Livia Nonato

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5 vantagens do PABX

Quando a sua empresa está crescendo, as demandas de telefonia também passam por mudanças. E, nesse momento, é bom pensar em ter um PABX. Esse é um sistema que atende às necessidades de comunicação interna e externa da sua empresa. Quer saber mais das vantagens do PABX? Esse post foi feito para você.

Existem diferentes tipos e modelos de PABX. Aliás, conhecer sobre as características de cada um deles é importante para diversos pontos, como a redução de custos e estrutura. Sendo assim, você pode avaliar qual o melhor para a sua empresa. E poderá ser mais assertivo na hora de investir nesse sistema.

Ficou curioso para saber como esse sistema telefônico melhora a sua empresa? Hoje vamos te apresentar 5 vantagens do PABX. Continue a leitura

O que é PABX?

PABX é a abreviação do termo inglês Private Automatic Branch Exchange. Em tradução livre para o português significa troca automática de ramais privados. O PABX é um dispositivo criado para distribuir linhas telefônicas em vários ramais. E esses ramais são conectados com o objetivo de ligar vários telefones a uma mesma linha.

Ou seja, quando um cliente liga para a sua empresa, por meio do PABX, será redirecionado para um dos ramais. Sendo assim, você não precisa de uma linha para cada colaborador. Os seus ramais podem ser segmentados de acordo com os setores da sua empresa. Assim, por meio dos ramais, o seu cliente pode ser encaminhado para o departamento comercial, financeiro, TI e etc.

O PABX funciona como uma central telefônica unificada. E ele é o responsável por gerenciar a comunicação entre os ramais internos. Esse sistema utilizado com a tecnologia VoIP, gera uma redução considerável nos custos com a telefonia. E você também conta com uma série de recursos e funções.

Os ramais também aceleram o atendimento e impactam na produtividade dos colaboradores. Então, eles conseguem otimizar o tempo para adiantar outras atividades da empresa. 

Modelos de PABX

Outro ponto de atenção na hora de investir nesse sistema é análise dos modelos disponíveis. Dos tradicionais aos mais modernos, o PABX contribui para descomplicar a comunicação do seu empreendimento.

Listamos abaixo algumas características gerais dos aparelhos que você encontra no mercado. Assim, você vai compreender qual o melhor modelo para as necessidades da sua empresa. Na sequência, vamos te apresentar as vantagens do PABX.

PABX analógico

O PABX analógico foi projetado para receber linhas convencionais por intermédio de empresas de telefonia fixa. Assim, por ser um sistema físico analógico, não conta com recursos tão avançados. Mas, ainda assim, entrega funções profissionais de telefonia.

PABX Digital

Esse modelo possibilita ligações com mais qualidade. E também conta com redução de ruídos e a capacidade de mudar o volume da escuta. Sendo assim, esse sistema funciona melhor com linhas digitais (disponibilizadas por algumas operadoras que trabalham com fibra óptica) ou com operadoras VoIP – tecnologia mais barata do que a telefonia convencional).

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PABX hibrido

Este modelo alia as vantagens do modelo analógico e do digital, automatizando o sistema para que realize a escolha da melhor rota para ser utilizada. Assim, essa pode ser uma boa opção para empresas que estão fazendo a transição entre os modelos de telefonia.

PABX IP

O sistema PABX IP é bastante completo e oferece muitos recursos. Esse modelo funciona como um provedor, ou seja, integra com a rede de internet em uma única interface. Sendo assim, ele opera apenas por ligações VoIP. Esta é a tecnologia que permite realizar chamadas pela internet.

Assim, com o PABX IP, os ramais são virtuais e permitem ligações gratuitas entre filiais conectadas. E isso faz dele uma boa alternativa para profissionalizar o atendimento da sua empresa. Já a desvantagem do PABX IP é a dependência de um bom sinal de internet para assegurar o seu funcionamento pleno.

PABX Cloud

Por fim, temos o PABX Cloud ou PABX virtual. Esse é um modelo muito simular ao PABX IP. A principal diferença entre eles é que no sistema Cloud as informações são armazenadas em nuvem. E no PABX IP esses dados ficam armazenados em um hardware. 

Sendo assim, esse é um sistema que pode ser utilizado em computadores, smartphones e tablets conectados à internet. Também em telefones convencionais. A grande vantagem desse modelo é seu custo-benefício.

Se você quiser saber mais sobre as diferenças desses sistemas, acesse o link.

PABX virtual

As vantagens do PABX

Agora que você já sabe as particularidades desse sistema de telefonia, vamos falar sobe o tema principal. Afinal, quais as vantagens de investir em um PABX? E, nesse caso em específico, falemos do PABX atrelado à telefonia VoIP.

1 – Redução de custos

Buscar economia para os sistemas da sua empresa é sempre vantajoso, certo? Pois é, com um PABX Cloud você atinge esse objetivo. Por exemplo, por ser um sistema virtual, você reduz os seus gastos com instalação e manutenção.

Com esse modelo, é possível realizar ligações para qualquer ramal interno da sua empresa. E isso tudo a qualquer momento e quantas vezes for necessário, sem o custo adicional que é cobrado em linhas telefônicas convencionais. Nesse sentido, você pode alcançar uma economia de até 70% com telefonia.

2 – Adaptação à sua estrutura

Uma outra preocupação frequente dos empreendedores é não perder o investimento feito em estrutura. E, ainda, manter a adaptação ao seu sistema de telefonia. Mas, nestes casos, o modelo de PABX hibrido é uma boa solução. Assim, você pode manter a logística de atendimento do seu escritório com os recursos do analógico. Mas contando com os benefícios de uma telefonia digital.

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3 – Estruturação da comunicação interna

Essa é uma grande vantagem do modelo de PABX. Com a mudança no seu sistema telefônico, as ligações internas da sua empresa passam a ser gratuitas.

Essa estruturação interna da sua empresa acelera os processos de comunicação entre os membros. Viu só como o PABX tem diversas vantagens?! E não para por aí, vamos te mostrar mais duas delas. Continue a leitura do texto.

4 – Escalabilidade para os seus ramais

Mais um dos benefícios desse sistema telefônico é o fato de acompanhar as mudanças do seu negócio. Ou seja, se você precisa de mais telefones conectados a sua central unificada, rapidamente você resolve com o seu PABX. Sabemos que empresas passam por várias transformações, então é fundamental ter um sistema escalável.

A inclusão ou retirada de ramais, principalmente em sistemas PABX Cloud e IP, é facilitada. Assim, você não gera gastos excessivos ao financeiro da sua empresa. E consegue modificar o seu sistema telefônico de acordo com a sua necessidade.

5 – Vantagens do PABX para o público externo

Fica bastante evidente as contribuições para a comunicação interna da empresa. Mas o PABX também traz vantagens para o seu público externo. Por exemplo, quando um fornecedor ou parceiro precisa falar com alguém específico na sua empresa, ele pode telefonar para o ramal. Assim, poupa tempo de passar por vários atendentes.

Além disso, os ramais também são boas soluções para os seus parceiros se comunicarem com os gestores da sua empresa. Sendo assim, você consegue fechar contratos ou resolver alguma solicitação com mais praticidade. E, principalmente para os seus clientes, com o gerenciamento do PABX você evita a evasão no seu atendimento. Assim, você oportuniza novos negócios e usa seu PABX de forma estratégica.

Quer saber mais sobre o mundo VoIP? Tire suas dúvidas agora mesmo com um dos nossos consultores.

Espero que você tenha curtido esse conteúdo. Continue acompanhando os posts do blog da Nvoip. Até a próxima!

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