Blog

Telefone IP: Conheça os melhores

Sua empresa usa ou está pensando em migrar para o voip? Então uma dica fundamental é aliar essa tecnologia a aparelhos compatíveis. O telefone IP é o principal deles. Esse aparelho substitui os telefones analógicos e foram feitos para atender as demandas da nova era das telecomunicações. 

Existem diversas vantagens ao adotar essa tecnologia. No post de hoje, vamos apresentá-las. 

Além de explicar o que é o Telefone IP, como ele funciona, como configurar e claro quais são as melhores marcas disponíveis no mercado. 

Quer saber mais sobre o telefone IP? Então acompanhe a leitura e os nossos insights. 

Relembrando que é VoIP

Antes de explicar sobre telefone IP temos que entender o conceito de VoIP. Porque essa tecnologia alimenta o telefone IP.

Caso você ainda não saiba, ou tenha apenas esquecido, VoIP é um sistema de telefonia que funciona através da internet. O VoIP (Voz sobre IP) transmite as informações da voz utilizando a tecnologia IP.

Assim ocorre a comunicação entre os aparelhos.

Para exemplificar, essa tecnologia também é usada pelos aplicativos WhatsApp e Messenger ao realizar e receber ligações.

Ainda não contratou uma empresa de VoIP para o seu negócio? Leia o artigo como escolher uma empresa de VoIP, selecione a sua e mude seu negócio!

O que é Telefone IP?

Telefone IP é um aparelho fixo bem parecido com o analógico, mas o que o diferencia é que ele é específico para ligações VoIP. Em outras palavras é um telefone com conversor integrado.

Sua função principal é transmitir dados em voz. Mas também pode funcionar como fax e como outras formas de comunicação, dependendo do modelo escolhido. 

Ele é conectado à rede de Internet e oferece opções vantajosas para os setores de atendimento e vendas das empresas.

Por exemplo: o uso de headsets, gravação de ligações, transferências e identificador de chamadas. Além de proporcionar mais mobilidade, agilidade e eficiência às organizações.  

O telefone IP também pode ser utilizado para realização de chamadas em vídeo, desde que os aparelhos usados para esta conexão possuam tecnologia suficiente. 

Mas e quanto à qualidade? Com o telefone IP a qualidade das chamadas é garantida. O cabo de IP é conectado diretamente no aparelho, então não há interferência da internet ou de outro telefone. 

A partir de um telefone IP é possível realizar uma ligação para qualquer pessoa sem precisar utilizar de fato uma linha telefônica.

Ficou curioso sobre como isso funciona? Então vamos ao próximo ponto. 

Como um telefone IP funciona?

Essa tecnologia tem uma diversidade de softwares poderosos que, configurados corretamente, reduzem o tempo de espera e otimizam a comunicação com a empresa. 

Além disso todos os aplicativos podem atuar de forma integrada, fato que garante mais praticidade.  

Agora o primeiro ponto a se destacar é que o telefone IP não precisa de gadgets adicionais para funcionar, como os telefones tradicionais. Isso porque os modelos tem porta de entrada embutida, o que permite conectar o aparelho à rede sem o auxílio de adaptadores.

Tornando dessa forma muito mais simples a sua instalação e o seu uso. 

Uma questão sobre o funcionamento do telefone IP que gera bastante dúvida é quanto à qualidade de áudio ao realizar chamadas via internet.

Mas não se preocupe com isso, pois como já explicado anteriormente, o telefone IP possibilita que as chamadas tenham qualidade HD, pois possuem HD Voice e CODECS.

Assim garantem alta potência e transmitem uma comunicação clara, limpa e eficaz, garantindo uma ligação de qualidade.  

Além disso os aparelhos são de fácil locomoção, para facilitar a mobilidade. Dessa forma pode funcionar em qualquer lugar, contanto que a internet da sua empresa se estenda até o local desejado. 

O aparelho permite que o usuário tenha internet no computador e telefone IP na mesa com apenas um cabo de rede. Para isso basta utilizar a segunda saída de rede do telefone para o computador. 

Além disso, é possível instalar o PoE (Power over Ethernet) para excluir a possibilidade de queima de fontes de alimentação por oscilações na energia. 

Um outro ponto crucial que deve ser investigado antes de se investir no aparelho é o custo. São inúmeras as opções de modelos de telefones IP. Por isso os valores também variam entre os aparelhos.

Sendo assim pesquise bastante para saber qual o aparelho melhor se adéqua às necessidades do seu negócio. E agora a gente te ajuda nesse ponto. 

Melhores telefones IP

Sabendo da variação de modelos no mercado é importante observar as melhores marcas de telefone IP para ter a qualidade deseja em suas ligações. Então aqui vão as quatro principais indicações.

Clique para visualizar os modelos: 

  • Intelbras empresa brasileira que oferece 12 modelos variados;
  • A estadunidense Cisco dispõe de 4 diferentes modelos, assim como a
  • A estadunidense Grandstream;
  • Yealink empresa chinesa com 17 modelos.

Algumas marcas ainda apresentam recursos mais sofisticados como telas para vídeo-chamada, por exemplo. Por esse motivo os preços variam bastante. Mas a maioria dos modelos segue o mesmo padrão de configuração. O que nos leva ao próximo ponto. 

Como configurar seu telefone IP

Para configurar seu telefone IP siga nosso passo a passo: 

1 – Ligue-o na rede e espere-o iniciar.  

2 – Em seguida, observe o IP fornecido e acesse-o pelo navegador.  

3 – Faça o login com o seu nome de administrador e senha.  

4 – Depois, é preciso preencher adequadamente os campos pedidos. Para mais detalhes acesse nossos manuais. 

Considerações finais

Certamente, depois das informações disponibilizadas acima, você já enxerga o potencial que o telefone IP tem para alavancar seu negócio. Esse aparelho possui muitas vantagens. 

As que mais se destacam são a redução significativa no custo das chamadas, ganho na produtividade, softwares inteligentes, mobilidade 24 horas e outras.

Agora chegou a hora de você considerar o uso dessa tecnologia para aperfeiçoar o fluxo de informações na sua empresa! Espero que ao ler este artigo sua escolha pelo telefone IP tenha sido facilitada.

Investir em telefonia, por mais que muitos achem que não, pode sim trazer muitas vantagens para sua empresa.  Seu negócio merece a qualidade que um telefone IP oferta.

Para saber mais dicas de como alavancar seu negócio leia o seguinte artigo: como usar VoIP na sua empresa.

Lisandra Queiroga

Recent Posts

Conheça os melhores CRMs do Brasil e do Mundo

A gestão eficaz do relacionamento com o cliente (CRM) é muito importante para o sucesso…

3 meses ago

STFC: saiba o que é e as vantagens de ter a licença

O Serviço Telefônico Fixo Comutado, STFC, é uma peça central nas comunicações brasileiras e desempenha…

3 meses ago

O que é SIP ALG e por que você precisa desabilitá-lo

SIP ALG, ou Application Layer Gateway em inglês, é um recurso presente em muitos roteadores…

4 meses ago

2FA – Autenticação de dois fatores: conheça esse recurso

Você, com certeza, já ouviu a frase "a internet é uma terra sem lei". E…

4 meses ago

MP do Teletrabalho, tudo o que você precisa saber

Desde a pandemia da Covid19, muitos dos aspectos que eram costumeiros em nosso dia a…

5 meses ago

OTP – One Time Password, mais segurança para seu App

Você se lembra do caso de vazamento de dados da Equifax que ocorreu em 2017?…

5 meses ago