chatbots_nvoip
Livia Nonato

Livia Nonato

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on reddit
Share on email

Chatbots: 5 dicas de como utilizar bem

Já parou para pensar na importância do atendimento ao cliente para o seu negócio? Esse é um setor estratégico para o crescimento de uma empresa. Hoje, você pode contar com a tecnologia para te ajudar. Conheça mais sobre os chatbots e se destaque frente à concorrência.

Pesquisas demonstram como o bom atendimento ao cliente faz a sua recorrência aumentar. Prospectar novos consumidores dá mais trabalho do que reter os que já conhecem a sua empresa, certo?

Então, se você aprimorar a sua equipe junto com o bom uso dos chatbots, vai dar um up nas suas vendas.

Mas, para isso, é preciso adotar boas práticas. Tanto na abordagem, como na implementação dessa tecnologia focada no atendimento.

Para facilitar, separamos 5 dicas de como utilizar bem os chatbots. Siga a leitura do texto que eu te explico.

O que são chatbots?

A busca pela otimização de processos é uma atitude fundamental para manter a qualidade do seu atendimento. A rapidez no tempo de resposta, por exemplo, é bem vista pelos seus clientes.

Assim, eles poupam tempo e conseguem solucionar as suas dúvidas. E é nesse sentido que os chatbots atuam no segmento empresarial.

Os chatbots são uma espécie de software, que muitos conhecem como robôs. Essa é uma tecnologia que pode ser utilizada em blogs, sites, aplicativos de mensagens e redes sociais.

A função principal de um bot é a de operacionalizar um chat. Basicamente, o bot simula um chat em tempo real, como uma atendente virtual.

Sabe quando você conversa com a Siri da Apple ou a Cortana da Microsoft? Você está usando um chatbot.

Há ainda outros exemplos como o famoso “Ok, Google”. E, entre as novidades do mercado, a Alexa da Amazon.

Todos esses dispositivos têm um objetivo em comum que é dar mais produtividade a algum processo utilizando a sua assistente virtual inteligente.

Ou seja, esse é um recurso que mescla a Inteligência Artificial (IA) com um processo de automação.

Mas, diferente das aplicações de Machine Learning, você precisa pré-programar o chatbot. Então é muito importante ter atenção às configurações e à finalidade do seu bot.

Uso dos chatbots no dia a dia

Além dos dispositivos que mencionamos, esse recurso também tem outros usos no nosso cotidiano. Através de um chatbot, você pode estabelecer comandos que ajudem na sua rotina pessoal.

Por exemplo, a definição de lembretes para agenda e alarmes. Além disso, a sua assistente virtual também pode tirar algumas das suas dúvidas.

Com o intuito de ter informações acessíveis, muitas empresas têm aplicado os chatbots. Pois além de dar mais rapidez às respostas da equipe de atendimento, também geram satisfação para os seus clientes.

Atualmente, grandes empresas e organizações têm implementado essa tecnologia. Um bom exemplo é o setor bancário, que tanto no âmbito público como privado, fez mudanças no atendimento e na comunicação.

Para ilustrar esse cenário, podemos citar alguns fatos recentes. Como o Banco do Brasil que desenvolveu seu chatbot para liberação de saques no WhatsApp. E, hoje, conta até com uma escola de robôs.

Também temos como exemplo o Bradesco. A instituição financeira investiu em uma ampla divulgação da “Bia”, a sua inteligência artificial nos canais digitais.

Esses exemplos demonstram como essa tecnologia está ganhando mais espaço no mundo corporativo.

Agora vamos apresentar alguns benefícios do uso de chatbots nos dias de hoje. Continue a leitura.

Benefícios

O crescimento das vendas em serviços de e-commerce em 2020 teve impactos no uso dos bots. Com a ampliação desse comércio on-line, o atendimento e o suporte em empresas passaram a ter mais demandas.

E para você se adaptar ao nicho de mercado virtual é bom estar antenado às soluções tecnológicas. Sendo assim, algumas tendências e novidades da área de TI vão te ajudar, falamos sobre isso em outro artigo do blog, confira.

Retomando ao assunto de hoje, os chatbots agregam muitas vantagens às empresas, listamos as principais abaixo.

Agilidade

Se você precisa de processos mais rápidos, não só para evitar a evasão dos seus clientes, mas também para gerar mais leads, com certeza o chatbot é uma solução para a sua empresa.

Deixar o seu cliente esperando para ser atendido ou em uma longa fila de espera é bastante estressante. E ainda pode causar um efeito negativo no seu financeiro.

Com o uso do bot, o tempo de primeira resposta se reduz a segundos. Melhor ainda, você pode se antecipar e fazer o seu canal de comunicação mais estratégico.

A dica é deixar o seu bot programado para que inicie uma conversa com a pessoa que entra no seu site ou nas suas redes sociais.

Assim, você garante a agilidade do atendimento ao cliente e dá uma atenção maior ao seu prospect.

Satisfação do cliente

É indispensável ter o seu cliente como prioridade. Nesse sentido, o seu time de atendimento tem que se preparar para solucionar os problemas e responder às perguntas dos consumidores com qualidade e atenção.

Com a mesma finalidade, o seu chatbot deve ser programado para ser, além de ágil, eficaz na comunicação com o seu público-alvo.

Com velocidade e boas informações, o bot pode deixar o seu cliente bastante satisfeito.

Retorno sobre o investimento

Um grande benefício da tecnologia é te ajudar a ser mais estratégico em vários processos. Então, identificar como uma solução tecnológica pode ser útil ao seu negócio é muito importante. Assim, você saberá o quão relevante ela é e se vale a pena investir.

E é por meio de uma análise detalhada que você confirma se o retorno sobre investimento (ROI) é positivo ou não. Do mesmo modo, consegue determinar um tempo estimado para a tecnologia render bons frutos à sua empresa.

Se você já identificou que o seu atendimento pode ter um plus com a captação de clientes, pode ser a deixa que faltava para você implementar os chatbots.

A programação estratégica desse recurso facilita as suas vendas. Além de desafogar os seus colaboradores.

Estratégia de marketing

Dentre as suas várias funcionalidades e aplicabilidades, os chatbots podem apresentar descontos, ofertas e sugestões ao cliente que faz uma consulta pelo chat.

Ele ajuda a tirar dúvidas sobre produtos e permite até mesmo que a ação de compra seja executada durante a conversa.

Você pode programar seu bot para promover uma campanha nova ou as novidades do seu catálogo de produtos. Por exemplo, em datas pontuais como a Black Friday essa é uma atitude essencial. Tanto para o atendimento como o suporte da sua empresa.

Sendo assim, você incrementa sua estratégia de marketing com uma “simples” conversa programada.

Atendimento 24 horas

Outra vantagem dos chatbots é a disponibilidade. Deixe a tecnologia trabalhar para você. Sabemos que a sua equipe não está sempre on-line.

Mas os chatbots estão lá para dar informações importantes 24 horas por dia e 7 dias por semana. E esse foi o benefício mais apontado pelos consumidores em estudo aplicado sobre os chatbots.

De acordo com a pesquisa do SurveyMonkey Audience, 64% das pessoas consideram os bots úteis pela disponibilidade o dia todo.

Na sequência, eles também destacaram como pontos importantes: a obtenção de respostas instantâneas (55%), respostas a perguntas simples (55%) e a fácil comunicação (51%).

Agora você sabe quais os benefícios mais relevantes dessa tecnologia.

Vamos te apresentar algumas dicas para mandar bem na hora de implementar o chatbot à sua empresa. Continue a leitura do texto.

número virtual

Dicas para utilizar bem os chatbots

O uso dos chatbots entrou de vez em nosso dia a dia. Mas quando o assunto é o universo corporativo, você precisa seguir uma lógica bem definida para aprimorar a sua estratégia. Assim, ótimos resultados vão aparecer.

Veja as dicas que separamos para o seu chatbot ser mais assertivo.

1 – Ajuste a sua linguagem

Já parou para pensar em como as marcas que você consome se comunicam com os clientes? Se sim, você pode perceber que cada uma se ajusta ao seu tipo de público.

E, naturalmente, a linguagem do atendimento nos seus canais digitais deve seguir um mesmo padrão. A definição da sua persona é muito importante e por isso deve ser utilizada.

Imagina se a Netflix falasse com os seus consumidores como se fosse uma instituição bancária? Pois é, não faz sentido. A linguagem é um recurso que constrói a identidade da sua empresa.

E esse “tom” precisa estar alinhado com a forma como o seu chatbot vai ser programado. Essa é uma dica que vai te ajudar a ter clareza nas informações passadas pela sua assistente virtual.

Assim, realmente você ajuda os seus clientes com um conteúdo pertinente. E, ainda, coleta os dados corretos para o seu time de atendentes físicos.

2 – Integre os seus chatbots ao CRM

Outra dica para usar bem os seus chatbots é integrá-lo ao seu CRM. Os dados que uma atendente virtual capta durante uma conversa são muito importantes para que a empresa tenha vários indicadores.

Para ficar mais claro, o CRM é um sistema desenvolvido para melhorar a gestão do relacionamento com os clientes. Sendo assim, você pode aplicar as informações coletadas na comunicação do seu chat para definir estratégias de campanhas de marketing.

Além disso, os dados dos clientes também são úteis para o seu time comercial fechar novas vendas. E trazer faturamento para empresa é sempre uma meta, certo?!

Por meio dessa integração você vai ter os leads organizados. Assim, os seus colaboradores têm mais possibilidades de vendas depois que esses leads são qualificados.

Ou seja, eles sabem como atuar de forma estratégica e oferecem um produto ou serviço mais compatível com o perfil do cliente.

3 – Crie opções para os clientes

A ideia é ser assertivo. A partir da análise das principais solicitações que chegam ao seu atendimento, você pode deixar seus chatbots 100%.

Então, com esse objetivo de ter uma programação bem elaborada para o bot, é interessante criar um menu de opções para o seu cliente.

A nossa dica é: se antecipe. O bot pode enviar um menu com opções do tipo: fale com os nossos atendentes, verifique a data de entrega do seu produto, confira o status da compra. E por aí vai.

4 – Programe o conteúdo do chatbot com as suas principais solicitações

Parece óbvio mas é sempre importante reafirmar o poder de uma informação bem explicada. Se você já mapeou quais as principais dúvidas e solicitações que os seus clientes levam ao atendimento, deve avaliar se é possível o bot resolver sozinho no chat.

Em casos que essa automação não pode solucionar, recolha as informações e mande aos seus colaboradores.

Assim, o seu serviço de atendimento vai funcionar com sintonia. E, como podemos perceber, o retorno pode ser melhor do que você imagina.

5 – Chatbots para WhatsApp

O WhatAspp é hoje uma rede acessível e vários clientes utilizam. Então é importante você se fazer presente nesse aplicativo.

Dependendo do volume das suas solicitações, é valido você pensar em usar o chatbot nesse canal de comunicação.

Considerações

Os chatbots vieram para ficar e seu crescimento é resultado da era de transformações digitais que estamos vivendo. O futuro promete ainda mais melhorias e desenvolvimento da inteligência artificial.

Assim, os chat simulados em tempo real serão ainda mais eficazes. Fique atento a essa tendência e se destaque.

E aí, gostou dessas dicas e quer ler mais conteúdo como esse no nosso blog? Continue acompanhando a Nvoip.

E já sabe, se quiser falar com um de nossos colaboradores, é só entrar em contato! Até a próxima!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email