WhatsApp API
Pedro Caetano

Pedro Caetano

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WhatsApp API: conhece essa integração?

A WhatsApp API surgiu com a promessa de revolucionar a forma da sua empresa interagir e tratar os clientes. Agora, vamos te contar como!

No mundo atual, as APIs são uma forma de facilitar a integração entre sistemas e fornecer mais opções de funcionalidades para o seu negócio.

Quer saber o que é uma API e aprender mais sobre como a WhatsApp API pode ajudar a sua empresa? A gente te conta tudo que você precisa saber.

Continue a leitura.

O que é uma API?

API é a sigla de Application Programming Interface, que é um conjunto de padrões de uma interface que permitem a criação de plataformas de maneira mais simples e prática para os desenvolvedores.

Uma API serve, basicamente, para integrar as aplicações aos sistemas ou à outras aplicações.

Ou seja, API é um conjunto de normas que possibilita a comunicação entre plataformas através de uma série de padrões e protocolos.

As APIs possibilitam a criação de novos softwares e aplicativos que são capazes de se conectar com outras plataformas.

Portanto, uma API é criada quando há a intenção de que outros criadores de software desenvolvam produtos relacionados ao seu serviço.

Função da API

A API foi criada com a função de facilitar e simplificar o trabalho de desenvolvedores, além de oferecer um padrão para criação de novas plataformas.

Logo, com o uso de uma API, não é necessário criar códigos para cada função de um programa.

Na prática, isso simplifica a criação de novos aplicativos, softwares e plataformas.

Sendo assim, de maneira simplificada, podemos dizer que uma API liga as diversas funções em um site ou app de forma que possam ser usadas em outros sites ou aplicativos com uma implementação automática.

Veja as características desse sistema e como ele pode ajudar a sua empresa. Então, vamos lá?!

Como funciona uma API

Através do uso de uma API, os aplicativos podem se comunicar sem conhecimento ou interação manual do usuário.

As APIS funcionam por meio da transmissão de diversos códigos, definindo o comportamento esperado de determinado objeto na interface.

De modo geral, a API é composta de uma série de funções acessíveis somente por meio de programação.

Surgimento das APIS

Antes de tudo, é importante entender o contexto temporal da criação das APIs.

Então, vamos lá: quando os primeiros softwares começaram a ficar populares a interação do utilizador com a interface era feita de forma que o usuário fornecia os dados da operação e, apenas então, o software executava, a partir de uma base de programação específica.

A princípio, quando se fazia necessária a utilização da mesma operação em softwares diferentes, a programação era copiada e colada no outro software, e depois em outro, assim por diante.

Contudo, chegou-se a um ponto onde havia muitos softwares usando o mesmo código.

Sendo assim, quando alguma atualização era feita se tornava necessário atualizar todos os softwares que usavam a programação base.

Ou seja, era muito trabalhoso controlar em quais softwares aquela operação estava programada e atualizar todos eles.

Isso sem levar em consideração o risco de que os softwares usassem versões diferentes da mesma operação.

Dessa forma, para que acrescentar uma nova operação possível, ou modificar uma existente, era preciso programar e depois atualizar o software.

Assim, para resolver este problema, as operações mais comuns foram agrupadas em uma biblioteca. O que permitia acesso por diversos softwares, tornando a atualização e modificação dos mesmos mais simples.

Porém, nesse caso, o acesso as operações não eram feitas por um usuário através de uma interface feita para usuários, mas sim por um software, conhecido como aplicação, programado para usar essa operação para uma finalidade.

Portanto, ao invés do trabalho manual do utilizador, era possível acessar estas operações por meio de uma interface de programação ou API.

número virtual

Segurança da API

A API possibilita uma integração de forma bem segura e prática. Isso porque as informações trocadas passam por uma espécie de “portão” onde somente um conjunto pré-definido de informações segue para o outro lado.

Então, podemos tomar como exemplo o ato de comprar online: ao usar seu cartão de crédito para fazer uma compra online o site não recebe as informações do seu cartão.

A API do site, envia um pedido de autorização pra fornecedora do cartão que apenas avisa ao site se o pedido foi aprovado ou não.

Então, seus dados sensíveis se mantém seguros, ou seja, não oferece perigo de vazamento de dados ou coleta de informações confidenciais do usuário.

Assim, por exemplo, você segue em conformidade as regras da LGPD, que formaliza as leis de proteção de dados na internet.

Aplicações

Desde já é importante entender que, independente do produto que se deseja ofertar, é de suma importância a utilização de uma API integrada ao sistema.

Afinal, o uso de API traz uma enorme quantidade de funcionalidades para uma aplicação.

Um sistema de API pode ser analisado de duas óticas distintas. Um delas é como produtor, a outra como consumidor.

Do ponto de vista do consumidor, as APIs podem ser apenas uma interface de interação, como por exemplo visualizar o mapa em aplicativos de delivery.

Já na visão do produtor, o uso da API serve para que seu produto possa ser integrado em outros sistemas. Como, por exemplo, para efetivar vendas em sites de terceiros.

Nesse sentido, a aplicação faz com que a sua plataforma ofereça mais funcionalidades aos clientes ou usuários, profissionalizando ainda mais o serviço.

Exemplos de API

Atualmente, podemos encontrar APIs nos mais diversos aplicativos. Um bom exemplo disso pode ser observado quando fazemos compras.

Já que as plataformas onde colocamos os dados do cartão de crédito devem estar integradas às operadoras de cartões (que são vinculadas ao sistema bancário).

No caso da WhatsApp API, por exemplo, podemos perceber a integração da lista de números salva no dispositivo do usuário sendo “migradas” para a interface do aplicativo em questão.

Quer saber mais algumas das funcionalidades das APIs? Então confira a nossa lista:

APIs de pagamento

  • Cielo API – A Cielo é uma empresa brasileira de serviços financeiros;
  • PicPay API – O PicPay é um aplicativo fintech brasileiro;
  • PayPal API – O Paypal é uma empresa de pagamentos online.

Todas estas APIs são utilizadas com o intuito de proporcionar uma vasta gama de meios de pagamentos para o site ou app de sua empresa.

APIs de redes sociais

  • Facebook API – O Facebook é um conglomerado estadunidense de tecnologia e mídia social;
  • Twitter API – O Twitter é uma rede social e um servidor para microblogging;
  • WhatsApp API – O WhatsApp é um aplicativo multiplataforma de mensagens instantâneas e chamadas de voz para smartphones.

Estas APIS fornecem funcionalidades diversas como a obtenção de dados úteis sobre o usuário como, por exemplo, a opção de que o usuário faça login em outros serviços usando seu perfil anexo ao de alguma dessas redes sociais.

Além de integração com os sistemas de empresas, para atendimento, vendas e prospecção de clientes, como é o caso do WhatsApp Business API.

APIs de Localização

  • Google Maps API – O Google Maps é um serviço de pesquisa e visualização de mapas e imagens de satélite da Terra gratuito na web fornecido e desenvolvido pela Google.

Este tipo de API é amplamente utilizado por serviços de delivery e hotelaria, pois permite ao usuário visualizar o mapa e a sua localização.

WhatsApp API

A API do WhatsApp foi criada para atender empresas de pequeno, médio e grande porte.

A WhatsApp API possibilita uma comunicação eficiente com clientes em todo o mundo através da versão do WhatsApp Business API, de maneira simples, segura e confiável.

Fazer uso do WhatsApp em sua empresa abre as portas para uma comunicação melhor.

Melhorar a comunicação eventualmente leva a um melhor engajamento com clientes, ao aumento da confiança e dos relacionamentos de longo prazo com estes.

O WhatsApp Business API é a ferramenta que permite automatizar conversas dentro do aplicativo.

Além disso, também permite uma melhor gestão e análise de métricas.

Porém, esta funcionalidade se encontra disponível apenas para a versão WhatsApp Business API.

Esta versão do aplicativo é, atualmente, fornecida apenas por empresas parceiras, chamada de provedores oficiais.

Formas de usar o WhatsApp API na sua empresa

Convenhamos, de nada adianta eu te contar tudo isso se você não souber como usar o serviço, correto? Por isso, agora vou te explicar algumas formas de fazer uso do WhatsApp Business API na sua empresa.

Acompanhe!

Atendimento automatizado com a WhatsApp API

Com o auxílio de chatbots é possível atender um número grande de clientes sem abrir mão da qualidade.

“Como?” você deve estar se perguntando.

A resposta é surpreendentemente simples: o uso de chatbots reduz o tempo de atendimento, já que os bots respondem com mensagens pré-programadas, aumentando a satisfação do cliente e congestionando menos os sistemas da empresa.

Chatbots com o WhatsApp API

Chatbots são a solução moderna para resolver o problema de filas de atendimento demoradas.

Podendo ser usado para melhorar o relacionamento da sua empresa com o cliente. Com o uso de chatbots é possível prestar um suporte rápido e com qualidade.

Desta forma, a sua empresa captura mais leads e, consequentemente, melhorar os seus resultados.

Chamadas simultâneas com a WhatsApp API

Muitas empresas ainda não disponibilizam diversos números de telefone para que os clientes possam entrar em contato.

Isso significa que o cliente, muitas vezes, precisa ficar testando qual número está disponível.

Porem, com a WhatsApp API esse problema está resolvido.

Isso é possível graças a WhatsApp API que, assim como os serviços de número virtual da Nvoip, oferece a possibilidade de integração de um número em uma plataforma de atendimento digital.

Está plataforma faz com que a sua empresa consiga colocar quantos atendentes quiser conectados a um mesmo número.

No caso de números virtuais, fornecidos através da tecnologia VoIP, você pode receber até cinco chamadas simultâneas a partir de um único número corporativo.

Além disso, é possível usar o histórico de chamadas para saber qual atendente foi o responsável por resolver a demanda do cliente.

Somado a tudo, a WhatsApp API ainda permite que a sua empresa utilize o número telefônico que já possui, mesmo que ele seja um 0800.

Integração da WhatsApp API com outros canais

A integração do aplicativo com uma plataforma de atendimento digital, por meio da WhatsApp API, permite que a sua empresa centralize todos os canais de atendimentos em um único ambiente.

Logo, com estas integrações, você consegue concentrar seus atendimentos via WhatsApp API, Telegram, Facebook, Menssenger, SMS e VoIP em um único lugar.

Desta forma, os colaboradores não precisarão ficar atentos a vários canais em diferentes plataformas.

Sendo assim, é possível optar por apenas voltar a atenção para o WhatsApp API.

Achou que já acabamos de falar dos benefícios dessa integração? Ainda temos algumas funcionalidades desse serviço para te apresentar.

Então siga a leitura.

Disparo de Notificações na WhatsApp API

Com a WhatsApp API sua empresa pode fazer o disparo de mensagens de texto para os seus clientes.

Estes disparos, que são feitos através da WhatsApp API, podem ser usado para divulgar campanhas, promoções, novidades, e o que mais a sua empresa precisar.

Mas vale lembrar que o envio de spam é proibido pela WhatsApp API.

Logo, criou-se uma forma de evitar spam, que é o requerimento de que a sua empresa tenha uma autorização Opt-in do cliente, que deve ser enviada por um canal externo, para poder enviar a primeira mensagem.

API na Nvoip

A WhatsApp API se faz uma solução incrível para melhorar o atendimento do seu negócio, mas não é a única!

Aqui na Nvoip possuímos API com integrações nativas com as API de Voz e SMS.

Quer saber mais sobre algumas das integrações disponíveis com a API da Nvoip e o que elas podem fazer pela sua empresa?

Então, confere essa lista com algumas das integrações nativas da API Nvoip. Veja a lista abaixo:

HubSpot

O HubSpot é o nome dado a uma solução cloud, criada por uma empresa de mesmo nome, voltada ao Inboud Marketing.

Conhecido como uma solução “tudo em um”, o HubSpot é capaz de integrar vendas, marketing e suporte em um único lugar.

Na prática, isso significa concentrar email marketing, Facebook, WhatsApp Business API, Twitter, LinkedIN, SEO, Google Ads, CRM, chatbot, e muito mais, em apenas um lugar.

Contudo, o importante é que isso representa apenas algumas das funcionalidades do HubSpot.

Pipedrive

Criado em 2010, o Pipedrive é uma plataforma CRM usada para facilitar a gestão de vendas de empresas em crescimento.

Acima de tudo, o Pipedrive tem foco em atender às necessidades dos gestores e vendedores.

Assim, para tornar as vendas mais eficientes, a ferramenta fornece recursos como gestão de funil, previsão de vendas, formulários web, entre outros.

Assim como o HubSpot, o Pipedrive possui integração com as mais diversas plataformas.

Indo desde as mais simples, como o WhatsApp Business API, até a serviços mais completos, como os da Nvoip.

Exact Sales

O Exact Sales é um software focado na gestão inside sales B2B – comércio entre empresas.

A ideia da ferramenta é ajudar na composição de uma equipe de pré-vendas que fazem a prospecção fria de leads, servindo como forma de controle e gestão do processo.

Os leads, no entanto, podem vir das mais diversas plataformas de comunicação, como por exemplo: email, WhatsApp Business API, Facebook, telefone e tantas outras.

O Exact Sales serve, justamente, para auxiliar na gestão desta grande quantidade de lugares de onde os possíveis leads podem vir.

Considerações

E ai, entendeu como funciona a WhatsApp API? Esse é um recurso que pode ajudar bastante a sua empresa.

Mas, não pare por ai! Venha conhecer um pouco mais sobre API com a gente, aqui no nosso blog você encontra diversos artigos sobre API.

Separamos pra você a lista com alguns do artigos. Vale a pena conferir:

Mas não é só isso, aqui na Nvoip ainda temos muito mais integrações com a nossa API. Você consegue encontrar a lista com todas as nossas APIs aqui.

Então, quer saber como fazer a integração com a API de Nvoip? Dê uma olhada na nossa série sobre integrações no YouTube.

E ai, ficou com alguma dúvida? Entre em contato com o nosso suporte, estamos online em horário comercial.

Para te ajudar a testar a plataforma de telefonia digital com a maior cobertura VoIP do país, a Nvoip te oferece 1h de ligação grátis.

Assim, você consegue ter um primeiro contato com esse tipo de serviço em nuvem, basta se cadastrar no painel e usar esse plus.

Então, gostou desse conteúdo? Continue acompanhando o blog da Nvoip e saiba todas as novidades do mundo VoIP.

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