Blog

Conheça as diferenças entre as rotas CLI e ITX no Brasil

As rotas CLI e ITX. Essas siglas podem parecer bem estranhas à primeira vista para leigos. Mas não são nada mais do que nomenclaturas muito comuns usadas no ramo das telecomunicações. São rotas de saída que influenciam diretamente na qualidade e no preço do serviço de telefonia.  

Explicando um pouco sobre as rotas, elas funcionam da seguinte maneira: quando fazemos chamadas telefônicas, as operadoras VoIP devem estar interligadas com as operadoras convencionais. As rotas de telefonia são justamente essas terminações: conjuntos de circuitos (ou canais de saída) que se interligam em uma central. 

Quer saber mais e entender as diferenças entre elas? Acompanhe as explicações abaixo. 

O que são rotas de telefonia? 

Para completar as chamadas pela internet para telefones fixo e celulares é necessário que essas rotas estejam conectadas às operadoras convencionais que dispõem de saídas para completar as chamadas.  

As rotas de telefonia ou rotas de saída representam uma série de terminações ou canais que servem para interligar uma central telefônica (provedor de telefonia) a seus diversos ramais (usuários). Eles que permitem a ligação telefônica complete. 

As operadoras podem usar tecnologias diferentes para realizar essas ações. Uma rota de saída é escolhida, ao levar em conta diversos aspectos. GSM, por exemplo, são as mais econômicas. Já as TDM tem uma ótima qualidade em ligações digitais a preços baixos. As CLI tem excelente qualidade, mas também são as mais caras. 

A seguir, vamos entender melhor as diferenças da rota ITX e CLI. 

Quais os benefícios de se ter uma boa rota de telefonia?

As rotas de telefonia têm uma função primordial dentro de uma operação de Call Center: é através delas que todas as ligações são encaminhadas ao destino. 

Sejam elas rotas ITX ou CLI, e você vai entender isso completamente ao longo do texto de hoje.

Um dos fatores para o sucesso do operador em uma ligação é que o atendimento ofereça uma boa qualidade, para que nada interrompa ou dificulte o contato. 

Dentre os benefícios das rotas de telefonia, destacam-se os seguintes: 

  • Bina do número, ou seja, identificação de chamadas;
  • Análise do número chamado, com identificação da chamada como local ou interurbana;
  • Seleção do melhor caminho disponível para a ligação;
  • Encaminhamento de chamada.

Além disso, a rota de telefonia permite uma rápida troca de sinais, evitando a sobrecarga de chamadas. Você pode realizar ligações de baixo custo através da rede de telefonia VoIP. 

Rota CLI

A rota CLI tem BINA ativa e aberta. Isso significa que, seu número de telefone aparece no telefone do usuário quando você fizer a ligação para ele. Além disso, essas são rotas de alta qualidade para ligações tanto nacionais quanto internacionais. 

Além disso, são interconexões de qualidade excelente (Premium) com operadoras nacionais e internacionais. Elas são sempre digitais. Se o que você precisa é uma qualidade de ligação alta com binagem, as Rotas CLI vão ser a melhor solução. 

Para quem serve a rota CLI?

A rota CLI serve principalmente para empresas que dependem da BINA para oferecer um serviço mais confiável. Ou a quem queira ser identificado em suas ligações. 

Agora você entende um pouco mais de rota CLI, é hora de entender o que é e como funciona a rota ITX. 

O que é rota ITX

A rota ITX, ou rota bina 0, tem a mesma qualidade das rotas CLI. Mas, elas se diferem na binagem. Ao invés de binar 00 na frente do número como acontece na rota CLI, na ITX há apenas a binagem de um 0 ou mesmo de nenhum.  

Dessa forma, o seu número é identificado para o cliente de maneira mais simples e padronizada. Afinal, qualquer ligação realizada por operadores convencionais, registra o número de acordo com esse padrão. Além disso, com a rota ITX, o cliente que recebe sua chamada consegue saber de qual cidade você está ligando. 

Ademais, com as outras rotas, não é possível ligar para números 0800 e 4000. Mas com a rota ITX isso é possível. E, somente com as rotas ITX é possível ligar para números de emergência.  Cada vez mais pessoas físicas estão usando a tecnologia VoIP como forma de se comunicar, diante das suas diversas vantagens. Por isso, a rota ITX é destaque para quem busca uma solução VoIP completa. 

Por que usar a rota ITX?

Ao usar essa rota, a taxa de atendimento das ligações do cliente final tendem a aumentar. Isso porque ligações internacionais não são identificadas como tal. Elas são vistas como ligações padronizadas. A Nvoip tem rotas ITX para o Brasil. Saiba mais sobre as nossas tarifas. 

Diferencial Nvoip

A Nvoip sempre prezou pela qualidade do atendimento e das ligações. Afinal, depois da contratação de um serviço tão completo, é necessário que você tenha todo o suporte para realizar um bom atendimento ao cliente. Por esse motivo, sempre utilizamos rotas de alta qualidade. Agora, você pode ter a qualidade da rota CLI e as vantagens da rota ITX! 

Considerações finais

Um bom empreendedor deve estar sempre atento às novas soluções existentes no mercado para não ficar atrás competitivamente. Por isso saber a diferença entre as rotas e saber quais ofertam a melhor qualidade é importante.

Espero que depois da leitura desse texto você tenha entendido que os dois tipos de rotas podem atender a cada cliente de maneiras diferentes. A rota CLI é uma boa pedida para quem se preocupa com binagem. Já a rota ITX pode ser muito proveitosa para clientes que se preocupam com a origem das chamadas. No quesito qualidade as duas rotas apresentam um padrão excelente. 

Cadastre-se no nosso painel e teste grátis nossa qualidade. O melhor de tudo é que todo mês você ganha 30 minutos para falar com quem quiser. 

Esse artigo sobre rota CLI e rota ITX foi útil para você? Então indique a leitura para seus colegas de trabalho. Leia também sobre Call Back, e saiba como essa técnica funciona.

Não deixe de nos seguir no YouTube, Instagram e LinkedIn. Assim você fica por dentro de tudo que tem de mais novo no mundo do VoIP.

Lisandra Queiroga

Recent Posts

Conheça os melhores CRMs do Brasil e do Mundo

A gestão eficaz do relacionamento com o cliente (CRM) é muito importante para o sucesso…

3 meses ago

STFC: saiba o que é e as vantagens de ter a licença

O Serviço Telefônico Fixo Comutado, STFC, é uma peça central nas comunicações brasileiras e desempenha…

3 meses ago

O que é SIP ALG e por que você precisa desabilitá-lo

SIP ALG, ou Application Layer Gateway em inglês, é um recurso presente em muitos roteadores…

4 meses ago

2FA – Autenticação de dois fatores: conheça esse recurso

Você, com certeza, já ouviu a frase "a internet é uma terra sem lei". E…

4 meses ago

MP do Teletrabalho, tudo o que você precisa saber

Desde a pandemia da Covid19, muitos dos aspectos que eram costumeiros em nosso dia a…

5 meses ago

OTP – One Time Password, mais segurança para seu App

Você se lembra do caso de vazamento de dados da Equifax que ocorreu em 2017?…

5 meses ago