Livia Nonato

Livia Nonato

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on reddit
Share on email

Compensa utilizar um número nacional?

Projetar a sua empresa a nível nacional é uma das suas metas? Se sim, ter uma telefonia que atenda de modo eficaz todo o país é um meio estratégico para isso. Sabemos que no mundo de hoje tudo está interligado. E para promover o crescimento das vendas, a sua marca precisa ter um atendimento abrangente e acessível. Por isso, vale a pena investir em números nacionais que funcionam através da tecnologia VoIP. Quer saber se compensa utilizar um número nacional no seu negócio?    

Os números nacionais são conhecidos popularmente pelos seus prefixos. Com certeza você já teve que ligar para um 0800. E talvez também tenha recebido chamadas de um número 4003. E é isso mesmo que você está pensando, o artigo de hoje fala sobre eles. 

Vamos avaliar quais as particularidades desse serviço. Assim, ao fim do texto, tenho certeza que você saberá se compensar usar um número nacional na sua empresa. Continue a leitura. 

O que são números nacionais? 

Muitas pessoas optam por ligar para empresas que oferecem um contato de atendimento gratuito ou com custo reduzido. E esse é um dos grandes benefícios dos números nacionais. 

Então, além da abrangência que ele oferece, a sua empresa demonstra preocupação com os clientes. E isso porque ter um baixo custo em um serviço é sempre bem visto pelo seus consumidores. Sendo assim, vamos ao tópico principal, o que é o número nacional?

Os Números Únicos Nacionais (NUN) são linhas de cobertura nacional. Ou seja, atendem a ligações de todo o Brasil. Nesse sentido, geralmente estão relacionados a empresas públicas, bancos, call centers e grandes corporações que precisam de Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC). 

No entanto, não para por aí, o uso dos NUN tem crescido na iniciativa privada. Principalmente pelos seus benefícios empresariais. Atualmente, para qualquer negócio, independente do tamanho, os números nacionais aparecem como uma opção viável. 

E isso ocorre porque as tecnologias virtuais possibilitam um maior acesso. Da mesma forma, o crescimento do e-commerce também criou uma demanda por novas soluções de atendimento e telefonia. 

Nesse cenário, o VoIP surge como um exemplo de tecnologia que barateia o uso dos números nacionais. E isso ocorre, principalmente, por meio de tarifas mais econômicas comparadas as operadoras convencionais. 

Como característica comum, os números nacionais oferecem credibilidade a sua marca. Então, para atender a clientes online ou expandir seus negócios, essa é uma boa escolha. Outra particularidade dos números nacionais é serem do tipo “não-geográfico”. Isso significa que o seu cliente não precisa discar um DDD para fazer a chamada. 

Mas na hora de analisar se compensar utilizar um número nacional, será necessário conhecer as diferenças de cada prefixo. Vamos falar sobre isso abaixo. 

Você deve gostar também:  Usar PNL no Call Center: como isso vai alavancar suas vendas

As características do 0800 

Os números 0800 são especialmente conhecidos pela fácil memorização. Além de serem os queridinhos dos clientes. E tem uma boa razão para isso. Com um 0800, a ligação é gratuita para quem está fazendo a chamada. Sendo assim, a sua empresa cobre todo o custo da ligação. 

Então, quando um cliente precisa falar com a sua empresa e tem um 0800 como alternativa de contato, essa é uma ótima primeira impressão. Assim, independente do local, do tipo de aparelho que foi usado para fazer a ligação (móvel ou fixo) e a duração da chamada, o seu cliente não precisa se preocupar. 

No sentido do custo para a sua empresa, cabe avaliar se o seu financeiro consegue manter o pagamento integral das ligações. Sendo assim, você deve estudar a capacidade do seu atendimento e a demanda de chamadas recebidas na sua empresa. 

Então, com essas informações, você consegue dizer se esse prefixo é uma solução vantajosa para o seu negócio.    

E o 4003, qual a diferença?

Também há vantagens para os clientes quando falamos do 4003, que é um prefixo mais recente do NUN. Basicamente, a principal diferença é o custo do serviço. 

Com os números 0800, a sua empresa paga toda a ligação, como vimos acima. Já com o 4003 esse valor é dividido com o seu cliente. Por exemplo, uma chamada para um número 4003 tem o custo de uma ligação local. 

Sendo assim, o serviço também é mais barato do que manter uma linha convencional. Dessa forma, você não precisa se preocupar com as altas tarifas de uma chamada interurbana, por exemplo. E expande os seus negócios para além da sua região. 

Simplificando isso podemos dizer que, caso a sua empresa seja do Paraná, mas atenda à clientes de São Paulo; por causa do 4003 esse custo é de uma ligação local. Ou seja, como se você também estivesse na capital paulista.

Essa é uma opção bastante lucrativa para empresas que estão em crescimento. Então, se você ainda tem restrições financeiras para arcar com um 0800, não precisa abrir mão de utilizar um número nacional. 

A escolha pelo 4003 pode ser a solução que a sua empresa precisa. Assim, você conta com a credibilidade de se fazer presente com um telefone de contato para todo o país. E ainda reduz custos para você e o seu cliente. 

Vantagens do número nacional

Agora que você já sabe sobre as características de cada prefixo, vamos te apresentar algumas das vantagens de usar os números nacionais como estratégia corporativa. 

1 – Facilidade

Optar por um telefone de fácil memorização é um grande aliado do seu negócio. O cliente, conforme vai se fidelizando a sua marca, pode até saber de cabeça qual o seu número. E essa pode ser uma oportunidade para fazer mais vendas. 

Você deve gostar também:  CRM brasileiro: conheça 9 empresas

A facilidade da combinação numérica pode dar mais identidade ao seu negócio. E isso é ótimo para quem quer ser lembrado né?!

2 – Potencial competitivo  

Para se manter vivo no mercado é preciso se diferenciar. Dos processos ao produto, a sua comunicação deve ser uma aliada estratégica para isso. Nesse sentido, os números nacionais te auxiliam na projeção de mercado. 

Com um número nacional você está disponível para todas as regiões do país. Se destacando frente aos seus concorrentes que ainda não usam esse serviço. Também barateando o custo da ligação a zero ou à tarifa local para os seus clientes. 

3 – Utilizar um número nacional passa confiança aos clientes

Se ponha no lugar do seu público-alvo. Com as mudanças que vivemos em 2020, o virtual se tornou o meio de vendas de muitos empreendimentos. Mas para passar confiança e credibilidade na internet, a sua empresa precisa construir canais de comunicação confiáveis. 

Vamos voltar a pensar como o consumidor. Se a sua empresa tem um número nacional para responder a dúvidas, isso oferece mais confiança na hora do cliente fazer uma compra no seu site. 

Por meio do atendimento telefônico, ele sabe que tem a quem recorrer a qualquer momento. Independente se a sua empresa está na mesma cidade ou a quilômetros de distância. Esse é um recurso importante para aumentar as suas vendas na internet, ganhar novos leads e desenvolver o seu negócio. 

Considerações finais

Esses são alguns dos muitos benefícios dos números nacionais. Observando o retorno do investimento nesse tipo de serviço de telefonia, podemos dizer que sim, compensa utilizar um número nacional na sua empresa. 

Empresas como a Nvoip realizam a portabilidade do seu número 0800 ou 4003. Então, você não precisa perder seu mailing de clientes, mas pode aderir a tarifas VoIP. E ainda ganhar muito em custo-benefício com esse serviço. Fale agora mesmo com um dos nossos consultores e tire as suas dúvidas.   

Gostou desse conteúdo? Continue acompanhando as novidades do mundo VoIP no nosso blog. Até a próxima.

Telefonia virtual
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email