia mais econômica justamente pelo seu meio de funcionamento, a internet. O uso da telefonia em nuvem teve um crescimento expressivo no meio empresarial.

Principalmente porque entrega ligações de qualidade com custo reduzido. 

Com a telefonia em nuvem é possível se comunicar com os seus colaboradores, parceiros e clientes sem precisar de uma estrutura física, cabeamentos e um alto investimento.

Essas são algumas das razões para ter se tornado um serviço muito mais interessante do que a telefonia convencional. 

Mas nem sempre foi assim. A viabilidade da telefonia em nuvem esteve diretamente ligada à expansão da internet no Brasil e no mundo. Hoje, podemos afirmar que o VoIP está em fase de exploração no país, e já consolidado no exterior. 

Quer entender como chegamos à telefonia 4.0? Vamos te explicar a seguir.

História do VoIP

Podemos dizer que de VoIP é uma tecnologia recente. Assim, quando pensamos na sua história, podemos mencionar alguns fatos marcantes. 

O VoIP foi criado para ser uma alternativa mais barata e prática para as ligações de longa distância e internacionais. Um momento importante foi o surgimento do primeiro aplicativo comercial de voz sobre IP.

Você deve gostar também:  Portabilidade de número virtual, é possível?

Chamado de Internet Phone, o aplicativo foi lançado em 1989, pela fornecedora de equipamentos de telecomunicação israelense VocalTec.

Nessa época, por conta da baixa velocidade da internet, as chamadas tinham uma qualidade ruim. Então, o serviço se tornou pouco viável, sobretudo, como substituição à telefonia convencional para empresas.

Tempos depois, com a disponibilidade e crescimento da internet banda larga, o VoIP começou a ganhar espaço e dessa vez de forma definitiva.

A qualidade da ligação melhorou tão expressivamente que o meio corporativo enxergou na tecnologia VoIP uma ótima oportunidade de investimento em telefonia. 

Vantagens do VoIP

O VoIP ganha cada vez mais adesão porque conta com muitos recursos e vantagens comparado a telefonia convencional.

A área de cobertura das operadoras VoIP cresceu exponencialmente nos últimos anos. Além disso, a possibilidade de atender a ligações em diversos dispositivos também é um dos grandes benefícios da telefonia em nuvem.

Listamos alguns das vantagens de implementar essa tecnologia ao seu negócio.

1 – Redução de custos

Ter como estratégia a redução de gastos, sem abrir mão da qualidade, parece ser um desafio no mercado. A tecnologia VoIP é a solução que barateia os custos da sua empresa com telefonia.   

A comparação com os preços dos serviços de telefonia convencional no país, por exemplo, demonstra que o uso do VoIP pode gerar uma economia de até 70%.

O baixo custo se justifica por não haver gastos com a instalação e manutenção, além das taxas mais baratas. Outra vantagem de adesão ao VoIP é, de fato, saber quanto foi gasto em cada chamada feita. Assim, sua empresa pode ter mais controle financeiro imediato.

2 – Qualidade 

Outro grande diferencial no mercado competitivo é manter um padrão de qualidade na sua empresa. E uma das vantagens da tecnologia VoIP é priorizar por um canal de comunicação sem ruídos, quedas ou atrasos nas ligações. 

A Nvoip, por exemplo, só usa as melhores rotas para as chamadas VoIP. Dessa forma, assegura a máxima qualidade das chamadas.  

3 – Segurança   

As chamadas por VoIP contam com criptografia e podem ser gravadas, garantindo mais segurança. Se o serviço for integrado, as ligações podem gerar leads qualificados e auxiliar na manutenção da qualidade do atendimento da empresa.

Sendo assim, podem contribuir no acompanhamento dos processos de vendas, suporte e preparação das equipes.

4 – Potencial competitivo

Se apresentar ao mercado com um negócio competitivo e em constante crescimento é o desejo de qualquer empreendedor. Quando a sua empresa escolhe investir na tecnologia VoIP, a redução de custos com telefonia, aliada a otimização de processos, mobilidade e segurança estão sempre presentes. 

Considerações

Se interessou pelo VoIP mas nunca teve contato com a tecnologia? Para te ajudar com isso, nós te damos R$5,00 para testar nossos serviços e conhecer melhor o funcionamento da telefonia VoIP. Então, basta você se cadastrar no nosso painel e seus créditos serão computados.

Você deve gostar também:  Inteligência Comercial: Quais suas vantagens?

Quer contratar o serviço da Nvoip? Entre em contato agora mesmo com um de nossos colaboradores. Aproveite para conhecer mais sobre nossos planos de número virtual e número nacional.

Gostou desse conteúdo? Continue acompanhando o nosso blog, nos siga no Instagram, YouTube e LinkedIn e saiba todas as novidades do mundo VoIP. 

Esperamos que este artigo tenha sido útil e tenha sanado as suas dúvidas.

Até a próxima.

Telefonia virtual
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email