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Quais aspectos interferem na qualidade do VoIP?

quais aspectos interferem na qualidade do voip

A telefonia VoIP é um dos modelos de comunicação mais eficientes e econômicos da atualidade. Para as empresas, ela pode representar um recurso que gera grande vantagem competitiva. Mas, só contar com esses serviços não é garantia de bons resultados. Você precisa ficar atento à qualidade do VoIP que é entregue.

Isso pode ser determinado pelos equipamentos que usa, pela operadora escolhida, pela banda larga, por quem recebe as chamadas e, até mesmo, pela rota de telefonia utilizada. Quer saber como ter ligações sem cortes, atrasos ou interrupções? Então, fique ligado nos aspectos que mais interferem na qualidade das chamadas VoIP!

A rota de telefonia que a operadora usa

As operadoras VoIP entregam serviços de telefonia por meio de rotas. As principais são GSM (Global System for Mobile Communications), TDM (Time Division Multiplexing) e CLI (Command Line Interface). A GSM se refere ao sistema 2G (segunda geração), que não é mais tão eficiente.

A rota TDM, por outro lado, é o meio termo e trabalha com slots de tempo em bits de transmissão. Isso significa que ela permite a comunicação por diversos canais por um mesmo meio de transmissão.

Por fim, a rota CLI é a mais eficiente, oferece interconexões digitais e de excelente qualidade, além de BINA ativa.

Os equipamentos utilizados

Tenha muito cuidado na hora de escolher os equipamentos de telefonia para uso da empresa. Marcas desconhecidas e que oferecem preços muito abaixo do mercado podem custar caro no futuro. Você corre o risco de comprar um produto de vida útil reduzido, que não oferece suporte e garantia adequada, além de interferir diretamente na qualidade da comunicação.

Se você se preocupa com a imagem do negócio, fique atento a essas questões. É sempre bom pesquisar as marcas e modelos disponíveis. Opiniões sobre qualidade e atendimento de assistência técnica de quem já usou também podem te ajudar na decisão de compra!

A operadora escolhida

A operadora que fornece os serviços de telefonia VoIP também pode ser a grande responsável por impedir que a empresa tenha sucesso nas ligações. A baixa qualidade dos serviços prestados, as solicitações de atendimento sem respostas e um suporte que não consegue ajudar os clientes a resolverem os problemas de forma rápida e definitiva podem ser o suficiente para prejudicar a empresa e influenciar negativamente na imagem dela.

Nesses casos, o recomendável é procurar uma operadora de telefonia VoIP mais capacitada e profissional que se alinhe aos objetivos da sua empresa.

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O destino das ligações

Nem sempre os problemas de qualidade na telefonia VoIP são por causa da operadora ou da sua empresa. O destino da ligação conta muito. Se o outro lado também não se atentar para os fatores que estamos discutindo aqui, não adiantará muito. A qualidade da comunicação será reduzida da mesma forma.

Você pode descobrir se o problema vem do outro lado da linha testando se ele só se repete quando o mesmo destinatário é contatado. Tendo essa certeza, indique este texto para ele e ajude-o a solucionar os problemas que tem com a telefonia VoIP.

A qualidade da internet

A internet utilizada pela empresa é um dos fatores que mais influenciam na qualidade do VoIP. Afinal, toda a comunicação é baseada nela. Por isso, é importante prezar por um plano que garanta boa velocidade e, acima de tudo, estabilidade para que não haja interrupções frequentes durante os contatos.

Com essas dicas agora você pode rever o contrato de fornecimento de internet que a sua empresa tem e decidir migrar para outro plano ou provedor que garanta a qualidade necessária. Além disso, use um controlador de banda para limitar o uso por aparelho conectado.

Agora que você já sabe quais são os principais fatores que interferem na qualidade do VoIP, planeje uma auditoria interna e corrija qualquer irregularidade que esteja prejudicando a comunicação da empresa.

Importância do VoIP para o mercado

A tecnologia VoIP é uma solução que não se resume apenas a atuar como um aplicativo para ligações telefônicas. 

Essa modernização, não somente oferece economia de custos para sua empresa, como também é uma forma de integrar todos os canais internos e externos de comunicação do seu negócio.

Dessa forma, não é preciso ficar sempre ao lado do telefone no ambiente de trabalho enquanto espera uma ligação, por exemplo.

Além de apresentar esse resultado operacional, as soluções VoIP apresentam algumas outras vantagens que veremos a seguir, ok?

Continue a leitura!

Vantagens

O VoIP ganha cada vez mais adesão porque conta com muitos recursos e vantagens comparado a telefonia convencional.

Vantagens comparativas

As soluções digitais provenientes da tecnologia VoIP, promovem um maior desempenho para sua central de atendimento, certo?

Dessa maneira, é muito comum as empresas notarem uma maior facilidade de interação com seu público alvo, permitindo traçar estratégias mais assertivas.

Isso ocorre, pois com a ampliação dos canais de comunicação é possível entregar mais informações a respeito das principais dificuldades e melhorias que seus clientes sinalizam. 

E é exatamente isso que a VoIP pode te oferecer.  

Além disso, a VoIP pode aumentar a performance competitiva da empresa em seu segmento, apenas por melhorar a comunicação da sua empresa.

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Vale ressaltar que o motivo desse movimento ser tão promissor é porque a real preocupação das instituições é impactar positivamente a experiência dos consumidores. 

Controle em tempo real 

Uma das grandes vantagens do VoIP é o controle que os usuários têm sobre os gastos, as tarifas, o tempo da chamada, a frequência das ligações e até acessar as gravações das chamadas (de acordo com seu plano contratado).

Dessa forma, a partir do acesso e coleta desses tipos de dados, será viável a elaboração de métricas que ajude a traçar estratégias e ações mais assertivas para o seu negócio.

Produtividade

Uma empresa que quer crescer precisa de produtividade e se esse é o seu objetivo, precisamos te falar: a VoIP pode te ajudar.

Imagine, por exemplo, que o call center do seu empreendimento recebe muitas ligações por dia e quase sempre sua linha encontra-se ocupada.

Com a tecnologia VoIP, esse tipo de situação dificilmente acontecerá. 

De certa maneira, isso ocorre porque esse tipo de comunicação não só amplia o atendimento, como também melhora a comunicação interna das empresas.

Através dos ramais telefônicos e as transferências de ligações sua equipe consegue aumentar e muito a produtividade do atendimento. 

Ou seja, ao contratar uma telefonia digital que usa uma base VoIP, é possível integrar sistemas como: URA, PABX e APIs que otimizam ainda mais sua interação com o público e entre seus colaboradores.

Considerações

E aí, depois de ler este texto ficou alguma dúvida sobre os problemas de qualidade nas suas ligações? Basta entrar em contato com nossa central de atendimento para obter mais informações. 

Até a próxima!

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