Número virtual Nvoip
Livia Nonato

Livia Nonato

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on reddit
Share on email

Como criar um número virtual

O número virtual é uma solução simples, descomplicada e prática para as empresas. Além de gerar uma economia considerável de gastos com telefonia, oferece mais visibilidade ao seu negócio. Quer saber como criar um número virtual? Então o texto de hoje foi feito para você.

Essa é um recurso da tecnologia VoIP, ele permite que você tenha um número de telefone virtual ligado a uma região remota. Ou seja, que você atenda aos seus clientes e aumente a presença da sua marca no Brasil e no exterior.

Sendo assim, há muitas vantagens na implementação desse serviço. E ele pode ser um diferencial competitivo da sua empresa frente aos concorrentes.

Ficou curioso para saber como criar um número virtual? Continue a leitura que eu te explico.

Primeiro, entenda a telefonia VoIP

Voz sobre IP, ou apenas VoIP, é o recurso que te permite realizar chamadas pela internet. Você também pode ter ouvido falar em outros sinônimos como: telefonia em nuvem, telefonia via internet, rede IP e protocolo VoIP.

Simplificando isso, esse sistema funciona transformando sinais de áudio analógico em dados digitais por meio de um protocolo IP.

Depois, esse dados digitais são transferidos em tempo real pela internet, completando a ligação normalmente.

Então, a grande diferença para a telefonia convencional é que todo o funcionamento do VoIP ocorre pela internet.

E esse fato gera uma economia de até 70% nos seus gastos com telefonia empresarial. Isso é ótimo, né? Mas não para por aí.

O VoIP também conta com tarifas mais baixas, ferramentas para automação de processos em telefonia e a possibilidade de integração com outros sistemas. Tudo isso para deixar o atendimento da sua empresa ainda melhor.

Por todos esses benefícios, a telefonia VoIP tem cada vez mais adesão. No exterior essa já é uma tecnologia consolidada, e no nosso país estamos passando por uma fase de exploração da tecnologia.

E isso se explica porque o VoIP acompanhou o crescimento da internet banda larga no Brasil. Hoje, vivemos em uma era de digitalização de vários serviços.

Ou seja, onde estamos migrando do “convencional” para o digital e podendo aproveitar de todas as vantagens dessa tecnologia. Inclusive, o número virtual.

Agora vamos te explicar como criar um número virtual. Siga a leitura.

O que é o número virtual?

O número virtual, também conhecido como DID, é como se fosse um telefone fixo tradicional, mas você não precisa de cabeamentos e uma estrutura física para usá-lo.

E isso porque ele funciona via internet. Sendo assim, ele pode ser usado em qualquer lugar, independente do DDD, basta ter acesso a rede.

Então, vamos entender isso um pouco melhor, o número virtual é a veiculação de um número telefônico comum a uma linha VoIP. Para isso, você o associa a uma determinada localidade.

Assim, a sua empresa que tem sede no Rio de Janeiro (DDD 21), mas tem clientes no Amapá (DDD 96) pode ter um número virtual e receber as ligações do seus clientes normalmente.

A grande diferença é que essa ligação terá o custo de uma chamada local para o seu cliente. Mesmo que você atenda ao seu número virtual estando em São Paulo.

Sendo assim, é um recurso VoIP que acaba com as barreiras geográficas. E, ainda, gera economia para os seus clientes que não terão os encargos de uma chamada interurbana, por exemplo.

E se você pensou que essa era uma solução apenas para o território brasileiro está muito enganado. O DID possibilita que você tenha um número virtual veiculado a países do mundo todo, só depende da área de cobertura.

Criar um número virtual é uma solução que faz com que a sua marca seja vista e sua cartela de clientes seja ampliada. E, o melhor de tudo, com um ótimo custo-benefício para isso.

Benefícios de criar um número virtual

O número virtual é muito importante para empresas que precisam ter um atendimento telefônico em diferentes regiões do Brasil ou até mesmo do mundo. E sem pesar no seu bolso.

Dessa forma, o DID tem sido uma opção viável para empresas independente do porte e há várias razões para isso.

Agora vamos te apresentar alguns dos benefícios de criar um número virtual para a sua empresa. Veja abaixo.

1 – Baixo custo

A palavra economia chama atenção de todo empresário. E é fato que as boas soluções tecnológicas te ajudam a alcançar a saúde financeira do seu fluxo de caixa no fim do mês.

Criar um número virtual, além de simples, é rápido e econômico. Principalmente quando você compara com os custos de adesão de um número de telefone fixo para cada localidade que a sua empresa atende (ou objetiva atender).

Os planos de adesão são muito mais baratos e isso acontece justamente porque é um recurso online.

Com configuração e manutenção remotas. Aliás, são um grande diferencial para o e-commerce e para o trabalho em home office.

Outra vantagem é a que os valores de adesão, na grande maioria das operadoras, é fixo. Ou seja, você não precisa se preocupar com mudanças no preço do seu número virtual de forma sazonal, como é na telefonia convencional.

Com tudo isso, a telefonia da sua empresa e o atendimento podem funcionar com mais qualidade e de onde você estiver.

2 – Mobilidade

Os processos remotos são necessários ao nosso dia a dia. Dessa forma, levar o seu ramal de telefone sempre com você é indispensável.

Criar um número virtual te permite escolher em qual dispositivo você quer usá-lo e a qual DDD ele vai está conectado.

Com a tecnologia VoIP, você define qual aparelho atende às suas demandas em cada momento. Você pode usar o seu número virtual em um modelo de PABX, em um Telefone IP, com um telefone comum junto com um ATA, no celular ou computador (por meio de um telefone virtual).

Assim, você tem a mobilidade necessária e a certeza que poderá atender as chamadas dos seus clientes, de onde estiver e na hora que for.

Cliente satisfeito é sinônimo de bom atendimento e experiência do usuário positiva.

3 – Sem contratos de fidelidade

Uma reclamação recorrente dos clientes de operadoras de telefonia convencionais é o excesso de burocracia. Tanto na hora de aderir a um serviço como no momento do cancelamento do mesmo.

Com a telefonia VoIP, você não precisa se preocupar com contratos de fidelidade, multas por rescisão e até processos judiciais para solucionar problemas na sua linha.

O mesmo acontece com os números virtuais, você tem a liberdade necessária para migrar de operadora. Então, se em um mês você resolveu testar o serviço e no mês seguinte já não está atendendo as suas expectativas, pode cancelar o uso e pronto.

Sem grandes estresses ou horas no telefone negociando, basta solicitar e pronto.

A Nvoip, por exemplo, tem como objetivo o fim da burocracia. A ideia principal é que a sua telefonia seja descomplicada.

4 – Criar um número virtual facilita o relacionamento com o cliente

Se você reduz os custos dos seus clientes já consegue demonstrar que a sua preocupação com ele vai além da compra.

Ter um atendimento abrangente é fundamental para o crescimento da sua marca. Mas nenhuma empresa cresce sem clientes satisfeitos e fidelizados.

Criar um número virtual te ajuda a estar mais próximo do seu consumidor. E se ele sabe que o custo da ligação é local, fica mais fácil fazer uma sugestão, reclamação e até mesmo elogiar a sua empresa.

Um meio de comunicação como a telefonia é muito importante para o SAC (serviço de atendimento ao cliente), que é um setor que ajuda a construir o relacionamento com os seus clientes.

Então, fique atento as regiões onde você pode prospectar e fidelizar o seu público.

Assim, usando de forma estratégica o seu número virtual, você se faz presente e ainda pode captar novos leads.

5 – Você pode utilizar o número virtual no WhatsApp Business

O número virtual te permite romper as barreiras do telefone fixo, agora ele está no seu celular. Do mesmo modo, você pode utilizá-lo em seu WhatsApp Business.

Essa tem sido uma ferramenta muito importante para pequenos e médios negócios. Principalmente por ser fácil, acessível e muito popular, pode fazer a diferença nas suas vendas e no relacionamento com os seus clientes.

6 – Integração com sistemas

A tecnologia VoIP permite que você faça integrações gratuitas com outros sistemas. Um bom exemplo disso é o CRM.

CRM são softwares de gestão do relacionamento com os clientes e permitem integração com operadoras VoIP. A Nvoip tem uma série de sistemas já integrados à sua plataforma, o mais recente foi o HubSpot CRM.

Então, com os sistemas conectados, você pode ligar direto da sua plataforma de gestão de relacionamento. Acompanhar normalmente todos os registros das suas chamadas em tempo real.

E, ainda, acompanhar relatórios e indicadores da sua estratégia de marketing, de vendas e gestão. Melhorando seus resultados com o melhor dos dois sistemas.

Outros sistemas como ERP também podem ser usados em conjunto com o seu número virtual.

Então, viu só como criar um número virtual faz toda a diferença para a sua empresa? Mas ainda temos mais alguns benefícios para citar, siga a leitura.

7 – O número virtual permite que você use a URA

A URA é a Unidade de Resposta Audível. De forma simples, é uma central telefônica que faz o gerenciamento das suas ligações.

Criar um número virtual permite que você receba chamadas simultâneas. Sendo assim, com o uso da URA junto ao seu DID, a sua equipe pode estruturar o atendimento com filas de espera e mensagens personalizadas.

Então, você consegue melhorar a experiência do cliente e ainda oferece mais tempo para os seus colaboradores se ocuparem de outras tarefas do dia a dia.

número virtual

Como criar um número virtual com a Nvoip

Agora você sabe todas as vantagens de criar um número virtual para a sua empresa. Sendo assim, já podemos falar sobre o tema de hoje, como criar um número virtual com a Nvoip.

Para solicitar esse serviço é necessário que você comprove ser o portador da linha telefônica, em casos de portabilidade. Com informações simples como o CPF ou CNPJ cadastrado ao número de telefone comum.

Esse é um bom recurso para empresas que querem aproveitar de todos os benefícios da telefonia VoIP, mas sem perder os seus contatos de mailing.

Melhor ainda, você não paga nada pela portabilidade. Fica sob responsabilidade da Nvoip acompanhar o processo. Basta o cliente preencher uma carta de autorização e enviar a última fatura da linha telefônica convencional.

E pronto, a solicitação é enviada a outra operadora. Depois desse processo, tendo área de cobertura na localidade desejada para uso do seu número virtual, você já pode configurar e receber as suas chamadas.

Atualmente, a Nvoip é a única operada VoIP que permite que você receba até 5 chamadas simultâneas com um número virtual. E essa quantidade pode ser ampliada, caso seja do interesse da sua empresa.

A Nvoip também tem a maior cobertura VoIP do Brasil. Com números virtuais disponíveis em 2500 localidades diferentes, entre os 26 estados e o Distrito Federal.

Além disso, você pode optar por criar seu número virtual em regiões do exterior. Hoje, 73 países fazem parte da área de cobertura da Nvoip para uso do número virtual.

Considerações

Para testar a plataforma da Nvoip, você ganha R$5 reais de créditos gratuitos. Assim, pode conhecer o painel e avaliar se atende às necessidades de telefonia da sua empresa.

Viu só como criar um número virtual pode ser uma excelente opção para o seu negócio. Não perca tempo e confira os planos e condições para adquirir seu DID.

Espero que você tenha curtido esse conteúdo. Continue acompanhando o blog da Nvoip e saiba todas as novidades do mundo VoIP.

Até a próxima.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email