chat de voz
Livia Nonato

Livia Nonato

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Chat de voz

O chat de voz é uma funcionalidade de alguns aplicativos e plataformas de bate-papo. Esse recurso pode facilitar a comunicação entre os usuários, oferecendo mais velocidade e praticidade a conversa. Quer saber mais como usar o chat de voz no seu negócio? Então esse artigo foi feito para você.

A nível empresarial, a troca de informações por arquivos de áudio pode ser bastante eficaz para a o seu atendimento ao cliente. Além de ser um ótimo recurso para a comunicação interna da sua empresa.

Hoje, algumas plataformas oferecem essa função, além das tradicionais mensagens de texto e vídeo.

E aí, ficou curioso? Siga a leitura que vamos falar sobre essa tema.

O que é um chat de voz?

A palavra chat em português significa conversação ou bate-papo. Essa é uma forma de definir essa ferramenta, que designa a realização de uma conversa online, em tempo real. 

O chat pode ser um programa de IRC, conversação em páginas da web ou mensageiros instantâneos.

No caso dos mensageiros instantâneos, é mais frequente vermos esse tipo de serviço em aplicativos – tanto para uso pessoal como empresarial – e softwares dedicados ao chat como solução corporativa.

Geralmente, além da opção de escrita, essa ferramenta também inclui troca de imagens, vídeos, áudios. E você ainda pode contar com a realização de chamadas dentro de um site ou plataforma de chat.

Nesse sentido, como desdobramento do acréscimo de funções no chat convencional, surge os chats de voz.

Um bate-papo com esse recurso é muito usado no nosso dia a dia, principalmente em aplicativos de mensagens como o WhatsApp.

Mas é preciso voltar um pouco no tempo. O chat não é um serviço recente, ele só foi se aprimorando com mais funcionalidades e com cada vez mais alcance.

Já na década de 1990, com a popularização de algumas plataformas de bate-papo online, o chat foi um recurso de sucesso para o entretenimento pessoal. Eles foram os precursores das redes sociais como conhecemos hoje.

Nos dias atuais, ter um chat como ferramenta para uso comercial é praticamente indispensável.

O chat pode ser usado tanto para comunicação interna da sua empresa quanto para atendimento personalizado online.

Ele é uma ferramenta de atendimento tecnológico, popular e moderna.

E que, cada dia mais, se mostra uma ótima forma de atender os seus consumidores pela internet sem gastar muito.

Mais características do chat

Com o aprimoramento da tecnologia, foi possível desenvolver bastante o chat como serviço para empresas.

Pesquisas demonstram que esse é o modelo de atendimento preferencial dos clientes. Como foi verificado no estudo feito pelo Centro de Inteligência Padrão (CIP), em 2017.

A análise trouxe dados interessantes sobre a ferramenta. Por exemplo, o tempo médio de atendimento via chat é de 0,5 segundos.

Além disso, 91% das solicitações que chegam a uma empresa são solucionadas nesse canal.

Viu só como é um essencial ter essa ferramenta no seu negócio?! Pois é, esse crescimento se deve a maior facilidade de acesso à internet.

E também podemos afirmar que esses números fazem parte do processo de mudança no perfil dos consumidores.

A busca pela rapidez na resolução de problemas sempre foi algo que os clientes valorizaram nas empresas. Ou seja, a agilidade como requisito de satisfação não mudou – desde o atendimento telefônico ao atendimento na loja física.

Só que agora, a partir da expansão das redes sociais, os canais de atendimento corporativo se multiplicaram.

Então, você precisa estar bem preparado para atender nesses multicanais. E, para esse desafio, contar com um chat de voz te ajuda (e muito) a ter um atendimento mais rápido e dinâmico.

Inclusive, existe uma tendência no mercado para otimizar os canais de comunicação das empresas, que são chamados de plataformas de omni chat.

Então, se você procura por uma alternativa para unificar o seu chat de voz, texto e áudio, as redes sociais, blog e atendimento telefônico precisa saber um pouco mais sobre isso.

Siga a leitura que vamos te mostrar o que exatamente é essa ferramenta.

Assim, você vai poder avaliar se faz parte das suas necessidades de atendimento via chat. Acompanhe.

Plataformas de atendimento integrado

Além do atendimento humanizado e do programado, o seu chat também pode ser integrado a uma plataforma de omni chat.

Essa é uma tendência que vem se consolidando no mercado digital, principalmente depois do crescimento do e-commerce no ano de 2020.

Com a migração repentina do escritório para a casa, impulsionada pelo isolamento social (em decorrência da pandemia do novo coronavírus), empreendedores tiveram que se adaptar para manterem seus negócios ativos.

Várias soluções digitais foram essenciais para manter o trabalho em home office ou hibrido.

E, nesse cenário, o omni chat aparece como uma ótima alternativa para manter a sua gestão de atendimento remota.

Aliás, mesmo no trabalho presencial é de grande serventia aos seus colaboradores e gestores de atendimento.

E isso porque essa é uma ferramenta desenvolvida especialmente para que você tenha mais controle dos seus canais de interação.

Ou seja, todos os seus canais são organizados em uma plataforma de chat unificada.

Tanto as redes sociais, site e blog da sua empresa estarão centralizados num mesmo ambiente.

Desse modo, cada chamado aparece na plataforma omni chat permitindo que os diferentes setores da sua empresa possam visualizar a solicitação do cliente ou prospect.

De forma simples, você evita o problema de espera em filas de atendimento, tão frequente nas ligações telefônicas.

Também vai te ajudar a diminuir o tempo de espera. E isso acontece pelo simples fato do seu cliente não ter que passar pelo “delay” da troca de ramal de um setor para outro.

Se todos os seus colaboradores estão online, fica muito mais fácil ter uma gestão interna para o atendimento – seja da sua equipe de suporte, financeira, SAC e etc.

Ou seja, com boas práticas e a ferramenta correta, a sua plataforma de chat vai tornar o seu atendimento mais organizado e ágil.

Qual o diferencial um chat de voz?

Ter um diferencial no atendimento, sobretudo em um cenário de mercado tão competitivo, projeta a sua marca para mais pessoas.

Ou seja, pode ser pelas recomendações boca a boca, avaliações nos canais digitais ou feedbacks dos clientes, por exemplo.

De fato, ter mais pessoas falando sobre a sua empresa vai colocar a sua marca/serviço em evidência.

E sabemos que esse “fluxograma” da visibilidade de uma empresa é sinônimo de boas oportunidades que, se bem aproveitadas, serão bons negócios. Certo?!

Então, para desenvolver e melhorar o seu atendimento, você pode contar com o chat de voz – junto as demais funcionalidades desse serviço.

O chat de voz é uma importante ferramenta para atingir o seu público-alvo. Para ficar mais claro, listamos os benefícios que um chat de voz vai agregar ao seu negócio.

Então, quer saber mais? Confira abaixo as principais vantagens.

Telefonia virtual

1 – Aumenta a sua chance de conversão

Atrair, converter e relacionar são três fatores que fazem a sua empresa atingir a tão sonhada estabilidade no mercado. Mas, como você sabe, essa não é uma tarefa simples.

É preciso que você tenha uma equipe preparada, um serviço de qualidade e boas ferramentas de trabalho.

O chat para atendimento é uma dessas ferramentas. E, além de ser um canal com alta satisfação dos clientes, também aumenta as suas chances de conversão de vendas.

Uma pesquisa realizada pelo Ivesp, empresa norte-americana com foco em otimização das taxas de conversão, traz dados interessantes da visão dos clientes sobre o atendimento via chat.

Listamos alguns dos resultados da pesquisa abaixo.

  • 42% dos clientes selecionaram o chat ao vivo como seu método preferido de fornecer informações de contato, mais do que qualquer outro método de geração de leads. Ou seja, telefone, e-mail e atendimento físico são meios secundários para uma parcela significativa de clientes;
  • 63% dos consumidores são mais propensos a retornar a um site que oferece chat ao vivo;
  • 77% dos clientes não farão uma compra se não houver suporte por chat ao vivo;
  • Os usuários do chat gastam 60% mais por compra do que os não usuários;
  • 38% dos clientes disseram que fizeram uma compra devido a uma boa sessão de chat ao vivo

De acordo com o estudo do Ivesp, a adição de software de chat ao vivo a um site normalmente causa um aumento de 20% na conversão. 

Além disso, os usuários do chat têm 2,8 vezes mais probabilidade de conversão do que os visitantes que não passam pelo chat. Sensacional né?

Mais funcionalidades para atingir todos os tipos de lead

E para ter uma ferramenta de atendimento mais ainda completa, muitas empresas priorizam as plataformas de chat com múltiplas funções.

E aí entra o chat de voz. O chat de voz é um recurso que pode deixar o seu consumidor mais a vontade.

E, ainda, pode te ajudar na conversão de um cliente potencial. Hoje, o quão mais personalizada for a experiência do cliente, mas fácil será a retenção e fidelidade com a sua marca.

Assim como os números da pesquisa deixam evidente, esse é canal prático e acessível.

Então, oferecer os mais variados recursos nesse canal – como o texto, o áudio, o vídeo e as chamadas telefônicas – garante que o poder de escolha.

Com certeza se você tiver um atendimento ágil e solicito, junto as várias possibilidades do cliente se comunicar, a sua chance de conversão cresce exponencialmente.

Sendo assim, a dica é: diversifique e seja o mais abrangente possível nos seus canais de interação. Novas e boas oportunidades vão surgir.

2 – O chat de voz facilita o relacionamento com o cliente

O relacionamento com o cliente é um conceito que representa a conexão do consumidor com a sua marca.

E não é atitude focada apenas na compra do cliente, a ideia é que você o acompanhe também durante o pós-venda.

Assim, você tem chances reais de fidelizar um cliente potencial a sua cartela de clientes recorrentes.

A pesquisa da empresa norte-americana também coletou respostas dos participantes sobre o porquê de preterirem o chat a outros canais de interação. Os dados foram os seguintes:

  • 79% afirmam que a razão é a obtenção de respostas as perguntas imediatamente;
  • 51% dizem que tem correlação com o perfil pessoal multitarefa;
  • 46% afirmam que é um método de comunicação mais eficiente;
  • 29% afirmam que é um canal melhor para se obter informações que um e-mail;
  • 21% dizem que se deve ao fato de não gostarem de falar ao telefone

Exemplos de aplicativos com chat de voz

O chat de voz é um ótima alternativa para quem gosta de tirar dúvidas rápidas por mensagens de áudio. Esse recurso é uma tendência em várias sites e aplicativos de chat.

O principal deles é o WhatsApp, que tem a sua versão Business, que permite a troca de informações como mensageiro instantâneo. Além de ser uma importante ferramenta com a função de chat de voz.

Também podemos citar outros exemplos conhecidos, como o Telegram que anunciou recentemente a funcionalidade de chat de voz para os seus usuários.

Há outros mensageiros instantâneos, que não necessariamente foram pensados para empresas, que contam com o chat de voz.

Mais um exemplo conhecido é o Discord, que cresceu bastante no número de usuários durante o período de isolamento social em 2020.

Essas ferramentas, assim como os chat corporativos e os desenvolvidos pelas próprias empresas, são de extrema utilidade para os visitantes do seu site.

Demonstram a preocupação em oferecer aos clientes cada vez mais opções de contato com a sua empresa.

Aliás, você pode “rodar” pesquisas de satisfação no seu chat de atendimento. Assim fica mais fácil mensurar o quão relevante é essa ferramenta para a sua empresa especificamente.

Com a coleta de feedback, você pode aprimorar suas campanhas de marketing, conhecer melhor o perfil de cliente que solicita esse canal de contato.

E, em especial, desenvolver estratégias para melhorar o seu relacionamento com os cliente.

Achou que acabou? Ainda temos mais um diferencial do chat de voz para citar. Continue a leitura e saiba.

3 – Integração do chat de voz com outros sistemas

Um grande benefício desta era das transformações digitais que estamos vivendo é o fato de combinar soluções a favor do seu negócio.

Esse é um trunfo importantíssimo para atingir economia e máxima eficiência nos seus processos. Seja eles burocráticos ou inovadores.

Para ficar mais claro, vamos falar de alguns exemplos dessa era. Serviços tradicionais foram revolucionados pela internet, um exemplo dessa mudança é a telefonia digital.

Assim, como o telefonia digital, o chat de voz pode ser integrado a outras tecnologias.

É frequente que as empresas utilizem CRM (que são softwares desenvolvidos para te ajudar na gestão do relacionamento com o cliente) integrados aos canais de comunicação.

Ou seja, você integra o seu CRM aos sistemas de atendimento telefônico, aos chats da sua página na web, redes sociais e aplicativos de atendimento.

Com essa unificação, você não apenas coleta informações importantes para atualização de cadastro, como tem um poderoso banco de dados para desenvolver estratégias para a sua empresa.

O seu time de marketing, vendas, suporte e financeiro vai se beneficiar desses dados.

Você consegue mapear pagamentos, tipo de interação, comportamento do cliente e muito mais.

Considerações

Agora você sabe o quão relevante é o chat de voz como recurso e o porquê ele te diferencia das plataformas de chat que só permitem a interação por mensagens de texto.

Além do chat, você pode modernizar a sua telefonia hoje mesmo. Além de contar com um serviço de qualidade e cobertura internacional, você ainda economiza até 70% com a sua conta de telefone.

Fantástico né? Pois é, o sistema VoIP barateia a sua comunicação porque é feito integralmente pela internet. Dispensando gastos com manutenção, instalação e suporte presencial.

E, o melhor de tudo, permite que você a integre aos outros canais de atendimento da sua empresa.

Então, quer saber mais sobre a telefonia digital e os seus inúmeros benefícios? Fale agora mesmo com um dos nossos atendentes e tire suas dúvidas.

Para testar a plataforma, a Nvoip te dá R$5 de créditos, basta se cadastrar no nosso painel.

Espero que você tenha curtido esse conteúdo. Continue acompanhando a Nvoip no blog e nas redes sociais.

Até a próxima.

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