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Livia Nonato

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VoIP: saiba tudo sobre essa tecnologia

Eficiência e facilidade. Esses dois fatores definem muito bem o VoIP. O crescimento no uso dessa tecnologia está diretamente ligado à busca por uma telefonia que seja descomplicada e de alta performance. Quer saber mais sobre esse assunto? Então esse post foi feito para você.

Voz sobre IP, ou apenas telefonia VoIP, é o recurso que te permite realizar chamadas pela internet. Você também pode ter ouvido falar em outros sinônimos como: telefonia em nuvem, telefonia via internet, rede IP e protocolo VoIP.

A telefonia em nuvem já é uma solução utilizada em larga escala no exterior. Mas no Brasil estamos em fase de exploração.

Mas é inegável o crescimento do uso do VoIP em empresas.

Essa maior adesão à telefonia em nuvem também foi impulsionada pelo trabalho em home office no ano de 2020. Negócios de diferentes segmentos passaram dos escritórios para as casas e puderam contar com a telefonia VoIP.

Principalmente porque o VoIP oferece um diferencial de mercado. É uma tecnologia pensada para o trabalho remoto que oferece a mobilidade necessária para telefonia nos dias de hoje.     

Mesmo com esse cenário, as pessoas ainda encontram dificuldades para achar informações qualificadas sobre o VoIP. Por isso, resolvemos reunir neste artigo tudo que você precisa saber sobre a telefonia VoIP.

Então, ficou curioso? Continue a leitura do texto e saiba porquê chegou a hora de investir em VoIP. Vamos lá!

O que é VoIP?

De forma simples, essa é uma tecnologia que transforma a voz analógica em dados digitais que são transmitidos pela internet. Ou seja, você realiza ligações telefônicas normalmente. Só que agora a sua telefonia é virtual.

Alguns aplicativos do seu dia a dia te permitem utilizar a tecnologia VoIP para realizar chamadas.

Pioneiro, o Skype, em 2003, introduziu as ligações de voz pela internet como recurso ao seu aplicativo. Já os contemporâneos WhatsApp, Messenger, Zoom e Discord apareceram com a mesma finalidade anos depois. 

Mas, nesses casos dos apps, o que você utiliza é um tipo de VoIP gratuito. Dessa forma, a chamada não tem tanta qualidade de áudio porque utiliza a pior rota de saída para a transferência desses dados digitais. A rota GSM.

Inclusive, esse é um critério que diferencia o uso pessoal do empresarial na telefonia em nuvem.

As rotas da telefonia

Para contar com uma alta performance das ligações VoIP é essencial que a operadora trabalhe com as melhores rotas de saída.

As rotas de telefonia ou rotas de saída representam uma série de terminações ou canais que servem para interligar uma central telefônica (provedor de telefonia) a seus diversos ramais (usuários). Eles permitem que a ligação complete. 

As operadoras podem usar tecnologias diferentes para realizar essas ações. Uma rota de saída é escolhida, ao levar em conta diversos aspectos. As rotas GSM’s, por exemplo, são as mais econômicas. As rotas CLI’s têm excelente qualidade, mas também são as mais caras.

Temos um texto no blog para te falar especialmente sobre as rotas. Na Nvoip, por exemplo, só utilizamos as rotas CLI e ITX.

Ambas entregam interconexões de ótima qualidade, especialmente no uso digital. Com cobertura de área nacional e internacional. Sendo assim, as ligações não têm nenhum tipo de ruído ou falha.

A grande diferença do uso de boas rotas no VoIP é que você conta com um sistema mais eficiente. Além de ter um suporte e a configuração da sua telecomunicação facilitada. Também gera redução de custos considerável em sua telefonia.

Como funciona o VoIP

Voz sobre IP, por si só, já é sinônimo de economia quando pensamos em telefonia. Pesquisas do segmento indicam que a redução de gastos pode ser de até 70% quando comparado às operadoras convencionais.

Há várias razões para que o VoIP seja uma tecnologia de qualidade e mais barata. 

Mas o principal motivo para a telefonia em nuvem ser mais econômica é justamente o seu meio de funcionamento. Ou seja, toda a operação da sua telefonia é feita pela internet.

Sendo assim, você não terá os gastos com estrutura, instalações de cabeamentos e assistência técnica presencial. Com o VoIP tudo pode ser resolvido à distância, dando mais praticidade e mobilidade aos seus processos.

Essa é mais uma tecnologia que faz parte da era das transformações digitais. Basicamente, essas transformações são os processos em que empresas usam tecnologias digitais para solucionar problemas tradicionais.

Não à toa, a telefonia em nuvem foi uma solução essencial para o trabalho remoto. Pois, além de ser possível começar a usar esse sistema em poucos minutos, você também escolhe qual aparelho atende melhor às suas necessidades.

Seja ele um dos modelos de PABX, telefone IP, ATA, computador ou celular. Você tem a liberdade de levar o seu ramal aonde for.

História do VoIP

Agora vamos voltar às origens. Assim você vai entender como chegamos aos avanços da telefonia VoIP.

A criação da tecnologia

A história do VoIP teve início em 1995. E isso ocorreu a partir de uma empresa israelense de telecomunicações chamada VocalTec. Eles foram os primeiros a desenvolver um aplicativo VoIP.

O aplicativo era simples, não tinha como opção fazer videochamadas, por exemplo. Para que a ligação completasse no dispositivo, era preciso que os dois usuários usassem o mesmo aplicativo, além de ter um microfone e uma caixa de som. O aplicativo foi chamado de Internet Phone.  

No ano seguinte, em 1996, foram criados os recursos de correio de voz pela internet. Nesse momento da história do VoIP foi possível enviar mensagens de voz através da internet para um telefone de destino.

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Mas era comum encontrar problemas como qualidade de som fraca, períodos de silêncio, delay e perda de conexão. 

Ainda em 1996, a VocalTec anunciou seu software em conjunto com o Microsoft NetMeeting. Dois anos depois, a israelense VocalTec passou a criar modelos compatíveis com outros programas de computador.

Alguns exemplos são os Softphones, que servem também para ligar e receber chamadas de telefones convencionais. 

Mesmo com esses avanços, as chamadas VoIP representavam menos de 1% de todas as chamadas de voz. E acreditamos que isso acontecia porque, embora as chamadas fossem gratuitas, quem ligava tinha que ouvir vários anúncios antes e depois de terminar uma conversa. 

Desenvolvimento de equipamentos telefônicos

Durante àquela década, os fabricantes de equipamentos telefônicos e especialistas em telecomunicações começaram a usar as recém desenvolvidas tecnologias de transmissões digitais à seu benefício.  

A ideia de transferir informações através de pacotes baseados em IP foi atraente pela sua velocidade. Do mesmo modo que também traria melhorias na qualidade e um custo mais baixo.

A partir de então começaram a desenvolver switches com recursos de IP. E, ao mesmo tempo, desenvolveram novos softwares que permitiam aos usuários anexar um ATA (Adaptador para Telefone Analógico) em seus telefones. 

Visibilidade e crescimento no mercado

Conforme o esperado, o VoIP cresceu rapidamente. Em 1998, três empresas diferentes introduziram um software de comutação VoIP como padrão em seus equipamentos. 

Como resultado dessa maior viabilidade da tecnologia, em 2003, o número de chamadas VoIP chegou a uma marca significativa. Passando de de 1% para 25% de todas as chamadas de voz feitas nos Estados Unidos. 

A expansão da internet banda larga foi um “divisor de águas” para a história do VoIP. A expansão da internet foi uma consequência do processo de globalização, onde as noções de tempo e espaço mudaram definitivamente a nossa comunicação.

Por meio desse maior alcance da rede, a qualidade das chamadas melhorou significativamente. Nesse período, além dos usuários navegarem na internet, podiam fazer chamadas de voz.

Esse fato colaborou para a aprovação das pessoas em relação aos serviços VoIP. Com esses avanços, os fabricantes de hardware de comunicações começaram a produzir equipamentos para chamadas VoIP com o intuito de oferecer uma melhor qualidade na transferência da voz.

Sendo assim, a história da telefonia muda. Principalmente porque a tecnologia VoIP começou a ser reconhecida como uma boa alternativa para evitar os altos preços da telefonia convencional.

É importante destacar que o VoIP passou a ser associado ao uso da internet para a realização de chamadas de longa distância. E esse foi o propósito da VocalTec lá no início.

As multinacionais, que tinham filiais em todo o mundo, também começaram a aproveitar essas vantagens e aderir à telefonia via internet. E foi dessa forma que o serviço se expandiu.

Nesse contexto surgiu o Skype e seus os sucessores. Viu só como não é de hoje que essa tecnologia está disponível?

número virtual

Evolução da telefonia em nuvem no Brasil

No Brasil, o VoIP não foi bem visto inicialmente. Principalmente porque não se haviam pacotes de internet com velocidade suficiente para suportar uma ligação de qualidade. 

Mas, em 2006, o crescimento do VoIP no Brasil e na América Latina já era previsto.

Quando a internet tomou completamente o mundo dos meios de comunicações, o VoIP começou a se destacar no mercado. E esse movimento se consolidou quando as casas e as empresas contrataram internet banda larga e tiveram maior estabilidade com as redes. 

Essas conexões no nosso país demoraram para despontar, principalmente em comparação à velocidade de comunicação do mercado internacional.

E é por isso que o fenômeno do VoIP demorou um pouco mais para expandir no cenário brasileiro. Era preciso criar uma infraestrutura digital capaz de suportar que empresas inteiras fossem geridas através do sistema VoIP. 

Atualmente, a qualidade da chamada foi aprimorada. Não à toa, hoje o VoIP é uma das tecnologias mais faladas no setor de telecomunicações.

Especialistas veem como o futuro do setor uma migração total para a telefonia em nuvem. Passando os processos de telefonia convencional para o ambiente virtual. E há muitas razões para isso.

Diferença entre o VoIP e a telefonia convencional 

Agora que você já sabe um pouco mais sobre as origens do VoIP. Então já posso te apresentar alguns pontos que fazem a telefonia em nuvem mais vantajosa do que a telefonia dita tradicional.

Listamos as principais diferenças. São elas:

  • Tempo de ativação: é possível ativar uma linha VoIP em menos de 1 hora, sem sair de casa ou do trabalho, enquanto uma linha convencional pode demandar dias; 
  • Processos: para usar essa tecnologia em nuvem é preciso ter uma conta em um serviço VoIP e uma conexão de internet. Já a telefonia convencional exige planos de fidelidade, passagem de cabeamento, mais tempo e dinheiro etc; 
  • Cobrança nas ligações: na telefonia convencional, a cobrança acontece por tempo e pelo tipo de ligação. Praticando valores diferentes dependendo da distância (ligações locais, interurbanas, internacionais e etc). E, ainda, é variável de acordo com a operadora. Oscilando de acordo com os horários (chamadas diurnas ou noturnas) e os dias (dias úteis ou fins de semana).
    Com o VoIP, o custo é muito mais baixo. E a diferença praticada pelas operadoras é apenas nas chamadas de celular para fixo e nas ligações nacionais e internacionais. 

Agora vamos te apresentar algumas das vantagens do VoIP, elas explicam o porquê de toda a expectativa com a tecnologia. Siga a leitura.

Vantagens do VoIP

O VoIP agrega muitos benefícios ao seu negócio. Conheça alguma das vantagens dessa telefonia abaixo.

1 – Redução de custos

Um dos importantes serviços que uma empresa, independente do ramo, pode oferecer é a manutenção de um canal de comunicação aberto.

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Além de ser o caminho para resolução de problemas e dúvidas, a telefonia também é um meio de suporte e adesão de novos produtos.

Porém, ter como estratégia a redução de custos sem abrir mão da qualidade, parece ser um desafio no mercado. A tecnologia VoIP aparece como uma solução que barateia e atende empresas de pequeno, médio e grande porte. 

Pelo seu meio de funcionamento digital, faz a diferença para o seus gastos financeiros ao economizar com serviços presenciais, infraestrutura e reparos.

Outra vantagem da adesão ao VoIP é de fato saber quanto foi gasto em cada chamada feita, resultando no controle financeiro imediato.

2 – Sem burocracias

É comum encontrar companhias de telefonia que utilizem contratos de longa duração como a única possibilidade de compra e uso dos serviços. E, ainda, que só ofereçam pacotes limitados que no fim das contas não atendem as demandas da sua empresa.

Estas situações podem impactar na telefonia móvel e fixa, nas ofertas de planos pré e pós-pagos. Assim, gerando dificuldades no cancelamento dos serviços e até mesmo multas por rescisão de contrato.

Por meio da telefonia VoIP as empresas podem aderir ao serviço sem ficar presa às burocracias, tendo a liberdade de cancelar ou contratar outro plano a qualquer momento.

Além disso, você conta com a facilidade de, em poucos minutos, solicitar o serviço e já poder receber as suas ligações. Também é possível fazer portabilidade de um número já existente para a tecnologia VoIP.

Esse processo é rápido e fica sob a responsabilidade do provedor, evitando que as empresas percam contatos de mailing ou horas de atendimento.

3 – Segurança

As chamadas por VoIP contam com criptografia de ponta a ponta e podem ser gravadas, garantindo mais segurança.

Se o serviço for integrado, as ligações podem gerar leads qualificados e assegurar a qualidade do atendimento da empresa. Auxiliando, ainda, no acompanhamento dos processos de vendas, suporte e preparação das equipes.

4 – Potencial competitivo

Se apresentar ao mercado como um negócio competitivo e em constante crescimento é o desejo de qualquer empresa.

A redução de custos, aliada à qualidade do serviço com otimização de processos, mobilidade e segurança é um caminho que parece longo, mas que é encurtado quando há a adesão de tecnologias como o VoIP.

5 – Integrações com outros softwares

Outra grande vantagem da telefonia em nuvem é a possibilidade de ser integrada a aplicativos, sistemas e plataformas.

Um exemplo prático desse benefício é a integração entre VoIP e um CRM. Basicamente, o CRM é um sistema de gestão do relacionamento com o cliente.

Hoje, você pode integrar o seu registro de chamadas com essas plataformas com o intuito de mapear os seus clientes. E depois ir acompanhando a jornada desse cliente que foi prospectado pela sua equipe comercial.

Da mesma forma, o CRM pode trazer leads coletados em outros canais da sua marca, como as redes sociais, sites e etc. Então, você também pode usar a sua linha VoIP para contatá-lo.

Ou seja, o ganho com essa integração é evidente. Assim, você não apenas atrai, como qualifica o lead e pode ser mais eficiente no tipo de conteúdo que irá enviar a ele.

Aliás, a telefonia VoIP também é estratégica para desenvolver esse relacionamento com o cliente. Com os registros, você também tem um maior controle da sua equipe de atendimento.

Todas essas informações podem te ajudar na tomada de decisões importantes. Como, por exemplo, a necessidade de propor um treinamento para aprimorar seus colaboradores.

E, ainda, faz a diferença no delineamento de campanhas feitas pelo seu time de marketing.

6 – Mobilidade

Com a internet cada vez mais veloz nos dispositivos móveis, é possível utilizar essa tecnologia em qualquer lugar.

A única ferramenta necessária para a comunicação VoIP é a conexão com a internet. Se você tiver acesso a uma rede, pode usar o VoIP em qualquer lugar.

Nesse sentido, o VoIP possibilita que você faça uso da sua telefonia virtual em seu celular. E isso pode ser feito rapidamente, basta instalar um aplicativo para essa finalidade em seu aparelho.

Pronto, você já garante a mobilidade da sua telefonia e o seu ramal não fica sem atendimento ou dando ocupado para os seus clientes.

7 – Ligações gratuitas entre filiais

O VoIP possibilita que as ligações entre filiais sejam feitas gratuitamente, resultando em muita economia em suas contas de telefone.

Sendo assim, você não fica limitado quanto à sua comunicação interna.

Então, a troca de informações acontece de maneira muito mais rápida e sem gerar custos adicionais ao seu financeiro. Ótimo para quem está expandindo os negócios não é mesmo?!

Se a sua empresa cresce, o VoIP se adapta à ela, principalmente pelo formato escalável dessa tecnologia. Assim, caso você precise de novos usuários em sua URA, por exemplo, soluciona rapidamente. Ou caso tenha que reduzir a sua equipe e, consequentemente, as linhas telefônicas, você não tem um gasto de tempo e dinheiro com isso.

Considerações

Agora você já sabe as origens dessa tecnologia e como ele é útil nos dias de hoje. Se você quiser saber mais sobre os planos, tarifas e funcionalidades da telefonia VoIP, pode tirar as suas dúvidas com um dos nossos consultores.

Espero que você tenha curtido esse conteúdo. Continue acompanhando os artigos da Nvoip e as nossas redes sociais. Até a próxima.

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