Blog

Saiba como controlar seus gastos com telefonia

Fazer a gestão de gastos da sua empresa é muito importante para criar uma sustentabilidade financeira. Assim, todo negócio busca economizar utilizando alguns recursos e processos. E, nesse sentido, a telefonia empresarial pode acabar pesando nas suas contas no fim do mês, certo? Pois é, saber como controlar seus gastos com telefonia é fundamental.

Redução de gastos é um assunto que interessa a qualquer pessoa. Mas, quando pensamos no mundo corporativo, é ainda mais decisivo.

Sendo assim, quando surgem alternativas que irão te ajudar a controlar os gastos da sua empresa, você deve analisar com atenção.

Pesquisas demonstram que a telefonia é o 4ª maior gasto em volume para empresas.

Dessa forma, dar uma atenção ao controle de gastos nesse segmento vai te possibilitar investir em outras áreas e expandir os seus negócios. 

Quer saber como controlar seus gastos com telefonia? Continue a leitura do texto que vamos te apresentar alguns métodos. 

Analisando seus gastos com telefonia

Avaliar as despesas da sua empresa não é assim tão fácil quanto parece. Quando falamos de serviços indispensáveis como energia, internet e telefonia, compreender o que está causando o aumento nas contas é ainda mais complicado.

Mas dar o primeiro passo é sempre o mais importante. Para ter um plano de controle de gastos mensais é preciso analisar.

Você pode mapear os departamentos da sua empresa para entender o uso de telecom em cada uma das áreas.

Na sequência, esquematize com a sua equipe financeira relatórios e planilhas para que você possa observar esses dado. Feito isso, chegou o momento de você olhar para as tecnologias.

São elas que vão te ajudar a modernizar e conter os gastos excessivos.

Atualmente, para atingir esse objetivo relacionado à telefonia, a solução mais eficaz é a tecnologia VoIP.

Outros softwares e sistema de gestão financeira também vão te ajudar nisso. É importante ter em mente que as integrações entre sistemas e aplicativos, alguns do dia a dia mesmo, farão toda a diferença para a redução de gastos. E isso independente do segmento de sua empresa.

Agora vamos te apresentar algumas formas de controlar gastos em telefonia.

1 – A telefonia em nuvem

Como falamos acima, abrir mão da telefonia na sua empresa não é uma opção. Esse é um segmento indispensável para a comunicação cliente-empresa, para a criação do relacionamento e fidelização do seu público.

Sendo assim, se você pensa em ter crescimento de mercado, você precisa buscar formas de melhorar a qualidade do seu atendimento aliando-o à economia.

Nesse cenário surge o VoIP, o recurso responsável por realizar chamadas pela Internet. Sabemos que hoje em dia é quase impossível tocar um negócio sem ter uma conexão com o ambiente virtual.

Assim, o VoIP junta o melhor dos dois mundos: a praticidade da internet com a melhor qualidade da telefonia.

Também conhecido como telefonia em nuvem ou telefonia IP, essa é uma tecnologia que faz a conversão da voz analógica para dados digitais. Depois, esses sinais são transmitidos através da internet, como em uma chamada comum.

O crescimento do VoIP esteve diretamente relacionado ao acesso à internet. Conforme a qualidade da banda larga foi sendo aprimorada, essa tecnologia se tornou viável para as empresas.

E esse é um dos motivos da telefonia em nuvem ser tão econômica. As tarifas são menores por se tratarem de chamadas realizadas pela internet.

2 – Controle dos gastos em tempo real

Agora vamos nos ater à relação do VoIP com o controle de gastos com telefonia. Hoje essa é uma das grandes vantagens desse serviço. E justifica a adesão, cada vez maior, dessa tecnologia pelas empresas.

O controle de gastos em tempo real para clientes VoIP é um diferencial.

E como funciona isso? Basicamente, utilizando uma operadora VoIP, você sabe exatamente o quanto gastou a cada ligação.

As tarifas consideram apenas a minutagem utilizada em cada chamada. Sendo assim, comparado ao convencional, você tem muito mais controle do tempo de atendimento, por exemplo.

Na Nvoip, você não paga taxa de ativação nas tarifas VoIP. E ainda escolhe a melhor forma de uso do serviço, com pacotes mensais ou inserindo créditos avulsos.

No painel do cliente, você acompanha a relatórios em tempo real sobre o quanto foi gasto em cada chamada. E, ainda, pode ouvir a gravação de cada uma das suas ligações e muitas outras funcionalidades.

Assim fica muito mais fácil controlar seus gastos, não é mesmo?!

3 – Manutenção

Outro fato que faz do VoIP uma ferramenta de controle de gastos é o seu meio de funcionamento.

Então, como estamos falando de uma tecnologia virtual, a ausência de custos com a manutenção e a configuração presenciais barateiam o serviço.

E, por isso, pesquisas demonstram que você pode atingir uma economia de até 70% em telefonia com o uso do VoIP.

4 – Automatize seu atendimento

Com a finalidade de dar mais agilidade à sua telefonia, temos a URA. A Unidade de Resposta Audível funciona como uma central telefônica. E é ela que gerencia a comunicação entre o seu time de atendentes e os clientes.

Assim, você economiza com a estruturação do seu atendimento.

Você não precisa de um atendente para o primeiro contato e nem para direcionar as ligações.

Isso porque com o menu interativo, quem ligar para a sua empresa já entra na fila de espera correta. E dessa forma você economiza, além de tudo, tempo.

Do mesmo modo, você pode disponibilizar canais de respostas rápidas com perguntas frequentes.

Isso poupa que você tenha que remanejar ou sobrecarregar seus colaboradores com clientes que têm dúvidas recorrentes e que não precisam de atendimento humano.

5 – Ramais gratuitos

Um outro recurso importante da URA é a segmentação de ramais. Com ele sua empresa pode disponibilizar um canal próprio para cada setor sem que seja necessário contratar uma linha telefônica para cada um deles.

E sabemos que as linhas geram gastos altíssimos para as empresas.

Além disso, se sua empresa possui filiais e, todas estão conectadas pelo mesmo sistema, elas também se comunicam gratuitamente entre elas.

Considerações finais

Então agora você já sabe algumas formas de controlar seus gastos com telefonia. Não perca tempo e comece a por em prática. Assim, você poderá investir melhor no seu negócio e ter mais oportunidades.

E, caso nunca tenha usado a tecnologia VoIP, nós te damos R$5,00 para ter seu primeiro contato, na nossa plataforma. Basta você se cadastrar no painel.

Espero que você tenha curtido esse conteúdo. Continue acompanhando o blog da Nvoip e nos siga também no Instagram e no YouTube.

Até a próxima.

Livia Nonato

Recent Posts

Conheça os melhores CRMs do Brasil e do Mundo

A gestão eficaz do relacionamento com o cliente (CRM) é muito importante para o sucesso…

4 meses ago

STFC: saiba o que é e as vantagens de ter a licença

O Serviço Telefônico Fixo Comutado, STFC, é uma peça central nas comunicações brasileiras e desempenha…

4 meses ago

O que é SIP ALG e por que você precisa desabilitá-lo

SIP ALG, ou Application Layer Gateway em inglês, é um recurso presente em muitos roteadores…

4 meses ago

2FA – Autenticação de dois fatores: conheça esse recurso

Você, com certeza, já ouviu a frase "a internet é uma terra sem lei". E…

5 meses ago

MP do Teletrabalho, tudo o que você precisa saber

Desde a pandemia da Covid19, muitos dos aspectos que eram costumeiros em nosso dia a…

5 meses ago

OTP – One Time Password, mais segurança para seu App

Você se lembra do caso de vazamento de dados da Equifax que ocorreu em 2017?…

5 meses ago