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DTMF: sabe o que significa?

Você provavelmente já entrou em contato com um serviço de DTMF ao ligar para algum call center. No texto de hoje vamos te contar mais sobre o que é e como funciona um DTMF.

Se você já precisou ligar para uma empresa com atendimento automático certamente ouviu aquela frase clássica: “Para falar com o setor X, disque 3”.

Isso acontece para que o sistema consiga ouvir o que foi digitado no seu celular, através da frequência sonora do número.

Isso só é possível por causa do DTMF.

Quer saber mais sobre o que é essa tecnologia e como ela funciona? Segue a leitura que vamos te contar.

O que é DTMF?

O DTMF (Dual Tone Multi Frequency) é o som que se ouve quando pressionamos os dígitos de um teclado do telefone ou celular.

Nesse sentido, estes sons consistem em dois tons separados que vibram em frequências diferentes (uma para cada número no teclado), por isso recebem o nome de Dual-Tone Multi Frequency, que pode ser traduzido como “dois tons, frequências múltiplas”.

Dessa forma, quando você digita um número no seu dispositivo, quando solicitado pelo atendimento, ele captura a frequência sonora daquela tecla e entende o que deve ser feito.

Ficou curioso pra saber como isso acontece? Então, vamos lá.

Como essa tecnologia surgiu?

Primeiramente é importante que você entenda como o DTMF “nasceu”.

Essa tecnologia surgiu como uma substituição para os já extintos sistemas de discagem com relés eletros-mecânicos.

Estes sistemas eram usados nos telefones de disco.

Porém, com a modernização das tecnologias de telefonia e comunicação se tornou necessário achar uma solução prática para se redirecionar as chamadas e comandar os atendimentos automáticos.

Nesse cenário surge o DTMF.

Como funciona o DTMF

Um elemento comum nas chamadas telefônicas, independente do aparelho, sempre foi a voz.

Dessa forma, percebeu-se que era possível transmitir tons dentro da faixa de áudio legível pelos dispositivos telefônicos – entre 300Hz e 3KHz.

Então, passaram a usar tons ou frequências para cada número que você pudesse discar. Nesse sentido, seriam necessários 10 tons, um para cada tecla.

Porém, isso se mostrou inviável, porque estes tons acabavam por coincidir com o tom da voz das pessoas na chamada.

Mas uma solução foi encontrada: era possível usar uma mistura de dois tons em cada número.

Desta forma, foram combinados 7 tons, o que resultou em 12 combinações otimizadas, para diminuir as chances de coincidência com vozes.

Assim, foi possível incluir todos os números, de 0 a 9, e mais dois símbolos, # e *.

DTMF na telefonia

O DTMF foi uma solução criada para telefones analógicos, porém ainda é uma solução segura e amplamente utilizada.

Sendo assim, ele é usado na telefonia de forma geral.

Ou seja, tanto as empresas de telefonia convencional quantos as de telefonia VoIP precisam estar preparadas para disponibilizarem serviços que façam o uso inteligente desta tecnologia.

Como usar DTMF no seu telefone digitais?

No caso de telefones digitais, as integrações que fazem uso de DTMF podem ser adicionadas de forma simples, por meio de uma API de comunicação.

E é pensando nisso que a Nvoip vai lançar a sua API 2.0, com novas integrações nativas, inclusive uma delas que usa DTMF.

Quer saber mais? Então, segue a lista que fizemos com algumas das novidades da API 2.0 da Nvoip.

Torpedos de voz

Já que tocamos no assunto de torpedos de voz, vamos falar mais sobre esta nova integração na API da Nvoip.

Com o torpedo de voz, você é capaz enviar um ou mais áudios para o destino através de um arquivo MP3 ou um áudio lido (TTS).

Além disso, é possível que você realize interações com o usuário.

Isso tudo através do recurso de captura de DTMF, onde também é possível que você adapte os áudios e capturas de acordo com a necessidade da sua empresa.

E não para por aí, através desse recurso, você pode agendar um torpedo para que o mesmo seja disparado em uma data pré-definida.

Experiência do Cliente

A princípio, se ainda não ficou claro que todas essas funcionalidades te ajudam a melhorar a experiência que seu público tem com a sua empresa, esse tópico vai explicar.

De certa forma, ao permitir maior facilidade e segurança na hora do atendimento, você passa a sinalizar para o mercado o quão familiarizado com as boas práticas de atendimento sua empresa está. 

Basicamente, o termo experiência do cliente relaciona todo um conjunto de impressões que um consumidor possui sobre uma determinada empresa, após interagir com ela.

Com isso, ao implementar facilidade na hora da comunicação, principalmente com o uso de tecnologias, vai ser possível aprimorar os resultados da sua empresa. 

Vale ressaltar que por sermos todos consumidores de alguma forma, sabemos que um atendimento ruim pode levar a desistirmos de comprar um produto. 

E é exatamente por isso que a tecnologia é importante para entender e atender a experiência de usuários dos seus consumidores. 

Considerações

E aí, entendeu o que é um DTMF e como ele funciona para tornar o seu dia a dia mais prático?

Gostou das novidades que virão na API 2.0 da Nvoip? Então não fique de fora dessa, adquira agora seu número virtual e faça parte do nosso time de mais de 4.000 clientes ativos.

Além disso, ao contratar qualquer plano de número virtual na Nvoip, você ainda ganha acesso a nossa URA Free e a todos os benefícios e integrações da nossa API.

Se você quiser entender um pouco mais sobre as integrações que já estão implementas na nossa API, é só conferir nosso canal do YouTube.

Ficou com alguma dúvida? Então, entre em contato com um de nossos colaboradores. Estamos disponíveis em horário comercial para te atender.

Pedro Caetano

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