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Conheça as vantagens do PABX

Quando a sua empresa está crescendo, as demandas de telefonia também passam por mudanças. E, nesse momento, é bom pensar em ter um PABX. Esse é um sistema que atende às necessidades de comunicação interna e externa da sua empresa. Quer saber mais das vantagens do PABX? Esse post foi feito para você.

Existem diferentes tipos e modelos de PABX. Aliás, conhecer sobre as características de cada um deles é importante para diversos pontos, como a redução de custos e estrutura.

Desse modo, você pode avaliar qual o melhor aparelho para a sua empresa e vai ser mais assertivo na hora de investir nesse sistema.

Ficou curioso para saber como esse sistema telefônico melhora a sua empresa? Hoje vamos te apresentar as vantagens do PABX.

Continue a leitura.

O que é PABX?

PABX é a abreviação do termo inglês Private Automatic Branch Exchange. Em tradução livre para o português significa troca automática de ramais privados. 

O PABX é um dispositivo criado para distribuir linhas telefônicas em vários ramais. E esses ramais são conectados com o objetivo de ligar vários telefones a uma mesma linha.

Ou seja, quando um cliente liga para a sua empresa, por meio do PABX, será redirecionado para um dos ramais. Sendo assim, você não precisa de uma linha para cada colaborador.

Os seus ramais podem ser segmentados de acordo com os setores da sua empresa. Assim, por uma discagem rápida, o seu cliente pode ser encaminhado para o departamento comercial, financeiro, TI e etc.

O PABX funciona como uma central telefônica unificada. E ele é o responsável por gerenciar a comunicação entre os ramais internos.

Esse sistema utilizado com a tecnologia VoIP, gera uma redução considerável nos custos com a telefonia. E você também conta com uma série de recursos e funções.

Os ramais também aceleram o atendimento e impactam na produtividade dos colaboradores. Então, eles conseguem otimizar o tempo para adiantar outras atividades da empresa. 

Mas, antes de chegarmos aos modelos modernos, na época de criação do PABX o encaminhamento de chamadas era feito a partir do manuseio de um operador, acredita? Vamos falar sobre isso na sequência, continue a leitura do artigo.

A história do PABX

O PABX foi criado em 1960, com o objetivo de acelerar a troca de informações internas por telefone.

A ideia foi proposta por um grupo de advogados. Até meados dos anos 1970, dependia, de modo geral, de um operador para fazer o encaminhamento das chamadas.

Esses profissionais eram contratados para baratear o custo, ou seja, demandava um esforço humano com menos linhas telefônicas contratadas.

E esse fato só mudou com o avanço tecnológico dos super condutores, que deram mais rapidez e agilidade às centrais telefônicas.

Há uma questão interessante sobre os PABX à época da automatização. As centrais telefônicas eram mais utilizadas em serviços públicos que durante décadas se beneficiaram desse serviço.

A automatização nesses dispositivos funciona a partir da configuração prévia do usuário. Sendo assim, não depende mais de operadores ou telefonistas para fazer a interferência. O próprio aparelho faz esse trabalho de encaminhamento entre ramais.

Mas isso fez com que a iniciativa privada não confiasse 100% nesse dispositivo tecnológico. As empresas desse segmento temiam que o sistema não fosse seguro e confiável, por isso optavam por não usá-lo.

Apenas com as mudanças ocasionadas pelo acesso à internet em larga escala que este dispositivo se popularizou.

Então, independente do âmbito – público ou privado – as vantagens do PABX se tornaram mais evidentes, as principais são: a discagem rápida, o encaminhamento de chamadas e os grupos de busca.

Modelos de PABX

Outro ponto de atenção na hora de investir nesse sistema é a análise dos modelos disponíveis. Dos tradicionais aos mais modernos, o PABX contribui para descomplicar a comunicação do seu empreendimento.

Listamos abaixo algumas características gerais dos aparelhos que você encontra no mercado. Assim, você vai compreender qual o melhor modelo para as necessidades da sua empresa. Na sequência, vamos te apresentar as vantagens do PABX.

PABX analógico

O PABX analógico foi projetado para receber linhas convencionais por intermédio de empresas de telefonia fixa. Assim, por ser um sistema físico analógico, não conta com recursos tão avançados. Mas, ainda assim, entrega funções profissionais de telefonia.

PABX Digital

Esse modelo possibilita ligações com mais qualidade. E também conta com redução de ruídos e a capacidade de mudar o volume da escuta.

Sendo assim, esse sistema funciona melhor com linhas digitais (disponibilizadas por algumas operadoras que trabalham com fibra óptica) ou com operadoras VoIP – tecnologia mais barata do que a telefonia convencional).

PABX Híbrido

Este modelo alia as vantagens do modelo analógico e do digital, automatizando o sistema para que realize a escolha da melhor rota para ser utilizada.

Assim, essa pode ser uma boa opção para empresas que estão fazendo a transição entre os modelos de telefonia.

PABX IP

O sistema PABX IP é bastante completo e oferece muitos recursos. Esse modelo funciona como um provedor, ou seja, integra a rede de internet em uma única interface.

Sendo assim, ele opera apenas por ligações sobre IP. Esta é a tecnologia que permite realizar chamadas pela internet.

Assim, os ramais são virtuais e permitem ligações gratuitas entre filiais conectadas. E isso faz dele uma boa alternativa para profissionalizar o atendimento da sua empresa.

Já a desvantagem é a dependência de um bom sinal de internet para assegurar o seu funcionamento pleno.

PABX Cloud ou PABX Virtual

O PABX cloud funciona utilizando a telefonia virtual, o que faz com que uma de suas principais vantagens seja a entrega de tarifas mais baixas, tanto para chamadas de longa distância quanto para chamadas locais.

E embora a economia seja primordial, vamos focar em vantagens mais operacionais desse sistema (que também geram um controle de gastos para a sua empresa).

Como dissemos, o PABX cloud possui todos os recursos das outras versões de PABX. Ou seja:

  • chamada em espera;
  • inclusão de senhas para os ramais;
  • bloqueio de ligações a cobrar;
  • realizar ligações entre ramais;
  • receber chamadas externas;
  • identificador de chamadas.
  • a eliminação de ruídos;
  • o controle do volume da escuta;
  • discagens diretas para ramais (DDR);
  • interconexão entre centrais telefônicas por intermédio de entroncamento digital;
  • conexão entre linhas fixas;
  • possibilidade de customização — a estrutura se molda conforme a demanda da empresa;
  • capacidade ilimitada de ramais;
  • facilidade para realizar a configuração do sistema;
  • possibilidade de conexão com computadores e com outros sistemas PABX, ou seja, ligações gratuitas entre ramais e sistemas;
  • fila de chamadas;
  • gravação de chamadas.

E, além disso, o PABX cloud oferece vantagens como:

1. Automação de atendimento

A URA, Unidade de Resposta Audível, é o carro chefe do PABX cloud no quesito automação de processos em atendimento. Com ela, sua empresa tem um atendimento automático personalizado. Ela é o sistema responsável por controlar o fluxo de ligações da sua empresa. 

Entre muitas funcionalidades, ela destaca-se principalmente pelo atendimento automático, pela interatividade através dos menus e a eficácia por encaminhar ligações para as filas de atendimentos específicas.

Ou seja, a URA é o sistema que recebe as ligações dos seus clientes para a sua empresa. Ela é o que dá o ar mais profissional ao se negócio e evita que seus leads se decepcionem com um telefone que só dá sinal de ocupado.

E nada de ter que explicar primeiro a um atendente para transferir para o ramal preciso. Ao oferecer o menu interativo, seu cliente é direcionado ao setor correto, conferindo agilidade ao processo e deixando seu consumidor satisfeito e sua equipe desafogada.

2. Informações em tempo real

Por utilizar a telefonia virtual, o PABX cloud oferece mais essa vantagem extremamente útil para que se tenha mais controle e segurança em suas chamadas. A coleta dados importantes em tempo real. Você não precisa mais ficar buscando e juntando os dados em lugares distintos para poder avaliá-los.

Com o VoIP os dados coletados vão diretamente para a sua tela, à disposição de seus analistas, desde o primeiro contato com o cliente. São relatórios completos com todas as informações necessárias para qualquer processo. E isso dá mais agilidade à criação de estratégias e melhorias para a sua empresa. Além de mais segurança sobre o que foi dito ao gerar a transcrição das ligações.

Assim você tem controle sobre quantas ligações estão sendo realizadas e recebidas, a duração de cada e o que foi dito na íntegra. Um recurso bastante útil inclusive para continuar sabendo de tudo o que está acontecendo caso seus colaboradores estejam em home office. 

3. Mais segurança e produtividade com gravação de ligações

Com o PABX cloud você pode gravar todas as chamadas realizadas e recebidas por sua empresa interna ou externamente. Assim você se assegura de tudo o que foi dito e como foi dito. Um excelente respaldo caso haja algum tipo de desentendimento que precise ser apurado posteriormente.

Além disso, é uma maneira bem mais eficaz de avaliar sua equipe para oferecer feedbacks construtivos acerca do atendimento. Dessa forma, não é necessário que um gerente fique por perto o tempo todo para saber se os colaboradores estão alinhados com as diretrizes de atendimento da empresa.

A gravação de chamadas é um recurso importante para que sua empresa possa crescer ainda mais, otimizando o tempo dos gestores e possibilitando a análise para melhoria de sua equipe.

E é claro que o PABX cloud tem outras muitas vantagens e recursos como transbordo de chamadas, personalização de mensagens da URA como saudação, horário de funcionamento e fila de espera etc.

As vantagens do PABX

Agora que você já sabe as particularidades desse sistema de telefonia, vamos falar sobre o tema principal. Afinal, quais as vantagens de investir em um PABX? E, nesse caso em específico, falemos do PABX atrelado à telefonia VoIP.

1 – Redução de custos

Buscar economia para os sistemas da sua empresa é sempre vantajoso, certo? Pois é, com um PABX Cloud você atinge esse objetivo. Por exemplo, por ser um sistema virtual, você reduz os seus gastos com instalação e manutenção.

Com esse modelo, é possível realizar ligações para qualquer ramal interno da sua empresa. E isso tudo a qualquer momento e quantas vezes for necessário, sem o custo adicional que é cobrado em linhas telefônicas convencionais. Nesse sentido, você pode alcançar uma economia de até 70% com telefonia.

2 – Adaptação à sua estrutura

Uma outra preocupação frequente dos empreendedores é não perder o investimento feito em estrutura.

E, ainda, manter a adaptação ao seu sistema de telefonia. Mas, nestes casos, o modelo de PABX híbrido é uma boa solução.

Assim, você pode manter a logística de atendimento do seu escritório com os recursos do analógico. Mas contando com os benefícios de uma telefonia digital.

3 – Estruturação da comunicação interna

Essa é uma grande vantagem do modelo de PABX. Com a mudança no seu sistema telefônico, as ligações internas da sua empresa passam a ser gratuitas.

Essa estruturação interna da sua empresa acelera os processos de comunicação entre os membros. Viu só como o PABX tem diversas vantagens?! E não para por aí, vamos te mostrar mais duas delas. Continue a leitura do texto.

4 – Escalabilidade para os seus ramais

Mais um dos benefícios desse sistema telefônico é o fato de acompanhar as mudanças do seu negócio. Ou seja, se você precisa de mais telefones conectados à sua central unificada, rapidamente você resolve com o seu PABX.

Sabemos que as empresas passam por várias transformações, então é fundamental ter um sistema escalável.

A inclusão ou retirada de ramais, principalmente em sistemas PABX Cloud e IP, é facilitada. Assim, você não gera gastos excessivos ao financeiro da sua empresa.

E consegue modificar o seu sistema telefônico de acordo com a sua necessidade.

5 – Vantagens do PABX para o público externo

Fica bastante evidente as contribuições para a comunicação interna da empresa. Mas o PABX também traz vantagens para o seu público externo.

Por exemplo, quando um fornecedor ou parceiro precisa falar com alguém específico na sua empresa, ele pode telefonar para o ramal. Assim, poupa tempo de passar por vários atendentes.

Além disso, os ramais também são boas soluções para os seus parceiros se comunicarem com os gestores da sua empresa.

Sendo assim, você consegue fechar contratos ou resolver alguma solicitação com mais praticidade.

E, principalmente para os seus clientes, com o gerenciamento do PABX você evita a evasão no seu atendimento. Assim, você oportuniza novos negócios e usa seu PABX de forma estratégica.

PABX Open Source – Melhores Plataformas

Para as empresas seguirem competitivas no mercado, é imprescindível prestar um atendimento de qualidade a seus clientes. Além disso, também é fundamental tentar otimizar os recursos financeiros disponíveis. Essas duas coisas se aliam com o PABX Open Source

Ultimamente muitas pessoas estão buscando alternativas open source para continuar usando dos benefícios de um PABX Virtual gratuito.

Asterisk

Agora que você já sabe o que é um PABX e qual sua utilidade, vamos para a próxima definição.

Asterisk é uma estrutura gratuita e de código aberto para construção de aplicativos de comunicação. Esse sistema implementa em software os recursos encontrados em um PABX convencional, utilizando tecnologia de VoIP.

Ele foi criado pelo engenheiro de computação Mark Spencer em 1999. 

Inicialmente desenvolvido pela empresa Digium, o asterisk hoje recebe contribuições de programadores ao redor de todo o mundo. Seu desenvolvimento é ativo e sua área de aplicação é muito promissora. 

Além disso o nome Asterisk vem do símbolo ‘*’, muito comum no mundo da telefonia. 

Pode-se dizer que o Asterisk possui todas as funcionalidades das chamadas centrais telefônicas convencionais, como URAs, correio de voz, conferência, distribuição automática de chamadas, entre outras. 

E caso seja necessário, é possível acrescentar novas funcionalidades ao sistema através do próprio plano de discagem do Asterisk.

Além de módulos customizados escritos em C, ou ainda através de scripts escritos em Asterisk Gateway Interface (AGI). 

FreePBX

O FreePBX é uma interface gráfica de código aberto que controla e gerencia o Asterisk (PBX), sendo uma das mais populares alternativas open source do Elastix. 

Tem mais de 1 milhão de sistemas de produção em todo o mundo e 20.000 novos sistemas instalados mensalmente.

Assim a comunidade FreePBX continua a superar os esforços comerciais da indústria.

Depois de ter um PBX básico no local, você pode criar módulos comerciais para adicionar recursos avançados a uma instalação de base já rica em recursos do FreePBX. E caso você ainda tenha interesse em saber como esse sistema funciona e queira realizar o download, basta acessar o site FreePBX.org.

Elastix

O Elastix é um Servidor de Comunicações Unificadas com distribuição livre. Ele integra PABX, FAX, Correio Eletrônico, Mensagem Instantânea e Colaboração muito popular no mercado de trabalho.

A ferramenta se destacou por anos como uma das principais interfaces Open Source da área de comunicação. 

Desenvolvido pela empresa Palosanto, em conjunto com a Comunidade Open Source, o Elastix se manteve como uma referência por muito tempo até ter sua marca comprada pela empresa 3CX no final de 2016.

De lá para cá, o projeto foi assumido pela Comunidade Open Source. Passou por algumas alterações e foi rebatizado como Issabel.

Mas você deve estar se perguntando o que mudou nessa transição. É o que vamos explicar a seguir. 

Issabel

O Issabel pode ser definido como um fork (projeto Open Source nascido de um outro). Uma sequência do projeto original do Elastix. Com algumas correções e modificações, o servidor se mostra tão ou mais eficiente que seu antecessor. 

E dessa forma segue sendo considerado uma das melhores ferramentas de Código Aberto disponíveis no mercado. 

O Issabel fornece configuração, gerenciamento e relatórios baseados na Web fáceis de usar para telefonia. Módulos que fornecem discagem preditiva podem ser adicionados. 

Esse sistema é baseado nas versões de código aberto do Elastix , Asterisk , FreePBX , HylaFAX , Openfire e Postfix. E fornece funcionalidade de PABX, fax, mensagens instantâneas e servidor de e-mail. Além de ser licenciado sob a GNU Public License. 

SNEP

O SNEP é um PBX Livre baseado em Software que atende as necessidades de qualquer porte de negócio. Isso porque tem recursos que tornam a comunicação mais livre, flexível e inteligente. 

Ele foi construído com a colaboração de diversos desenvolvedores e usuários. E conta com uma comunidade ativa, que além de realizar correções, são os criadores da evolução da plataforma. 

O SNEP é um PBX IP open source baseado em Asterisk. Foi desenvolvido e mantido pela Opens, uma empresa brasileira, sediada em Santa Catarina. Licenciado sob a GPL (Gnu Public License), tem seu código aberto à comunidade, o que o torna mais flexível e confiável. 

Além disso, esse sistema é capaz de rodar em pequenos hardwares com uma boa performance.

Possui diversos recursos de administração que dão flexibilidade, agilidade e produtividade na comunicação de voz das empresas. E ainda pode ser customizado de acordo com a necessidade de cada negócio.  

Inclusive tem todas as funcionalidades de uma central telefônica de grande porte: Voice mail, gravação, roteamento avançado de ligações, cadeado, ilimitados ramais e outras. 

FreeSWITCH

FreeSWITCH é uma multiplataforma de código aberto escalável projetada para rotear e interconectar protocolos de comunicação populares. Ela funciona usando áudio, vídeo, texto ou qualquer outra forma de mídia. 

O sistema foi criado em 2006 para preencher o vazio deixado por soluções comerciais proprietárias. FreeSWITCH também fornece uma plataforma de telefonia estável na qual muitas aplicações de telefonia podem ser desenvolvidas usando uma vasta gama de ferramentas gratuitas.  

Confira mais informações no site oficial da plataforma. 

FusionPBX

Por último, mas não menos importante temos o FusionPBX. Ele pode ser usado como um PBX multi-inquilino baseado em domínio único ou altamente disponível, switch de operadora, servidor de call center, servidor de fax, servidor voz, servidor de correio de voz, servidor de conferência, servidor de aplicativos de voz, estrutura de dispositivos e muito mais.

Considerações

Espero que você tenha curtido esse conteúdo. Continue acompanhando os posts do blog da Nvoip.

Livia Nonato

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