Você sabe o que é uma API de SMS e como ela funciona? O envio de mensagens de texto em massa tem se popularizado entre empresas de pequeno, médio e grande porte cada vez mais.
E esta tendência não está limitada à apenas alguns segmentos específicos.
Neste sentido, empresas de delivery, comunicação, marketing, educação e muitas outras estão aderindo a essa funcionalidade.
No entanto, por mais repentina que pareça esta adesão, isso não vem acontecendo por acaso.
O serviço prestados por uma API de SMS se mostra efetivo, rápido, simples e muito econômico.
Sendo assim, a entrega é imediata e 90% dos SMS são abertos e lidos em menos de três minutos.
Além disso, ainda custa bem menos que a maioria das mídias.
Assim, tendo em vista todas essas vantagens, e algumas outras que já vamos te contar, as empresas estão escolhendo por fazer uma API de SMS.
Ou seja, integram o sistema de envio de SMS à um sistema já utilizado pela empresa.
Porém, você sabe quais os benefícios que isso pode trazer ao seu negócio?
Então, continue a leitura e conheça um pouco mais sobre a API de SMS. E saiba como fazer essa integração além de descobrir mais motivos para adotá-la em seu negócio.
índice
Primeiramente, vamos explicar os conceitos para o caso de você não saber, ou ter se apenas se esquecido.
O envio de SMS em massa está cada vez mais recorrente.
Por isso, provavelmente você já recebeu alguma dessas mensagens de texto por meio de API de SMS.
Isso porque elas ocorrem quando empresas enviam uma mesma mensagem, ou mensagens variadas, para um grande número de telefones celulares de uma única vez.
Neste sentido, tipo de disparo de SMS é geralmente usado por empresas que fazem o contato ativo com os seus consumidores.
Principalmente quando elas precisam divulgar uma mensagem de forma rápida e atingindo muitas pessoas de uma única vez ou quando é necessário diminuir drasticamente os custos com abordagens de cobrança ou relacionamento com os clientes.
A estratégia de enviar mensagens para cobrar uma carteira de inadimplentes, por exemplo, é amplamente utilizada por assessorias de cobrança do Brasil.
Isso acontece porque a API de SMS facilita este tipo de interação.
Além disso, outro uso bem disseminado da API de SMS é para fazer disparos em massa de mensagens para vender produtos ou serviços – esta estratégia é utilizada por muitos segmentos, como o varejista ou telecomunicações.
Antes de tudo, você precisa entender que o disparo de SMS em massa pode ser feito de três formas diferentes: com o uso de um arquivo, colando as informações na tela, ou por meio de um Web Service ou de uma API de SMS – sendo a API o foco principal do artigo.
Portanto, fazer a escolha de como o processo vai ser feito depende, principalmente, da quantidade de mensagens que você ou seu negócio precisam enviar e da combinação dos dados de quantas pessoas vão ser responsáveis por esse envio além de quais tecnologias e processos a sua empresa dispõe no momento.
Sendo assim, geralmente, em assessorias de cobrança, por exemplo, esse processo é feito com o uso de arquivos.
Isso porque quando estamos falando de um departamento interno de cobrança ou marketing de uma empresa, a combinação de localização cadastral com disparo de SMS individual pode ser o mais indicado.
Já quando o seu negócio tem uma operação de cobrança integrada ou faz uso de CRMs e outras ferramentas que podem ser utilizadas para auxiliar a gestão, por meio de integração, o uso de um API de SMS pode ser de grande valia.
Sendo assim, é possível perceber que independente de qual seja o seu ramo de atuação e modelo de disparo/envio, o uso de SMS em massa faz uma grande diferença.
Neste sentido, uma API de SMS pode ser usada auxiliando tanto na hora de se comunicar, cobrar, se relacionar, vender ou até mesmo para ajudar a reduzir custos de diversas operações.
Assim, a ferramenta de disparo de SMS em massa, atualmente, é uma das soluções mais eficazes para ajudar todos os processos citados à cima.
Isso porque ela alia rapidez e economia para as empresas, independente do ramo em que elas estejam inseridas.
A sigla API, no inglês, significa “Application Programming Interface”. Assim, em livre tradução temos “Interface de Programação de Aplicações”.
Logo, ela nada mais é que uma forma de integrar sistemas.
Neste sentido, com esse tipo de integração, é possível que você faça uso de todos os benefícios do envio de SMS diretamente de um sistema que a sua empresa já utiliza e está acostumada.
Além disso uma API funciona como um elo de ligação.
Sendo assim, podemos dizer que ela é capaz de conectar aplicações e tornar o funcionamento delas bem mais fácil e prático para o usuário.
Porém, não para por ai.
Esta integração possibilita também diversos benefícios, como por exemplo ajudar na segurança dos dados, facilitar o intercâmbio entre informações a partir de diferentes linguagens de programação e ainda pode criar um esquema para a monetização de acessos.
Agora que já foram explicados os conceitos de API e SMS em massa, vamos ao ponto principal: um sistema de SMS integrado por API é a melhor solução possível para quem busca efetividade e uma forma de comunicação bem mais barata do que as outras – como call centers ativos ou até mesmo panfletagem na rua.
A integração da API de SMS traz diversas funcionalidades.
Por isso, listamos as principais funcionalidade de uma API de SMS.
São inúmeras as funcionalidades oferecidas e os benefícios que elas podem trazer a sua empresa.
Em suma, te mostramos o que é e como funciona o envio de SMS em massa, e a integração da API nesse processo.
E aí, com isso tudo você conseguiu entender como funciona a API de SMS?
Agora, você já consegue fazer a escolha certa para modernizar o seu negócio e usar uma API de SMS para isso é, sem dúvida, um bom caminho.
Pois além de inúmeras facilidades, vai trazer também economia para o seu negócio.
Gostou desse artigo sobre API de SMS? Então indique a leitura para seus colegas de trabalho.
Você tem interesse por temas tecnológicos? Então fica a sugestão para ler sobre o que é URA e como ela pode alavancar os resultados da sua empresa.
Ficou interessado em testar uma API de SMS? Então, basta se cadastras no nosso painel e você ganha R$5,00 para testar os nossos serviços.
Precisa de um número nacional – 0800 ou 4003 – para o seu negócio? Então, confira os nossos planos.
A gestão eficaz do relacionamento com o cliente (CRM) é muito importante para o sucesso…
O Serviço Telefônico Fixo Comutado, STFC, é uma peça central nas comunicações brasileiras e desempenha…
SIP ALG, ou Application Layer Gateway em inglês, é um recurso presente em muitos roteadores…
Você, com certeza, já ouviu a frase "a internet é uma terra sem lei". E…
Desde a pandemia da Covid19, muitos dos aspectos que eram costumeiros em nosso dia a…
Você se lembra do caso de vazamento de dados da Equifax que ocorreu em 2017?…
This website uses cookies.