omni chat
Livia Nonato

Livia Nonato

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Conheça 9 benefícios do omni chat

Um chat em tempo real é uma forma de atendimento rápida e prática. Tanto para a sua empresa como para o cliente, a velocidade da operação agrega benefícios. Quer saber o que é um omni chat e como ele vai fazer toda a diferença no seu atendimento? Então esse artigo foi feito para você.

O omni chat é um sistema de chat que faz a integração de vários canais. Esse é um grande aliado para a sua estratégia de atendimento, vendas e relacionamento com o cliente.

Então, ficou curioso? Hoje vamos te apresentar o conceito de omni chat e as vantagens de implementá-lo ao seu negócio. Continue a leitura.

O que é omni chat?

A expansão da internet, junto a evolução das tecnologias, ofereceu a possibilidade das empresas migrarem para o online. Nesse sentido, para que o seu e-commerce funcione corretamente e seja lucrativo, você pode contar com os chats.

Fazer a gestão de diferentes canais de comunicação é um desafio, certo? Para solucionar essa dor, criou-se o omni chat.

Basicamente, esse é um sistema que reúne em uma só plataforma (as chamadas plataformas de omnichannel) todos os seus canais de interação.

Ou seja, você pode responder os chats que recebe nas redes sociais, WhatsApp, site, loja online e blog em um mesmo ambiente.

Assim, você evita que alguma informação se perca e tem mais oportunidades de venda. Os seus atendentes vão ter muito mais facilidade de trabalhar e, ainda, você pode combinar a sua estratégia com chatbots.

Os benefícios também se estendem aos líderes e gestores da sua empresa, que terão mais controle do atendimento por meio da visão amigável das informações na plataforma omnichannel.

Aliás, há plataformas que também disponibilizam relatórios sobre o modelo omni chat para que você possa tomar decisões mais assertivas e identificar mudanças eventuais no seu atendimento ao cliente.

Não ao acaso essa tem sido uma tendência entre empresas que contam com vários canais de comunicação.

Unificar os meios e depois integrar é a base de uma estratégia omnichannel que, hoje, inspira a implementação do omni chat como solução paralela.

Telefonia virtual

Vantagens do omni chat

Assim como uma boa gestão de canais de comunicação garante vários benefícios, se você não tiver atenção aos seus canais vai passar a imagem errada da sua empresa. E, para mandar bem no atendimento, você pode contar com o modelo integrado de chat.

Agora vamos te apresentar as principais vantagens de implementar o omni chat ao seu negócio.

1 – Atendimento mais eficiente

Manter o seu atendimento – seja ele telefônico, online ou físico – disponível é um grande diferencial de mercado.

Até tempos atrás, o cliente precisava esperar até o dia útil no horário comercial da empresa para fazer uma solicitação ao atendimento. Hoje em dia ele já não precisa passar por isso. E o modelo de omni chat te ajudará nisso.

Com a adesão a um sistema de canais integrados, você tem mais controle e gestão das demandas que chegam ao seu atendimento. Sendo assim, o cliente pode deixar registrada a sua dúvida e ter um retorno mais rápido.

Ou, melhor ainda, com o uso de chatbots, o seu atendimento passa a ter um funcionamento ininterrupto.

A ideia é que o seu bot seja programado para simular um chat em tempo real, respondendo a questões predefinidas por programação.

E, por isso, ele é bastante utilizado por empresas para solucionar algumas tarefas mais simples como, por exemplo: consultas de envio de produto, pedidos de segunda via de boletos, registro de pedidos de reparo, entre outros.

Um bot também contribui com o tempo de primeira resposta, proporcionando mais agilidade e eficiência no contato com os clientes.

Sabemos a importância da comunicação humana, ou seja, o bot tá ali para reforçar o seu time. Mas não para substituir os seus atendentes físicos.

2 – Melhora o relacionamento com o consumidor

O relacionamento com o cliente é um ponto chave de toda empresa de sucesso. Enquanto conceito, significa o desenvolvimento de uma conexão permanente, ou podemos chamar de laço, entre a sua empresa e os seus consumidores.

Além da teoria, para conseguir chegar a um verdadeiro relacionamento com os seus clientes é preciso gerar valor e resolver os problemas que chegam ao seu atendimento.

E, ainda, adotar uma postura proativa – que pode ser feita de várias formas. Nesse contexto, surge o omni chat como solução para gestão e relacionamento nos seus canais de interação.

Hoje, múltiplas ferramentas e tecnologias te ajudam a manter essa relação saudável, estável e duradoura. E esse é o sonho de todo empresário, certo?!

Além de estar presente em multicanais de comunicação, você precisa atender a essa demanda com qualidade, atenção e comprometimento.

O fato de ter seus canais integrados à uma mesma plataforma permite que nada passe batido aos olhos dos atendentes. E você também terá uma gestão de comunicação muito mais organizada.

Se o seu time acompanha o consumidor em toda a jornada de compra e faz um bom pós-venda com os multicanais, com certeza o cliente sairá mais satisfeito.

3 – Envio de pesquisas de satisfação e feedback

Como lógica da construção do relacionamento com o cliente, temos outro benefício do omni chat para a sua estratégia corporativa: a facilidade de envio de pesquisas de satisfação.

Os seus canais unificados facilitam que você mensure em qual estágio da jornada àquele cliente chegou. E, na sequência, você pode segmentar os nichos para colher o feedback.

Portanto, a ferramenta de chat unificada te dá os recursos necessários para ser mais atuante nos seus canais interativos.

Se o seu cliente sair satisfeito, ainda pode fazer recomendação da sua empresa. E sabemos que a indicação boca a boca é uma importante fonte de oportunidades e vendas da sua empresa.

Então, fique de olho no omni chat!

4 – Centralização do atendimento

De tudo que falamos até aqui, um ponto comum entre todas as vantagens é a própria essência do omni chat: a centralização do atendimento.

Ou seja, com os canais unificados, nenhum cliente fica à margem do atendimento.

E é um fato que os seus consumidores possuem perfis comportamentais completamente distintos.

Por isso, se você oferece como opção o chat, a telefonia, as redes sociais, consegue atingir uma cartela maior de pessoas – tanto na prospecção como no suporte.

A organização de uma plataforma de omnichannel assegura que todos sejam atendidos com mais eficiência a partir dos recursos de voz, SMS, mídias digitais e etc.

5 – Histórico de informações e dados do atendimento

Com uma estratégia de omni chat, os dados dos consumidores ficaram armazenados, desde o primeiro contato dele com a sua marca até a finalização de uma compra.

Ou seja, mesmo que o usuário mude do computador para o celular ou do celular para a loja física, seus dados já estarão armazenados na plataforma integrativa de omni chat.

Utilizando essa ferramenta, você tira a necessidade do usuário repetir suas informações toda vez que mudar o canal pelo qual contatou sua empresa, oferecendo assim um atendimento omnichannel.

Dessa forma, o cliente não vai precisar perder tempo repetindo seus dados e informações.

Esse é um fator que pode fazer com que os clientes desistam do produto/serviço da sua empresa.

Principalmente porque muitos consumidores atualmente prezam pela comodidade de escolher o canal de compra e também pela rapidez dessa operação.

6 – Atendimento personalizado

Ainda graças as informações do usuário armazenados na plataforma omni chat, a sua equipe de atendimento vai ter acesso aos dados do cliente e o processo de compra que ele se encontra.

Com essa informação, seu atendimento pode fazer uma abordagem mais eficiente, de acordo com a necessidade de cada usuário.

Ou seja, quando o cliente contatar a sua equipe de atendimento, seus funcionários já terão as informações necessárias para fazer uma abordagem mais direta e personalizada.

E esse é um ponto crucial para a sua empresa realmente oferecer a melhor experiência de compra possível.

Então, tenha em mente sempre que a sua estratégia precisa, acima de tudo, humanizar o atendimento e os clientes.

Portanto, você deve ter como objetivo é leitura e interpretação dos dados dos seus clientes, considerando as particularidades e interesse de cada um deles.

Dessa forma, a sua empresa consegue ser muito mais assertiva – do lead ao fidelizado.

E aí, achou que acabou? Ainda temos outros itens para citar. Siga a leitura.

7 – Omni chat ajuda na sua estratégia de marketing

Além disso, com uma plataforma omnichannel, ficará mais fácil conhecer o seu público-alvo.

Isso porque, graças as informações armazenadas, fica mais fácil entender o que há de comum entre seus consumidores e traçar uma estratégia de marketing voltada para eles.

Dessa forma, sua equipe de atendimento também pode trabalhar em abordagens centradas com o objetivo de instigar esse público.

Além disso, com essa convergência, o marketing da sua empresa vai poder contar com uma maior variedade de canais, online e off-line, para impactar o consumidor.

E, ainda com o omni chat, você consegue não só oferecer canais, mas também atendê-los com qualidade.

8 – Fidelização do cliente

Com um omnichannel de qualidade, você vai deixar seu consumidor muito mais satisfeito.

Isso porque, graças a plataforma omnichannel e a praticidade que sua marca vai oferecer ao cliente, o processo de compra para esse usuário ficará muito mais simples e satisfatório.

Com uma experiência de atendimento positiva, é possível que seu consumidor queira fazer negócio com a sua empresa novamente caso volte a precisar dos seus serviços.

Além disso, com o omnichannel, sua empresa pode oferecer recursos e benefícios exclusivos para cada consumidor, com o objetivo de fidelizar o usuário.

Por exemplo, caso sua marca seja um restaurante, você pode oferecer descontos exclusivos no aplicativo do seu negócio para serem utilizados no estabelecimento.

Dessa forma, você integra o mundo online e físico utilizando o omnichannel, além de oferecer mais vantagens ao seu cliente.

9 – Relatórios detalhados

Com todas as informações sobre seus clientes de variados canais disponíveis em uma única plataforma de omni chat, produzir relatórios sobre seus consumidores e suas vendas vai ficar muito mais fácil.

Dessa forma, além da integração de canais para facilitar a vida do consumidor, uma plataforma desse tipo também vai ajudar a sua marca e integrar informações internas.

Isso porque, com todos os dados disponíveis em um único sistema, fica mais fácil e prático fazer uma leitura das atividades da sua empresa.

Ou seja, graças à uma plataforma omnichannel, os dados de atendimento do seu negócio não ficarão segregados em diferentes canais de comunicação, o que pode dar muito mais trabalho na hora de revisar os relatórios.

Considerações

Viu só como uma plataforma de atendimento omni chat agrega benefícios ao seu negócio?! Pois é, combinando outras tecnologias a sua gestão integrada de chat, você vai ter mais economia e modernidade no atendimento.

Um serviço de telefonia digital, que utiliza a tecnologia VoIP, permite que você faça ligações pela internet a nível empresarial. Com esse sistema, você pode integrar o seu atendimento telefônico a uma plataforma omni chat.

Ou seja, garante a gestão da sua comunicação corporativa nesse importante canal.

Além disso, a telefonia digital oferece uma redução de custos de até 70%. Tudo isso, sem burocracia e contratos de fidelidade.

Então, se você quer saber mais sobre os planos, tarifas e portabilidade para a telefonia VoIP, pode falar agora mesmo com um dos nossos consultores.

E para que você possa testar a plataforma, a Nvoip te oferece R$5 reais em créditos.

Espero que você tenha curtido esse conteúdo. Continue acompanhando o nosso blog e saiba todas as novidades do mundo VoIP.

Até a próxima.

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