Livia Nonato

Livia Nonato

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on reddit
Share on email

Já ouviu falar em “Internet das Coisas”?

Inteligência e automação. Esses são dois pontos que a tecnologia da Internet das Coisas (IoT) vai transformar em nossas casas, cidades e aparelhos. Nesse sentido, a ideia central é ter dispositivos cada vez mais completos e conectados em rede. E aí, você já ouviu falar sobre isso? No post de hoje vamos te explicar melhor sobre essa tendência.

Conforme a potência da rede de internet for ampliada pelo 5G, o espaço para os aparelhos IoT será ainda maior. De modo geral, todo dispositivo pode ser conectado à internet – desde que desenvolvimento e a configuração sejam adaptáveis a isso.

Essa é uma das tendências que prometem movimentar o mercado em 2021. Se você quer saber um pouco mais sobre isso, acesse este link que temos um post falando sobre as novidades para esse ano.

A esta altura, você deve estar pensando em TV Smarts e em sistemas automatizados para casas inteligentes, certo? E isso é normal porque estas são aplicações da Internet das Coisas que já fazem parte do nosso cotidiano. Mas as possibilidades vão muito além disso.

Agora vamos falar sobre o potencial dessa tecnologia. E, ainda, dos benefícios que irá trazer para você e o seus negócios. Continue a leitura do texto.

O que é Internet das Coisas?

Internet das Coisas é a tradução literal do termo inglês Internet of Things (IoT). Sendo assim, essa é uma tecnologia que tem como objetivo principal a criação de uma rede de bilhões de dispositivos conectados ao virtual.

Muito além das conexões com os tradicionais celulares, computadores e tablets. Parece algo distante? Mas saiba que não é.

Essa é uma solução integrada à era das transformações digitais. Inclusive, algumas dessas mudanças já fazem parte do nosso dia a dia. Então, quando pensamos em empresas que usam a tecnologia digital para solucionar problemas tradicionais, estamos falando sobre essa era.

Esse terreno fértil faz surgir mais empreendimentos, serviços e produtos que oferecem uma ótima qualidade, com um bom custo-benefício.

Essa ampliação da conectividade é uma das grandes tendências do mundo das tecnologias. E já está se tornando uma realidade concreta. O mercado tem desenvolvido, em larga escala, dispositivos com conexão com a internet.

Aliás, com a chegada da rede 5G no Brasil, esse cenário da IoT se torna ainda mais viável. Toda essa transformação está mais próxima do que você imagina.

Uma grande rede IoT oportuniza a criação e a manutenção de uma série de tecnologias. Nesse sentido, a internet das coisas pode ser aplicada a diversas áreas e segmentos. Então, novas soluções para saúde, indústria e empresas acontecerão por meio dessa tecnologia IoT.

Sendo assim, você poderá automatizar diferentes processos e aparelhos na sua rotina pessoal e profissional. Da mesma forma, muitos dispositivos vão alcançar uma produtividade e rendimento melhor a partir dessa tecnologia.

Vamos ver agora alguns exemplos dos benefícios que a IoT vai trazer para a sua vida.

Benefícios da tecnologia

A expansão da conectividade, junto às aplicações da Internet das Coisas, trarão inúmeros benefícios. A conexão de dispositivos em rede permite que você modernize vários serviços.

Assim, você terá um sistema, aparelho ou produto que está pareado a IoT, que coleta informações e dados. Na sequência, essa tecnologia analisa e gera uma resposta em tempo real para esses dispositivos.

1 – Inovação no mercado

Com tudo isso em mente, você pode utilizar todo esse potencial ao seu favor. E, assim, gerar bons negócios para a sua empresa.

Nesse sentido, o primeiro grande benefício dessa tecnologia é fomentar a inovação na indústria e no meio empresarial. Os resultados desses processos também serão positivos para o seu consumidor final.

Então, você já parou para pensar como esses novos produtos e negócios vão impactar a sua empresa?! Pois é, os empreendedores que souberem aproveitar esse cenário podem dar um salto de crescimento neste período.

Por essas e outras, é importante estar atento a essa tendência.

2 – Passagem para o digital

Outra mudança provável do IoT é a passagem de serviços analógicos para o digital. Todo esse ambiente de conexão favorece, ainda mais, a migração de serviços convencionais para soluções mais modernas, como a tecnologia VoIP.

Atualmente, a telefonia em nuvem está numa fase de crescimento no Brasil. A maior adesão de empresas ao VoIP é justificada pelas suas múltiplas vantagens. Mas, antes, vamos entender o que é.

Voz sobre IP, ou apenas VoIP, é a tecnologia que permite que você realize chamadas pela internet.

Basicamente, esse sistema faz a conversão da voz analógica para dados de áudio digitais. E, na sequência, esses dados são transmitidos pela internet. Sendo assim, os custos com instalação e cabeamentos não são necessários.

A economia da telefonia VoIP, em relação à telefonia convencional, ocorre justamente pelo seu meio de funcionamento.

Ou seja, o ambiente virtual. Pesquisas do segmento indicam que o VoIP pode alcançar até 70% de redução de custos em telefonia.

Com a tendência do 5G e toda a conectividade da Internet das Coisas, as ligações VoIP serão aprimoradas e utilizadas de formas que vão além do convencional.

Você vai poder inserir a diversos tipos de tecnologias a opção de realizar ligações ou envio de SMS através do VoIP apertando apenas um botão. E isso é incrível, não é mesmo?!

3 – Mudanças para o dia a dia

Agora vamos falar das contribuições da IoT para o nosso cotidiano. As cidades prometem ser muito mais organizadas por aplicações dessa tecnologia. A expectativa é deixar os objetos que compõem o espaço urbano mais inteligentes e autônomos. Beneficiando a todos.

E isso inclui o uso de semáforos inteligentes e um transporte público mais eficaz. Carros autônomos, serviços com atendimento virtual e gestão da energia pública também integram esse time das IoTs.

Além disso, você ainda poderá contar com sistemas de segurança nas ruas com respostas em tempo real, por exemplo.

Nesse cenário, imagine a quantidade de serviços essenciais que serão beneficiados com essa tecnologia. Assim, todos nós teremos mais agilidade e eficácia na área da saúde, segurança pública e etc.

O mundo está se preparando para essa nova realidade. O futuro próximo nos promete ainda mais.

Considerações finais

Agora você já sabe um pouco mais sobre as contribuições que a Internet das Coisas nos permite. Mas você pode se antecipar e aproveitar as soluções digitais já disponíveis no mercado. E para telefonia, nós podemos te ajudar. Quer saber mais sobre VoIP e as suas funcionalidades? Fale agora mesmo com um dos nossos consultores.

Espero que você tenha curtido esse conteúdo. Continue acompanhando os posts do blog da Nvoip. Até a próxima.

Telefonia virtual
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email