O que é SMS
Lisandra Queiroga

Lisandra Queiroga

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

O que é SMS?

Atualmente todo mundo vive de olho no seu celular, não é mesmo?! Logo ele é um ótimo canal para chamar atenção de novos clientes e também para manter contato com quem já é cliente. Mas como fazer contato da maneira certa, no momento adequado, com o seu cliente sem ser invasivo? O SMS pode ser a solução! 

Muitos acham que o SMS é uma forma de comunicação ultrapassada. Mas você já parou para pensar o que ela significa? E mais: como ela pode ser útil para o seu negócio? Foi pensando nisso que elaboramos este artigo. 

Aqui vamos explicar como este serviço pode ser utilizado como alternativa para uma comunicação personalizada, efetiva e com baixo custo, para sua empresa. Acompanhe! 

Significado da sigla

Há mais ou menos dez anos atrás, através do SMS, é que diversas mensagens eram trocadas. Hoje, talvez esse termo não seja muito usado pelas pessoas, mas, ainda assim, todos sabem do que se trata.  

Originalmente a sigla SMS significa Short Message Service. Em português, pode ser traduzida como Serviço de Mensagens Curtas. Esse é um serviço usado para troca de mensagens de textos curtas que podem ser enviadas ou recebidas através de um aparelho celular. 

Também conhecido no Brasil como torpedo, o SMS começou a ser usado nos anos 90. A grande ideia na época do seu lançamento era a utilização de um serviço de mensagens que tivesse até 160 letras, na qual o usuário poderia usar 140 caracteres e o restante, estaria para controle da operadora, com baixos custos. 

Breve história do SMS 

Em 1992 o primeiro SMS foi enviado de um pequeno escritório em Newbury, no sul da Inglaterra. A mensagem dizia “Feliz Natal”! E foi enviada no dia 03 de dezembro por Neil Papworth, um engenheiro com 22 anos de idade na época.  

Ele trabalhava para a Vodafone do Reino Unido e enviou a mensagem para um colega que estava em uma festa de final de ano da empresa como um teste. Papworth fazia parte de uma equipe de desenvolvimento que tinha como foco criar serviços de mensagens curtas para a operadora Vodafone.  

Como naquela época os celulares não contavam com letras em teclados físicos, a mensagem foi digitada a partir de um computador e enviada a Richard Jarvis, diretor da Vodafone. Ele recebeu a mensagem usando um Orbitel 901, conhecido por ser o primeiro modelo de telefone no mundo a integrar a rede GSM. 

Durante os primeiros anos, o SMS foi um sistema exclusivo de engenheiros e geeks entusiastas. Mas o que possibilitou o crescimento do SMS foi a existência de planos pré-pagos. Isso atingiu automaticamente o mercado jovem, que mergulhou de cabeça no sistema de mensagens.

Pesquisas mostram que o número total de mensagens de texto enviadas triplicou entre 2007 e 2010, subindo de 1,8 trilhão para 6,1 trilhões. 

Para que seve o SMS? 

O SMS tem uma finalidade única: trocar mensagens rápidas com outra pessoa. Mas essas mensagens devem ser curtas. Através desse canal, com o uso de textos reduzidos, muitas palavras foram sendo abreviadas e surgiu um vocabulário próprio. Abreviações como “vc” e “tbm” se popularizaram.

Mas atualmente, a função do SMS saiu da conversa pessoal e tem se estendido para vários outros setores. Um bom exemplo disso são as empresas, que enviam promoções, cobranças, lembretes e diversas outras mensagens. Isso sem ser invasivo.

Como enviar um SMS? 

O serviço Torpedo Online está disponível tanto em celulares quanto via internet. Dessa forma é possível enviar SMS de qualquer lugar do mundo, independente da operadora do celular ou do local de origem e destino.

Assim o web Torpedo facilita muito a vida de várias pessoas, pois é um meio de comunicação mais barato e eficiente quando comparado a ligações. É utilizado também como sinônimo para qualquer tipo de mensagem pequena, inclusive em e-mails. 

Enfim, mandar SMS é um serviço rápido e eficiente, e não tem mistério. No processo de envio o usuário digitar a mensagem no local determinado do celular, inserir o número da pessoa que vai receber a mensagem e clicar em enviar. 

Por que você deve usar SMS em sua empresa?

O SMS não é uma tecnologia nova. E com isso as pessoas não o usam com muita frequência para comunicação pessoal. Mas o envio de mensagens de texto curtas por SMS resolve uma série de necessidades das empresas para falar com seus consumidores. 

Aliás, você já pensou nessa possibilidade para o seu negócio?  

Então vamos analisar cinco vantagens: 

1- Acessível: Uma das maiores vantagens de enviar SMS é que independente do modelo, do local, ou de aplicativos, todos os aparelhos recebem. Além disso não é preciso ter dados. Muitas vezes até onde o sinal de voz é ruim, o SMS chega. 

2- Notificação de mensagem: Em quase todos os celulares, na configuração padrão, quando a mensagem chega, o celular vibra e/ou toca um som. Além disso fica um sinal indicando a mensagem recebida. A pessoa geralmente é compelida a abrir e ler. 

3- Baixo custo: A princípio o custo por mensagem lida é menor do que em outros canais. Muito menor do que uma ligação ou o custo por clique de um anúncio no Facebook ou no Google. E considerando a taxa de abertura, o custo por mensagem lida pode ser menor do que de um e-mail. Então vale o investimento! 

4- Pode ser usada para diversos fins: Desde promoções, lembretes de consultas, envios de senhas, monitoramento de frotas. As possibilidades de usos são diversas. Então aproveite!

5- É fácil de implementar. Certamente qualquer empresa pode, com muita facilidade, identificar necessidades de comunicação do seu negócio que possam ser atendidas com SMS. E a partir disso assinar um serviço Web em nuvem, e sair usando no mesmo dia. Não é necessário contratar nenhum especialista. 

Como você pode ver, o SMS é uma excelente ferramenta para comunicação entre empresas e clientes. 

Considerações finais 

Em suma vimos no texto que quando bem utilizado, o SMS pode se tornar uma das mais potentes ferramentas de vendas para sua empresa. O custo dele pode ser bem menor que de outros canais de comunicação, proporcionando facilidade para que a empresa mostre sua imagem através de novos canais.

Gostou desse artigo? Então indique a leitura para seus colegas de trabalho. Se interessa por temas tecnológicos? Por fim que tal ler sobre a História do VoIP?

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn