O atendimento automático vem se consolidando como solução em várias empresas que recebem um grande fluxo de ligações ou têm uma equipe de atendimento reduzida. Com o avanço tecnológico voltado para essa área, hoje é possível implantar em seu negócio um voicebot. Mas você sabe o que é um voicebot?
Hoje vamos falar um pouco mais sobre como o voicebot pode ajudar seu sistema de atendimento e dar agilidade e eficácia à solução de dúvidas de quem procura sua empresa.
Se ficou interessado, é só continuar a leitura que vamos te explicar mais sobre esse recurso.
O que é voicebot
Você já deve ter se deparado em algum site com um chatbot. Nele você digita a sua pergunta na caixa de texto e um robô, após relacioná-la a uma lista de dúvidas pré-existente em seu banco de dados, oferece uma resposta à sua pergunta.
Esse já foi um avanço na maneira de se comunicar com o cliente que alterou o cenário de atendimento. Desse modo, muitas dúvidas que têm uma solução fácil, eram respondidas ao serem pesquisadas nos sites, sem precisar ocupar os ramais de atendimento para resolver algo simples.
Porém, mesmo sendo um passo importante da automatização do atendimento, algo parecia faltar ao cliente.
Aos poucos, os chatbot foram evoluindo e você já não precisava mais digitar sua dúvida, era só você falar, de fato, a sua dúvida, que conseguia receber o texto com a resposta que procura.
Quem nunca se divertiu com os smartphones dizendo “ok, Google” para iniciar uma pesquisa, que atire a primeira pedra.
E foi assim que surgiu o questionamento; se nós falamos com os máquinas por que elas não podem responder?
Assim surge o voicebot que é um meio de interação automático, igual ao chatbot, porém realizado através de voz.
Ele é um assistente de comunicação que utiliza a inteligência artificial para responder dúvidas e oferecer soluções aos consumidores. Bem bacana, né?!
As vantagens de utilizar um voicebot
Agora que já sabemos o que é um voicebot, vamos falar sobre como ele pode ajudar a comunicação da sua empresa.
1. Aproximação com o cliente
É certo que ao mesmo tempo que os bots agilizam o sistema, eles também tendem a criar um certo tipo de afastamento no seu relacionamento com o cliente.
Algumas vezes, receber tudo de forma automática, provoca no cliente a sensação de ser apenas mais um número.
E sabemos o quanto demora para criarmos esse laço com o consumidor, não é mesmo? Toda a jornada de vendas que você criou, pode ser desperdiçada ao oferecer um meio de interação não satisfatório ao cliente.
Por isso, o voicebot é uma solução para oferecer o mesmo serviço automático mas de maneira mais humanizada.
A dica é para que você crie mensagens de maneira clara e utilize a voz mais humanizada possível.
Porque a realidade é que todo mundo acha demais o robô conseguir conversar com você mas ninguém com uma dúvida, quer, de fato, conversar com um robô.
Invista em gravações que possam oferecer a experiência do voicebot com o mais próximo de uma voz humana que consiga.
2. Rapidez e eficiência
O cliente sempre quer mais. E sempre quer tudo bem rápido. O voicebot é um recurso que pode oferecer o que ele busca de maneira bem rápida.
Ao invés de ligar para a empresa e ficar esperando o atendimento de um colaborador, com o voicebot ele tem a possibilidade de ter sua dúvida solucionada mais rapidamente.
Se o cliente tem uma dúvida que é frequente, certamente a resposta já está disponível no banco de dados, pronta para ser entregue assim como funciona no chatbot.
Porém, ouvir a informação, comumente, é mais eficiente para o sentido humano processar do que ler um texto maior.
O bot consegue ouvir a conversa e ler a resposta de maneira satisfatória ao seu consumidor. Então temos as duas qualidades que o cliente mais preza; rapidez e eficiência, em um único lugar.
3. Economia
Essa sempre é a parte boa, não é? Ter um voicebot desafoga o seu time de atendimento com clientes que procuram a empresa para solucionar questões simples e recorrentes.
São clientes que ou não sabem ou não querem utilizar a parte de dúvidas frequentes do seu site e ligam em busca dessas informações.
Com o voicebot você poupa o tempo de seus colaboradores pois ele oferece a informação que o cliente procura com uma gravação simples que é reproduzida.
Se sua empresa recebe um grande fluxo de ligações, justamente, para tratar desses assuntos. Com o voicebot você adianta o atendimento e não precisa aumentar sua equipe de atendimento para atender esse público.
4. Utilizando a URA
A Unidade de Resposta Audível, ou URA, que a sua empresa possui, consegue entregar esse recurso através do menu interativo. É um excelente meio que possibilita a gravação com vozes humanas, fazendo com que você tenha todas as vantagens listadas até agora em um único lugar.
Fácil de usar, a URA, é o sistema responsável por controlar o fluxo de ligações da sua empresa.
Entre muitas funcionalidades, ela destaca-se principalmente pelo atendimento automático, pela interatividade através dos menus e a eficácia por encaminhar ligações para as filas de atendimentos específicas.
De olho na satisfação do cliente
Oferecer essa forma automática de conversa com seu cliente é um divisor de águas. Mas tenha sempre cautela ao utilizá-la. Não force esse recurso ao cliente.
De acordo com a frustração do cliente ao procurar ajuda, talvez ele queira realmente falar com um atendente. Então, não o prive de ter um canal eficiente para que consiga estabelecer esse contato.
Por seu algo automático, o voicebot tem a possibilidade de ser utilizado em diversas ferramentas de comunicação. Torne-o adequado ao que sua empresa mais usa; seja telefone fixo, móvel, aplicativos ou wesites.
Entregar algo tão avançado é preciso investir bem. Preste atenção sempre às métricas e veja se o cliente realmente está tendo uma boa experiência com a comunicação da sua empresa.
Considerações
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